Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 734073 Visualizações
*

JohnM

  • Especialista
  • ****
  • 962
  • Recebeu: 521 vez(es)
  • Enviou: 318 vez(es)
  • +80/-25
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3240 em: Dezembro 30, 2021, 12:20:44 am »
Como se estava a falar de combate aéreo até fiquei com a impressão que as JDAM e as GBU podiam ser empregues como armas ar-ar.  :mrgreen:
E podem… na Guerra do Golfo 1, um F-15E destruiu um Mi-17 com uma GBU… :mrgreen:
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 10000 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3241 em: Dezembro 30, 2021, 02:52:38 am »
“E daí?” — como dizia o poeta. No DCS também tens Harpoons a abater aviões. Essas “improbabilidades” acontecem, mas é obra tentar ilustrar um argumento com fotos que passam totalmente ao lado do mesmo.
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3242 em: Dezembro 30, 2021, 09:51:19 am »
Eu sei dessa possibilidade.

Mas assim perdes a maior parte do Stealth.

Com os tremendos e rápidos avanços na tecnologia radar que estão a ter lugar um pouco por todo o mundo (mais a Oriente, é verdade), a furtividade poderá ser dentro em breve algo praticamente irrelevante. É a capacidade "Sensor Fusion" que faz do F-35 um sistemas de armas único até agora, e que com a promessa de constantes actualizações, adaptabilidade, relevância operacional até à década de 2060/70, introdução progressiva de novo armamento, e finalmente a opção de um novo motor, mais potente e com um considerável aumento de desempenho, que torna o Lightning II para já inigualável.

https://nationalinterest.org/blog/buzz/sensor-fusion-secret-sauce-makes-f-35-revolutionary-192873


Sem falar obviamente no esforço que a LM está a fazer para baixar os custos, tanto da aeronave como da sua operação, sendo até bastante mais transparente neste momento do que outros competidores que por aí andam.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8676
  • Recebeu: 3257 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3243 em: Dezembro 30, 2021, 10:37:57 am »

Sem falar obviamente no esforço que a LM está a fazer para baixar os custos, tanto da aeronave como da sua operação, sendo até bastante mais transparente neste momento do que outros competidores que por aí andam.  ::)

Tipo a SAAB com o Gripen E?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Citar
Slowly now.... $3000 was 10-15 years ago, since then it has gone up as fuel cost goes up, a couple of years ago it was quoted as <$5000, and half a year ago as $7000.

https://www.key.aero/forum/modern-military-aviation/92640-saab-jas-39-gripen-info-2?p=2047087&page=36



Saudações  :mrgreen: :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 972
  • Recebeu: 335 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3244 em: Dezembro 30, 2021, 01:18:45 pm »
Eu sei dessa possibilidade.

Mas assim perdes a maior parte do Stealth.

Com os tremendos e rápidos avanços na tecnologia radar que estão a ter lugar um pouco por todo o mundo (mais a Oriente, é verdade), a furtividade poderá ser dentro em breve algo praticamente irrelevante. É a capacidade "Sensor Fusion" que faz do F-35 um sistemas de armas único até agora, e que com a promessa de constantes actualizações, adaptabilidade, relevância operacional até à década de 2060/70, introdução progressiva de novo armamento, e finalmente a opção de um novo motor, mais potente e com um considerável aumento de desempenho, que torna o Lightning II para já inigualável.

https://nationalinterest.org/blog/buzz/sensor-fusion-secret-sauce-makes-f-35-revolutionary-192873


Sem falar obviamente no esforço que a LM está a fazer para baixar os custos, tanto da aeronave como da sua operação, sendo até bastante mais transparente neste momento do que outros competidores que por aí andam.  ::)

Penso que a verdadeira revolução da aviação vem com a 6ª geração e não com a 5ª do F-35. Ao fasear a saída dos F-16 aumenta-se a possibilidade de entrar mais cedo num FCAS ou Tempest (eu sei, sou crente) em 2040. Assim os 12 Vipers funcionariam durante mais 15, 20 anos e seriam trocados em 2040 permitindo operar F-35 e um esquadrão de 6ª geração por volta de 2040.

Já agora, um F-35 sem stealth compensa sobre um avião de 4ª geração com radar AESA, com Meteors, Iris T e com mira offbore no capacete? Será o sensor fusion do F-35 tão melhor que os data links avançados usados nas últimas versões dos aviões legacy? A essas perguntas não sei responder. E acho que só mesmo quem tem acesso aos dados específicos nos requisitos de compra pode responder com alguma segurança.

Talvez me possas ajudar com outra dúvida. O sensor fusion não é mais importante para o ataque ao solo do que para o combate aéreo?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3245 em: Dezembro 30, 2021, 02:23:51 pm »
Talvez me possas ajudar com outra dúvida. O sensor fusion não é mais importante para o ataque ao solo do que para o combate aéreo?

