Pós Graduação para ingresso nos SI

  • 33 Respostas
  • 19779 Visualizações
*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 28, 2008, 05:41:49 am »
Citação de: "Manecas"
Nisso, o site do SIS está correcto: pessoal de Ciências Sociais e Humanas. Isto inclui Relações Internacionais (em Portugal já há faculdades com formação específica para Informações, sobretudo em escolas onde leccionam figuras ligadas às Informações), Ciência Política, Economia, Direito, Sociologia, História, Geografia, Filosofia, etc.. Para operações técnicas é que há pessoal de Engenharias e cursos ligados à tecnologia (comunicações, por exemplo).
Essa dos engenheiros e matemáticas e afins é de quem anda a ver demasiados filmes.


Como voce nao faz ideia do que esta a falar eu vou-lhe explicar um promenor 75% dos funcionarios da nsa sao matematicos, engenheiros ou psicologos! os outros 25% devem estar divididos entre limpeza, cozinheiros, motoristas etc...  E nao tiram cursos de "informacao" (LOL)  :toto:  Eles sao geralmente os melhores e com melhores notas das melhores universidades e sao convidados para ingressar nesta carreira!
Os melhores agentes sao convidados a ingressar nao mandam curriculum nem fazem concursos! Alguem ja segue o percurso da pessoa a distancia e ve se interessa ou nao!
 

*

Manecas

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 28, 2008, 05:35:09 pm »
Citação de: "oultimoespiao"
Citação de: "Manecas"
Nisso, o site do SIS está correcto: pessoal de Ciências Sociais e Humanas. Isto inclui Relações Internacionais (em Portugal já há faculdades com formação específica para Informações, sobretudo em escolas onde leccionam figuras ligadas às Informações), Ciência Política, Economia, Direito, Sociologia, História, Geografia, Filosofia, etc.. Para operações técnicas é que há pessoal de Engenharias e cursos ligados à tecnologia (comunicações, por exemplo).
Essa dos engenheiros e matemáticas e afins é de quem anda a ver demasiados filmes.

Como voce nao faz ideia do que esta a falar eu vou-lhe explicar um promenor 75% dos funcionarios da nsa sao matematicos, engenheiros ou psicologos! os outros 25% devem estar divididos entre limpeza, cozinheiros, motoristas etc...  E nao tiram cursos de "informacao" (LOL)  :toto:  Eles sao geralmente os melhores e com melhores notas das melhores universidades e sao convidados para ingressar nesta carreira!
Os melhores agentes sao convidados a ingressar nao mandam curriculum nem fazem concursos! Alguem ja segue o percurso da pessoa a distancia e ve se interessa ou nao!



