BOPE - Batalhão de Operações Especiais - BRASIL

  • 146 Respostas
  • 106525 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #90 em: Dezembro 04, 2010, 02:24:43 pm »
Neste caso nem por isso, é que quem costuma fazer este tipo de coisas são as Câmaras Municipais, a Policia/Guarda simplesmente protege os pobres funcionários de serem linchados pelas "minorias" dos bairros.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #91 em: Dezembro 04, 2010, 03:46:29 pm »
Citação de: "Trafaria"
Se fosse cá em Portugal já teríamos fita e tema para mais uma semana. Não nos faltariam militares a ganir e coronéis de engenharia a filosofar nas Tvs e a dar expressão ao seu ódio ao equipamento das policias e ás verbas com elas gasto.
O general-comentador Loureiro dos Santos teria uma semana especialmente activa e proveitosa.  :lol:

Se fosse cá em Portugal eu simplesmente gostaria de saber o porquê da PSP querer uma escavadora, qual a sua utilidade.

Porque a justificação de querer só porque os outros tem, isso para mim é conversa de crianças.
"Mãe, o Pedrinho tem uma playstation, também quer uma!!!"
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #92 em: Dezembro 04, 2010, 05:17:06 pm »
Não tem porque até hoje as ocorrências onde a sua necessidade se impunha foram contornadas pelo nosso pessoal dos explosivos  ou/e dos hidráulicos. Lá foram dando para as encomendas quando foi preciso abrir caminho entre ferro, pedras e cimento armado.

Mas posso adiantar que há muitas policias que as têm, normalmente mais pequenas que a da foto mas também acontece terem-nas bem maiores. Não é indiferente, por e para exemplo, colocar um agente a operar uma rectro-escavadora a desenterrar provas em vez de um operador duma maquina alugada.

Para já temos outras prioridades, equipamentos que nos fazem bem mais falta. Mas só pessoas completamente alheias ao que é o serviço policial estranharão se um dia esse material, ou material dessa classe, for adquirido pelas policias.

Pessoalmente acho que aquela rectro da foto se deve sobretudo ao caos urbanístico onde opera o Bope...
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #93 em: Dezembro 04, 2010, 05:29:54 pm »
Ao caos urbanistico e porque se calhar eram poucas as empresas que iam para a favela fazer este serviço.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #94 em: Dezembro 04, 2010, 05:46:18 pm »
Nao, nao é bem por isso, mas calculo que tambem.
Uma das razoes é porque algumas vezes as viaturas do bope tem de levar esta maquina à sua frente para retirar barreiras, montes de escombros, ou tapar buracos. Isto foi-me dito por um colega meu do Rio de Janeiro.

Na Europa (e em geral nos países mais civilizados que este jardim de invejosos) as policias têm esses equipamentos porque nem sempre se pode nem é recomendável o uso de explosivos para derrubar paredes, abrir buracos noutras (para a passagem de agentes e/ou socorristas), etc... e sobretudo porque não é licito nem moralmente aceitável expor quem não é policia; não se deve colocar um civil (operador da maquina) a correr o risco de ser recebido a tiro quando a pedido da policia e por causa do serviço policial faz esse trabalho.
Outras das razoes porque fazem parte do equipamento policial prende-se com o desenterrar de provas (e não apenas corpos como se vê nos filmes).
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #95 em: Dezembro 04, 2010, 05:53:11 pm »
Uma das razões porque se usou os VBTP dos Fuzileiros neste mega operação no Rio, foi por causa das barreiras colocadas pelos gangs nas favelas, para dificultar a progressão das colunas policiais. Por isso como tu disseste e bem, há também outros factores.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #96 em: Dezembro 04, 2010, 06:35:49 pm »
Pronto, é como disse no inicio, há que haver uma razão lógica para uma certa entidade ter certos equipamentos.

Agora dando um exemplo meu conhecido mas que não tem a ver com o tópico.

Na Força Aérea Portuguesa também tem uma força desta natureza que é o GEAFA que não serve só para reparar as bases aéreas em caso de ataque (se fosse só para isto ainda não tinham feito nada :shock: , e abrir um caminho para o pessoal EOD ir lá tratar do assunto. Mas acho que isto é um bom exemplo do que um operador da camara municipal não está qualificado a fazer com uma escavadora :lol: .
 

Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #97 em: Dezembro 04, 2010, 06:59:55 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citação de: "Lusitano Invicto"
Não falta nada, o BOPE até tem maquinaria própria.



http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio- ... afico.html

Se fosse cá em Portugal já teríamos fita e tema para mais uma semana. Não nos faltariam militares a ganir e coronéis de engenharia a filosofar nas Tvs e a dar expressão ao seu ódio ao equipamento das policias e ás verbas com elas gasto.

O general-comentador Loureiro dos Santos teria uma semana especialmente activa e proveitosa.  :lol:

- Bem, se ficaram admirados com esta deixo-vos aqui outra, então é que os esquerdistas dos Bloquistas subiam as paredes.



- A foto está cortada, mas se toparem de lado na porta está lá BOPE. Só lhes falta máquinas de rastos, e não me admira que as tenham.

- Pelo que sei esta maquinaria é usada para demolir as barricadas e outras contruções que os manfios usam para bloquear a progressão dos famosos caveirões nas favelas.

- Andei a ver se via fotos mas não consegui, os tipos fazem furos no alcatrão no meio da estrada, cravam-lhes ferros, colocam um bidão aberto nas duas pontas à volta, e enchem aquilo de betão, ou seja, são autenticos pilares no meio das estradas o que dificulta a progressão.

- Daí a existência desta maquinaria pesada. Ainda bem que cá não precisamos disto, mas não podemos dormir.

- Mas realmente estes tipos expoem-se muito. O comandante dos tipos, é um Tenente-Coronel chamado Rene Alonso, outro dia estava a dar uma entrevista em directo à RTP.

- Não sei se lá faz o mesmo, é que se estiver a dar uma entrevista em directo sujeita-se a ser alvejado na hora (digo eu). Para além do colete de protecção balistica, estes tipos deviam andar sempre de gorro, como este, mas pelos vistos é o único.

 

-Impedirem os jornalistas de os fotografar também não me parece opção, mas assim são facilmente identificáveis, penso eu.

- Mas eles lá sabem as linhas com que se cosem, a táctica deles é de puro varrimento, e para estarem ali é porque deviam estar seguros.
« Última modificação: Janeiro 17, 2011, 06:06:28 pm por Lusitano Invicto »
"Sei muito bem o que quero e para onde vou."

Oliveira Salazar, em 27 de Abril de 1928.

http://www.oliveirasalazar.org/

Cumprimentos ao fórum.
 

Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #98 em: Janeiro 17, 2011, 06:04:51 pm »
- O Super Intendente Magina da Silva, Comandante da Unidade Especial de Policia comenta a operação levada  acabo pelo BOPE nas favelas do Rio de Janeiro.

http://www.rtp.pt/noticias/?t=Responsav ... 96054&tm=7
"Sei muito bem o que quero e para onde vou."

Oliveira Salazar, em 27 de Abril de 1928.

http://www.oliveirasalazar.org/

Cumprimentos ao fórum.
 

Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #99 em: Fevereiro 06, 2011, 10:07:40 pm »
Citar

Operação ocupa nove favelas no Rio de Janeiro

Domingo, 06 de Fevereiro de 2011

Menos de duas horas depois do início da entrada de policiais em favelas do Centro do Rio, a Polícia Militar anunciou que os nove morros da região já foram completamente ocupados. O comércio na área funcionac normalmente e nenhum tiro foi disparado no início da manhã deste domingo (6).

A megaoperação começou por volta das 4h para ocupar nove favelas do Estácio, Catumbi e Santa Teresa, no Centro do Rio. A primeira parte da ação contou com agentes da polícia civil cercando 48 pontos dessas comunidades e, às 6h, homens, em sua maioria da Polícia Militar, começaram a entrar nos morros São Carlos, Zinco, Querosene, Mineira, Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres.

Os blindados da Marinha chegaram ao Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Centro da Cidade, na noite de sábado (5) e, segundo a Secretaria de Segurança Pública, às 4h, os 846 homens que participam da operação já estavam de prontidão. Ao todo, são 380 agentes da Polícia Militar; 189, da Polícia Civil; 103, da Polícia Federal; e 24, da Polícia Rodoviária Federal. A Marinha dará reforço com 150 fuzileiros navais e 21 blindados.

