AS MAIORES FONTES DE INFORMAÇÕES: PSP/GNR

  • 18 Respostas
  • 8755 Visualizações
*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
AS MAIORES FONTES DE INFORMAÇÕES: PSP/GNR
« em: Agosto 28, 2008, 10:03:25 pm »
Participantes do Forum

As maiores fontes de informações no nosso país são os órgãos de polícia criminal de competência genérica PSP/GNR dado fazerem uma cobertura de todo o território nacional.
Carpe Diem
 

*

PintoX

  • Membro
  • *
  • 11
  • +0/-0
Re: AS MAIORES FONTES DE INFORMAÇÕES: PSP/GNR
« Responder #1 em: Agosto 28, 2008, 10:46:46 pm »
Citação de: "PEDRO GALVÃO"
Participantes do Forum

As maiores fontes de informações no nosso país são os órgãos de polícia criminal de competência genérica PSP/GNR dado fazerem uma cobertura de todo o território nacional.


Isso é bonito de ouvir, mas totalmente falso. A PSP porque não é uma força de quadrícula. A GNR até poderia se tivesse pessoal especializado nessa matéria porque cobre todo o território.
Agora Serviços de Informação e Inteligência tem um âmbito de missões enorme, que está fora do leque que pertence às forças de segurança.
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Senhor Pintox
« Responder #2 em: Agosto 29, 2008, 12:01:34 am »
A PSP/GNR tem mais pessoal especializado na área que muitos meninos que supostamente deveriam fazer esse trabalho!!
Ou será que recolher informações é andar em festas a exibir determinados cartões?!
Carpe Diem
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
Re: AS MAIORES FONTES DE INFORMAÇÕES: PSP/GNR
« Responder #3 em: Agosto 29, 2008, 12:29:27 am »
Citação de: "PEDRO GALVÃO"
Participantes do Forum

As maiores fontes de informações no nosso país são os órgãos de polícia criminal de competência genérica PSP/GNR dado fazerem uma cobertura de todo o território nacional.


Essa é uma piada muito engraçada...
Falar da investigação criminal da PSP e GNR e comparar com o SIS é como dizer que a água tem o mesmo paladar do vinho...

A PSP/GNR tem as suas informações relativamente ao que lhes compete,mas o resto que não lhes compete nem as "cheiram".
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 29, 2008, 09:54:31 am »
Acredito que PJ,SEF,PSP e GNR têm pela sua actuação de proximidade e identificação de suspeitos, a possibilidade de tropeçar em elementos importantes para a actividade dos serviços de informação.
Por isso é que deve haver colaboração entre os orgãos de polícia criminal  e os serviços de informação.
Mas nos dois sentidos.
Tanto os SI devem informar as policias para estas procederem as detencões, como os OPC´s também devem comunicar aos SI´s informação relevente que necessite dalguma "expertise" para sua exploração e tratamento.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

PintoX

  • Membro
  • *
  • 11
  • +0/-0
Re: AS MAIORES FONTES DE INFORMAÇÕES: PSP/GNR
« Responder #5 em: Agosto 29, 2008, 01:56:45 pm »
Citação de: "RicP"
Citação de: "PEDRO GALVÃO"
Participantes do Forum

As maiores fontes de informações no nosso país são os órgãos de polícia criminal de competência genérica PSP/GNR dado fazerem uma cobertura de todo o território nacional.

Essa é uma piada muito engraçada...
Falar da investigação criminal da PSP e GNR e comparar com o SIS é como dizer que a água tem o mesmo paladar do vinho...

A PSP/GNR tem as suas informações relativamente ao que lhes compete,mas o resto que não lhes compete nem as "cheiram".


Completamente de acordo.
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Senhor Ricp
« Responder #6 em: Setembro 02, 2008, 07:32:36 pm »
Não fale daquilo que não sabe quando afirmou que há informações que os órgãos de polícia criminal de competência genérica não cheiram pois obriga-me a explicar-lhe certas e determinadas situações que não posso fazê-lo neste contexto!! Seria uma violação do segredo de Estado!!
Carpe Diem
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 03, 2008, 02:10:39 pm »
Caro Pedro.
Isto aqui é um forum onde interessados como eu vêm beber e partilhar alguma informação e algumas experiências de vida.
Se não pode contrapor então não deve dar inicio a uma discussão.
Isso de dizer que os outros estão errados e utilizar como argumento o segredo de estado é no mínimo simplista.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 03, 2008, 02:26:07 pm »
... E RIDÍCULO!
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 04, 2008, 08:22:57 pm »
Citação de: "Pintox"
Isso é bonito de ouvir, mas totalmente falso. A PSP porque não é uma força de quadrícula. A GNR até poderia se tivesse pessoal especializado nessa matéria porque cobre todo o território.


Apetece-me dizer-lhe uma coisa parecida com “qual quadricula qual carapuça!”

A recolha (e posterior tratamento) de informações tem, designadamente, por finalidade antecipar e se possível minimizar ou mesmo anular os efeitos de actividades ilícitas que possam por em causa os interesses (e não só a segurança) dos cidadãos, das instituições e do estado.
Essa recolha é feita junto das pessoas (e grupos de pessoas) pois só essas agem ou podem agir por acções e omissões susceptíveis de interessar aos serviços de inteligência e segurança relevantes.

Convém por isso lembrá-lo que – independentemente das quadrículas ou circulos em que se move a GNR –, 80% dos portugueses e 95% dos estrangeiros residentes em Portugal vivem na área de jurisdição da PSP.