  Pelos vistos está identificado o autor da "obra" na Wikipédia. Quem não faz a mínima ideia do que está a falar é o senhor, que nem escrever decentemente sabe.
  Primeiro, não confunda a NSA com o SIS (como se isso fosse possível na cabeça de alguém de Informações). A NSA tem competências diferentes de um serviço como o SIS, que é mais abrangente, já que este trata da recolha de informação por OSINT, HUMINT, SIGINT (COMINT, ELINT, etc.) ou quaisquer outros meios ao dispor dos nossos serviços.
A National Security Agency lida fundamentalmente com SIGINT e com criptografia, tendo sim, como é óbvio, matemáticos, físicos e engenheiros, que são os profissionais mais aptos para esta categoria das Informações, que constituem a maior parte dos funcionários do serviço. O que não quer dizer que sejam os mais aptos para todas as categorias das Informações. Atenção que tem também funcionários da área de Letras, como tradutores e peritos em linguística, dado que o objecto de recolha e estudo da NSA assim o obriga.
  Contudo, não é um serviço de Informações "completo", ou seja, com várias categorias de Informações, como a CIA, por exemplo. Assim, a NSA é um serviço altamente especializado, não podendo ser comparado com serviços mais "generalistas", por assim dizer. E já agora, a NSA, ao que se sabe, ocupa-se sobretudo da intercepção de comunicações externas, sabendo-se no entanto de algumas "excepções" no plano doméstico. Toda esta actividade é levada a cabo cooperando com as unidades militares dos EUA que actuam nesta categoria das Informações, englobando-se assim a NSA e os militares no CSS, Central Security Service. Sendo o SIS um serviço de Informações de Segurança, ou "internas" como já li algures pelo fórum, a comparação com a NSA é ainda mais errónea.
  Avançando para a formação dos quadros. Cursos de informação? Eu escrevi informação, por acaso? Não, escrevi "Informações". E sim, há vertentes de cursos de mestrado e pós-graduações com uma componente de Informações, alguns centrando-se em categorias, outros mais generalistas. Se o amigo não as conhece e chama-lhe "cursos de informação", achando que é mentira, então é porque não sabe o que por aí se passa e ainda insiste em ter o típico comportamento português de fanfarronice ignorante. Para se informar melhor e deixar de escrever asneiras, fazendo figura de asno, ficam aqui umas quantas instituições com cursos deste tipo: AM, ISCSP e FDUNL. Agora o senhor faça o que lhe compete como pseudo-espião das internetes e investigue os cursos, seus currículos e docentes.
  Posto isto, não fale o senhor do que não sabe, que só se enterra e ainda faz rir os outros com tanta ignorância. Está visto que pouco percebe destas coisas e anda armado em paladino e perito em Informações cá do fórum, coisa que não é e não é título que eu procure nem me acho dono da verdade, só me registei para contribuir com algo minimamente relevante. O senhor com toda essa sobranceria, revela ainda ser portador do "vírus NSA", que atinge por norma os incautos facilmente impressionáveis que acham que a NSA é O serviço de Informações mais completo e competente que existe, muito por influência de séries de televisão como a "24" (que não é sobre a NSA) ou filmes como o "Enemy of the State". Bem hajam.
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Junho 28, 2008, 07:26:06 pm »
A Academia Militar não ministra cursos de informações, nas disciplinas de tácticas e operaçoes militares encontram-se tópicos relacionados com informações e algumas Escolas Práticas ministram curso de Operações e Informações.
Mas no Exército a Entidade com responsabilidades nesta area é o Batalhão de Informações e Segurança Militar ( em reestruturação com a sua saída da Trafaria), que ministra cursos de Operações HUMINT, Criptologia, segurança Militar e ministrava o de material e segurança Cripto.
Também é interessante referir que o IGeoE tem algumas valências nesta área já que ministra o curso de interprete de imagem, que permite retirar info das fotos satelite vindas do centro de Jerez por exemplo.
Nesses vários cursos existe a colaboração dos serviços de informações para ministrar algumas aulas....
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Junho 28, 2008, 09:27:20 pm »
Citação de: "Manecas"
Citação de: "oultimoespiao"
Citação de: "Manecas"
Nisso, o site do SIS está correcto: pessoal de Ciências Sociais e Humanas. Isto inclui Relações Internacionais (em Portugal já há faculdades com formação específica para Informações, sobretudo em escolas onde leccionam figuras ligadas às Informações), Ciência Política, Economia, Direito, Sociologia, História, Geografia, Filosofia, etc.. Para operações técnicas é que há pessoal de Engenharias e cursos ligados à tecnologia (comunicações, por exemplo).
Essa dos engenheiros e matemáticas e afins é de quem anda a ver demasiados filmes.

Como voce nao faz ideia do que esta a falar eu vou-lhe explicar um promenor 75% dos funcionarios da nsa sao matematicos, engenheiros ou psicologos! os outros 25% devem estar divididos entre limpeza, cozinheiros, motoristas etc...  E nao tiram cursos de "informacao" (LOL)  :toto:  Eles sao geralmente os melhores e com melhores notas das melhores universidades e sao convidados para ingressar nesta carreira!
Os melhores agentes sao convidados a ingressar nao mandam curriculum nem fazem concursos! Alguem ja segue o percurso da pessoa a distancia e ve se interessa ou nao!


