Caro Ricardo,
Porque estão habituados a fazerem isso...
Talvez alguém se lembre duma escuderia francesa que corria na Fórmula 1: a Ligier. Apesar de ser uma equipa privada, era toda ela subsidiada pelo estado francês, directamente e por via de empresas francesas. A intenção era ser uma presença da indústria francesa na Fórmula 1, e assim os carros íam cobertos de patrocínios franceses: Gitanes, Elf, Michelin, Rhône-Poulenc, Bull. Tudo muito bonito, mas na realidade o motor era Ford Cosworth, os carros não prestavam e ficavam sempre nos últimos lugares e aquilo custava rios de dinheiro ao contribuinte francês,
au non de la France.
Agora com o Sarkozy, talvez já não seja assim. Mas se o Skylander alguma fez se tornar numa realidade terá sido com dinheiro público, o que não é um bom sinal. Mas este projecto em França é diferente do de Évora, já que tenciona recuperar a Reims Aviation que se arrasta há anos. Assim já faz mais sentido. E assim, a fábrica vai directamente para França sem escala em Évora para embarcar subsídios do contribuinte português.
JQT