Gripen E 39-9 com míssil de cruzeiro e pod de guerra eletrônicaCitarEm foto da Saab, o Gripen E 39-9 com míssil de cruzeiro Taurus KEPD 350, o Saab Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) e o míssil ar-ar Diehl IRIS-T.Segundo a Saab, os testes agora estão focados na validação dos sistemas de missão da aeronave, como o radar, o sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST), guerra eletrônica (EW) e outros sistemas de missão.A aeronave pode transportar um sistema EW em casulo para fornecer um recurso de ataque eletrônico (EA) análogo ao Boeing EA-18G Growler.O Saab Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) fornece cobertura para frente e para trás para apoiar a entrada, ataque e saída de um pacote de aeronaves de ataque. Utiliza um sistema de vigilância e aquisição VHF/UHF de radar nas bandas L e S que incorpora a tecnologia AESA de nitreto de gálio (GaN). https://www.aereo.jor.br/2020/04/15/foto-gripen-e-39-9-com-missil-de-cruzeiro-e-pod-de-guerra-eletronica/
Em foto da Saab, o Gripen E 39-9 com míssil de cruzeiro Taurus KEPD 350, o Saab Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) e o míssil ar-ar Diehl IRIS-T.Segundo a Saab, os testes agora estão focados na validação dos sistemas de missão da aeronave, como o radar, o sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST), guerra eletrônica (EW) e outros sistemas de missão.A aeronave pode transportar um sistema EW em casulo para fornecer um recurso de ataque eletrônico (EA) análogo ao Boeing EA-18G Growler.O Saab Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) fornece cobertura para frente e para trás para apoiar a entrada, ataque e saída de um pacote de aeronaves de ataque. Utiliza um sistema de vigilância e aquisição VHF/UHF de radar nas bandas L e S que incorpora a tecnologia AESA de nitreto de gálio (GaN). https://www.aereo.jor.br/2020/04/15/foto-gripen-e-39-9-com-missil-de-cruzeiro-e-pod-de-guerra-eletronica/
Mas é um "E", qual a vantagem do Brasil ter comprado um "F" de mais 60M€?
O Brasil e sua indústria de Defesa têm grande participação no desenvolvimento do Gripen F. Ao todo, 400 engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento do caça biposto, a maioria deles concentrada no Centro de Projetos e Desenvolvimento de Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network) na planta da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo. No mesmo local, o Gripen Flight Test Center começará a operar ainda este ano e a primeira aeronave deve deixar a linha de produção da Embraer em 2023.Entre outras coisas, a indústria brasileira está envolvida no desenvolvimento e produção de aeroestruturas, desenvolvimento de sistemas e aviônicos, na monrtagem final da aeronave, nos ensaios em voo e na manutenção do Gripen nas próximas décadas. Inclusive, algumas das empresas brasileiras foram incluídas na cadeia de suprimentos global da Saab para o Gripen E/F.Todo esse processo gerou um dos maiores programas de transferência de tecnologia já realizados para a Força Aérea Brasileira, bem como pela Saab para outro país. “Encontramos no Brasil o parceiro perfeito. Eles não só têm o conhecimento operacional e uma indústria de aviação experiente, como também têm visão e compromisso de longo prazo, assim como nós”, afirma Major-General Carl-Johan Edström, da Força Aérea da Suécia. https://www.aereo.jor.br/2020/09/15/colaboracao-real-brasil-e-suecia-unidos-para-o-desenvolvimento-do-gripen/
https://www.defensa.com/industria/gripen-avion-combate-concebido-para-enfrentar-amenaza-potentes
During the Cold War, Sweden developed a multitude of advanced aircraft. Swedish aircraft served not only in the Swedish Air Force, but also in the Austrian, Danish, and Finnish Air Forces. One of the most advanced designs in its time was the AJ 37 and AJS 37 “Viggen” strike aircraft.On a typical attack run, the Viggen would move to its target fast and low. The powerful engine gave it the capability to go supersonic at low levels. At a low altitude, the AJ 37 Viggen was one of the fastest aircraft in the world.In a theoretical conflict Viggen squadrons would likely have inflicted casualties on Soviet battle groups attempting to pass into the Atlantic north of Sweden, or in the Baltic Sea to the south.It also likely would have wreaked havoc on enemy ground forces with its rapid, hard-to-defend from popup rocket attacks. Fast rearm times and fast air speeds meant that Viggens would be able to have an effect on the battlefield outsize to their number in service.
O fotógrafo de aviação Jamie Hunter conta mais detalhes do Gripen E durante uma visita à SaabJamie Hunter, da Skies Magazine, faz um rápido walkaround pelo Gripen E e explica os recursos e capacidades da aeronave.Ao fazê-lo, ele destaca o novo sistema Active Electronically Scanned Radar (AESA) do Gripen, sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST), o sistema recém-integrado de Guerra Eletrônica (EW), sistemas de alerta de aproximação de mísseis, motor GE F404 e muito mais.O Gripen E também possui 10 hardpoints ou estações de armas que transportam uma variedade de armas ar-ar, ar-solo e anti-navio. Seu sistema de arquitetura aberta permite que a aeronave seja atualizada com novas armas, recursos e capacidades perfeitamente.O Gripen E é um dos caças que competem pelo Projeto de Capacidade de Caça do Futuro do Canadá para substituir a atual frota de CF-188 Hornet. A proposta da Saab que está sendo avaliada atualmente é um pacote abrangente de caça completo com um programa de transferência de tecnologia. Há também uma proposta de equipe do Gripen para o Canadá composta pela IMP Aerospace & Defense, CAE, Peraton Canada e GE Aviation, que visa criar empregos de alta qualidade e tecnologia para impulsionar o setor de defesa do país. https://www.cavok.com.br/video-analisando-mais-de-perto-o-sistema-de-armas-e-de-guerra-eletronica-do-gripen-e
The Royal Thai Air Force (RTAF) plans to procure three fighter aircraft from Sweden after the US recently refused to sell F-35A fighter jets, an RTAF source said on Thursday.The RTAF plans to procure three Gripen jet fighters from Sweden to add to its fleet in Wing 7 in Surat Thani, the source said on Thursday.(...)The Swedes will also update a radar system the RTAF uses, which will cost around 4 billion baht as it has been in service for a decade, the source said.The source said RTAF commander-in-chief ACM Alongkorn Wannarot had not yet formed a panel to study and select which fighter aircraft can replace the kingdom's F-16 fighter jets that have been in service for three decades.Although the US recommended the RTAF consider procuring 4.5-generation fighter jets, namely F-16 block 70 and F-15 aircraft, the budget for fiscal year 2024 is not enough to make a contractual obligation for such a procurement.[continua]