Notícias da FAP

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raphael

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Re: Notícias da FAP
« Responder #405 em: Maio 20, 2016, 03:48:07 pm »
Pode não ser "ou", pode ser "e".

Plausível

Faz todo o sentido

 ::) ::) ::) Podia explicar a um leigo na matéria o porque de fazer todo o sentido substituir um aviao supersonico por um subsónico?

Se ainda perguntares o porquê de substituir um avião a jato por um a turbohélice...

De qualquer modo os aviónicos do supertucano são bastante evoluídos, já é glass cockpit e em performances não fica muito abaixo do alpha-jet..
Um abraço
Raphael
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Johnnie

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Re: Notícias da FAP
« Responder #406 em: Maio 20, 2016, 04:52:46 pm »
Pode não ser "ou", pode ser "e".

Plausível

Faz todo o sentido

 ::) ::) ::) Podia explicar a um leigo na matéria o porque de fazer todo o sentido substituir um aviao supersonico por um subsónico?

Se ainda perguntares o porquê de substituir um avião a jato por um a turbohélice...

De qualquer modo os aviónicos do supertucano são bastante evoluídos, já é glass cockpit e em performances não fica muito abaixo do alpha-jet..

A lógica é que pode desempenhar as funções atribuidas a ambas as aeronaves de forma mais economica e com a mesma eficiencia...

O ST está concebido para simular de forma satisfatória o comportamento de uma aeronava a reacção
« Última modificação: Maio 20, 2016, 04:56:03 pm por Johnnie »
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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Get_It

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Re: Notícias da FAP
« Responder #407 em: Maio 20, 2016, 07:21:24 pm »
O ST está concebido para simular de forma satisfatória o comportamento de uma aeronava a reacção
Concebido ou modernizado?

O PC-21 é que foi concebido de raiz para simular e substituir aviões de treino a jacto.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Johnnie

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Re: Notícias da FAP
« Responder #408 em: Maio 20, 2016, 07:34:09 pm »
O ST está concebido para simular de forma satisfatória o comportamento de uma aeronava a reacção
Concebido ou modernizado?

O PC-21 é que foi concebido de raiz para simular e substituir aviões de treino a jacto.

Cumprimentos,


Eu diria concebido, pois o ST é uma maquina nova e não uma modernização dos anteriores Tucano...

Temos que compreender que atualmente o treino já não se faz nos mesmos moldes que antigamente e confia largamente na conjunção de simuladores e aparelhos que simulem bem padrões de voo de outras aeronaves...

O ST permite isso pois tem um cockpit de ultima geração aliado á possibilidade de largar armamento e isto com um custo de hora voo imbatível...

Para treino base e avançado é uma ótima opção sem duvida...

Se pensares em treino tipo "Agressor" ai já é curto...O A Jet leva vantagem...
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Alvalade

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Re: Notícias da FAP
« Responder #409 em: Maio 20, 2016, 07:41:47 pm »
Quantas vezes usas o Alpha Jet como agressor hoje em dia ? 
 

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Johnnie

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Re: Notícias da FAP
« Responder #410 em: Maio 20, 2016, 07:46:43 pm »
Quantas vezes usas o Alpha Jet como agressor hoje em dia ?

Boa pergunta...Nos grandes exercícios apenas acho...
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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #411 em: Junho 02, 2016, 04:46:57 pm »
 

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Johnnie

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Re: Notícias da FAP
« Responder #412 em: Junho 02, 2016, 04:57:52 pm »
Azeredo Lopes obriga Marcelo a voar baixinho

http://expresso.sapo.pt/politica/2016-06-01-Azeredo-Lopes-obriga-Marcelo-a-voar-baixinho

Penso que ele se refere aos A-JET (2018) e aos Alouette III ( 2020).

Vamos ver o que o futuro nos vai trazer...
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olisipo

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Re: Notícias da FAP
« Responder #413 em: Junho 03, 2016, 01:28:14 pm »
A Bulgária está interessada em comprar F16 a Portugal e já fez a pergunta ao atual Governo sobre se tinha aparelhos disponíveis para venda, à semelhança do que aconteceu recentemente com a Roménia.

