As análises dos russos, são de morrer a rir...
Uma comparação simples, pode-se fazer na industria automóvel.
A China, produz hoje automoveis para um mercado que absorveu 18.06 milhões de veículos em 2010. Muitos deles começam a ser desenhados localmente, quando a Russia, ainda está agarrada aos velhos modelos Moskovich modernizados. Dos 1.6 milhões de carros que o mercado russo absorve, só 32% são modelos russos (que representam 16% do mercado em valor). A industria russa não consegue produzir modelos capazes e está imobilizada.
A qualidade dos carros russos, exceptuando a capacidade do motor para funcionar em climas frios, é tão má, que em 2008 foi necessário aumentar as taxas de importação para 30%, o que provocou motins em vários pontos do país, onde os carros importados japoneses são melhor cotados que os carros russos novos. Esta medida permitiu aumentar as vendas das fábricas americanas e europeias que montam os carros na Russia.
Exactamente no mesmo ano em que os russos aumentavam os impostos para tentar salvar o que resta da sua industria moribunda, os chineses baixaram os impostos e a China está a comprar dez a onze vezes mais carros que a Russia. O mercado chinês é abastecido essencialmente pelas fábricas locais, que neste momento dão um banho de estilo aos russos, embora ainda não atinjam a resistência dos carros russos, especialmente nos climas frios.
Estima-se que a China tenha fabricado em 2010, 15.500.000 (86%) de carros, dos 18.060.000 carros que o mercado chinês comprou.
Fábricas privadas chinesas como a GEELY, que comprou a VOLVO, para se especializar em viaturas mais seguras, já superam tudo o que a industria automóvel russa pode sonhar produzir nos próximos cinco anos.
O GEELY CK, foi apresentado em Detroit, para venda no mercado americano:
A GEELY já está a desenvolver carros hibridos, enquanto que os russos continuam a insistir no modelo VOLGA dos anos 60, com um facelift.
Têm muitos projectos, muitos desenhos, mas quando chega à hora da entrega, acabam sempre por só dispor dos velhos modelos.
Os russos, esquecem um facto que os americanos já entenderam:
A China está a andar muito mais depressa que o ocidente.
E se está a andar mais depressa que o ocidente, então está a andar muitissimo mais depressa que a Russia, especialmente esta sonolenta, decadente e corrupta Russia de Putin, um homem que chegou ao poder com a promessa de levar a nova russia para a Europa, mas que na realidade se limitou a trazer os velhos costumes corruptos do velho e decadente estado comunista.
É quase de morrer a rir, ver um comentário a dizer que a China está consistentemente 20 anos atrasada. A China está atrasada relativamente à América e a Europa, uns 15 anos mas relativamente à Russia, em muitos casos já a ultrapassou (o exemplo da industria automovel é apenas um, mas há dezenas ou centenas de casos).
No caso da aeronave J-20 é preciso ter a visão muito convexa, para não entender que o próprio projecto T-50 da Sukhoi, não é nada mais que uma versão de caça stealth barateada, com um custo estimado em 6.000 milhões de dolares.
O caça chinês tem um custo de desenvolvimento estimado em DEZ vezes mais que isso.
No T-50, exteriormente, são evidentes as influências e as dimensões do Su-27 Flanker, pois o ferramental utilizado para fazer o único protótipo que os russos fizeram voar até ao momento foi basicamente o mesmo.
Onde os chineses foram copiar o J-20 ?
Haverá influência de um projecto que os próprios russos abandonaram porque não tinham dinheiro para o desenvolver (isso pode ser claro), mas a parte da frente do J-20 não tem nada de MiG e não tem absolutamente nada de Sukhoi.
Uma coisa é no entanto verdade: Os chineses, como os russos, estão muito atrás dos americanos e mesmo dos europeus em termos de sistemas electrónicos, radares e sistemas de navegação, bem como em termos de armamento.
A Russia, continuará a tentar turbinar tudo o que ainda tem do periodo soviético, sem desenvolver nada de novo e agarrando-se a tudo o que for velho e ultrapassado.
Já a China, atira-se para a frente com a avidez de um novo-rico, que investe em tudo, esperando obter lucro de alguma coisa.