ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #135 em: Dezembro 12, 2010, 05:34:35 pm »
Citação de: "Daniel"
Não sabendo onde colocar esta notícia, mas como tem a ver com os estaleiros nacionais aqui fica.

Empresa pública açoriana trava estaleiros navais nacionais


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A Atlanticoline lançou construção de dois ferries, mas o concurso afasta portugueses.

Os estaleiros navais portugueses estão impedidos de participar directamente no concurso lançado pela empresa pública açoriana Atlanticoline. Em causa estão os requisitos mínimos exigidos pela Atlanticoline para a construção de dois ferries de 37 metros no valor de 18 milhões de euros e que nenhum estaleiro naval nacional pode cumprir. Uma das cláusulas mais discriminatória do concurso, segundo a Associação das Indústrias Navais (AINavais) é a que obriga os concorrentes a ter, nos últimos três anos, um volume de negócios de 15 milhões de euros anuais, o que devido à crise de 2009 exclui os estaleiros nacionais. A AINavais entregou mesmo uma queixa ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao ministro da Economia denunciando "este comportamento lesivo".

Para Carlos Mota, presidente do conselho de administração dos Estaleiros Navais de Peniche, a decisão da Atlanticoline "exclui os estaleiros nacionais de uma forma deliberada". E argumenta: "Não se percebe como é que uma empresa do universo do Estado não valoriza a indústria nacional e privilegia as importações numa altura em que o País está à beira de um colapso". Segundo Carlos Mota "na base desta decisão só pode estar a confusão que ocorreu com a encomenda que a empresa açoriana fez aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e que depois foram devolvidos".

Carlos Mota garante que "os estaleiros navais portugueses têm capacidade para construir os dois ferries, "até porque no nosso caso temos feito embarcações bem mais sofisticadas do que as que a Atlanticoline requer. A única diferença é que as nossas embarcações não tem custado sete milhões de euros têm preços inferiores".

Para Nuno Santos, director comercial da Navalria, "os nossos estaleiros cumprem os requisitos financeiros do concurso mas não cumprem os requisitos técnicos". Neste contexto, frisa ainda o gestor, "não faz sentido nenhum porque são embarcações muito simples". Apesar das regras impostas, a Navalria apresentou a sua qualificação, "para saberem que nós existimos e que há em Portugal estaleiros capazes", diz Nuno Santos.

O presidente da Atlanticoline, Carlos Viveiros dos Reis, contactado pelo Diário Económico, afirma que "não excluímos ninguém, é um concurso muito equilibrado". Quanto às cláusulas que impedem os estaleiros nacionais de concorrem, Viveiros dos Reis defende que podem sempre concorrer em consórcio. "A Atlanticoline não pode ser acusada de critérios discriminatórios sejam técnicos ou financeiros porque nos regemos para servir o melhor possível os Açores e o interesse nacional".

O Diário Económico tentou até ao fecho da edição ouvir os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e do Alfeite mas tal não foi possível.

Bem, além de ser uma descriminação negativa intolerável e não sei mesmo se não será ilegal, para além disso é totalmente inaceitável principalmente numa altura de crise como esta, é nestas alturas que a solidariedade nacional tem que vir ao de cima.

Penso que o boy açoriano de Sócrates se está a meter por caminhos pouco aconselháveis.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #136 em: Fevereiro 20, 2011, 09:47:47 pm »
ENVC vende ferry Atlântida à Venezuela por 42,5 Milhões de €€


O «ferryboat» «Atlântida» vai rumar à Venezuela dentro de sete meses, num negócio que renderá 42,5 milhões de euros aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), disse hoje à Agência Lusa fonte da administração da empresa.

Segundo José Luís Serra, um dos administradores dos ENVC, o acordo foi alcançado este fim-de-semana, na Venezuela, e deverá ser assinado até ao final desta semana.

“Depois, será necessário fazer as adaptações necessárias, para transformar o 'ferry' num navio de cruzeiro”, acrescentou, garantindo que o prazo de entrega será de sete meses.

O «Atlântida», que foi encomendado pelo Governo dos Açores, está pronto e deveria significar um encaixe de 46,4 milhões de euros para os ENVC, mas em Abril de 2009 o cliente anunciou que desistia do contrato, por a embarcação apenas atingir 16,5 nós de velocidade, quando deveria atingir pelo menos 18.

O navio, considerado de luxo e com capacidade para 750 pessoas e 150 viaturas, está desde então atracado na doca dos ENVC, com encargos anuais de manutenção na ordem dos 500 mil euros

A 24 de Outubro, o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visitou os ENVC e mostrou-se desde logo “muito interessado” na compra do Atlântida.

