Notícias da FAP

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #420 em: Julho 09, 2016, 01:16:04 am »
Consegues decifrar o porquê dessa diferença?

O processo de substituição dos helicópteros ligeiros Alouette III, por outra aeronave,  que  nos  permita  a  criação  de  sinergias  que  assegurem  a  missão numa lógica de duplo-uso.

A substituição da aeronave Alpha-Jet nos moldes preconizados na revisão do conceito de formação de pilotagem.

Para mim o importante é o que sublinhei, e no caso do Alpha Jet, não referir que a substituição vai ser por outra aeronave como o CEMFA refere no caso do Alouette III.
 

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Get_It

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Re: Notícias da FAP
« Responder #421 em: Julho 09, 2016, 01:49:33 am »
A substituição da aeronave Alpha-Jet nos moldes preconizados na revisão do conceito de formação de pilotagem.

Para mim o importante é o que sublinhei, e no caso do Alpha Jet, não referir que a substituição vai ser por outra aeronave como o CEMFA refere no caso do Alouette III.
Vai continuar o outsourcing.

O programa  de  aquisição  de  uma  aeronave  de  transporte  estratégico, mais  moderna,
Transporte estratégico... coincide um bocado com a conversa que estávamos a ter ontem noutro tópico aqui no fórum.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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mafets

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Re: Notícias da FAP
« Responder #422 em: Julho 11, 2016, 12:41:52 pm »
O Avião da selecção escoltado por dois F16 da FAP, depois do saboroso titulo europeu de ontem à noite:  ;D ;)







https://www.facebook.com/groups/portugalspotters/?fref=nf

Cumprimentos  :G-beer2:
« Última modificação: Julho 11, 2016, 12:55:23 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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tenente

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Re: Notícias da FAP
« Responder #423 em: Julho 11, 2016, 05:07:06 pm »
Eis a escolta do Champ16 during flight :

By João Moutinho membro dos " Nação Valente "

https://www.instagram.com/p/BHuVqa-BP6S/

abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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nelson38899

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Re: Notícias da FAP
« Responder #424 em: Agosto 11, 2016, 11:14:06 pm »
Citar
he State Department has approved the sale of a large tranche of precision-guided munitions for its NATO partners, the first such sale through a new process where NATO acts as the lead buyer for various militaries.

If the sale is approved by Congress, the weapons, worth an estimated $231 million, would be sold to the NATO Support and Procurement Agency and then distributed to Belgium, the Czech Republic, Denmark, Greece, the Netherlands, Norway, Portugal and Spain.

In January 2015, US Navy Vice Adm. J.W. Rixey, head of the Pentagon's Defense Security Cooperation Agency (DSCA) wrote in a memo that his organization was launching a two-year pilot program to see if weapons could be sold directly to NATO in order to allow partner nations to pool their resources and find cost efficiencies.

This precision-guided munitions sale would represent the first such sale, a State Department spokesman confirmed.

According to a notice posted on the website of DSCA, the potential sale would include “five hundred (500) Joint Direct Attack Munition (JDAM) Guidance Kits, KMU-556 F/B; forty (40) JDAM Guidance Kits, KMU-557 F/B; one thousand five hundred (1,500) JDAM Guidance Kits, KMU-572 F/B; one thousand (1,000) MAU 210 E/B Computer Control Groups for 1,000-lb. Enhanced Paveway IIs; three hundred (300) MAU 210 E/B Computer Control Groups for GBU-49s; one thousand twenty-five (1,025) MAU 169 L/B Computer Control Groups for GBU-12s; one thousand three hundred fifty (1,350) Joint Programmable Fuzes, FMU-152 A/B; sixty (60) Bomb Fin Assembly and Airfoil Group 650-MXU K/B for GBU-12s; one thousand twenty-five (1,025) Bomb Fin Assembly and Airfoil Group, MXU-650 K/B AFG for GBU-12s.”

Work will primarily be done at Boeing’s facility in St Louis, Missouri, and Raytheon’s Tucson, Arizona, location.

http://www.defensenews.com/story/defense/international/europe/2016/08/11/state-approves-first-nato-joint-weapons-sale/88561898/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Viajante

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Re: Notícias da FAP
« Responder #425 em: Outubro 26, 2016, 11:05:12 am »
Força Aérea diz que acidente com C-130 no Montijo foi erro humano

O acidente com um avião C-130 na Base Aérea do Montijo, que causou três mortos, a 11 de julho deste ano, deveu-se a erro humano, de acordo com as conclusões do relatório de averiguações da Força Aérea Portuguesa.