O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, confirmou esse contacto, durante a audição parlamentar sobre o Orçamento para 2016 e na sequência de uma pergunta do CDS, adiantando, contudo, que os aviões F16 que a Força Aérea tem são necessários e que não podem ser alienados. O Governo, revelou o ministro, está a “estudar a hipótese” de adquirir mais F16, que são disponibilizados pelos EUA a Portugal ao abrigo de um acordo militar bilateral de cooperação, para depois fazer, em solo português, uma modernização (MLU) das aeronave e vendê-las posteriormente.

“Não vamos pôr em causa a capacidade operacional da Força Aérea”, garantiu o ministro, acrescentando que a Bulgária manifestou o seu interesse dada a “qualificação, honestidade e cumprimento de prazos” evidenciados pelas Forças Armadas.

Os aviões norte-americanos iriam substituir os Mig-21, de fabrico soviético, da Força Aérea búlgara.

Portugal vendeu, em 2013, 12 aviões F16 à Roménia por 78 milhões de euros. Os aparelhos vão ser entregues durante este ano e 2017.

O contrato tinha o valor de 186 milhões de euros, mas como a modernização custou 108, o lucro foi de 78 milhões. Três dos 12 aviões tiveram que ser comprados com o propósito de revenda aos EUA, pois a Força Aérea só dispunha de nove.

Ao todo, Portugal tinha 39 caças e a Força Aérea pretendia ficar com 30 – sendo que uma parte destes ainda não fez a actualização mid-life update (MLU).

A primeira esquadra de 20 F-16 foi comprada no tempo de Cavaco Silva, numa altura em que o ministro da Defesa era Fernando Nogueira, tendo os aviões chegado a Portugal em 1994. A segunda esquadra foi comprada durante o governo de António Guterres, era ministro da defesa Veiga Simão, tendo as aeronaves sido entregues à Força Aérea portuguesa em 1999. Nessa altura, custaram 50 milhões de euros.

Desde que a segunda esquadra foi recebida que o objetivo era modernizá-la, razão pela qual os aviões ficaram na base de Monte Real exatamente como vieram dos EUA, empacotados por blocos de peças, à espera de haver dinheiro para a sua montagem. Esse trabalho só começou em 2004, na OGMA, foi sendo gradual e, a determinada altura, a prioridade foi preparar primeiro os aviões a ser vendidos.

http://observador.pt/2016/02/26/bulgaria-quer-comprar-f16-portugal/

A Bulgaria insiste



Bulgaria requests surplus F-16 from Portugal

http://www.janes.com/article/60955/bulgaria-requests-surplus-f-16-from-portugal

Más a notícia explica que não são F-16 portugueses, mas dos EUA ou doutros paises modernizados em Portugal.
 

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mafets

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Re: Notícias da FAP
« Responder #414 em: Junho 03, 2016, 02:08:48 pm »
A Bulgária está interessada em comprar F16 a Portugal e já fez a pergunta ao atual Governo sobre se tinha aparelhos disponíveis para venda, à semelhança do que aconteceu recentemente com a Roménia.

O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, confirmou esse contacto, durante a audição parlamentar sobre o Orçamento para 2016 e na sequência de uma pergunta do CDS, adiantando, contudo, que os aviões F16 que a Força Aérea tem são necessários e que não podem ser alienados. O Governo, revelou o ministro, está a “estudar a hipótese” de adquirir mais F16, que são disponibilizados pelos EUA a Portugal ao abrigo de um acordo militar bilateral de cooperação, para depois fazer, em solo português, uma modernização (MLU) das aeronave e vendê-las posteriormente.

“Não vamos pôr em causa a capacidade operacional da Força Aérea”, garantiu o ministro, acrescentando que a Bulgária manifestou o seu interesse dada a “qualificação, honestidade e cumprimento de prazos” evidenciados pelas Forças Armadas.

Os aviões norte-americanos iriam substituir os Mig-21, de fabrico soviético, da Força Aérea búlgara.

Portugal vendeu, em 2013, 12 aviões F16 à Roménia por 78 milhões de euros. Os aparelhos vão ser entregues durante este ano e 2017.

