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Substituiçao dos F-16's

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3195 em: Dezembro 18, 2021, 10:41:09 pm »
Uma modernização completa parece que está fora dos planos, mas uma modernização parcial ainda pode acontecer.

Mas claro depende sempre das verbas e das cativações.

Salvo qualquer alteração drástica àquilo que neste momento continua a estar planeado, não há sequer a intenção de haver uma modernização ligeira ou parcial do sistema de armas F-16 MLU. Continuarão a haver as constantes actualizações de software e/ou OFP (que neste último caso dificilmente passará da S2), e porventura a aquisição de novo ou mais armamento, que assim mais tarde poderá transitar para a frota F-35A; por exemplo, AIM-9X Block II, AIM-120C-7/8, SDB I/II, eventualmente o Raytheon JSOW/JSOW-ER, o JHMCS II, etc.

Convictos deste "course of action" estão a Força Aérea, o Ministério da Defesa e a Presidência da República; o Executivo logo se verá, dada a óbvia incerteza relativa aos próximos tempos.

Anseia-se o F-35A...
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3196 em: Dezembro 19, 2021, 10:08:59 am »
Uma modernização completa parece que está fora dos planos, mas uma modernização parcial ainda pode acontecer.

Mas claro depende sempre das verbas e das cativações.

Salvo qualquer alteração drástica àquilo que neste momento continua a estar planeado, não há sequer a intenção de haver uma modernização ligeira ou parcial do sistema de armas F-16 MLU. Continuarão a haver as constantes actualizações de software e/ou OFP (que neste último caso dificilmente passará da S2), e porventura a aquisição de novo ou mais armamento, que assim mais tarde poderá transitar para a frota F-35A; por exemplo, AIM-9X Block II, AIM-120C-7/8, SDB I/II, eventualmente o Raytheon JSOW/JSOW-ER, o JHMCS II, etc.

Convictos deste "course of action" estão a Força Aérea, o Ministério da Defesa e a Presidência da República; o Executivo logo se verá, dada a óbvia incerteza relativa aos próximos tempos.

Anseia-se o F-35A...

Eu também gostava de um Roadster, mas se não tenho dinheiro mantenho o cc, de forma a evitar ficar com menos dinheiro e o carro parado. Simples. Mas já vi a que a fap prefere o roaster e depois logo se vê o guito para a gasolina e manutenção... :mrgreen:



Cumprimentos
« Última modificação: Dezembro 19, 2021, 10:10:26 am por mafets »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3197 em: Dezembro 19, 2021, 02:03:13 pm »
O que já ouvi é que ter o F-35 não é apenas um caça novo, é uma revolução, vai ficar tudo interligado, etc, um bocado como a conversa do 5G nas telecomunicações.
« Última modificação: Dezembro 19, 2021, 02:05:27 pm por Lightning »
 

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jpthiran

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3198 em: Dezembro 19, 2021, 05:39:25 pm »
Boa noite.

Em caso de a FAP comprar 12 (ou 24) F-35, os F-16 seriam vendidos?...
Em caso de ser necessário fiscalizar um avião comercial, mandava-se levantar um F-35?
Apesar de achar que mandar levantar um F-16 já é um exagero!...
Cumprimentos,

Jean-Pierre.

Boas JP,

Mas se não fosse um F que tipo de acft usavas como interceptor para, por exemplo, um turbo Hélice ??

Claro que tem de ser um F e até bem armado pois não se sabe as intenções de quem na altura do scramble, está ao comando da aeronave a interceptar.
Para ser outro tipo de interceptor obrigaria a FAP a possuir outro tipo de acft para essa finalidade, a ter o dobro dos pilotos em Alerta permanente, e, só em termos de custos, se já agora é o que é imagina mais uma ESQ, também, para essa finalidade, caía o Carmo e a Trindade.

Abraços

Pois, eu sei que não há mais nada e tem de ser mesmo um F16, mas se tivéssemos, alpha jets ou equivalentes já se conseguia fazer a coisa!...mas dada a indigência em que vivemos, tem mesmo de ser assim!...mas que sai caro e gasta os F16 inutilmente. também é verdade! ...
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3199 em: Dezembro 19, 2021, 05:46:15 pm »
O que já ouvi é que ter o F-35 não é apenas um caça novo, é uma revolução, vai ficar tudo interligado, etc, um bocado como a conversa do 5G nas telecomunicações.