Em comunicado, a Força Aérea indica que o acidente deveu-se à perda de controlo do aparelho quando a tripulação tentava abortar a descolagem.

O acidente “ocorreu devido à impossibilidade da tripulação em controlar eficazmente a aeronave no decurso de uma manobra que visava treinar a interrupção da respetiva corrida de descolagem – manobra designada de ‘aborto à descolagem’”, lê-se no comunicado.

Um avião C-130 da Esquadra 501 da Força Aérea sofreu, a 11 de julho, um acidente na fase de descolagem da Base Aérea n.º 6, no Montijo, do qual resultaram três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

Num comunicado publicado hoje na sua página na internet, a Força Aérea indica que os "procedimentos de averiguação relativos ao acidente estão terminados", tendo-se concluído que "o C-130 encontrava-se pronto para operação, sem restrições” e que as condições meteorológicas não eram adversas.

“A aeronave não apresentava quaisquer problemas ou anomalias que inviabilizassem a tipologia da missão a efetuar, designadamente um voo de instrução e qualificação”, adianta a Força Aérea.

Na nota, é também referido que a “missão foi devidamente planeada e coordenada entre a tripulação e compreendia o treino de manobras no solo, abortos à descolagem, voo alto e circuitos de aproximação, de acordo com o Manual de Qualificações da aeronave C-130, o que implica um risco associado mais elevado do que os decorrentes de uma missão normal, razão pela qual são previamente treinadas em simulador de voo”.

A instituição militar refere também que "durante a execução de uma manobra de aborto à descolagem, a tripulação perdeu o controlo da aeronave, a qual descreveu uma trajetória para a direita sem hipótese de correção, saindo da pista e imobilizando-se”.

De acordo com as conclusões do relatório, da saída de pista não resultaram quaisquer lesões ou ferimentos em nenhum elemento da tripulação.

“Em consequência da imobilização abrupta, deflagrou um incêndio, em princípio na zona do trem de aterragem e asa direita, que se propagou rapidamente ao resto da fuselagem e ao solo contíguo”, é sublinhado.

A tripulação “executou os procedimentos previstos e regularmente treinados com vista à evacuação da aeronave, que determinam a saída pelo compartimento de carga”, acrescentou.

“Esta via revelou-se impossível dada a existência de fumos e de temperaturas extremas, bem como à ocorrência de danos estruturais na fuselagem. Quatro dos tripulantes conseguiram abandonar a aeronave através das janelas do cockpit, sendo que os restantes não conseguiram recorrer a outra saída de emergência”, é indicado na nota.

A Força Aérea adiantou ainda que a resposta dos serviços de assistência e socorro ao avião “foi imediata e eficaz, bem como a coordenação com as entidades civis prontamente chamadas ao local para reforço da capacidade orgânica daquela Unidade”.

Fontes:
http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/forca-aerea-diz-que-acidente-com-c-130-no-montijo-foi-erro-humano
http://www.emfa.pt/www/comImprensa
 

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Viajante

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Re: Notícias da FAP
« Responder #426 em: Outubro 26, 2016, 04:27:58 pm »
Ministro da Defesa recusa "erro humano" como causa do acidente com C-130

O ministro da Defesa Nacional recusou hoje que possa concluir-se que foi um "erro humano" a motivar o acidente com um C-130, em julho, considerando que a hipótese de aquele treino específico não correr bem "é natural".



"Eu não posso falar em erro humano, posso falar quando muito num fator humano envolvido no acidente mas em que daí não resulta um qualquer juízo de censura perante o que aconteceu. Estamos a testar situações limite e, nessas situações, a hipótese de não correr bem é uma hipótese que tem que se considerar como natural", afirmou.

José Azeredo Lopes falava aos jornalistas à margem da reunião de ministros da Defesa da NATO, que se iniciou hoje, no quartel-general da Aliança Atlântica, Bruxelas.

Um avião C-130 da Esquadra 501 da Força Aérea sofreu, a 11 de julho, um acidente na fase de descolagem da Base Aérea n.º 6, no Montijo, do qual resultaram três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

Em comunicado divulgado hoje, a Força Aérea Portuguesa refere que o "acidente ocorreu devido à impossibilidade da tripulação em controlar eficazmente a aeronave no decurso de uma manobra que visava treinar a interrupção da respetiva corrida de descolagem - manobra designada de `aborto à descolagem´".