“Disseram-me que é um barco bom, bonito e barato. Estamos muito interessados”, disse Chávez, à chegada aos ENVC, reconhecendo que o «ferry» “pode ser de muita utilidade” nas ligações entre o Porto de La Guaira e a Ilha Marguerita.

Na altura, chefe de Estado da Venezuela admitiu ainda que poderá também comprar o navio «Anticiclone», que tinha igualmente sido encomendado aos ENVC pelo governo regional dos Açores.

Lusa
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #137 em: Março 27, 2011, 03:46:50 pm »
O espanhol Francisco Gallardo Durán é o novo presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), no âmbito da reestruturação do Conselho de Administração, que recebeu dois novos elementos.

O espanhol, engenheiro naval de profissão, já liderou os Estaleiros de Sevilha.
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #138 em: Março 27, 2011, 04:34:41 pm »
Espanhol...  :? Esperemos que não venha infectado com o vírus do iberismo... Para acabar de vez com os ENVC.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #139 em: Março 27, 2011, 07:48:21 pm »
Citação de: "HSMW"
Espanhol...  :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #140 em: Abril 10, 2011, 06:34:11 pm »
Citação de: "HSMW"
Espanhol...  :G-beer2:

Também espero que sim. Para além disso agrada-me pouco ver espanhóis em cargos de topo em Portugal, em Espanha nem que os Portugueses se pintem de ouro chegam a essas posições de chefia.

Cumprimentos.

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Construção Naval: Estaleiros de Viana apoiam galegos na construção de navio-hotel para 600 pessoas

Alto Minho 2011-04-03

O navio-hotel “Edda Fides”, um dos maiores do mundo, está a ser ultimado nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para ser entregue no dia 15 de abril pelos estaleiros Hijos Barreras, na Galiza, ao armador de Malta.

Em causa está um navio de grandes dimensões, que custou mais de 150 milhões de euros, mede 130 metros de comprimento e 27 de largura e cuja construção foi feita nos estaleiros galegos, disse à Lusa fonte da empresa portuguesa.

No entanto, dada a dimensão mais reduzida dos estaleiros Barreras, de Vigo, e tendo em conta o acordo com a empresa de Viana, alguns trabalhos são fe itos nos estaleiros de Viana do Castelo, com recurso a equipamento e alguns trabalhadores vianenses.

A primeira viagem do “Edda Fides” a Viana do Castelo foi em novembro de 2010, para 15 dias de trabalhos de pintura.

O regresso deu-se na última semana e o navio deverá partir, para ser entregue ao armador, de Malta, depois de realizados trabalhos de correção nas caixas de mar.

O navio, que vai operar no apoio à construção de plataformas petrolíferas, tem alojamento para 600 pessoas, um heliporto, salas de conferência, ginásio, piscina, sauna, biblioteca e uma sala de cinema.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=45838
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #141 em: Abril 10, 2011, 10:42:05 pm »
Os maiores asfalteiros do mundo


O Bureau Veritas vai classificar os dois navios asfalteiros a serem construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Estes navios serão os maiores do mundo, no que diz respeito ao transporte de asfalto.



As suas características principais, 188 metros de comprimento, 27000 toneladas de porte bruto e calado de 9,5 metros diferenciam estes dois navios asfalteiros, cuja construção terá início em Outubro deste ano nos ENVC. Este projecto pioneiro encontra-se em fase de aprovação e após a sua conclusão, prevista para 2014, estes navios tornar-se-ão os maiores do mundo, ultrapassando a barreira das 8000 toneladas de porte bruto dos navios de transporte de asfalto actualmente existentes.


http://www.bureauveritas.pt/wps/wcm/connect/bv_pt/local/home/our-services/classification

O navio hotel EDDA FIDES encontra-se em viana proveniente dos estaleiros Galegos  Hijos Barreras para reparaçao das caixas de mar antes de ser entregue ao Armador
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #142 em: Abril 10, 2011, 11:13:35 pm »
Chaimites.

Obrigado pela foto, ficou a informação mais completa.

Cumprimentos.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #143 em: Abril 20, 2011, 07:37:24 pm »
A palhaçada na Atlanticoline  dos açores continua!

Depois do caso Atlantida com os ENVC resolvem brincar com a Damen:

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Atlânticoline suspende "sine die" o concurso para construção dos navios da polémica
A Atlânticoline suspendeu o concurso para a construção de dois navios que vão operar nas ilhas do grupo Central dos Açores, depois dos estaleiros holandeses Damen ShipYards terem solicitado esclarecimentos técnicos adicionais, mas espera manter os prazos de entrega.

