Notícias da FAP

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #585 em: Maio 30, 2019, 08:44:48 pm »
Foi à um tempo ou está a ser agora? Se calhar esse Falcon todo desmontado está  é a levar o upgrade.
 

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Major Alvega

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Re: Notícias da FAP
« Responder #586 em: Maio 30, 2019, 10:01:17 pm »
Foi à um tempo ou está a ser agora? Se calhar esse Falcon todo desmontado está  é a levar o upgrade.

Que eu saiba a manutenção dos Falcon 50 é efectuada na OGMA. Está a fazer o "apegreide" e está há mais de um ano na mesma posição sem a janela e sem um dos reactores? Eu desconfio que esse já chegou ao fim da linha e está a ser canibalizado para dar peças aos outros que ainda voam.
« Última modificação: Maio 30, 2019, 10:36:43 pm por Major Alvega »
 

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zawevo

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Re: Notícias da FAP
« Responder #587 em: Maio 31, 2019, 05:53:50 pm »

Avaria no avião de Marcelo foi detetada depois da aterragem

https://expresso.pt/politica/2019-05-30-Avaria-no-aviao-de-Marcelo-foi-detetada-depois-da-aterragem#gs.fw249q

Os militares fazem o que podem, mas o material não é eterno.
 

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LM

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Re: Notícias da FAP
« Responder #588 em: Maio 31, 2019, 06:11:16 pm »
A não substituição dos falcon é outras das coisas que só visto  :bang:

Simplesmente ninguém tem coragem para dizer que necessitamos de os substituir porque (também) fazem transporte VIP... e isso, apesar de outras missões que cumpram e/ou os recursos desperdiçados na sua não substituição, impede devido ao "custo" na opinião publica que teria.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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tenente

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Re: Notícias da FAP
« Responder #589 em: Maio 31, 2019, 06:33:49 pm »
A não substituição dos falcon é outras das coisas que só visto  :bang:

Simplesmente ninguém tem coragem para dizer que necessitamos de os substituir porque (também) fazem transporte VIP... e isso, apesar de outras missões que cumpram e/ou os recursos desperdiçados na sua não substituição, impede devido ao "custo" na opinião publica que teria.   

SE tivesse ocorrido uma emergência daquelas a sério.......talvez sacassem algum guito alocado ao NPL, aquele que virá numa manhã de nevoeiro, e comprassem os substitutos dos DA50.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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typhonman

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Re: Notícias da FAP
« Responder #590 em: Junho 01, 2019, 10:22:14 am »
A não substituição dos falcon é outras das coisas que só visto  :bang:

Simplesmente ninguém tem coragem para dizer que necessitamos de os substituir porque (também) fazem transporte VIP... e isso, apesar de outras missões que cumpram e/ou os recursos desperdiçados na sua não substituição, impede devido ao "custo" na opinião publica que teria.   

Lá está, as FA deixaram-se minorizar ao longo dos anos, basicamente e fazendo uma analogia um pouco fraca, "têm carregado o burro cada vez mais, mas tirando-lhe a palha para ele comer", resultado, temos umas FAs, pobres em equipamento e pessoal, e cujas chefias não tem coragem nem força para dizer "não", pois até agora conseguiram fazer "tudo" com os meios que possuem.
Este tudo é missões do foro civil, e algumas missões militares a "sério".
Não têm força para "pedir" a substituição dos Falcon, apesar de serem os seus principais utilizadores quem disponibiliza o dinheiro, ou seja os seus chefes civis.
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #591 em: Junho 01, 2019, 12:24:28 pm »
Ainda assim, acredito que mais facilmente um incidente destes origina a substituição dos Falcon, do que se caíssem dos céus outras aeronaves da FAP, já que as aeronaves de transporte VIP têm "benefícios" para a classe política. Aliás, o mais provável seria mesmo retirarem verbas de outros programas da LPM para isto.

Agora numa substituição dos Falcon, acho que se devia adquirir uma aeronave versátil, capaz de desempenhar por exemplo missões de SIGINT com poucas modificações. Ou então que fossem adquiridos 2 ERJ-145 mais 2 E-99.  ::)
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #592 em: Junho 01, 2019, 12:33:25 pm »
Ainda assim, acredito que mais facilmente um incidente destes origina a substituição dos Falcon, do que se caíssem dos céus outras aeronaves da FAP, já que as aeronaves de transporte VIP têm "benefícios" para a classe política. Aliás, o mais provável seria mesmo retirarem verbas de outros programas da LPM para isto.

Agora numa substituição dos Falcon, acho que se devia adquirir uma aeronave versátil, capaz de desempenhar por exemplo missões de SIGINT com poucas modificações. Ou então que fossem adquiridos 2 ERJ-145 mais 2 E-99.  ::)
Um MRTT com o sistema Erieye da Saab. Era matar vários coelhos com uma cajadada.
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #593 em: Junho 01, 2019, 02:49:36 pm »
Ainda assim, acredito que mais facilmente um incidente destes origina a substituição dos Falcon, do que se caíssem dos céus outras aeronaves da FAP, já que as aeronaves de transporte VIP têm "benefícios" para a classe política. Aliás, o mais provável seria mesmo retirarem verbas de outros programas da LPM para isto.