"Durante a execução de uma manobra de aborto à descolagem, a tripulação perdeu o controlo da aeronave, a qual descreveu uma trajetória para a direita sem hipótese de correção, saindo da pista e imobilizando-se", indica o comunicado.

No entanto, o documento divulgado não adianta as razões que levaram à perda de controlo da aeronave.

Azeredo Lopes sublinhou que "o que foi testado foi uma situação de dificuldade máxima" e considerou que, nessas circunstâncias", dizer que foi "erro humano pressupõe uma atuação aquém do nível de exigência".

"Neste caso não se verificou isso", acrescentou, defendendo que o caso "ajuda de alguma maneira a compreender a condição militar", já que "para que um piloto esteja preparado para atuar em qualquer teatro de operações com aquela aeronave, mesmo na formação e treino, é sujeito a situações limite que pela natureza das coisas pode colocar em risco a sua vida".

Questionado sobre se os cortes orçamentais ocorridos no passado em manutenção e operação podem ter prejudicado o treino dos militares, Azeredo Lopes recusou essa possibilidade no caso concreto do acidente com o avião C-130.

"Há de haver outras circunstâncias em que podemos discutir se os cortes em operação e manutenção têm ou não impacto na capacidade das Forças Armadas mas seguramente não há de ser este o caso", disse.

"Nem que tivéssemos um génio da aviação se for testado 200 vezes, podem as coisas não correr bem. Não consigo ver nem direta nem indiretamente uma relação entre os cortes que ocorreram no orçamento da Defesa e aquilo que veio a acontecer", disse.

Azeredo Lopes elogiou ainda a Força Aérea por ter feito um relatório "esclarecedor, sem zonas de penumbra" e por tê-lo divulgado, considerando que foi "um ato de louvar".

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ministro-da-defesa-recusa-erro-humano-como-causa-do-acidente-com-c-130
 

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nelson38899

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Re: Notícias da FAP
« Responder #427 em: Novembro 02, 2016, 09:43:48 am »
Citar
A Força Aérea vai regressar ao combate aos fogos florestais?
Em Monte Real, o primeiro-ministro definiu claramente essa opção. Isto resulta de vários elementos: de estarmos no momento em que o Estado, através da Lei de Programação Militar, vai ter de investir na substituição dos helicópteros Alouette III, que a partir de 2017 já não podem voar,depois de estarem a operar desde 1978. O processo aquisitivo vai ser lançado em breve.

Vão ser comprados os Lynx?

Vai haver um concurso. Estamos a falar de um modelo similar ao Alouette III, de helicópteros pequenos que podem ser dotados, com investimento muito baixo, de meios de combate a incêndios. Seria incompreensível que, feito esse investimento, não se dotassem os helicópteros dos meios que mais directamente representam uma das vocações reconhecidas constitucionalmente das Forças Armadas, que é a participação de acções associadas à protecção civil e ao bem-estar das populações.

Nessas compras também está o substituto do C-130?

Temos de os substituir. A questão torna-se mais premente depois do que tragicamente aconteceu a 11 de Julho [acidente do Montijo]: perdemos três militares e um C-130. São processos de encomenda com prazos bastante alargados e era inaceitável que os C-130 continuassem a voar nas condições em que estavam, não por questões de segurança, mas por não respeitarem os novos standards da NATO.

A hipótese de substituição é a dos KC-390?

Uma hipótese forte, com certeza, é a do KC-390, avião brasileiro da Embraer com uma incorporação tecnológica nacional relevantíssima. Foi um projecto iniciado há seis anos, nasce de um acordo entre o Estado português e a Embraer, na qual esta se comprometia a investir e a criar emprego, com tradução nas actuais instalações de Évora e na robustez que hoje têm as OMGA [Indústria Aeronáutica de Portugal, SA]. Em contrapartida, o Estado português financiava a investigação aeronáutica para o desenvolvimento do modelo. Foi desenvolvido um avião [KC390] com uma incorporação nacional de 56%, com uma produção muito significativa da fuselagem externa superior a 50% e com a criação de um cluster aeronáutico que Portugal não tinha, numa área tecnológica de concorrência feroz.

O KC-390 é adaptável na luta contra incêndios?

Perfeitamente adaptável, pela montagem de um sistema de captação de águas por abastecimento através de cisterna.