“O concurso foi suspenso ‘sine die’ porque teremos que recorrer a entidades externas para prestar alguns dos esclarecimentos pedidos, mas temos boas perspetivas de conseguir manter os prazos previstos”, afirmou Carlos Reis, continuando a prever a entrega dos dois navios “em finais de 2012 ou no primeiro trimestre de 2013”, até porque os estaleiros holandeses que os vão construir “não estão parados à espera dos esclarecimentos”.

Carlos Reis revelou que o júri do concurso, na sequência do pedido de esclarecimentos técnicos adicionais que foi feito, concluiu que “alguns podiam ser facilmente respondíveis, mas outros implicam um trabalho técnico mais alargado, pelo que se optou pela suspensão do concurso”.

“Estamos dependentes de elementos técnicos que não dependem de nós, pelo que não posso adiantar até quando se manterá a suspensão, mas asseguro que estamos a fazer tudo o que é possível para que seja rápido”, afirmou.
A construção dos navios destina-se ao transporte de passageiros e viaturas nas denominadas ‘Ilhas do Triângulo’ (Faial, Pico e S. Jorge), pretendendo ainda reforçar a capacidade de transporte de doentes naquela zona do arquipélago dos Açores

http://oportodagraciosa.blogspot.com/2011/04/atlanticoline-suspende-concurso-para.html
 

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #144 em: Abril 21, 2011, 09:25:47 am »
não te preocupes Chaimites, os que pagamos somos sempre os mesmos...  :wink:
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #145 em: Abril 21, 2011, 06:25:58 pm »
Enquanto isso a Atlanticoline desbarata 13 milhoes por ano no aluguer de 2 navios por 5 meses!

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O Jornal Oficial confirma estes aumentos radicais. Ao longo do ano de 2010, a Região transferiu para a Atlânticoline 13,1 milhões de euros. Em todos os casos as verbas são transferidas "para financiamento das despesas relativas à prestação do serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas da Região Autónoma dos Açores" e são "efectuadas por verbas do Plano da Secretaria Regional da Economia", na alínea da "Consolidação e Modernização dos Transportes Marítimos - Tráfego de Passageiros Inter-Ilhas".

Trata-se de uma verba enorme, tanto mais que se trata de navegar nas ilhas durante apenas 5 meses e sem que concretamente nada fique nos Açores que seja duradouro. Por exemplo, em relação à recusa do navio Atlântida, que deveria custar cerca de 46 milhões de euros, ele ficaria pago em 5 anos de alugueres por este valor… E o Atlântida, como na altura foi diversas vezes referido na imprensa nacional, era um navio de luxo ("com características de luxo pouco habituais neste tipo de navio").

Não terá também sido por um aumento do tempo da operação. Este ano, por exemplo, o Santorini começa a operação apenas em 17 de Maio e termina em 2 de Outubro, enquanto que o "Wind", antigo "Viking", começa em 9 de Junho e termina em 11 de Setembro (ou seja, de novo apenas 3 meses de operação, tal como em 2009, quando terá custado 2,1 milhões de euros).

Muitas dúvidas

Para além do valor, parecem subsistir outros mistérios. Desde de logo, o facto do Viking ter sido adquirido pela Helennic Seaways no final de 2009, passando a chamar-se "Hellenic Wind", sendo alugado logo em 2010 para a operação dos Açores. O antigo Viking, construído em 1997 por 20 milhões de libras praticamente não aqueceu o seu lugar na frota super moderna daquela empresa. E isto quando tudo indica que o seu valor de aluguer terá duplicado no espaço de um ano. Os valores não são públicos, mas caso o seu aluguer ultrapasse os 5 milhões de euros por ano nos Açores, é provável que fique pago no espaço de apenas 2 ou 3 anos… E os Açores ficam sem nada!

Velocidade:

17 nós...

O motivo pela recusa do Atlântida, os alegados 19 nós, são outro mistério. A realidade é que o Express Santorini, embora refira na sua ficha técnica que consegue atingir os 19 nós, na realidade nunca o faz no mar dos Açores. Há uma entrevista dada à RTP-Açores no ano passado em que o comandante refere claramente que nunca ultrapassava os 17 nós. Quando se falou na altura que uma das condições do concurso fosse que o primeiro navio teria de ter uma velocidade superior a 19 nós.

