Notícias da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #195 em: Junho 05, 2012, 02:12:13 pm »
Citação de: "typhonman"
Já agora, alguem se lembra de alguma visita de José Sócrates a uma unidade militar ? Eu não me recordo de nenhuma.

Não te recordas porque na verdade, e em 6 anos de mandato, o ex-PM Pinto de Sousa nunca visitou uma unidade militar...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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typhonman

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Re: Notícias da FAP
« Responder #196 em: Junho 05, 2012, 06:39:33 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "typhonman"
Já agora, alguem se lembra de alguma visita de José Sócrates a uma unidade militar ? Eu não me recordo de nenhuma.

Não te recordas porque na verdade, e em 6 anos de mandato, o ex-PM Pinto de Sousa nunca visitou uma unidade militar...

Bem me parecia que a minha memória não me falha.. :mrgreen:
 

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PereiraMarques

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Re: Notícias da FAP
« Responder #197 em: Junho 05, 2012, 08:17:27 pm »
Citação de: "typhonman"

Bem me parecia que a minha memória não me falha.. :mrgreen:

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 65#p138188
 

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typhonman

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Re: Notícias da FAP
« Responder #198 em: Junho 05, 2012, 11:30:01 pm »
Para mim unidades militares, é algo do tipo Santa Guida, Monte Real, BNL,RI13 etc, tropas no Afeganistão... etc
 

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nelson38899

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Re: Notícias da FAP
« Responder #199 em: Julho 02, 2012, 10:17:53 pm »
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O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) advertiu hoje que a limitação nas horas de voo e na qualificação de pilotos pode "comprometer a eficácia" das operações e "conduzir a prazo a uma diminuição da prontidão".
Discursando nas comemorações do 60.º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), na base aérea do Montijo, o general José Pinheiro apontou como "principal preocupação" a "capacidade para gerar horas de voo" e para formar tripulações de aeronaves.
"No que diz respeito aos orçamentos de funcionamento é imperioso conseguir a sua compatibilização com as capacidades inerentes ao cumprimento da missão atribuída", salientou.
Dirigindo-se ao ministro da Defesa, o CEMFA assinalou que "a limitação da regeneração de meios e das horas de voo que tem sido possível financiar" impõe "restrições acrescidas nos meios disponíveis e no número de tripulações preparadas para os operar, o que poderá conduzir a prazo a uma inevitável diminuição da prontidão".
"A FAP tem uma componente fortemente tecnológica que exige de todo o pessoal elevadas qualificações, para as adquirir e manter é necessário assegurar níveis mínimos de atividade, sob pena de poder ser posta em risco a segurança dos tripulantes, passageiros, populações e património, para além de comprometer a própria eficácia das ações", acrescentou.
O chefe militar adiantou que para contrariar as restrições orçamentais, tem sido dada, "em todos os níveis de comando", uma "particular atenção à manutenção dos parâmetros adequados de segurança".
No seu discurso, o general José Pinheiro referiu também "a já longa interrupção do fluxo de promoções", dizendo esperar "que seja resolvida em breve", porque "constitui um elemento importante de comando, com efeitos que se fazem sentir na própria satisfação das necessidades previstas, na estrutura orgânica do ramo, para além do normal desenvolvimento das carreiras".
Antes, o CEMFA enfatizou a capacidade de adaptação do seu ramo ao longo da história, quando passou "por períodos de expansão e retração conforme as circunstâncias o exigiam", sempre com "atitude de serviço e de fazer bem".
Confrontado pelos jornalistas com as palavras do CEMFA, o ministro da Defesa assegurou ter "sensibilidade" para as preocupações manifestadas pelo general Pinheiro.
Aguiar-Branco garantiu ainda que "as missões fundamentais estão a ser desenvolvidas": "Tudo o que é preciso fazer está a ser feito, agora, como é óbvio, definindo prioridades e em menor escala".
"Sou o primeiro a ter sensibilidade sobre tudo o que se passa nas Forças Armadas e em particular na Força Aérea, onde tenho um trabalho conjunto com o próprio CEMFA, somos os primeiros a saber da realidade das medidas que têm de ser aplicadas e as prioridades da própria Força Aérea, vivemos um momento difícil na gestão dos dinheiros públicos, é preciso saber definir bem as prioridades", afirmou.
dn.pt
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #200 em: Julho 19, 2012, 09:28:37 pm »
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Desativação do segmento de Defesa Aérea do SICCAP

Mais um marco de desenvolvimento atingido pela Força Aérea


O Tenente General Carlos Tia, Comandante Aéreo, presidiu, no passado dia 13 de julho, ao momento de desativação do segmento de Defesa Aérea do SICCAP (Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal) Fase II, em Monsanto.

Este momento assume-se como mais um marco no desenvolvimento do SICCAP que, na fase que agora termina, teve como objetivo a criação de um Centro de Operações Aéreas, em Monsanto e de um CRC (Centro de Relato e Controle) Alternativo, em Beja.

A componente de defesa aérea teve a sua Aceitação Provisória pela Força Aérea em 26 de fevereiro de 2002, permitindo que o CRC Monsanto assumisse em pleno as operações a partir de 23 de maio desse ano.