Agora numa substituição dos Falcon, acho que se devia adquirir uma aeronave versátil, capaz de desempenhar por exemplo missões de SIGINT com poucas modificações. Ou então que fossem adquiridos 2 ERJ-145 mais 2 E-99.  ::)
Um MRTT com o sistema Erieye da Saab. Era matar vários coelhos com uma cajadada.

Um MRTT pode levar um sistema Erieye?
Mas de facto, se uma aeronave de reabastecimento aéreo pode também fazer transporte VIP, transporte de órgãos, etc, parece-me uma solução lógica e dentro da política de "duplo uso".
 

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Red Baron

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Re: Notícias da FAP
« Responder #594 em: Junho 01, 2019, 02:59:14 pm »
Ainda assim, acredito que mais facilmente um incidente destes origina a substituição dos Falcon, do que se caíssem dos céus outras aeronaves da FAP, já que as aeronaves de transporte VIP têm "benefícios" para a classe política. Aliás, o mais provável seria mesmo retirarem verbas de outros programas da LPM para isto.

Agora numa substituição dos Falcon, acho que se devia adquirir uma aeronave versátil, capaz de desempenhar por exemplo missões de SIGINT com poucas modificações. Ou então que fossem adquiridos 2 ERJ-145 mais 2 E-99.  ::)
Um MRTT com o sistema Erieye da Saab. Era matar vários coelhos com uma cajadada.

Um MRTT pode levar um sistema Erieye?
Mas de facto, se uma aeronave de reabastecimento aéreo pode também fazer transporte VIP, transporte de órgãos, etc, parece-me uma solução lógica e dentro da política de "duplo uso".
Era a proposta da Saab para o concurso da substituição do E-3 por parte dos bifes. Claro que o concurso já estava feito para o E-7, mas a proposta da Saab era muito interessante para nos.
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #595 em: Junho 01, 2019, 03:33:43 pm »
Se uma aeronave dessas servir para desempenhar as 3 missões, parece-me muito bem pensado...
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #596 em: Junho 01, 2019, 09:29:02 pm »
Se uma aeronave dessas servir para desempenhar as 3 missões, parece-me muito bem pensado...

Tem que ser o mais configuravel possível e o processo tem que ser simples, à imagem do C295, aquilo dá para ser transporte táctico, transporte VIP, vigilância marítima, instrução de navegadores, fotografia aérea, várias dessas configurações são paletes que se inserem pela rampa do avião.
 

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NVF

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Re: Notícias da FAP
« Responder #597 em: Junho 01, 2019, 10:38:22 pm »
Para efectuar missões militares, porreiro. Mas alguém está a ver a nossa classe política a embarcar numa aeronave com aquelas antenas todas?

De qualquer modo, a tendência parece ser reduzir o tamanho dos aviões AEW&C, enquanto com os KC é exactamente o oposto.

Talent de ne rien faire
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #598 em: Junho 02, 2019, 12:47:14 am »
Eu quando falei nos E-99 adquirido em conjunto com um par de ERJ145, era por ambos terem por base o mesmo avião, logo o processo e contrato de manutenção seria em tudo idêntico, à excepção dos equipamentos específicos da versão AEW. Quanto a um KC, era de facto algo muito útil (diria até essencial, dada a nossa extensão marítima e distância para os arquipélagos), e segundo sei, muitos, senão mesmo todos, têm capacidade de transporte de pessoal, por isso não vejo porque razão se iria obter um tipo de avião para transporte VIP, e depois outro modelo para KC se um dia fizesse parte dos planos da FAP. Acho que seria falta de visão.

Mas também, ficamos todos contentes com o KC-390 por poder executar reabastecimento em voo... quando nós não temos praticamente aeronave nenhuma que aceite aquele tipo de reabastecimento. Só seria viável se o C-295, EH-101, etc viessem equipados com a lança de reabastecimento, e os F-16 modernizados para V tivessem os tais CFTs modificados com a lança.  ::)

Tem que ser o mais configuravel possível e o processo tem que ser simples, à imagem do C295, aquilo dá para ser transporte táctico, transporte VIP, vigilância marítima, instrução de navegadores, fotografia aérea, várias dessas configurações são paletes que se inserem pela rampa do avião.

Sim, tinha conhecimento dessa valência do C-295. Infelizmente para os nossos políticos o C-295 não deve ser bom o suficiente para transporte VIP.  :mrgreen:
Aliás, o próprio 295 tinha em desenvolvimento uma versão AEW!
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #599 em: Junho 02, 2019, 09:25:34 am »
Infelizmente para os nossos políticos o C-295 não deve ser bom o suficiente para transporte VIP.  :mrgreen:

Até tem sido usado, todos se devem lembrar do transporte da selecção nacional de Lisboa para Andorra.
Penso que o Marcelo já foi uma vez aos Acores.

Não sei é se a decisão de usar o C295 configuração VIP tem a ver com as distâncias (Açores, Espanha), ou se apenas quando os Falcon estão indisponíveis.
« Última modificação: Junho 02, 2019, 09:27:24 am por Lightning »