Energias Renováveis

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Lusitano89

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Re: Energias Renováveis
« Responder #270 em: Dezembro 16, 2021, 06:07:14 pm »
Portugal vai transformar lamas de ETAR em energia


 

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goldfinger

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A España servir hasta morir
 

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Viajante

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Re: Energias Renováveis
« Responder #272 em: Janeiro 10, 2022, 10:26:04 pm »
El contradictorio proceso de descarbonización de Portugal

https://www.abc.es/economia/abci-contradictorio-proceso-descarbonizacion-portugal-202201090131_noticia.html#vca=rrss&vmc=abc-es&vso=tw&vli=cm-general&_tcode=ZndjZTUx

É uma saloice e xicoespertice do desgoverno socialista. Assim pode dizer a todo o mundo que a energia produzida em Portugal é renovável e quem tem de se preocupar com as taxas de CO2, etc é Espanha!!!!!!
 

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HSMW

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Re: Energias Renováveis
« Responder #273 em: Janeiro 22, 2022, 10:45:28 pm »



Portugal vai testar viabilidade de comboio a hidrogénio


Citar

Comboio experimental a hidrogénio pretende validar se esta solução tecnológica pode ser fiável e viável para a ferrovia. Projeto tem a participação de Toyota e Infraestruturas de Portugal, entre outros.


O consórcio FCH2Rail, que é integrado pela Infraestruturas de Portugal, está a desenvolver um Conjunto Híbrido Propulsor Fuel Cell (Fuel Cell Hybrid Power Pack) e a integrá-lo num comboio de demonstração bimodal.

O projeto visa testar a gestão energética e validar se pode ser uma solução fiável e viável para os comboios de zero emissões a hidrogénio.

    O PROJETO FCH2RAIL, JÁ LANÇADO EM JANEIRO DE 2021, É PIONEIRO NO CAMPO DO COMBOIO BIMODAL SEM EMISSÕES, QUE COMBINAM O USO NORMAL DA VIA E AS VIAGENS FERROVIÁRIAS SEM EMISSÕES E SEM CATENÁRIAS.

Para a próxima fase do projeto, a Toyota construiu, testou e entregou seis módulos de pilha de combustível (ou células de combustível).
Estes módulos incluem a mais recente tecnologia de segunda geração (Gen2) do fabricante japonês que oferece mais potência e maior densidade num conjunto mais compacto.

Neste projeto, foi decidido usar a configuração do módulo plano e retangular, o que permite a integração mais eficiente no tejadilho do comboio de demonstração.
Três dos módulos já foram entregues à espanhola CNH2 (Centro Nacional del Hidrógeno). Estes módulos de pilha de combustível serão primeiro testados juntamente com as baterias do sistema num banco de ensaio, antes de se mudarem para o fabricante de composições ferroviárias CAF.

Os restantes três módulos irão diretamente para a CAF até meados de fevereiro, onde os seis módulos serão instalados no comboio de demonstração.

    COM A ENTREGA DOS MÓDULOS DE PILHA DE COMBUSTÍVEL DA TOYOTA, AS EQUIPAS PODEM AGORA DESENVOLVER O CONJUNTO HÍBRIDO PROPULSOR FUEL CELL PARA O SISTEMA DE ACIONAMENTO HÍBRIDO E BIMODAL DO COMBOIO.

O sistema fuel cell combina a energia elétrica fornecida da catenária com o conjunto de potência híbrido a pilha de combustível que funciona de forma independente, e que alimenta o comboio.

Neste projeto o comboio elétrico CIVIA fabricado pela CAF é fornecido pela Renfe; ambos parceiros do consórcio FCH2RAIL. A CAF instalará os módulos de pilha de combustível, como parte do Conjunto Híbrido Propulsor Fuel Cell no comboio.

Uma vez concluída a integração, o consórcio iniciará os testes funcionais iniciais e os ensaios para o processo de aprovação na linha espanhola e portuguesa.


 :arrow: https://www.motor24.pt/sites/portugal-vai-testar-viabilidade-de-comboio-a-hidrogenio
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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