O Governo Zapatero criou a Unidade Militar de Emergência, para combater incêndios e acudir a calamidades naturais. É um exemplo a seguir?

Há que ir por capítulos. A presença das Forças Armadas na vigilância e rescaldo, que não substitui nem é ofensiva [para outros corpos], é importante. Este ano, a previsão de pelotões que podiam ser activados foi superada, com 39 pelotões de 20 homens, num total de 780, em rotação, o que significa vários milhares de militares envolvidos. No ano passado, o máximo de pelotões foi 15. Foram canceladas licenças de férias e cerimónias, com um tempo de empenhamento de cada soldado na fase mais crítica de 72 horas consecutivas. Ao ponto de termos estado no limite do equipamento de que eram dotados. Fomos até ao limite sem violar as regras de segurança. O pedido de ajuda do Ministério da Administração Interna foi facilitado em dois dias.
publico.pt
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Agostinho da Silva
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #428 em: Novembro 03, 2016, 10:49:08 am »
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PJ e PJ Militar fazem buscas em bases da Força Aérea por suspeita de corrupção

Operação envolve mais de 80 buscas domiciliárias e 25 não domiciliárias e decorre de suspeitas de esquema de corrupção entre oficiais e sargentos que gerem as messes. Investigação, que durava há dois anos, tem o apoio do Estado Maior da Força Aérea.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-11-03-PJ-e-PJ-Militar-fazem-buscas-em-bases-da-Forca-Aerea-por-suspeita-de-corrupcao

Citar
"desviou do orçamento da Força Aérea um terço da verba destinada à alimentação"

Citar
A investigação conta com o "total apoio e colaboração" das chefias do Estado Maior da Força Aérea, que mostram vontade em "fazer uma limpeza" a qualquer tipo ilegalidade interna.
 

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Cabecinhas

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Re: Notícias da FAP
« Responder #429 em: Novembro 03, 2016, 12:07:00 pm »
Citar
Suspeitas de corrupção motivam mais 100 buscas na Força Aérea

Estão no terreno quase 400 agentes da Polícia Judiciária e da Polícia Judiciária Militar, bem como magistrados e peritos em perícia financeira e contabilística.

Há suspeitas de corrupção na Força Aérea. Segundo o comunicado da Procuradoria-Geral da República enviado à Renascença, as suspeitas incidem sobre uma alegada sobrefacturação no fornecimento de bens alimentares.

As suspeitas remontam a, pelo menos, 2015. Em algumas messes da Força Aérea, o valor pago pelo fornecimento de bens alimentícios a algumas messes terá sido sobrevalorizado.

Segundo a RTP, o Estado terá sido lesado em mais de 100 milhões de euros.

Uma denúncia anónima na Polícia Judiciária Militar deu origem à operação “Zeus”, que esta quinta-feira deu origem à realização de 105 buscas em todo o país, domiciliárias e não domiciliárias. Incidem, sobretudo, em equipamentos militares localizados na Grande Lisboa, em Beja e em Leiria, segundo o comunicado.

Já foram emitidos mandados de detenção.

No total, estão no terreno 397 pessoas: 27 magistrados do Ministério Público, cerca de três centenas de elementos da Polícia Judiciária (PJ), cerca de 40 elementos da Polícia Judiciária Militar e 30 peritos da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística e da Unidade de Tecnologia e Informação da PJ.

O inquérito, que se encontra em segredo de justiça, está a ser dirigido pelo Ministério Público e em investigação no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa. Suspeita-se que haveria um acordo entre os militares que trabalham nas messes em que existiu sobrefacturação, os fornecedores dos géneros alimentícios e um elemento do departamento do Estado Maior da Força Aérea com funções de fiscalização das referidas messes.

Com a concordância destes intervenientes, avança o comunicado, os fornecedores de diversas empresas entregariam determinadas quantidades de alimentos, mas, o valor facturado, no final de cada mês, seria cerca de três vezes superior ao dos bens entregues na realidade. A diferença entre o valor facturado e o dos produtos efectivamente fornecidos seria dividida pelos elementos envolvidos.

Em causa estão factos susceptíveis de integrarem a prática de crimes de corrupção passiva, de corrupção activa e de falsificação de documento.

