Armamento FAP

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manuel liste

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(sem assunto)
« Responder #15 em: Setembro 04, 2006, 03:49:12 pm »
40 aviones de combate f-16 no son pocos si están todos en servicio. Considerando que España tiene un gasto de defensa 4,4 veces el portugués, se mantiene una proporción casi perfecta entre ambas fuerzas aéreas.
 

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papatango

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(sem assunto)
« Responder #16 em: Setembro 04, 2006, 04:18:48 pm »
Não é verdade que desde principio se tivesse pensado em 40 caças.

Inicialmente foram considerados os 20 x F16 Block 15 (ou F-16 ADF).

Só mais tarde se considereou a compra de mais 25 carcaças de F-16, que estão empacotadas.

Era esse segundo lote, que seria convertido em F-16 MLU. 20 aviões convertidos, e um para completar a perda de uma unidade da esquadra 201.

Só mais tarde se toma a decisão de converter todos os F-16 para o padrão MLU.

Acontece que inicialmente queriamos 20
Depois queriamos 40
Presentemente temos operacionais 4

Esse é o problema, não a venda de 12 unidades.

Portugal tem planos para ter 28 F-16MLU, mas apenas tem 4 (quatro) e segundo os entusiastas, mais 3 em diversas fases de modernização.

Os 12 F-16 que eventualmente serão vendidos, terão ainda que ser modernizados para um dos novos padrões MLU, provavelmente o (T-3).

Esse é o argumento de vendas português.

Como os F-16 a serem vendidos serão os MLU mais recentes, poderão estar muito bem equipado e com o FalconUP, serão quase "zero quilometros". O problema é que eles não estão disponíveis, caso alguém os quisesse comprar.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Leonidas

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« Responder #17 em: Setembro 09, 2006, 03:23:18 am »
Saudações guerreiras

Citação de: "Viriato - (Grande) Chefe Lusitano"
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Os F-18 MLU vão ser relegados para segundo plano, já que os EFA são muitissimo superiores. Como tal deves perguntar qual é a capacidade dos nossos F-16 MLU contra os EFA, neste caso eu tenho que responder que não é lá muito grande.


Obrigado, como me sinto mal, porque temos de ter o material sempre mais fraco....


È verdade que se compararmos os EF-2000 com os F-16, os EF-2000 apresentam outros argumentos. Não querendo tirar o mérito que o EF-2000 demonstra, na minha opinião deve-se sempre pensar que não existem vencedores antecipados. Só no fim é que poderemos falar. Poderá eventualmente ser verdade que, num confronto real entre um F-16 e um EF-2000, este último, no plano teórico, possa levar a melhor, mas não significa que isso seja um dado adquirido na prática.

Na Coreia os Mig-15 eram considerados superiores em relação aos F-86. Porém, quem obteve maior número de vitórias foram os F-86. O que também é verdade é que ambos eram da mesma geração. Resta saber se entre aviões de gerações diferentes, os anteriores levaram a melhor nalgum conflito que se verificou até agora. Bem, sabe-se que P-51 Mustang abateram alguns Me-262, mas não sei se isto servirá de melhor ex.. Alguém se lembra de alguma coisa mais significativa? Neste momento não tou a ver o quê.

No Vietname aquilo que se passou foi o domínio do mais forte, mas nem por isso venceu a guerra. Reportando-me ao que interessa, os Mig-21 não chegaram para as encomendas, é verdade. Mesmo assim, foi notório que, caso os vietnamitas do norte tivessem versões melhoradas, talvez se pudesse falar em humilhação para o lado dos camones. A “Top Gun”, a existir, teria que ser bem antecipada.    

Agora aqui entre nós - que ninguém nos ouve – eu, pessoalmente, também não meteria as mão no fogo pela quantidade de lixo (F-16 A/B) que temos, e pelo que temos de bom, que não cabe na cova de um dente.      

PapaTango, não se trata de querermos agora isto e depois aquilo. Segundo uma declaração de um general na altura, os 20 F-16 nunca chegariam para um país como Portugal. A opção pela actualização dos tais 20 primeiros F-16 continuaria a revelar-se insuficiente pelo número de aeronaves. A gestão deste tipo de situações torna-se mais num constrangimento pela situação ridícula com as quantidades com que trabalhamos, ou melhor, com as quantidades que podemos sempre trabalhar que são forçosamente sempre inferiores ás quantidades que compramos.

Os 20 aviões que se compraram não foram os 20 aviões que Portugal tem vindo a operar. Desses 20 há que subtrair 4 unidades para reposição de peças na frota operacional, se não me falha a memória, e depois há que ter em conta o número efectivo de aeronaves disponíveis na prática. Para isso terá que se subtrair as aeronaves que estão em manutenção e outros imprevistos que fazem com que o número desça ainda mais.

No fundo, se formos a ver, até sou gajo para acreditar que se tivessemos/tivermos 10 F-16 operacionais é uma sorte. Se tivermos mais que 10 unidades (nem que sejam 11) já é um milagre. Eu até posso nem duvidar se, alguma vez, todos os F-16 não tenham estado 100% operacionais dentro de períodos razoáveis de tempo.  