Não, é importante para ambas.

Num cenário de conflito, apesar de todas as ajudas que possas eventualmente ter à disposição (AWACS, por exemplo), tanto necessitas de ter uma imagem o mais completa possível do que te rodeia no ar, como no solo, e é isso que o "Sensor Fusion" te confere, aumentando assim a tua Consciência Situacional (SA).
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Visitante123

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3246 em: Dezembro 30, 2021, 05:23:54 pm »
Talvez me possas ajudar com outra dúvida. O sensor fusion não é mais importante para o ataque ao solo do que para o combate aéreo?

Não, é importante para ambas.

Num cenário de conflito, apesar de todas as ajudas que possas eventualmente ter à disposição (AWACS, por exemplo), tanto necessitas de ter uma imagem o mais completa possível do que te rodeia no ar, como no solo, e é isso que o "Sensor Fusion" te confere, aumentando assim a tua Consciência Situacional (SA).

Só acrescentar ao que o CJ disse.

Nos nossos F-16 já temos data fusion através do Link 16, ou seja varias fontes de radar são combinadas pelo computador de missão e apresentados ao piloto de uma forma visual simples. Tal não acontece com os P-3, onde é o responsável de comunicações que recebe as mensagens Link 16 e é responsável por introduzir manualmente as informações nos sistemas do avião.

No caso do F-35, é muito importante ter a fusão de dados para que estes sejam apresentados de forma fácil e compreensível para o piloto. O F-35 é o caça que mais dados gera devido ao seu sistema de guerra eletrónica, ao DAS(sistema infravermelhos), datalink, satcom, etc. Se o piloto tivesse de manualmente gerir e analisar esses dados não tinha tempo para pilotar o caça.
Antigamente metia-se um segundo lugar para o co-piloto e este ficava encarregue disso, mas agora com a evolução dos computadores esta tarefa fica entregue a eles.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Visitante123

*

JohnM

  • Especialista
  • ****
  • 962
  • Recebeu: 521 vez(es)
  • Enviou: 318 vez(es)
  • +80/-25
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3247 em: Dezembro 30, 2021, 05:45:59 pm »
E, só para completar, as pessoas normalmente acham que o stealth é uma espécie de manto de invisibilidade do Harry Potter, e não é.. o objectivo do stealth é reduzir a distância a que o adversário te consegue identificar e adquirir solução de fogo… se o adversário tem uma rede AA com alcance de 300 km e os teus mísseis quando lançados por aviões não-stealth têm um alcance de 200km, tens um problema… se agora usas um avião stealth e o teu adversário só consegue definir uma solução de fogo a 100km, o teu adversário tem um problema… então, a doutrina é combinar stealth com guerra eletronicamente e mísseis stand-off para “derrubar a porta” do adversário e depois deixar os vectores não-stealth entregarem os verdadeiros “presentes” em massa…
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3248 em: Dezembro 30, 2021, 05:54:29 pm »
Talvez me possas ajudar com outra dúvida. O sensor fusion não é mais importante para o ataque ao solo do que para o combate aéreo?

Não, é importante para ambas.

Num cenário de conflito, apesar de todas as ajudas que possas eventualmente ter à disposição (AWACS, por exemplo), tanto necessitas de ter uma imagem o mais completa possível do que te rodeia no ar, como no solo, e é isso que o "Sensor Fusion" te confere, aumentando assim a tua Consciência Situacional (SA).

Só acrescentar ao que o CJ disse.

Nos nossos F-16 já temos data fusion através do Link 16, ou seja varias fontes de radar são combinadas pelo computador de missão e apresentados ao piloto de uma forma visual simples. Tal não acontece com os P-3, onde é o responsável de comunicações que recebe as mensagens Link 16 e é responsável por introduzir manualmente as informações nos sistemas do avião.

No caso do F-35, é muito importante ter a fusão de dados para que estes sejam apresentados de forma fácil e compreensível para o piloto. O F-35 é o caça que mais dados gera devido ao seu sistema de guerra eletrónica, ao DAS(sistema infravermelhos), datalink, satcom, etc. Se o piloto tivesse de manualmente gerir e analisar esses dados não tinha tempo para pilotar o caça.
Antigamente metia-se um segundo lugar para o co-piloto e este ficava encarregue disso, mas agora com a evolução dos computadores esta tarefa fica entregue a eles.

E sem ser especialista, mas aproveito tb para partilhar algumas coisas que fui lendo.

O F-16V para além de de alguns brinquedos novos recebe uma grande atualização e avanço no sensor fusion dai ter a denominação 4.5G, contudo como é um caça pequeno e não foi pensado para isso está algo limitado na quantidade de "computadores" que pode ter e na forma como pode gerir essa informação.

