Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 330507 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7583 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1155 em: Abril 19, 2021, 12:01:41 am »
Instrução inicial?
Não. Concordo em substituir os Chipmunk pelos Epsilon e trocar este por PC-21. Mas isto "para agora" e não daqui a uns anos quando começarmos a ter problemas em manter os Epsilon a voar.

Cumprimentos,

Como estamos de horas de voo do Chipmunk? Qual a sua vida útil?

É que para rebocar planadores e fazer provas a candidatos não é preciso muito mais...
« Última modificação: Abril 19, 2021, 12:02:12 am por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2863
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1156 em: Abril 19, 2021, 12:07:19 am »
Instrução inicial?
Não. Concordo em substituir os Chipmunk pelos Epsilon e trocar este por PC-21. Mas isto "para agora" e não daqui a uns anos quando começarmos a ter problemas em manter os Epsilon a voar.

Cumprimentos,

Os Chipmunk  são aviões de seleção. Não são aviões de instrução. c56x1
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18019
  • Recebeu: 5412 vez(es)
  • Enviou: 5719 vez(es)
  • +7066/-9430
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1157 em: Abril 19, 2021, 01:54:36 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5339 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1158 em: Abril 19, 2021, 02:42:40 pm »
Os Chipmunk  são aviões de seleção. Não são aviões de instrução. c56x1

Os Chipmunk de facto são utilizados para isso, mas também para instrução elementar de pilotagem. Os Épsilon são utilizados para instrução elementar e instrução básica, daí que como muitos concorde que os Épsilon modernizados podiam perfeitamente substituir os Chips Mk.20 sem grandes problemas. Contudo, como os Roncos foram de novo recentemente deslocados para Beja, tal poderá certamente evidenciar que se irá mesmo comprar uma plataforma nova.

Hipoteticamente falando, podemos vir a ter no futuro um percurso de formação para os novos pilotos de caça muito semelhante àquele que estava em vigor nos anos 80, por exemplo, senão vejamos:

Década de 1980

Chipmunk  :arrow:  T-37C  :arrow:  T-33A  :arrow:  T-38A


Hipótese futura

Chipmunk/nova aeronave  :arrow:  TB-30M Epsilon  :arrow:  Super Tucano  :arrow:  M-346 Master


Veremos se tal se virá a concretizar ou não.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5321
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1159 em: Abril 19, 2021, 03:01:58 pm »
Os Chipmunk  são aviões de seleção. Não são aviões de instrução. c56x1

Os Chipmunk de facto são utilizados para isso, mas também para instrução elementar de pilotagem. Os Épsilon são utilizados para instrução elementar e instrução básica, daí que como muitos concorde que os Épsilon modernizados podiam perfeitamente substituir os Chips Mk.20 sem grandes problemas. Contudo, como os Roncos foram de novo recentemente deslocados para Beja, tal poderá certamente evidenciar que se irá mesmo comprar uma plataforma nova.

Hipoteticamente falando, podemos vir a ter no futuro um percurso de formação para os novos pilotos de caça muito semelhante àquele que estava em vigor nos anos 80, por exemplo, senão vejamos:

Década de 1980

Chipmunk  :arrow:  T-37C  :arrow:  T-33A  :arrow:  T-38A


Hipótese futura

Chipmunk/nova aeronave  :arrow:  TB-30M Epsilon  :arrow:  Super Tucano  :arrow:  M-346 Master


Veremos se tal se virá a concretizar ou não.

Eu desejo do fundo do meu coração que não!

Porque na década de 80, nós nem se quer tínhamos um verdadeiro caça.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1160 em: Abril 19, 2021, 03:26:06 pm »
Eu não me oponho a essa linhagem de aeronaves de treino. Só me questiono é, se num país como o nosso, que até há bem pouco tempo limitava as h/voo das suas unidades operacionais, e que ainda hoje tem dificuldade em assegurar a manutenção das esquadras existentes (como sucede com os Merlin), haverá dinheiro para 4 modelos de aeronaves de treino. Mesmo considerando os dois primeiros modelos baratos de adquirir e operar. Com tanta aeronave de treino (em quantidade e variedade), a FAP ia parecer um centro de formação.

Parece-me excessivo para a realidade actual.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7583 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1161 em: Abril 19, 2021, 04:13:12 pm »
E com a tecnologia actual de simuladores não serão necessários tantos patamares de aprendizagem.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8610
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 998 vez(es)
  • +4059/-6469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1162 em: Abril 19, 2021, 04:43:39 pm »
Isso não são aparelhos a mais?

