Substituição dos UMM

  • 68 Respostas
  • 20748 Visualizações
*

Bravo Two Zero

  • Especialista
  • ****
  • 1007
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Junho 04, 2008, 11:45:28 pm »
Pela minha experiência pessoal, o Land Rover e o Toyota Land Cruiser são a génese perfeita de como um todo o terreno deveria ser.

O defeito do UMM era a sua motorização. Aquele 2.5 TD da Peugeot era um martírio para problemas de refrigeração. Talvez com um motor alemão ou japonês, porque o UMM tinha excelentes capacidades offroad e uma carroçaria quase indestrutível.

PS. Não cumpri SMO, mas conduzi um ALTER II Longo dos BVM durante 4 anos.
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Junho 05, 2008, 12:31:53 am »
ja andei em toyotas (tanto as pick ups, que não interessam aqui para o caso como o jeeps), umm alter e umm cornilho, e para mim o que prefiro para ter no mato é de longe o cornilo, pois é o mais robusto e facil de arranjar (desenrascar) no meio do nada, e o pior nessa area é o toyota.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Junho 05, 2008, 12:48:08 am »
Existe uma mentalidade de que o que é novo é melhor do que o que é antigo (e na maior parte dos casos isso é verdade), mas nem sempre é assim, por exemplo a troca das Berliet Tramagal, pelas DAF, foi bom a nivel de poupança de combustivel e viagens em estrada, mas a nivel tatico é como comparar a forma de nadar de um golfinho com a forma de nadar de um caniche.
e a substituição da G3, apesar de para muitos ser importente, para mim e para muitos é um desperdicio, pois as opções que nos são dadas são piores do que o que temos (mas como é novo e no calibre da moda).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #33 em: Junho 06, 2008, 09:47:42 pm »

Eles continuam por aí e não são assim tão poucos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Junho 06, 2008, 09:49:56 pm »
no regimento de lanceiros 2 é o que não falta!!!!



ps: os volkswagen golf´s é que acho que deveriam ser substituídos pelos novos volkswagen jetta!!! :D  :D

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #35 em: Junho 07, 2008, 05:49:05 pm »
E se eu disser que...


Só! E não, não deu a volta.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2989 vez(es)
  • Enviou: 2242 vez(es)
  • +1339/-3462
(sem assunto)
« Responder #36 em: Junho 07, 2008, 05:54:52 pm »
Ui, tenho a leve impressão que a minha prole (que está por nascer) ainda vai andar nisso. :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Junho 08, 2008, 05:35:47 pm »
vocês acham que os UMM deveriam ser substituidos?

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Junho 08, 2008, 06:52:07 pm »
Claro que sim!

Por outros UMM`s.
Com vontade politica e mais algo... Revistas as lacunas (sobejamente conhecidas), seria uma grande contratação para o sec  XXI.

Um Abraço.
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Junho 08, 2008, 07:03:44 pm »
Sou da mesma opiniao. :wink:
Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #40 em: Junho 08, 2008, 07:13:18 pm »
Amigos eu não tenho nada contra o UMM mas penso que quando chega a altura de substituir um sistema de armas qualquer há que encontrar o melhor substituto possivel e não nos podemos levar pela nostalgia.

Há que encontrar o mais barato (ao Estado interessa é o preço), o mais eficiente no cumprimento da sua missão, que tenha melhores contra-partidas ou acordos de qualquer género, possivelmente que possa ser construido em Portugal e por Portugueses (Pandur II, NPO, etc), e outros requesitos que eu nem sei, no fundo tem que ser o melhor, o melhor.

Se for viável uma modenização dos UMM e eles fiquem ao mesmo nivel de um veiculo modermo que se faça, senão é reforma-los...

A nostalgia é inimiga da evolução, é importante recordar o passado e os feitos de Portugal mas temos que exigir o melhor, senão e se ainda fosse possivel (ironia) ainda ai andava o Exército do D. Afonso Henriques e a Marinha do Vasco da Gama.
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Junho 08, 2008, 07:25:30 pm »
neste momento, qual é que era o veiculo que vocês escolhiam para substituir os UMM?

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Junho 08, 2008, 07:40:06 pm »
Estou inteiramente de acordo com o o seu ponte de vista.
Mas exemplos de como se preteriu o material "português" as luvas de um qualquer general ou afim, são inúmeros.
Cito apenas dois.

Concurso da Berliet vs DAF (e lembro que a Berliet proposta, nada tinha a ver com o modelo que anteriormente tão boas provas tinha dado).
Concurso da Lusa vs FAMAE S.A.F. (nada tem a ver com um concurso directo do Exercito, mas...)

E com a crise que atravessa o sector dos componentes para a indústria automóvel, seria um bom impulso para a mesma.
Tirando ser o motor, julgo que todos os outros componentes poderiam ser 100% made in Portugal.

Um Abraço.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4530
(sem assunto)
« Responder #43 em: Junho 09, 2008, 10:37:21 am »
Tenho pena que a Uniao Metalo Mecanica tenha deixado de fabricar e de desenvolver o jipe UMM .

Trata-se dum véiculo rustico, fiavel e "passe partout" , muito apreciado até por muitos civis, bombeiros, etc. que ainda continuam a utiliza-lo, tanto em Portugal como nalguns paises .

Portugal tem as condiçoes para desenvolver, fabricar e comercializar um véiculo ligeiro tactico que seria declinado em varias versoes e destinado a todos os ramos das FA e às diversas policias.
O mercado neste segmento esta longe de estar saturado e as perspectivas de o exportar para rentabilizar o projecto sao boas... tanto mais nao seja pelo preço das viaturas concorrentes : Land Rover, Toyota, etc.  Estes ultimos modelos para além de serem muito caros, têm uma manutençao dispendiosa...
 

*

João Oliveira Silva

  • Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Junho 11, 2008, 04:07:50 pm »
Citar
vocês acham que os UMM deveriam ser substituidos?
Citar
Claro que sim!

Por outros UMM`s.
Com vontade politica e mais algo... Revistas as lacunas (sobejamente conhecidas), seria uma grande contratação para o sec XXI.


Nunca estive tão de acordo com qualquer afirmação feita no fórum como com esta última do Nuno Calhau.
500% de acordo.
Substituidos, sim mas por modelo nacional, mesmo que produzido sob licença. A UMM já não existe mas a Fabrequipa parece-me que está a fazer um excelente trabalho com os pandur... e creio que não lhe será muito dificil produzir umas " carradas " de jeep's ligeiros.
Forças Armadas, bombeiros, câmaras, empresas, particulares, exportação, são potenciais clientes desde que haja vontade e os corruptos do costume não matem o bebé...
Cumprimentos,