A principal ideia dos caças de 5G e do sensor fusion é melhorar e aumentar a capacidade de diferentes sistemas funcionarem como um todo e muitas vezes de forma automática, ou seja em vez de termos diversos componentes separados (radares Terrestres, sensores Fragatas, sensores Drones, Sensores Avições) passarmos a ter um sistema distribuído onde a informação é partilhada e usada de forma rápida e automática.

exemplo1: Um piloto num F-35 conseguir "controlar" ou aceder aos dados de um drone que esteja numa determinada área, e espera-se (ainda não se sabe como o controlo de acessos vai ser feito) conseguir usar (ser eles a controlar) o drone para atacar um posição..

exemplo2 : um F-35 tem um alvo que se encontra fora do alcance do seu Radar, mas existe um Drone/Radar móvel terrestre que tem alcance no alvo, a ideia é permitir que o F-35 consiga atacar o alvo (a muito longa distancia) recorrendo aos dados de de outro meio dentro do sistema.

exemplo3: Através do Stealth do F-35 este consegue penetrar em território inimigo e detetar ameaças, essa informação ser partilhada em tempo real e automática e outro nó do sistema atacar (F-15, Fragata com Míssil,...)

Este é o verdadeiro poder e tecnologia disruptiva dos caças de 5 geração. Permite toda uma nova dinâmica e técnicas/estratégias de ataque/defesa. Contudo convém destacar que o F-35 é apenas mais um Nó no sistema distribuído.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1790
  • Recebeu: 1667 vez(es)
  • Enviou: 2507 vez(es)
  • +5499/-2913
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3249 em: Dezembro 30, 2021, 06:06:21 pm »
Talvez me possas ajudar com outra dúvida. O sensor fusion não é mais importante para o ataque ao solo do que para o combate aéreo?

Não, é importante para ambas.

Num cenário de conflito, apesar de todas as ajudas que possas eventualmente ter à disposição (AWACS, por exemplo), tanto necessitas de ter uma imagem o mais completa possível do que te rodeia no ar, como no solo, e é isso que o "Sensor Fusion" te confere, aumentando assim a tua Consciência Situacional (SA).

Só acrescentar ao que o CJ disse.

Nos nossos F-16 já temos data fusion através do Link 16, ou seja varias fontes de radar são combinadas pelo computador de missão e apresentados ao piloto de uma forma visual simples. Tal não acontece com os P-3, onde é o responsável de comunicações que recebe as mensagens Link 16 e é responsável por introduzir manualmente as informações nos sistemas do avião.

No caso do F-35, é muito importante ter a fusão de dados para que estes sejam apresentados de forma fácil e compreensível para o piloto. O F-35 é o caça que mais dados gera devido ao seu sistema de guerra eletrónica, ao DAS(sistema infravermelhos), datalink, satcom, etc. Se o piloto tivesse de manualmente gerir e analisar esses dados não tinha tempo para pilotar o caça.
Antigamente metia-se um segundo lugar para o co-piloto e este ficava encarregue disso, mas agora com a evolução dos computadores esta tarefa fica entregue a eles.

E sem ser especialista, mas aproveito tb para partilhar algumas coisas que fui lendo.

O F-16V para além de de alguns brinquedos novos recebe uma grande atualização e avanço no sensor fusion dai ter a denominação 4.5G, contudo como é um caça pequeno e não foi pensado para isso está algo limitado na quantidade de "computadores" que pode ter e na forma como pode gerir essa informação.

A principal ideia dos caças de 5G e do sensor fusion é melhorar e aumentar a capacidade de diferentes sistemas funcionarem como um todo e muitas vezes de forma automática, ou seja em vez de termos diversos componentes separados (radares Terrestres, sensores Fragatas, sensores Drones, Sensores Avições) passarmos a ter um sistema distribuído onde a informação é partilhada e usada de forma rápida e automática.

exemplo1: Um piloto num F-35 conseguir "controlar" ou aceder aos dados de um drone que esteja numa determinada área, e espera-se (ainda não se sabe como o controlo de acessos vai ser feito) conseguir usar (ser eles a controlar) o drone para atacar um posição..

exemplo2 : um F-35 tem um alvo que se encontra fora do alcance do seu Radar, mas existe um Drone/Radar móvel terrestre que tem alcance no alvo, a ideia é permitir que o F-35 consiga atacar o alvo (a muito longa distancia) recorrendo aos dados de de outro meio dentro do sistema.

exemplo3: Através do Stealth do F-35 este consegue penetrar em território inimigo e detetar ameaças, essa informação ser partilhada em tempo real e automática e outro nó do sistema atacar (F-15, Fragata com Míssil,...)

Este é o verdadeiro poder e tecnologia disruptiva dos caças de 5 geração. Permite toda uma nova dinâmica e técnicas/estratégias de ataque/defesa. Contudo convém destacar que o F-35 é apenas mais um Nó no sistema distribuído.