Dá perfeitamente para ser Epsilon-Epsilon-346; Epsilon-Epsilon-ST-346 ou saindo da doutrina FAP Epsilon-Epsilon-St.

Cumprimentos

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5339 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1163 em: Abril 19, 2021, 06:19:12 pm »
Isso não são aparelhos a mais?

Dá perfeitamente para ser Epsilon-Epsilon-346; Epsilon-Epsilon-ST-346 ou saindo da doutrina FAP Epsilon-Epsilon-St.

Claro que sim, é um absurdo. Quando há aparelhos no mercado como o PC-21 que, com um simples toque numa tecla das suas consolas, altera o perfil da missão de instrução básica para avançada, por exemplo, esta hipótese é completamente descabida. No entanto, com o Chipmunk a poder ser substituído por outro aparelho, com o Épsilon modernizado obviamente a continuar ao serviço, com a hipotética aquisição do Super Tucano para a EICPAC, e ainda houver eventualmente a Sky Tech com os M-346, passava-se do 8 ao 80 e sem qualquer necessidade para tanto. ::)

Para além dos simuladores, o racional deveria ser o Épsilon na selecção, instrução elementar e básica (Phase I & II), o Super Tucano na intermédia/avançada (III) e eventualmente o M-346 para a IV. A Phase V (conversão operacional), obviamente, será feita nos F-16BM. É que ouvi há dias uns zum-zums que apontam para que de facto haja a intenção de substituir o Chipmunk por uma nova aeronave, e a ser verdade a componente de formação ficaria uma completa confusão na minha opinião.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, dc, mafets

*

ARIES

  • Membro
  • *
  • 137
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +15/-13
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1164 em: Abril 19, 2021, 07:16:07 pm »
O projeto da Sky Tech já não passou á história? O que está agora em cima da mesa não é um consórcio de vários países da NATO, liderado por uma empresa canadiana? Isto segundo as declarações do ministro em junho do ano passado.

https://www.lusa.pt/article/KuyiDvP~3QM6BcZsNQktuDMSZM5iuSI1/ministro-da-defesa-anuncia-que-base-a%C3%A9rea-de-beja-ser%C3%A1-casa-dos-kc-390
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2863
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1165 em: Abril 20, 2021, 09:41:52 am »
Isso não são aparelhos a mais?

Dá perfeitamente para ser Epsilon-Epsilon-346; Epsilon-Epsilon-ST-346 ou saindo da doutrina FAP Epsilon-Epsilon-St.

Cumprimentos

Vai haver um grande aumento da necessidade de pilotos.

Mas nem todos chegam aos ST, muito menos aos M-346.

Os Epsilon são de 1987, já era altura de serem substituídos por PC-21.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1166 em: Abril 20, 2021, 11:51:01 am »
Mas um aumento da necessidade de pilotos, não obriga a que haja maior variedade de aeronaves, mas sim maior número de aeronaves dos respectivos modelos (e isso é algo que pode ser feito depois da encomenda original, se assim for necessário).

Quanto maior a variedade de aeronaves, mais complicado se torna gerir os recursos humanos. Terá que se arranjar pessoal de terra para tanto modelo de aeronave, e isso é algo que não sei se conseguimos fazer.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2863
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1167 em: Abril 20, 2021, 12:34:52 pm »
Mas um aumento da necessidade de pilotos, não obriga a que haja maior variedade de aeronaves, mas sim maior número de aeronaves dos respectivos modelos (e isso é algo que pode ser feito depois da encomenda original, se assim for necessário).

Quanto maior a variedade de aeronaves, mais complicado se torna gerir os recursos humanos. Terá que se arranjar pessoal de terra para tanto modelo de aeronave, e isso é algo que não sei se conseguimos fazer.

Mais de 90% dos pilotos podem ser formados com os meios que já temos. Onde tem de haver uma alteração é na formação de pilotos de caça, mas esses são 1 ou dois por ano.

Por isso é que a FAP queria o aluguer de horas de voo de um meio como o M-346. Dava para manter os PILAV certificados e formar um ou dois pilotos por ano.

Agora se querem uma escola internacional tem de haver capacidade para formar mais pilotos.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8610
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 998 vez(es)
  • +4059/-6469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1168 em: Abril 20, 2021, 02:44:06 pm »
O Pc21 poderia substituir os Epsilon em instrução básica, passando estes ultimos para o papel do Chipmunk.



Cumprimentos

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1229/-3449
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1169 em: Abril 20, 2021, 03:04:18 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, HSMW