Nesta investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e pela Polícia Judiciária Militar.

http://rr.sapo.pt/noticia/67577/pj_prende_altas_patentes_da_forca_aerea?utm_source=rss
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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Re: Notícias da FAP
« Responder #430 em: Novembro 03, 2016, 04:57:07 pm »
Seis detidos por suspeitas de corrupção na Força Aérea

Estão no terreno quase 400 agentes da Polícia Judiciária e da Polícia Judiciária Militar, bem como magistrados e peritos em perícia financeira e contabilística.



Seis homens foram detidos esta quinta-feira no âmbito da Operação Zeus, que investiga crimes de corrupção activa e passiva para acto ilícito e falsificação de documentos no fornecimento de bens alimentares à Força Aérea.

Em comunicado, a PJ refere que o esquema fraudulento poderá ter lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros.

Os detidos vão ser apresentados às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação. Cinco das detenções foram avançadas neste comunicado da PJ. A sexta detenção foi noticiada depois pela SIC Notícias. A operação ainda está a decorrer.

Segundo a PJ, a actividade criminosa consistia na facturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos bens efectivamente fornecidos, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos neste esquema.

No decurso das 180 buscas, efectuadas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios, foram apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que os investigadores presumem ser o produto da prática dos crimes.

De acordo com a PJ, foram ainda apreendidos outros elementos de "grande relevância investigatória".

Na operação, desencadeada depois de um ano e meio de uma complexa investigação da PJ, com a colaboração da PJ Militar, participaram cerca de 330 investigadores e peritos da Polícia Judiciária, de diversas unidades orgânicas, acompanhados por cerca de 40 elementos da Polícia Judiciária Militar, bem como de 27 magistrados do Ministério Público.

A Polícia Judiciária revela que, desde o início da investigação, teve a colaboração, ao mais alto nível, da Força Aérea.

As suspeitas de corrupção na Força Aérea foram avançadas à Renascença esta manhã através de um comunicado da Procuradoria-Geral da República e remontam a, pelo menos, 2015.

Uma denúncia anónima na Polícia Judiciária Militar deu origem à Operação Zeus, que esta quinta-feira deu origem às buscas em todo o país. Incidem, sobretudo, em equipamentos militares localizados na Grande Lisboa, em Beja e em Leiria, segundo o comunicado.

No total, estão no terreno 397 pessoas: 27 magistrados do Ministério Público, cerca de três centenas de elementos da Polícia Judiciária (PJ), cerca de 40 elementos da Polícia Judiciária Militar e 30 peritos da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística e da Unidade de Tecnologia e Informação da PJ.

O inquérito, que se encontra em segredo de justiça, está a ser dirigido pelo Ministério Público e em investigação no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa. Nesta investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e pela Polícia Judiciária Militar.

[Notícia actualizada às 15h23]

Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/67577/seis_detidos_por_suspeitas_de_corrupcao_na_forca_aerea?utm_source=rss
 

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Camuflage

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Re: Notícias da FAP
« Responder #431 em: Novembro 03, 2016, 08:55:08 pm »
Gostaria que os militares da FAP tivessem a atitude de ir ao EMFA e solicitar uma purga definitiva, bem como a expulsão e perda de regalias de todos os militares metidos em esquemas os quais fiquem provados em tribunal. Não é esconde-los noutra base, é mesmo expulsa-los de vez, retirada de todos os seus direitos e patente. Só assim podem começar a ser um exemplo.
 
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Clausewitz

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Re: Notícias da FAP
« Responder #432 em: Novembro 04, 2016, 12:31:38 am »
Corrupção no abastecimento de messes? Não posso!

Para os envolvidos, uma palavra de esperança, ainda podem estar destinados a grandes feitos. Talvez como dirigentes desportivos ou autarcas, por exemplo em Gondomar... Ou talvez seja só um susto mesmo, nada de alarmante, uma mudança de serviço ou uma reforma compulsiva para poderem gozar o gamanço à vontade.

Seria importante que se fosse até às últimas consequências na investigação e punição, que não se ficasse pela Força Aérea, nem pelas messes. Só que se por milagre se conjugarem a vontade, coragem, iniciativa, meios e enquadramento legal necessários para isso, se calhar acaba meio país na prisão.
 

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Camuflage

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HSMW

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Re: Notícias da FAP
« Responder #434 em: Novembro 04, 2016, 08:42:38 pm »
Nunca pensei que fosse possível... E logo com as verbas para alimentação...
Só falta dizer que também existem esquemas de corrupção entre as secções de manutenção e as oficinas civis que pertencem a oficiais e ex-oficiais...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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