E é. Mas de uma forma totó e à americana. O grande exemplo é o motor, já que o computador do f35 comunica com o da LM sobre se o motor ou componentes, precisam de substituição. A fabrica começa logo a fazer a peça ou peças. Mesmo que já lá esteja quando o aparelho vai para manutenção, continuas a ter 72 horas para montar e desmontar o motor. Isso para quem opera frotas pequenas é um pesadelo, e 12 ou 14 significa entre 6 ou 7 a voar. Simples.

Saudações
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asalves

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3200 em: Dezembro 20, 2021, 02:05:24 pm »
O que já ouvi é que ter o F-35 não é apenas um caça novo, é uma revolução, vai ficar tudo interligado, etc, um bocado como a conversa do 5G nas telecomunicações.

Para além do stealth (que daqui a uns anos pode passar a irrelevante), a interligação e fusão de dados é um dos pontos fortes do F-35, teoricamente e com o sistema todo montado é possível até o controlo de de drones a partir do F-35, visualizar os targets de outras aeronaves/bases terrestres/marítimas, é toda uma nova realidade.

Contudo algo que venho a dizer é que nós (Portugal) não estamos preparados para essa fusão de dados, temos poucos sistemas com capacidade de recolha de dados e os que temos estão muito limitados na sua partilha, aqui há tempos alguém dizia que certos dados que o P3 recolhia tinham de ser inseridos manualmente no sistema data link 16, duvido também que as nossas fragatas VdG/Patrulhas VdC tenham também algum tipo de partilha automática de dados (este últimos nem sensores dignos desse nome tem)

Desta maneira vamos acabar por não retirar o verdadeiro potencial do F-35 em termos de uso domestico, e vai acabar por fazer o mesmo que um F-16 mas com um custo por hora mais elevado (pelo menos por agora)

É como alguém fez a analogia com os carros, de que serve ter um carro super desportivo se onde moro só existe estradas de terra batida.
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3201 em: Dezembro 20, 2021, 02:26:37 pm »
Sendo tudo isso verdade, é perfeitamente irrelevante, porque essas capacidades são absolutamente imprescindíveis num cenário de alta intensidade em operações NATO. Eu diria que a analogia mais correta com os carros será com os Transformers, lol… 99% do tempo pode ser um Carocha, mas o 1% em que precisa de ser Transformer determina o desenlace do conflito… o F-35 é basicamente um computador stealth que por acaso tb voa e a capacidade única de aquisição, tratamento e disseminação de dados é algo que é absolutamente necessário na luta “high-end” ou, como se diz hoje, contra um “near peer”, i.e., Russia e/ou China… quem tiver sobrevive, quem não tiver vai querer que tivesse… o desempenho cinético hoje em dia é muito menos importante que o controlo de informação, senão o Rafale e o Typhoon tinham o mercado ocidental todo para eles…
 

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asalves

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3202 em: Dezembro 20, 2021, 04:30:58 pm »
Sendo tudo isso verdade, é perfeitamente irrelevante, porque essas capacidades são absolutamente imprescindíveis num cenário de alta intensidade em operações NATO. Eu diria que a analogia mais correta com os carros será com os Transformers, lol… 99% do tempo pode ser um Carocha, mas o 1% em que precisa de ser Transformer determina o desenlace do conflito… o F-35 é basicamente um computador stealth que por acaso tb voa e a capacidade única de aquisição, tratamento e disseminação de dados é algo que é absolutamente necessário na luta “high-end” ou, como se diz hoje, contra um “near peer”, i.e., Russia e/ou China… quem tiver sobrevive, quem não tiver vai querer que tivesse… o desempenho cinético hoje em dia é muito menos importante que o controlo de informação, senão o Rafale e o Typhoon tinham o mercado ocidental todo para eles…


Ok concordamos, num teatro NATO o F-35 pode fazer diferença (Atenção que já vimos Israel fazer "milagres" com o F-16), agora o que coloco em questão, o que seria mais importante para os próximos 15/20 anos comprar F-35 ou modernizar F-16 para padrão V e com o resto do guito reforçar a nossa marinha (fragatas/submarinos)?

É que secalhar para a NATO podemos ter outro tipo de intervenção
« Última modificação: Dezembro 20, 2021, 04:32:17 pm por asalves »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3203 em: Dezembro 20, 2021, 04:40:29 pm »
Sendo tudo isso verdade, é perfeitamente irrelevante, porque essas capacidades são absolutamente imprescindíveis num cenário de alta intensidade em operações NATO. Eu diria que a analogia mais correta com os carros será com os Transformers, lol… 99% do tempo pode ser um Carocha, mas o 1% em que precisa de ser Transformer determina o desenlace do conflito… o F-35 é basicamente um computador stealth que por acaso tb voa e a capacidade única de aquisição, tratamento e disseminação de dados é algo que é absolutamente necessário na luta “high-end” ou, como se diz hoje, contra um “near peer”, i.e., Russia e/ou China… quem tiver sobrevive, quem não tiver vai querer que tivesse… o desempenho cinético hoje em dia é muito menos importante que o controlo de informação, senão o Rafale e o Typhoon tinham o mercado ocidental todo para eles…


