a procissão ainda vai no adro.
Modernizações – Decorre, desde março de 2018, nos Países
Baixos e, desde outubro do corrente ano, em Portugal, a fase
de execução do programa de modernização de meia-vida
(MLU) das fragatas da classe «Bartolomeu Dias». O programa,
edificado em cooperação internacional, entre Portugal,
Holanda e Bélgica, por via do M-Frigates Users Group (acordo
WA Upkeep), aproxima-se a passos largos do seu fim. No NRP
Bartolomeu Dias falta instalar o sistema de Guerra Electrónica
EW/ESM (cuja data de entrega pelo fabricante à Marinha
Portuguesa foi atrasada em vários meses, consequência da
situação pandémica mundial), a cargo da Arsenal do Alfeite,
S.A. (AASA); perspetiva-se que seja concluída até março de
2022, constituindo uma excelente oportunidade para a AASA
trabalhar com sistemas mais sofisticados. Posteriormente,
prevê-se o regresso do navio a Den Helder, para concluir os
vários testes de aceitação e de funcionamento do sistema Vigile
D; o navio iniciará então o seu plano de treino para emprego
operacional, que se perspetiva para o segundo semestre de
2022. Já o NRP D. Francisco de Almeida, terminou em novembro
os trabalhos de reparação da plataforma (que incluíram os
motores diesel propulsores e geradores, as linhas de veios e
hélices, e a preparação do navio para receber os vários sistemas
modernizados e substituídos, incluindo os sensores e sistemas
de armas (SEWACO)) no estaleiro Damen Shiprepair Vlissingen;
os stakeholders nacionais e internacionais garantem a conclusão
do programa de modernização até julho de 2022, muito embora
a integração do sistema EW/ESM se prolongue até novembro.
https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/2022/569/