Nós podemos muito bem acompanhar os nossos aliados, mas na prática vamos para fazer número e não vamos acrescentar nenhum valor, não vamos fazer a diferença quando se tratar alguma vez de se chegar a vias de facto com alguém. Isso viu-se nos Balcãs. Não quero retirar desmérito e o elevado profissionalismo que os nossos pilotos têm seja em que circunstancia for, mas só podem fazer aquilo que a máquina lhes permite fazer sem arriscar grosseiramente a sua própria vida.
(Atenção que só tou a falar dos A/B)

Aquilo que se pode dizer acerca de adquirir os F-16 A/B “última geração” (OCU) seria com o objetivo de os modernizar num período de tempo que tivesse/tenha (ainda?) lógica. Porque de outra maneira não faria sentido a decisão que se tomou. Teria sido então 1000 vezes preferível adquirir os Block 40.

Tendo em conta a quantidade ridícula de 20 aviões, mesmo que fossem block 40, haveria sempre a necessidade de adquirir mais aviões. A decisão pelo MLU em Portugal foi das mais inteligentes e aquela que mais interessava/interessa a Portugal e, apesar de toda a trapalhada envolta no programa, foi uma decisão acertada na altura.

Cumprimentos
 

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Centurião

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« Responder #18 em: Julho 02, 2007, 10:13:48 am »
Só uma pergunta aos especialistas nesta matéria.

Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.

Alguém pode confirmar?



 

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ricardo_m

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« Responder #19 em: Julho 02, 2007, 06:24:03 pm »
Citar
Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.

Alguém pode confirmar?


Imagem avistada no forum 9Gs.. e com os devidos créditos assinalados:


O que é aquela beleza azul do lado mais afastado do F16?  :twisted:
 

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Pedro Monteiro

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« Responder #20 em: Julho 02, 2007, 10:12:49 pm »
Para além das excelentes fotografias do João Baptista, na exposição do Dia da Força Aérea, em Beja, já se encontrava para venda ao público um patch alusivo à operação da JDAM pela Força Aérea. Com mais tempo, coloco-o aqui. :wink:

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

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Sintra

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« Responder #21 em: Julho 02, 2007, 11:02:15 pm »
Citação de: "ricardo_m"
Citar
Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.

Alguém pode confirmar?

Imagem avistada no forum 9Gs.. e com os devidos créditos assinalados:


O que é aquela beleza azul do lado mais afastado do F16?  :wink:
 

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Sintra

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« Responder #22 em: Julho 02, 2007, 11:14:24 pm »
Citação de: "Sintra"
Citação de: "ricardo_m"
Citar
Vários sites internacionais mencionam a aquisição já efectivada de JDAM pela FAP.

Alguém pode confirmar?

Imagem avistada no forum 9Gs.. e com os devidos créditos assinalados:


O que é aquela beleza azul do lado mais afastado do F16?  :wink:



 EDITADO

 Pinga, golo, champanhe...

 E não é que é uma JDAM mesmo c34x
 

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papatango

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« Responder #23 em: Julho 02, 2007, 11:34:31 pm »
LOL

A propósito, esqueçam a JDAM, em primeiro plano temos o quê ?  :twisted:  :twisted:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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SSK

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« Responder #24 em: Julho 02, 2007, 11:36:05 pm »
Um F-16 :lol:  :lol:

Só a brincar não leve a mal
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

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papatango

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« Responder #25 em: Julho 02, 2007, 11:47:57 pm »
Eu estava-me a referir ao que está no chão...
antes do F-16...

Parece-me ser um AGM-65E, guiado por laser
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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ricardo_m

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« Responder #26 em: Julho 03, 2007, 12:11:34 am »
Peço desculpa mas volto a usar as fontes já atrás referidas, para melhor ilustração...




...o maverick não sei se é guiado por laser..ou se ainda é um dos TV... agora, também gosto muito de ver a GBU lá ao lado!  :twisted:

Cumprimentos
 

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dc

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Armamentos da Força Aérea
« Responder #27 em: Agosto 12, 2010, 10:32:50 am »
Boas
Com este tópico gostaria de saber que armamentos (misseis, bombas, torpedos, etc) a força aérea tem em serviço actualmente e que armamentos a força aérea pretende adquirir.

Cumps
 

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typhonman

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Re: Armamentos da Força Aérea
« Responder #28 em: Agosto 12, 2010, 03:34:41 pm »
Actualmente possui:

para o F-16MLU

AIM-9L Sidewinder

AIM-120B/C AMRAAM (Air Medium Range Air to Air Missile )

GBU-12

GBU-31  JDAM

GBU-12 com guiamento GPS/LASER

BLU-109 JDAM

Mísseis AGM-65G/F Maverick

Bombas MK-82/83/84

Foguetes CRV-7

Pod ALQ-131 (V) Guerra Electrónica

Para o P-3C

Torpedos MK-46

Minas

Bombas MK-82/83

Mísseis Harpoon

será ainda possível introduzir AGM-65 Maverick, e no futuro SLAM-ER.
 

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raphael

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Re: Armamentos da Força Aérea
« Responder #29 em: Agosto 12, 2010, 03:52:18 pm »
e os blindados também têm qualquer coisita de armamento! :G-bigun:
Um abraço
Raphael
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