Um país como o nosso com F-35A, U-214, F-16V  e novas FFGH e armas stand-off, já teria capacidades de combate bem superiores as atuais.
Cps,
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 972
  • Recebeu: 335 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +48/-139
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3250 em: Dezembro 30, 2021, 06:24:54 pm »
Eu percebo o que têm dito e por isso referi que devíamos transferir alguns esquadrões para o F-35. Mas não somos a Finlândia. Não temos que nos preocupar com o S-400 e S-500 às portas. E não temos AWACS, nem fragatas AEGIS e os nossos radares defensivos se calhar nem são dos melhores (não faço ideia). Por isso acho que faz algum sentido poupar dinheiro agora e investir um pouco mais à frente nos FCAS deste mundo. Esses sim serão uma disrupção massiva na forma de combate aéreo. Operávamos uma aviação NATO e nas míssões defensivas operávamos os Viper poupando no custo hora e poupando as células dos F-35.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3251 em: Dezembro 30, 2021, 08:15:40 pm »
No caso do F-35, é muito importante ter a fusão de dados para que estes sejam apresentados de forma fácil e compreensível para o piloto. O F-35 é o caça que mais dados gera devido ao seu sistema de guerra eletrónica, ao DAS(sistema infravermelhos), datalink, satcom, etc. Se o piloto tivesse de manualmente gerir e analisar esses dados não tinha tempo para pilotar o caça.
Antigamente metia-se um segundo lugar para o co-piloto e este ficava encarregue disso, mas agora com a evolução dos computadores esta tarefa fica entregue a eles.

Não é por nada que muitos especialistas se referem à capacidade "Sensor Fusion" do F-35 como uma espécie de IA primitiva ou inicial.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1790
  • Recebeu: 1667 vez(es)
  • Enviou: 2507 vez(es)
  • +5499/-2913
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3252 em: Dezembro 30, 2021, 10:42:23 pm »
No caso do F-35, é muito importante ter a fusão de dados para que estes sejam apresentados de forma fácil e compreensível para o piloto. O F-35 é o caça que mais dados gera devido ao seu sistema de guerra eletrónica, ao DAS(sistema infravermelhos), datalink, satcom, etc. Se o piloto tivesse de manualmente gerir e analisar esses dados não tinha tempo para pilotar o caça.
Antigamente metia-se um segundo lugar para o co-piloto e este ficava encarregue disso, mas agora com a evolução dos computadores esta tarefa fica entregue a eles.

Não é por nada que muitos especialistas se referem à capacidade "Sensor Fusion" do F-35 como uma espécie de IA primitiva ou inicial.  ;)

O cliente especial do F-35, será a India.
Cps,
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3253 em: Dezembro 30, 2021, 11:36:47 pm »
No caso do F-35, é muito importante ter a fusão de dados para que estes sejam apresentados de forma fácil e compreensível para o piloto. O F-35 é o caça que mais dados gera devido ao seu sistema de guerra eletrónica, ao DAS(sistema infravermelhos), datalink, satcom, etc. Se o piloto tivesse de manualmente gerir e analisar esses dados não tinha tempo para pilotar o caça.
Antigamente metia-se um segundo lugar para o co-piloto e este ficava encarregue disso, mas agora com a evolução dos computadores esta tarefa fica entregue a eles.

Não é por nada que muitos especialistas se referem à capacidade "Sensor Fusion" do F-35 como uma espécie de IA primitiva ou inicial.  ;)

O cliente especial do F-35, será a India.
Cps,

A índia assinou um contrato para a compra do S400. Estão totalmente fora do programa F-35
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1790
  • Recebeu: 1667 vez(es)
  • Enviou: 2507 vez(es)
  • +5499/-2913
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3254 em: Dezembro 31, 2021, 12:11:32 am »
No caso do F-35, é muito importante ter a fusão de dados para que estes sejam apresentados de forma fácil e compreensível para o piloto. O F-35 é o caça que mais dados gera devido ao seu sistema de guerra eletrónica, ao DAS(sistema infravermelhos), datalink, satcom, etc. Se o piloto tivesse de manualmente gerir e analisar esses dados não tinha tempo para pilotar o caça.
Antigamente metia-se um segundo lugar para o co-piloto e este ficava encarregue disso, mas agora com a evolução dos computadores esta tarefa fica entregue a eles.

Não é por nada que muitos especialistas se referem à capacidade "Sensor Fusion" do F-35 como uma espécie de IA primitiva ou inicial.  ;)

O cliente especial do F-35, será a India.
Cps,

A índia assinou um contrato para a compra do S400. Estão totalmente fora do programa F-35

Esta versão, será de exportação, para aliados não-NATO, com "downgrade" de sistemas críticos, entre outros.
Cps,