As berças, boiças, soutos e penedos não constituem qualquer perigo para a nação nem para quem nela vive. As pessoas que nelas e à volta delas residem, essas sim, mas são apenas 20% do total.

Por isso mesmo a PSP é uma força de segurança que leva esse assunto muito a sério, tem dois departamentos vocacionados e equipados para o efeito (um conhecido e regular – o DEPINFO, um outro discreto que nem os policias dele conhecem simples coisas como a sua designação) e é também a principal alimentadora das bases de dados do SIS.
::..Trafaria..::
 

*

PintoX

  • Membro
  • *
  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 05, 2008, 08:10:22 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citação de: "Pintox"
Isso é bonito de ouvir, mas totalmente falso. A PSP porque não é uma força de quadrícula. A GNR até poderia se tivesse pessoal especializado nessa matéria porque cobre todo o território.

Apetece-me dizer-lhe uma coisa parecida com “qual quadricula qual carapuça!”

A recolha (e posterior tratamento) de informações tem, designadamente, por finalidade antecipar e se possível minimizar ou mesmo anular os efeitos de actividades ilícitas que possam por em causa os interesses (e não só a segurança) dos cidadãos, das instituições e do estado.
Essa recolha é feita junto das pessoas (e grupos de pessoas) pois só essas agem ou podem agir por acções e omissões susceptíveis de interessar aos serviços de inteligência e segurança relevantes.

Convém por isso lembrá-lo que – independentemente das quadrículas ou circulos em que se move a GNR –, 80% dos portugueses e 95% dos estrangeiros residentes em Portugal vivem na área de jurisdição da PSP.

As berças, boiças, soutos e penedos não constituem qualquer perigo para a nação nem para quem nela vive. As pessoas que nelas e à volta delas residem, essas sim, mas são apenas 20% do total.

Por isso mesmo a PSP é uma força de segurança que leva esse assunto muito a sério, tem dois departamentos vocacionados e equipados para o efeito (um conhecido e regular – o DEPINFO, um outro discreto que nem os policias dele conhecem simples coisas como a sua designação) e é também a principal alimentadora das bases de dados do SIS.


Está bem, pode dizer o que quiser. Você tem a sua opinião, eu tenho a minha. A GNR também tem oficiais de ligação com o SIS. Para além disso o que queria dizer era que os agentes que andam no terreno não ligam a certos factos que no fundo até podem ser relevantes.

Agora quanto às jurisdições você diga o que quiser, mas que a GNR está em todo o lado está, e a PSP não.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 05, 2008, 08:56:23 pm »
Eles nem a parte do território que lhes está confiada policiam quanto mais agora aquela que é jurisdição de outras forças.

Mais: nao exprimi uma opinião, no post anterior relatei factos.
::..Trafaria..::
 

*

PintoX

  • Membro
  • *
  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 05, 2008, 11:55:51 pm »
Citação de: "Trafaria"
Eles nem a parte do território que lhes está confiada policiam quanto mais agora aquela que é jurisdição de outras forças.

Mais: nao exprimi uma opinião, no post anterior relatei factos.


Como é que sabe que não é policiada? São raras as operações que se vêm na TV da GNR, ao contrário da PSP: fazem qualquer coisa e aparece logo na TV como sendo uns grandas operacionais...

Você fala do que não sabe e ainda difama a GNR.
« Última modificação: Setembro 06, 2008, 12:04:10 am por PintoX »
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
jmg
« Responder #13 em: Setembro 06, 2008, 12:02:37 am »
Senhor jmg

Há situações que eu poderia explanar de outra forma mas não me ficaria bem fazê-lo neste contexto! E é dentro deste contexto que eu referi "segredo de Estado"!
Carpe Diem
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 06, 2008, 09:24:09 am »
Então não tem nenhuma lógica que venha para este local público de partilha de informação lançar um debate se depois não pode argumentar....
E é esse pormenor que lança a dúvida sobre si e sobre aquilo que sabe ou não.
Porque alguém ligado ao meio não vem a um forum "gabar-se" que está envolvido em matéria que merece a classificação de segredo de estado.

Artigo 3.°
Classificação de segurança

1 - A classificação como segredo de Estado nos termos do artigo anterior é da competência do Presidente da República, do Presidente da Assembleia da República, do Primeiro-Ministro, dos Ministros e do Governador de Macau.
2 - Quando, por razão de urgência, for necessário classificar um documento como segredo de Estado, podem fazê-lo, a título provisório, no âmbito da sua competência própria, com a obrigatoriedade de comunicação, no mais curto prazo possível, para ratificação, às entidades referidas no n.° 1 que em cada caso se mostrem competentes para tal:
a) O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas; b) Os directores dos serviços do Sistema de Informações da República.
3 - A competência prevista nos n.°s 1 e 2 não é delegável.
4 - Se no prazo máximo de 10 dias contados a partir da data da classificação provisória esta não for ratificada, opera-se a sua caducidade.

( http://www.verbojuridico.net/legisl/out ... stado.html )

Como pode ver não deve apelar ao segredo de estado de ânimo leve e fica a saber que este obedece a regras rígidas.
Por isso acho estranho vir para este forum lançar um debate e de seguida refugiar-se num conceito tão crítico.
quem lida com matérias classificadas como o segredos de estado não vem aí afirma-lo ou quer que alguém descubra o seu endereço IP para poder localizá-lo? (Eles andam aí)
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