Licenciados na PSP

  • 41 Respostas
  • 17601 Visualizações
*

abc

  • 9
  • +0/-0
Licenciados na PSP
« em: Julho 31, 2008, 07:28:26 pm »
Boas ppl!!

Iniciei este novo topic porque apesar de ter procurado pelo forum não encontrei nenhum onde pudesse "encaixar" este assunto.

Sou estudante de medicina dentaria e por estranho que pareça gostava tambem de ser agente da psp, candidatando me ao respectivo curso no final do meu actual (MD). A minha questão, sobretudo aos actuais agentes da psp que aqui possam andar, é se é possivel ser se agente da psp e ter outra actividade (no meu caso dentista) ao mesmo tempo?
Mesmo que por questões de horario seja dificil, ha alguma impossibilidade em termos de lei organica da psp??

Existem muitos licenciados na policia (sem serem oficiais) ou ainda a maioria apenas tem o 12º ano?

Obrigado
Abraço
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 31, 2008, 09:40:28 pm »
Estatuto do pessoal da PSP
Decreto-Lei n.º 511/99 de 24 de Novembro
 ......
CAPÍTULO VI
Deveres, incompatibilidades e direitos
SECÇÃO I
Pessoal com funções policiais
......
SUBSECÇÃO I
Deveres, incompatibilidades e regime disciplinar

Artigo 49.º
Incompatibilidades e acumulação de funções
1 - O pessoal com funções policiais está sujeito ao regime geral de incompatibilidades e acumulações de funções públicas e privadas aplicável à Administração Pública.
2 - A acumulação de funções no âmbito da PSP pode ser determinada, a título excepcional, por despacho fundamentado:
a) Do director nacional, para as acumulações em comando diferente daquele em que o pessoal presta serviço;
b) Dos respectivos comandantes, para os restantes casos.
3 - O despacho que determinar a acumulação de funções deve constar em ordem de serviço.
......
SUBSECÇÃO IV
Regime de trabalho
Artigo 69.º
Serviço permanente
1 - O serviço da PSP é de carácter permanente e obrigatório.
2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, será definido por despacho do Ministro da Administração Interna o horário normal de serviço.
3 - Sem prejuízo do regime normal de trabalho, o pessoal com funções policiais não pode recusar-se, sem motivo justificado, a comparecer no seu posto de trabalho ou a nele permanecer para além desse período, nem eximir-se a desempenhar qualquer missão de serviço, desde que compatível com a sua categoria funcional.
4 - Sempre que o estado de segurança ou circunstâncias especiais o exigirem, poderão ser formados, para além do horário normal de serviço, piquetes em número e dimensão adequados às situações.
5 - O patrulhamento da via pública é executado por pessoal com funções policiais em regime de serviço por turnos.
6 - O desempenho dos serviços de piquete e de turno confere o direito aos suplementos correspondentes.


Cumprimentos
 

*

abc

  • 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 31, 2008, 09:51:10 pm »
Fiquei sem perceber se é incompativel ser agente da psp, cumprindo naturalmente todos os meus deveres enquanto tal, e por outro lado dentista em consultorio privado, durante as horas nas quais não estaria de serviço...
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 31, 2008, 11:09:52 pm »
abc, pelo que já me informaram, não podes exercer nenhuma profissão que esteja sob a "alçada" criminal da PSP. Ou seja, não, à partida não podes exercer.

Em relação à segunda pergunta, já devem existir alguns (poucos). Se tudo correr bem, em breve terão mais um.

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 01, 2008, 12:52:48 pm »
AJ,
Alçada criminal!!! O que é isso?

Já lá vão os tempos (anos 70) em que só tínhamos 1 licenciado na PSP, era ele o Dr. Serra, Guarda-sinaleiro, licenciado em direito. Com os tempos o panorama tem mudado (sobretudo desde meados da década de 80) e o aparecimento de licenciados a candidatarem-se ao curso de agentes é hoje em dia cada vez mais comum.
Andarão já pela ordem das centenas… se são poucos ou muitos, depende da “óptica” de cada um (para o AJ são poucos).
Portanto a resposta é sim, há licenciados (e até uns quantos mestres) a “polir o paralelo” … :)

Quanto à acumulação com outra actividade:
Enquanto agentes temos que ter presente que o vínculo à função é permanente, policia é uma condição, é o que somos, não tanto o que fazemos.  