Ok concordamos, num teatro NATO o F-35 pode fazer diferença (Atenção que já vimos Israel fazer "milagres" com o F-16), agora o que coloco em questão, o que seria mais importante para os próximos 15/20 anos comprar F-35 ou modernizar F-16 para padrão V e com o resto do guito reforçar a nossa marinha (fragatas/submarinos)?

É que secalhar para a NATO podemos ter outro tipo de intervenção
Essa tem sido a grande discussão por aqui… mas, aparentemente, a FAP meteu na cabeça que é o F-35 ou nada, enquanto a Marinha meteu na cabeça que são 5 fragatas novas ou nada… vai ser bonito arranjarem 6000 milhões… vou ficar aqui com as minhas pipocas a ver o filme… não sei é se vai ser uma comédia ou uma tragédia… talvez uma tragicomédia , com um pouco de suspense e horror metidos ao barulho… o horror é nosso, claro…
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3204 em: Dezembro 20, 2021, 08:40:29 pm »
Sendo tudo isso verdade, é perfeitamente irrelevante, porque essas capacidades são absolutamente imprescindíveis num cenário de alta intensidade em operações NATO. Eu diria que a analogia mais correta com os carros será com os Transformers, lol… 99% do tempo pode ser um Carocha, mas o 1% em que precisa de ser Transformer determina o desenlace do conflito… o F-35 é basicamente um computador stealth que por acaso tb voa e a capacidade única de aquisição, tratamento e disseminação de dados é algo que é absolutamente necessário na luta “high-end” ou, como se diz hoje, contra um “near peer”, i.e., Russia e/ou China… quem tiver sobrevive, quem não tiver vai querer que tivesse… o desempenho cinético hoje em dia é muito menos importante que o controlo de informação, senão o Rafale e o Typhoon tinham o mercado ocidental todo para eles…


Ok concordamos, num teatro NATO o F-35 pode fazer diferença (Atenção que já vimos Israel fazer "milagres" com o F-16), agora o que coloco em questão, o que seria mais importante para os próximos 15/20 anos comprar F-35 ou modernizar F-16 para padrão V e com o resto do guito reforçar a nossa marinha (fragatas/submarinos)?

É que secalhar para a NATO podemos ter outro tipo de intervenção
Essa tem sido a grande discussão por aqui… mas, aparentemente, a FAP meteu na cabeça que é o F-35 ou nada, enquanto a Marinha meteu na cabeça que são 5 fragatas novas ou nada… vai ser bonito arranjarem 6000 milhões… vou ficar aqui com as minhas pipocas a ver o filme… não sei é se vai ser uma comédia ou uma tragédia… talvez uma tragicomédia , com um pouco de suspense e horror metidos ao barulho… o horror é nosso, claro…

Sensor fusion é o futuro....
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3205 em: Dezembro 20, 2021, 09:28:11 pm »
Sendo tudo isso verdade, é perfeitamente irrelevante, porque essas capacidades são absolutamente imprescindíveis num cenário de alta intensidade em operações NATO. Eu diria que a analogia mais correta com os carros será com os Transformers, lol… 99% do tempo pode ser um Carocha, mas o 1% em que precisa de ser Transformer determina o desenlace do conflito… o F-35 é basicamente um computador stealth que por acaso tb voa e a capacidade única de aquisição, tratamento e disseminação de dados é algo que é absolutamente necessário na luta “high-end” ou, como se diz hoje, contra um “near peer”, i.e., Russia e/ou China… quem tiver sobrevive, quem não tiver vai querer que tivesse… o desempenho cinético hoje em dia é muito menos importante que o controlo de informação, senão o Rafale e o Typhoon tinham o mercado ocidental todo para eles…


Ok concordamos, num teatro NATO o F-35 pode fazer diferença (Atenção que já vimos Israel fazer "milagres" com o F-16), agora o que coloco em questão, o que seria mais importante para os próximos 15/20 anos comprar F-35 ou modernizar F-16 para padrão V e com o resto do guito reforçar a nossa marinha (fragatas/submarinos)?

É que secalhar para a NATO podemos ter outro tipo de intervenção

Mas tirando QRA para que servem os F se não para missões NATO/EU.