Há um indicador ainda mais fiável: os horários publicados pela Atlanticoline.

Os horários, embora não refiram a que velocidade média o navio vai navegar, são claramente feitos para uma velocidade média de 17 nós, e não de 19 nós. Entre S. Miguel e Terceira, com uma distância de cerca de 90 milhas, o Santorini faz 5 horas e 30 minutos, o que dá uma média de 17 nós (milhas por hora). Entre S. Miguel e Santa Maria, onde há 55 milhas de distância, o percurso é feito em 3 horas e 15 minutos – de novo a uma média de 17 nós.

http://www.diariodosacores.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=9553:contrato-de-navios-custa-mais-de-21-milhoes-de-euros-&catid=16:destaqueseconomia&Itemid=32

Paga Zé
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #146 em: Abril 21, 2011, 09:50:23 pm »
Estaleiros de Viana mandam trabalhadores para casa nos próximos 4 meses


Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo foram convidados pela administração a ficar em casa nos próximos quatro meses recebendo 70 por cento do salário, numa tentativa de cortar nos custos da empresa. O convite começou a chegar aos mais de 700 trabalhadores há poucos dias, depois do acordo entre a administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e a Comissão de Trabalhadores (CT).

«Recebemos esta proposta com normalidade, tendo em conta a necessidade de reduzir custos e a inatividade na maior parte dos setores. Os trabalhadores estão a encarar esta proposta como umas férias de quatro meses», explicou hoje à Lusa António Barbosa, porta-voz da CT.

Todos os meses, a massa salarial nos ENVC ultrapassa o milhão de euros e com esta medida a empresa poderia poupar até 30 por cento, permitindo aos trabalhadores que a aceitarem uma ocupação, mesmo remunerada, no exterior e durante o período proposto.

«Fica também salvaguardada a posição da empresa, que se porventura precisar dos trabalhadores o acordo fica anulado e eles regressam», acrescenta António Barbosa.

Até ao momento, segundo a CT, apenas um trabalhador aceitou, e já na segunda-feira não foi à empresa, estando mais uma dezena a estudar essa hipótese.

«Apenas as secções de manobras e dos guindastes é que têm algumas limitações em relação ao número de trabalhadores que podem aderir, além da área de projeto, que nesta altura não tem mãos a medir», disse ainda o porta-voz dos trabalhadores.

Nesta altura, os trabalhadores estão ocupados apenas com algumas reparações e na conclusão do «patrulha» NRP Figueira da Foz, para a Marinha.

No entanto, já a partir de setembro, o cenário deverá mudar, com o início da construção dos navios asfalteiros encomendados pela Venezuela e com os restantes navios para a Marinha.

«Provavelmente, depois deste período de quatro meses, até vamos ter que estabelecer vários turnos de trabalho, dado o volume que se perspetiva. Até lá, até para evitar a parte emocional que é ter estes homens na empresa sem nada para fazer, esta é uma boa solução», defende António Barbosa.

Lusa
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #147 em: Abril 24, 2011, 11:36:54 pm »
Enquanto que a construçao de navios novos esta parada  um pouco por todo lado, por falta de financiamento para novas embarcações,  os Armadores continuam a reparar e a manter os seus navios mais antigos

Na proxima semana vao dar entrada nos ENVC para reparaçao:

9167057 ANGUS EXPRESS  Barwil Knudsen, Lda



9421063 LEUVEDIEP  Barwil Knudsen, Lda


Do mesmo Agente partem esta senana  dos ENVC

9244207 EURO SNOW  Barwil Knudsen, Lda


9164548 FURNAS  Barwil Knudsen, Lda


Para alem da area de projecto a secção das reparações é a única dos ENVC que se mantem com  actividade regular.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #148 em: Maio 12, 2011, 01:12:05 am »
Sem dinheiro para navios novos .........

Continua a bom ritmo a chegada de "sucatas" para restauro e reparaçao

Chegou hoje aos ENVC o navio 8208024 Southern Juice



Navio tanque de transporte de sumo de fruta

Sexta-feira chega aos ENVC o navio Oceanográfico "OGS Explora"



Este navio pertence ao Intituto Nacional de Oceanografia e Geofisica Experimental Italiana e apesar da sua idade esta equipado com os mais modernos equipamentos de pesquisa oceanográfica, tendo-se destacado o seu trabalho no Ártico.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #149 em: Maio 13, 2011, 12:12:49 pm »
Pelo menos nas reparações vão tendo trabalho, senão fosse assim, queria ver como os estaleiros aguentavam.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.