O CRC Monsanto encontra-se já dotado de um sistema intermédio de apoio à defesa aérea, designado MASE (Multi-Site AEGIS Site Emulator), que permitirá manter a atividade até à ativação do novo ACCS (Air Command and Control System) da NATO, em Monsanto.

http://www.emfa.pt/www/noticia-106-desa ... -do-siccap
 

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Lusitano89

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Re: Notícias da FAP
« Responder #201 em: Agosto 03, 2012, 08:08:19 pm »
Voo rasante de C-130 causa pânico em bar de praia em Albufeira


A Força Aérea Portuguesa abriu um processo de averiguações para apurar os motivos que levaram um avião C-130 a efetuar um voo a baixa altitude junto à praia da Falésia, em Albufeira, disse hoje fonte militar. De acordo com um popular, "o avião militar fez um voo rasante sobre o bar da praia, provocando um susto tremendo a famílias e crianças". A passagem a baixa altitude do C-130, sedeado na Base Aérea do Montijo, ocorreu ao fim da tarde do dia 29 de Julho, junto ao bar da praia da Falésia, no concelho de Albufeira, e foi presenciada por centenas de pessoas.

O processo de averiguações foi determinado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (EMFA) "na sequência de denúncias feitas por várias pessoas", disse à Lusa o relações-públicas Tenente-coronel Rui Roque.

De acordo com a mesma fonte, "o processo de averiguações visa apurar com objetividade todos os factos e responsabilidades que motivaram esse tipo de voo a baixa altitude".

A Força Aérea Portuguesa possui três C-130, um avião, com quatro motores turbo-hélice, utilizado em missões de transporte aéreo, de patrulhamento marítimo, de busca e salvamento, de apoio logístico e também em operações de combate a incêndios florestais.

Lusa
 

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PereiraMarques

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Re: Notícias da FAP
« Responder #202 em: Agosto 03, 2012, 10:39:55 pm »
Citação de: "Lusitano89"

A Força Aérea Portuguesa possui três C-130

Lusa

Ai! O que terá acontecido aos outros três !!!!!!!!!!  :roll:   :roll:
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #203 em: Outubro 05, 2012, 11:59:24 am »
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Base Aérea Nº5 condecorada no seu 53º Aniversário

Concessão da Ordem Militar de Cristo

http://www.emfa.pt/www/noticia-163-base ... niversario
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #204 em: Outubro 09, 2012, 10:12:31 pm »
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CTSFA recebe Estandarte no Dia da Unidade

Cerimónia assinala o seu 36º Aniversário


Teve lugar, no dia 9 de outubro, na Base Aérea Nº 6 - Montijo - a cerimónia militar comemorativa do 36º Aniversário do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro.

As celebrações iniciaram-se pela manhã, com a presença de individualidades militares e civis, que assistiram à entrega do Estandarte ao CTSFA, símbolo heráldico da Unidade, tendo sido este um dos momentos marcantes da cerimónia.

No decorrer da mesma, o Comandante do CTSFA, Tenente-Coronel Filipe Azinheira, proferiu uma alocução, a qual se seguiu a imposição de condecorações e a visita a uma exposição estática de meios e equipamentos operacionais e instalações do CTSFA.

Esta Unidade tem como missão ministrar cursos de sobrevivência e salvamento individual, incluindo em ambientes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química (NRBQ), bem como ainda nos domínios do reconhecimento e inativação de engenhos explosivos.

No âmbito da sua missão, o CTSFA dá formação não só ao pessoal da Força Aérea Portuguesa, como também a elementos de outros ramos das forças militares ou militarizadas, tais como Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Sistema de Informações da República Portuguesa e Autoridade Nacional de Proteção Civil, ou ainda a forças armadas estrangeiras, nomeadamente, Espanha e Marrocos, Argélia, Tunísia, Inglaterra, Polónia, Hungria, Republica Checa, Lituânia, Bélgica., Dinamarca Eslováquia, Eslovénia, Bulgária Angola Moçambique e Cabo verde.

http://www.emfa.pt/www/noticia-167-ctsf ... da-unidade

PS: Cabeça, nas fotos tens lá uns da tua tropa :wink:
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #205 em: Outubro 25, 2012, 06:06:08 pm »
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F-16 com gestão Lean

FAP partilha conhecimentos com Toyota e Mercatus


A Força Aérea recebeu recentemente a visita das empresas Toyota e Mercatus com as quais foram trocadas experiências e discutidas as mais modernas técnicas de gestão, no que toca ao uso do Lean Management.

A Força Aérea tem vindo a aplicar técnicas Lean com muito sucesso na manutenção aeronáutica e na gestão da cadeia de abastecimento do F-16. Os principais resultados têm sido a redução dos tempos de imobilização de aeronaves na manutenção planeada e inopinada, bem como a diminuição dos custos associados à sustentação dos Sistemas de Armas.

A metolologia Lean é baseada no sistema de produção da Toyota, conhecido por TPS (Toyota Production System). A discussão sobre estas técnicas de gestão, entre a Força Aérea e estas empresas, foi profícua e permitiu partilhar conhecimentos e experiências.