  Pelos vistos está identificado o autor da "obra" na Wikipédia. Quem não faz a mínima ideia do que está a falar é o senhor, que nem escrever decentemente sabe.
  Primeiro, não confunda a NSA com o SIS (como se isso fosse possível na cabeça de alguém de Informações). A NSA tem competências diferentes de um serviço como o SIS, que é mais abrangente, já que este trata da recolha de informação por OSINT, HUMINT, SIGINT (COMINT, ELINT, etc.) ou quaisquer outros meios ao dispor dos nossos serviços.
A National Security Agency lida fundamentalmente com SIGINT e com criptografia, tendo sim, como é óbvio, matemáticos, físicos e engenheiros, que são os profissionais mais aptos para esta categoria das Informações, que constituem a maior parte dos funcionários do serviço. O que não quer dizer que sejam os mais aptos para todas as categorias das Informações. Atenção que tem também funcionários da área de Letras, como tradutores e peritos em linguística, dado que o objecto de recolha e estudo da NSA assim o obriga.
  Contudo, não é um serviço de Informações "completo", ou seja, com várias categorias de Informações, como a CIA, por exemplo. Assim, a NSA é um serviço altamente especializado, não podendo ser comparado com serviços mais "generalistas", por assim dizer. E já agora, a NSA, ao que se sabe, ocupa-se sobretudo da intercepção de comunicações externas, sabendo-se no entanto de algumas "excepções" no plano doméstico. Toda esta actividade é levada a cabo cooperando com as unidades militares dos EUA que actuam nesta categoria das Informações, englobando-se assim a NSA e os militares no CSS, Central Security Service. Sendo o SIS um serviço de Informações de Segurança, ou "internas" como já li algures pelo fórum, a comparação com a NSA é ainda mais errónea.
  Avançando para a formação dos quadros. Cursos de informação? Eu escrevi informação, por acaso? Não, escrevi "Informações". E sim, há vertentes de cursos de mestrado e pós-graduações com uma componente de Informações, alguns centrando-se em categorias, outros mais generalistas. Se o amigo não as conhece e chama-lhe "cursos de informação", achando que é mentira, então é porque não sabe o que por aí se passa e ainda insiste em ter o típico comportamento português de fanfarronice ignorante. Para se informar melhor e deixar de escrever asneiras, fazendo figura de asno, ficam aqui umas quantas instituições com cursos deste tipo: AM, ISCSP e FDUNL. Agora o senhor faça o que lhe compete como pseudo-espião das internetes e investigue os cursos, seus currículos e docentes.
  Posto isto, não fale o senhor do que não sabe, que só se enterra e ainda faz rir os outros com tanta ignorância. Está visto que pouco percebe destas coisas e anda armado em paladino e perito em Informações cá do fórum, coisa que não é e não é título que eu procure nem me acho dono da verdade, só me registei para contribuir com algo minimamente relevante. O senhor com toda essa sobranceria, revela ainda ser portador do "vírus NSA", que atinge por norma os incautos facilmente impressionáveis que acham que a NSA é O serviço de Informações mais completo e competente que existe, muito por influência de séries de televisão como a "24" (que não é sobre a NSA) ou filmes como o "Enemy of the State". Bem hajam.


Pode pintar da cor que quiser  ou ate dizer que branco e preto! se insistir muito ate se vai convencer a si proprio! Isso chama-se "self-deception" ou traduzindo enganar-se a si proprio!
 

*

Jaromil

  • Membro
  • *
  • 56
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 29, 2008, 03:26:28 am »
oultimoespiao


Desculpe, sem querer parecer um ataque á sua pessoa, o facto é que não o vi argumentar nada de jeito. Este seu último comentário não acrescenta nada aos seus outros e também não refuta a argumentação do Menacas. Estas discussões são interessantes e muitas vezes esclarecedoras da maioria dos internautas.
Considera você que a NSA é um serviço análogo ao nosso SIS? Faz sentido para si o SIS ter 75% do seu efectivo com qualificações de engenharia, matemáticos, tecnologias? E porquê? Quais são os seus argumentos?
Obrigado
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 29, 2008, 06:36:53 am »
Citação de: "Jaromil"
oultimoespiao