O contrato tinha o valor de 186 milhões de euros, mas como a modernização custou 108, o lucro foi de 78 milhões. Três dos 12 aviões tiveram que ser comprados com o propósito de revenda aos EUA, pois a Força Aérea só dispunha de nove.

Ao todo, Portugal tinha 39 caças e a Força Aérea pretendia ficar com 30 – sendo que uma parte destes ainda não fez a actualização mid-life update (MLU).

A primeira esquadra de 20 F-16 foi comprada no tempo de Cavaco Silva, numa altura em que o ministro da Defesa era Fernando Nogueira, tendo os aviões chegado a Portugal em 1994. A segunda esquadra foi comprada durante o governo de António Guterres, era ministro da defesa Veiga Simão, tendo as aeronaves sido entregues à Força Aérea portuguesa em 1999. Nessa altura, custaram 50 milhões de euros.

Desde que a segunda esquadra foi recebida que o objetivo era modernizá-la, razão pela qual os aviões ficaram na base de Monte Real exatamente como vieram dos EUA, empacotados por blocos de peças, à espera de haver dinheiro para a sua montagem. Esse trabalho só começou em 2004, na OGMA, foi sendo gradual e, a determinada altura, a prioridade foi preparar primeiro os aviões a ser vendidos.

http://observador.pt/2016/02/26/bulgaria-quer-comprar-f16-portugal/

A Bulgaria insiste



Bulgaria requests surplus F-16 from Portugal

http://www.janes.com/article/60955/bulgaria-requests-surplus-f-16-from-portugal

Más a notícia explica que não são F-16 portugueses, mas dos EUA ou doutros paises modernizados em Portugal.
Boas Noticias por um lado. Por outro mais jornalismo criativo já que o ultimo F16 recebeu MLU em Novembro de 2013... :P ;)
Citar
http://altimagem.blogspot.pt/2015/01/lockheed-martin-f-16-mlu-terceira-parte.html

No dia 14 de Novembro de 2013, cerca de 10 anos após o voo do primeiro avião F-16 MLU (26 de Junho de 2003), foi realizado na BA5 o voo de ensaio ao último avião transformado em Portugal para o padrão F-16 MLU. Terminava, assim, este complexo programa, que só foi possível devido ao esforço de tantos e tão bons profissionais da Força Aérea Portuguesa.

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #415 em: Junho 22, 2016, 11:32:37 am »
Citar
Portugal lidera unidade de transporte aéreo militar da ONU
21 DE JUNHO DE 2016
19:25

Manuel Carlos Freire

Aeronaves militares de Portugal, Bélgica, Dinamarca e Suécia vão operar durante dois anos a partir da base da Noruega em Bamako.

Cinco países europeus vão criar uma unidade de transporte aéreo para a missão das Nações Unidas no Mali, cabendo a Portugal iniciar a sua operação em novembro deste ano. Segundo a informação dada esta terça-feira pelo Ministério da Defesa, a missão - que deverá ser assegurada por um Hércules C-130 da Força Aérea - vai durar seis meses e operar a partir da base norueguesa em Bamako, designada Campo Bifrost.

Bélgica, Dinamarca, Noruega e Suécia são os outros quatro países que assinaram segunda-feira, em Nova Iorque, a "carta de intenção" para estabelecer a referida unidade de transporte aéreo militar que vai apoiar a missão de estabilização da ONU no Mali (MINUSMA, sigla em inglês). Assistiram à cerimónia os subsecretários-gerais da ONU para as Operações de Paz, Hervé Ladsous, e para o Apoio às Operações no Terreno, Atul Khare.

http://www.dn.pt/portugal/interior/portugal-lidera-unidade-de-transporte-aereo-militar-da-onu-5240879.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #416 em: Julho 06, 2016, 05:33:43 pm »
Não sei se alguém reparou neste artigo de ontem no Expresso, só é pena não se conseguir aceder na totalidade (ou é o meu caso).

Citar
Força Aérea nunca teve tão poucos aviões
05.07.2016 às 18h00

F-16. Numa altura em que o Estado português alienou 12 caças deste modelo à Roménia, a Força Aérea Portuguesa, apesar de ter uma frota de 30 aparelhos, nunca teve mais de 11 a 12 prontos a descolar em 2015, menos sete do que tinha em 2011.