Quanto ao exercício especifico de medicina dentária nas horas vagas:
Esses casos são analisados um a um. Posso adiantar que há uns anos atrás um tipo nem bombeiro voluntário podia ser. Agora até podemos ser árbitros oficiais das federações (coisa impensável há 20 anos atrás).

Há uma regra, muito ampla, muito abrangente, que determina que não podemos exercer qualquer actividade que recaia no âmbito de fiscalização da PSP. Como se trata de uma Policia de competência generalista muito poucas actividades ficarão de fora  … e dai a necessidade de serem escrutinadas uma a uma.
« Última modificação: Agosto 01, 2008, 12:58:01 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 01, 2008, 12:54:40 pm »
Tive um colega que era PSP e Bombeiro Voluntário, posso garantir-vos que era uma enorme mais valia em certo tipo de ocorrências.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

abc

  • 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 01, 2008, 04:04:04 pm »
Antes de mais, muito obrigado pelas vossas respostas!! Lembro me de ver ha uns tempos atras numa revista chamada "Saude oral" destinada a medicos dentistas, precisamente uma entrevista a um dentista que era ao mm tempo agente da policia, ate vinha na capa a foto dele no consultorio com o cracha da psp em cima da cadeira de dentista...

Daí ter feito esta pergunta porque sinceramente gostava muito de ser agente da psp mas não posso "deitar fora" tantos anos de formação em MD...

Já agora tambem sou bombeiro e TAS do INEM. Espero que tambem permitam isso hehehe :)
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 01, 2008, 05:53:02 pm »
Isso já começa a ser muita coisa junta.
Convém lembrar que nenhuma dessas actividades extra-policiais te pode alguma vez dispensar - de resto nem as podes alegar como desculpa - de comparecer no teu local de serviço sempre que solicitado.

Na policia uma falta injustificada dá processo disciplinar.
::..Trafaria..::
 

*

abc

  • 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 01, 2008, 06:41:48 pm »
Trafaria a parte de bombeiro e TAS do inem foi apenas por curiosidade e por alguem o ter referido em cima ;)

Claro que estou perfeitamente ciente que o dia tem apenas 24h, e ha que fazer opções na vida...de kk forma a ideia era sp ser agente da psp e se possivel, medico dentista nas horas em que não estivesse de serviço. Ate porque segundo sei, a psp funciona por turnos certo? Ou seja, um agente que faça o turno da manha, terá a partida a tarde livre, correcto?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 01, 2008, 06:47:16 pm »
Certo,
E nem só isso, há dias em se sai, por exemplo, à 01H00 da matina e só se entra no dia seguinte à mesma hora. Para quem queira desenvolver uma outra actividade (seja ela qual for, remunerada ou não) é sem duvida bem melhor estar numa escala de serviço do que num horário de expediente.

Eu trabalho por turnos e confesso que tenho tempo para tudo...
::..Trafaria..::
 

*

abc

  • 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 01, 2008, 06:51:05 pm »
Exacto, foi isso mesmo que pensei, ate porque no caso muito especifico da MD, o proprio dentista é que vai gerindo a sua propria agenda, por isso acho que se não for proibido por algum regulamento interno, é perfeitamente possivel a acumulação destas 2 actividades...

Já agora, a nivel da unidade especial de policia, os horarios dos agentes são semelhantes aos dos outros colegas, ou variam?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 01, 2008, 06:52:20 pm »
Deixo-te aqui para tua referencia o horário de serviço de um agente duma esquadra de Lisboa:

19h00/01h00
 19h00/01h00
 13h00/19h00
 13h00/19h00
 07h00/13h00
 07h00/13h00
 01h00/07h00
 01h00/07h00
 Folga
 Folga

 19h00/01h00 e segue...
::..Trafaria..::
 

*

abc

  • 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 01, 2008, 06:56:04 pm »
Acho que é o tipico horario por turnos, semelhante ao pessoal do inem, enfermeiros etc... e perfeitamente compativel com outras actividades.

Todos os anos existem cursos para admissão de agentes?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Agosto 01, 2008, 06:57:38 pm »
Nas unidades especiais em geral não terás a mesma liberdade.
Embora também tenham horários a sua imprevisibilidade é grande e aquilo que se chama de "disponibilidade permanente" tem ali maior significado e aplicação.
« Última modificação: Agosto 01, 2008, 07:00:17 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #14 em: Agosto 01, 2008, 06:59:12 pm »
Citar
Todos os anos existem cursos para admissão de agentes?

Quase todos.
::..Trafaria..::