Considera você que a NSA é um serviço análogo ao nosso SIS? Faz sentido para si o SIS ter 75% do seu efectivo com qualificações de engenharia, matemáticos, tecnologias? E porquê? Quais são os seus argumentos?
Obrigado


Claro que nao. mas e esta a mais importante das 18 que aqui ha! portugal so tendo 2 ou 3 tem que ser mais polivalentes.
A nsa e uma organizacao de recolha, intercepcao de comunicacoes, analize de informacoes, criptica e decifra,  tem a seu encargo uma rede mundial de satelites, sigint, echelon, esquadroes de cobra-ball's fora o que nos nao sabemos (incluindo satelites nucleares). Tem o seu orcamento normal e um "black budget" de $6bn ano. numa estrutura destas altamente dependente de analize e interpretacao e prioritario que os seus funcionarios estejam vocacionados para serem matematicos ou vindo de cursos ligados a tecnologia!
Se quer que lhe diga sobre o sis nem sei o que a sigla significa, mas deu-me a entender que alguem neste forum anda desempregado e anda a tentar convencer-se a si proprio de que o curso dele e que e perfeito para o sis! Se me perguntar a mim acho que o curso perfeito para o sis seria ou prostituta/prostituto, engraxador de sapatos ou atendente de urinario!
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 29, 2008, 11:27:48 am »
Essas picardias de pouco servem e nada trazem ao forum meus caros.
A informação respeitante ao SIS é tão escassa e aquela que existe muitas vezes pouco realista que cada um pode dizer praticamente o que quer sem haver hipotese de verificar se é verdade ou não. Os conhecedores da matéria não podem falar sobre ela, os outros, os interessados como eu só podem tentar tirar algumas conclusões.
Proponho então que se acabe com as discussões e se tente trazer mais valia, mais informação na medida do possível à este tópico...
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Elgeninho

  • 35
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Julho 10, 2008, 01:27:49 am »
Uma questão, licenciado das Ciências Humanas, em especial Psicologia Criminal.

Será que no SIS, dá-se valor a essa vertente, ou procuram mais de outras áreas?
 

Ingresso no SIS
« Responder #23 em: Setembro 21, 2008, 10:09:35 am »
Boas!
O SIS não se interessa por pessoal acabadinho de sair do ensino superior. Eles querem é experiência no campo profissional, e assumem como relevante a realizacao de actividades de elevado grau de responsabilidade. Anualmente (em regra), o sis promove um concurso de admissao, que no entanto é tao secreto como este servico pretende ser.
"As guerras vão e vêm, mas os Homens ficam"
 

*

Manecas

  • 8
  • +0/-0
Re: Ingresso no SIS
« Responder #24 em: Setembro 22, 2008, 11:15:49 pm »
Citação de: "FireTeam Bravo"
Boas!
O SIS não se interessa por pessoal acabadinho de sair do ensino superior. Eles querem é experiência no campo profissional, e assumem como relevante a realizacao de actividades de elevado grau de responsabilidade. Anualmente (em regra), o sis promove um concurso de admissao, que no entanto é tao secreto como este servico pretende ser.




Era bom era que assim fosse, mesmo para a malta jovem.
 

*

Manecas

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Setembro 22, 2008, 11:17:23 pm »
Citação de: "oultimoespiao"
Citação de: "Jaromil"
oultimoespiao


Considera você que a NSA é um serviço análogo ao nosso SIS? Faz sentido para si o SIS ter 75% do seu efectivo com qualificações de engenharia, matemáticos, tecnologias? E porquê? Quais são os seus argumentos?
Obrigado

Claro que nao. mas e esta a mais importante das 18 que aqui ha! portugal so tendo 2 ou 3 tem que ser mais polivalentes.
A nsa e uma organizacao de recolha, intercepcao de comunicacoes, analize de informacoes, criptica e decifra,  tem a seu encargo uma rede mundial de satelites, sigint, echelon, esquadroes de cobra-ball's fora o que nos nao sabemos (incluindo satelites nucleares). Tem o seu orcamento normal e um "black budget" de $6bn ano. numa estrutura destas altamente dependente de analize e interpretacao e prioritario que os seus funcionarios estejam vocacionados para serem matematicos ou vindo de cursos ligados a tecnologia!
Se quer que lhe diga sobre o sis nem sei o que a sigla significa, mas deu-me a entender que alguem neste forum anda desempregado e anda a tentar convencer-se a si proprio de que o curso dele e que e perfeito para o sis! Se me perguntar a mim acho que o curso perfeito para o sis seria ou prostituta/prostituto, engraxador de sapatos ou atendente de urinario!