A escolha do F-35 não é pelo aparelho, mas pela permanecia numa "família" que tantas coisas positivas nos deu. Com a agravante da entrada do reino unido e da Itália para essa família.
« Última modificação: Dezembro 20, 2021, 09:30:20 pm por Red Baron »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3206 em: Dezembro 21, 2021, 04:40:24 am »
Sendo tudo isso verdade, é perfeitamente irrelevante, porque essas capacidades são absolutamente imprescindíveis num cenário de alta intensidade em operações NATO. Eu diria que a analogia mais correta com os carros será com os Transformers, lol… 99% do tempo pode ser um Carocha, mas o 1% em que precisa de ser Transformer determina o desenlace do conflito… o F-35 é basicamente um computador stealth que por acaso tb voa e a capacidade única de aquisição, tratamento e disseminação de dados é algo que é absolutamente necessário na luta “high-end” ou, como se diz hoje, contra um “near peer”, i.e., Russia e/ou China… quem tiver sobrevive, quem não tiver vai querer que tivesse… o desempenho cinético hoje em dia é muito menos importante que o controlo de informação, senão o Rafale e o Typhoon tinham o mercado ocidental todo para eles…


Ok concordamos, num teatro NATO o F-35 pode fazer diferença (Atenção que já vimos Israel fazer "milagres" com o F-16), agora o que coloco em questão, o que seria mais importante para os próximos 15/20 anos comprar F-35 ou modernizar F-16 para padrão V e com o resto do guito reforçar a nossa marinha (fragatas/submarinos)?

É que secalhar para a NATO podemos ter outro tipo de intervenção

Mas tirando QRA para que servem os F se não para missões NATO/EU.

A escolha do F-35 não é pelo aparelho, mas pela permanecia numa "família" que tantas coisas positivas nos deu. Com a agravante da entrada do reino unido e da Itália para essa família.
E a família só existe porque o aparelho é o que é.. de longe o melhor… ;)
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3207 em: Dezembro 21, 2021, 04:07:33 pm »
Continuamos a pensar que desde a segunda guerra mundial até hoje foi só cenários de alta intensidade. Contam-se pelos dedos de uma mão mas continuamos no What If. Depois partimos a corneta, tipo Vietname ou Afeganistão, porque metemos lá uns brinquedos que são caros de operar ou espirram com o pó. Mas o mais fabuloso é que um século volvido sobre 2 conflitos mundiais continuamos a sonhar com o grande conflito. Agora é  com os Chineses.  :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. Um avião é muito bom se funciona. Por exemplo o Rafale funciona. É verdade que não é stealth e pardais ao ninho, mas não está dependente do computador da LM  atualizar ou não o computador de missão do aparelho. O mais curioso é ninguém falar, o que acontece, se os américas se chateiam com uma nação que adquiriu o F35, e depois bloqueam o acesso do mesmo ao super pc da LM...  :mrgreen:

« Última modificação: Dezembro 21, 2021, 04:10:16 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3208 em: Dezembro 21, 2021, 04:37:32 pm »
Esta discussão corre um sério risco de se tornar um bocado estéril.

A LM é o maior fabricante militar do mundo. C-130, F-22, F-16, U-2, F-117, P-3.. etc, não é preciso continuar. O F-35 é o novo avião estrela, será o avião mais utilizado pelas forças aéreas da NATO, tem um dos maiores e mais abundantes arsenais disponíveis (boa parte da própria empresa que o desenvolveu), teve o apoio incondicional da USAF e do governo que mais despesa militar investe no mundo inteiro. Com toda esta envolvente o que é que se pode esperar? Um avião medíocre?

Tudo isto não significa que quem possuir este avião está no topo, é preciso tudo o resto, não é uma panaceia milagrosa para uma força aérea como a nossa e para muitas outras de pequena dimensão.

Vejamos bem a nossa realidade e quais as missões mais comuns a cargo da FAP, e como muitas valências estão também a definhar, e que podem ser resolvidas com um investimento muito mais razoável.

Nada contra a vinda deste aparelho para a FAP, mas é simples inocência pensar que isso será uma grande melhoria sem resolver também as outras falhas, que são várias, desde os helicópteros que são poucos, ao transporte táctico com a provável dolorosa transição para o kc390, ao estratégico que não existe, à patrulha marítima que importa preparar para o futuro ou ao simples controlo de fronteiras

Depois há outra questão, se a manutenção da frota f-16, o avião mais ubíquo dos últimos 30 anos, tem sido o que se viu, imaginemos como será a de um caça de 5a geração..
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3209 em: Dezembro 21, 2021, 06:31:29 pm »
Podia vir em bundle junto com uma dezena de UH-60  :).
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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