Nuno Botelho

Se dúvidas houvesse sobre a progressiva falta de meios para cumprir as missões que lhe estão atribuídas, uma análise cuidada dos relatórios de gestão da Força Aérea dos últimos cinco anos esclarece todas as dúvidas. O Expresso fez as contas e mostra que não faltam apenas pilotos.

A Força Aérea nunca teve tão poucos aviões como em 2015. No ano passado, das 100 aeronaves que lhe estavam atribuídas apenas 40 estiveram, ao longo do ano, na linha da frente, isto é, prontas para cumprir em qualquer momento as missões que lhes estão atribuídas: do patrulhamento do espaço aéreo à busca e salvamento, passando pela fiscalização das pescas ou pelo transporte de órgãos humanos para transplante. Vejamos alguns exemplos.

Dos 30 F-16MLU, primeiro garante da proteção do espaço aéreo nacional, estiveram prontos 11 a 12; dos seis Lockeed C-130H, especialmente vocacionados para o transporte aéreo, tático ou geral, apenas um a dois; dos 12 EADS C-295M, muito usados nas ilhas para transportar doentes, cinco a seis; dos 12 helicópteros Augusta-Westland EH-101, estrelas da busca e salvamento marítimo, apenas três a quatro.

http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2016-07-05-Forca-Aerea-nunca-teve-tao-poucos-avioes
Saudações Aeronáuticas,
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night_runner

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Re: Notícias da FAP
« Responder #417 em: Julho 06, 2016, 06:57:43 pm »
O Expresso "descobriu" que existem relatórios de gestão anuais na FAP...
 
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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #418 em: Julho 08, 2016, 04:19:01 pm »
O discurso do CEMFA durante o aniversário da Força Aérea tem algumas coisas interessantes.

A Força Aérea passou de 22.000 militares e 400 aeronaves de 20 tipos diferentes em 1973 para 6.700 militares e civis e 100 aeronaves de 10 tipos diferentes actualmente.

Nas missões internacionais salienta o apoio à agencia Frontex a partir de Espanha, Itália, Grécia e Senegal, operação Sophia no ambito EUNAVFORMED a partir de Itália, operação MINUSMA no Mali e o policiamento aéreo dos Balticos a partir da Lituânia.

Nas missões nacionais de interesse publico onde se destaca a responsabilidade SAR sobre a 2ª maior área do Atlantico Norte, este ano já se realizaram 309 missões de salvaguarda da vida humana, transportou-.se 290 pessoas em operações de evacuações médicas, resgatou-se 29 pessoas em missões de busca e salvamento e executaram-se 17 missões de transporte de orgãos.

Na sustentação das capacidades da Força Aérea refere-se:
A continuação do programa de modernização do F-16M.
O reforço  da  prontidão  do  helicóptero EH-101, através  da celebração e posteriormente  rigoroso  acompanhamento  do  contrato  de  manutenção.
O reforço  da  prontidão  do  avião C-295,  também  aqui,  através  de  um rigoroso  acompanhamento  do  contrato  de  manutenção,
O processo de substituição dos helicópteros ligeiros Alouette III, por outra aeronave,  que  nos  permita  a  criação  de  sinergias  que  assegurem  a  missão numa lógica de duplo-uso.
O programa  de  aquisição  de  uma  aeronave  de  transporte  estratégico, mais  moderna,
A substituição da aeronave Alpha-Jet nos moldes preconizados na revisão do conceito de formação de pilotagem.
A promoção na introdução e utilização de sistemas aéreos não tripulados.
A aprovação do  programa  de  modernização  do  C-130.


PS: Acho importante o texto relativo ao Alouette III não ser igual ao texto do ALpha Jet.
« Última modificação: Julho 08, 2016, 04:21:04 pm por Lightning »
 

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Crypter

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Re: Notícias da FAP
« Responder #419 em: Julho 08, 2016, 10:42:59 pm »
PS: Acho importante o texto relativo ao Alouette III não ser igual ao texto do ALpha Jet.

Consegues decifrar o porquê dessa diferença?