Para além de não ter refutado nada do que escrevi, ainda reescreveu um dos meus posts por palavras suas. Último espião? Parece-me mais último chico-esperto. Tenho pena que assim seja porque até concordo consigo em muitos dos seus posts.
 

*

c.c.12

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Setembro 24, 2008, 01:23:44 pm »
Boas, após segui com curiosidade as discussões neste forum fico com a sensação que muita da informação veinculada aqui sobre o SIS n passa de pura especulação. Quanto à função da NSA geralmente estão correctos, a sua função é muito diferente do SIS. A actuação do SIS em Portugal é bem mais abrangente. Alêm da vigilância, infiltração, e recolha de informações o SIS faz tambêm a análise de novas ameaças. Como qualquer pessoa de bom senso deve compreender um serviço desta natureza deve ser multidisciplinar, importando recrutar pessoas com uma formação mínima académica, uma licenciatura, em qualquer área. Tem de haver licenciaturas em direito, sociologia, historia e outras ciências sociais, mas tambêm deve haver pessoas com formação sólida em ciências. Ou alguêm acredita que no mundo de hoje, cada vez mais dominado pela tecnologia é possível um serviço adivinhar novos perigos sem ter elementos com formação em ciência? Tenho a percepção que isto é não é a minha opinião, mas sim a política de recrutamento do SIS.
Agora, a realidade é que as provas de admissão ao SIS são bastante completas e focam, e muito bem no meu entender, aspectos relacionados com política, história e sociologia pelo que é natural que as pessoas com formação nesta área tenham uma natural vantagem. Vantagem essa que qualquer pessoa com formação em ciências com gosto por história e política facilmente consegue igualar.
No fundo o que quero dizer é que para entrar é necessário uma formação académica, mas as características pessoais é que são determinantes. Esta discussão sobre a formação mais adequada é desnecessária!
 

*

c.c.12

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Setembro 30, 2008, 03:22:57 pm »
Apenas mais uma informação, o curso de informações que alguns falam existe em Portugal e é dado aos indivíduos recrutados pelo SIS. Ou seja , é a formação que os agentes têm antes de começar a trabalhar.
 

*

RODIAS

  • 33
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Janeiro 12, 2009, 12:46:54 pm »
uma das coisas que te dará vantagem na entrada para o SIS é o conhecimento de línguas...

mas também te ajudará se tiveres uma licenciatura...

em relação as pos-graduações (podes ver no site do ISCSP) tens uma pos-graduação em Informações e Segurança, que é dada por o Prof. Sousa Lara... (este Prof. é um espectáculo)

também no mesmo instituto tens alguns cursos de especialização/cursos livres...

por exemplo tens o Curso de Especialização em Informações e Segurança ou o Curso livre de Informações e Segurança, ou mesmo o Curso de Especialização em Terrorismo ou o Curso de Especialização em Segurança... (é preciso lembrar que nem todos os anos estes cursos de especialização/cursos livres são abertos... e normalmente têm um custo de 300€ e são em horário pós-laboral...)

VIVA AO ISCSP...
 

*

Jaromil

  • Membro
  • *
  • 56
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Seminário de intelligence
« Responder #29 em: Janeiro 16, 2009, 12:24:49 pm »
Não é um curso para entrar no SIS  :D  mas é um seminário muito interessante para quem gosta de matérias ligadas á intelligence.
Aqui vai um link de um seminário que o ISCSP organiza pela segunda vez, se não estou em erro!
Apareçam....

http://www2.iscsp.utl.pt/?idc=35&idi=13091
« Última modificação: Janeiro 17, 2009, 09:41:18 am por Jaromil »