A expectativa da secretaria é que as três novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) beneficiem ainda os 17 bairros do entorno, com uma população de cerca de 520 mil pessoas. A previsão é que mais de 630 policiais integrem as unidades implantadas na região.

Blindados
Os blindados da Marinha nesta operação, são os mesmo que entraram em ação em novembro nas ocupações da Vila Cruzeiro e do conjunto de favelas do Alemão. Eles têm capacidade para 25 pessoas, além de um de apoio mecânico, e devem ser usados para transportar policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Um dia antes da megaoperação, a Polícia Civil já traçava estratégias para a ação deste domingo. Uma das missões será monitorar eventual fuga de criminosos. Um esquema montado com todas as delegacias especializadas vai acompanhar o possível deslocamento de suspeitos desses pontos para locais em que haja favelas controladas pelas mesmas quadrilhas, como a Rocinha, e algumas comunidades de Niterói, na Região Metropolitana.

A Polícia Civil garante que, caso seja necessário, os policiais estarão prontos para entrar em comunidades invadidas ou em possíveis rotas de fuga desses criminosos. O reforço conta com 230 agentes, quatro blindados e helicópteros.

Ações e conflitos na região
Na quinta-feira (3), policiais apreenderam um caminhão com eletrodomésticos que seria de traficantes do conjunto de favelas do São Carlos, em fuga da comunidade. Na quarta (2), um tiroteio assustou moradores e comerciantes da região. De acordo com a polícia, os tiros começaram durante uma ação do Batalhão de Choque nos morros do Fallet e Fogueteiro.

Na semana passada, uma operação reuniu cerca de 120 policiais de diversas delegacias especializadas no local, para combater o tráfico de drogas e fazer um levantamento de dados para outras operações e investigações em curso. No dia da operação, a sede da prefeitura do Rio foi atingida por disparos.

http://www.portaldoms.com.br/noticias/1 ... de_janeiro

Desta vez a operação decorreu sem troca de tiros, a bandidagem mudou-se para outras favelas, o que significa que não foram irradiados, apenas se mudaram de sitio.
"Sei muito bem o que quero e para onde vou."

Oliveira Salazar, em 27 de Abril de 1928.

http://www.oliveirasalazar.org/

Cumprimentos ao fórum.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #101 em: Fevereiro 24, 2011, 04:06:01 pm »
Citar
PM do Rio estuda mudar uniforme do Bope para operações diurnas

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

A Polícia Militar do Rio de Janeiro estuda criar novo uniforme para o Bope (Batalhão de Operações Especiais) usar em operações diurnas, segundo informações do governo estadual. O tecido possui tecnologia de camuflagem digitalizada semelhante à dos fuzileiros navais americanos.

O novo uniforme terá menor absorção e retenção de calor. A roupa ainda poderá ser adotada pelas demais unidades especiais da corporação.

"A cor preta absorve a luz solar, não refletindo os raios, e com isso há retenção de calor. Por isso, o tecido sugerido para ser utilizado pelo Bope em operações diurnas em áreas de risco é composto por 50% de algodão e 50% de poliamida. O material já é usado pelas tropas americanas no Iraque e no Afeganistão", disse em nota o subcomandante do Bope, tenente-coronel Fábio Souza.

Segundo o tenente-coronel, o novo uniforme dura duas vezes mais, é mais confortável, é retardador de chamas, em caso de incêndio, e seca mais rápido, se comparado a tecidos puros de algodão ou compostos de algodão e poliéster.

Ainda de acordo com Souza, componentes do Grupo de Atiradores de Precisão do Bope participaram de teste na favela Tavares Bastos, em Laranjeiras, zona sul do Rio, para verificar três tipos de uniformes. A simulação indicou o camuflado digitalizado como o de melhor resultado operacional.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #102 em: Março 02, 2011, 11:37:47 pm »
Preleção ?
"Sei muito bem o que quero e para onde vou."

Oliveira Salazar, em 27 de Abril de 1928.

http://www.oliveirasalazar.org/

Cumprimentos ao fórum.
 

*

Tropaelite

  • 2
  • +0/-0
    • http://www.tropaelite.pt.vu
Re: BOPE - Batalhão de Operações Especiais - VIDEOS - BRASIL
« Responder #103 em: Maio 03, 2011, 08:50:43 pm »
Parabens aos GOE Portugueses!

www.tropaelite.pt.vu
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.