Foi consenso de que o pensamento Lean é aplicável a qualquer processo, como filosofia de gestão na procura constante da eliminação de desperdícios e continua adição de valor.

A Toyota Caetano Portugal - Ovar - observou conceitos como o takt time (ritmo de produção - relação entre as necessidades de um cliente e capacidades de produção), que na sua linha de produção é medido em minutos ou segundos, na manutenção aeronáutica é medido em dias ou horas, mas semelhante no propósito.

Alguns dos conceitos em uso na manutenção da Força Aérea irão servir para os trabalhos em curso na manutenção da Toyota.

A empresa Mercatus, que está no início da sua jornada Lean, referiu que irá tentar aplicar os princípios de gestão logística observados, nomeadamente o sistema Kanban. "Saímos todos satisfeitos e mais motivados para o desafio que temos pela frente com a implementação Lean na nossa organização", referiram.

Num mundo global é importante partilhar o conhecimento e trocar experiências que possam contribuir para o necessário aumento da produtividade nacional.

http://www.emfa.pt/www/noticia-182-f-16-com-gestao-lean
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #206 em: Novembro 18, 2012, 05:49:18 pm »
A noticia é do Exército, mais precisamente do CTOE, mas decidi por aqui a noticia pois acho novidade a parte referente à Força Aérea, não é nada comum ter militares fora do Exército a fazer o COIR, pelo menos não costuma ser publicado.

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CURSO DE OPERAÇÕES IRREGULARES

Decorreu de 8 de outubro a 6 de novembro de 2012, o Curso de Operações Irregulares (COIR).
Este curso visa proporcionar aos formandos os conhecimentos militares necessários e suficientes por forma a habilitá-los a organizar, formar e atuar como forças irregulares.
Pelo teor e cariz das matérias, este curso só é frequentado por Oficiais e Sargentos do quadro permanente.
No presente ano, além dos nove formandos do Exército, o COIR teve a participação de um oficial da Força Aérea.

http://www.exercito.pt/sites/CTOE/Notic ... /COIR.aspx
 

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P44

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Re: Notícias da FAP
« Responder #207 em: Dezembro 03, 2012, 08:49:52 am »
Caças F-16 portugueses perdem de vista aeronave suspeita
Por Redação


Dois caças F-16 da Força Aérea Portuguesa perseguiram e perderam de vista uma avioneta suspeita que circulava junto à zona de Sabugal, na Guarda.

O alerta foi dado na última madrugada pelas autoridades espanholas, que acompanharam o percurso da avioneta desde o Golfo de Cádis, mas a falta de combustível forçou os militares a abandonar a missão.

Os pilotos dos F-16 chegaram a ter contacto visual com a aeronave ligeira, que voava a baixa altitude, mas acabaram por perder-lhe o rasto na região do Sabugal.

A missão de defesa do espaço aéreo foi dada por concluída e a GNR foi notificada. No terreno foi feita uma ação de patrulhamento, sem que tenham sido encontrados quaisquer vestígios da aeronave, confirmou o Comando-Geral da GNR.
23:48 - 02-12-2012

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=368047
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Crypter

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Re: Notícias da FAP
« Responder #208 em: Dezembro 03, 2012, 11:14:19 am »
Era nesta altura que um par de Tucanos dava um jeitasso!!!

Até que ponto os aviões poderiam usar a força contra esta aeronave?
 

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raphael

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Re: Notícias da FAP
« Responder #209 em: Dezembro 03, 2012, 11:20:56 am »
Citação de: "P44"
Caças F-16 portugueses perdem de vista aeronave suspeita
Por Redação


Dois caças F-16 da Força Aérea Portuguesa perseguiram e perderam de vista uma avioneta suspeita que circulava junto à zona de Sabugal, na Guarda.

O alerta foi dado na última madrugada pelas autoridades espanholas, que acompanharam o percurso da avioneta desde o Golfo de Cádis, mas a falta de combustível forçou os militares a abandonar a missão.

Os pilotos dos F-16 chegaram a ter contacto visual com a aeronave ligeira, que voava a baixa altitude, mas acabaram por perder-lhe o rasto na região do Sabugal.

A missão de defesa do espaço aéreo foi dada por concluída e a GNR foi notificada. No terreno foi feita uma ação de patrulhamento, sem que tenham sido encontrados quaisquer vestígios da aeronave, confirmou o Comando-Geral da GNR.
23:48 - 02-12-2012

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=368047

Curioso no mínimo a forma como é colocada a noticia, pelo jornalista d' A Bola, parece que foram os F-16 que ficaram sem combustível mas na verdade:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -na-guarda

De qualquer modo usar um avião a jato para observar o trajeto e interceptar um tekoteko a baixa velocidade e a baixa altitude não é tarefa fácil, sendo um correio de droga aterrou em alguma pista improvisada no meio do arvoredo.
Era de valor era a GNR colocar logo no terreno, na zona onde se perdeu de vista a aeronave, equipas de busca...Mas lá está na zona do Sabugal também não é fácil palmilhar aquilo tudo.
Um abraço
Raphael
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