Gripen

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Burro

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Re: Gripen
« Responder #330 em: Fevereiro 14, 2017, 06:55:08 pm »
Eles vão acabar comprando o Gripen E também, assim como já está tudo acertado para a compra do KC-390.

Seria interessante que pudessem comprar o A-29 Super Tucano também para treinamento, e claro, os novos Erieye Radar System baseados na nossa mais nova e moderna plataforma E/R-99 e P-99, os novíssimos Embraer E190-E2.

A ideia do Ministério da Defesa do Brasil é procurar estandadizar ao máximo nossos meios de defesa, desta feita, Gripen E, A-29 ST, KC-390, Airborne Early Warning and Control System Erieye E-190E2, já é algo em que podemos começar a avançar nestes ditames.

Também temos toda uma gama de mísseis e bombas para uso no Gripen de fabricação nacional.

Não podemos esquecer dos aviões para transporte das autoridades lusas, desde a família Legacy até modelos maiores, seriam de boa pedida para o traslado dos altos comandos políticos e institucionais do país.

É claro que temos equipamentos também  para mobiliar suas forças terrestres e marítimas, mas isso é tema para outro tópico.


Apenas como exemplo: E-190E2 versão patrulha marítima.
 
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Stalker79

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Re: Gripen
« Responder #331 em: Fevereiro 15, 2017, 01:11:20 am »
Eles vão acabar comprando o Gripen E também, assim como já está tudo acertado para a compra do KC-390.

Seria interessante que pudessem comprar o A-29 Super Tucano também para treinamento, e claro, os novos Erieye Radar System baseados na nossa mais nova e moderna plataforma E/R-99 e P-99, os novíssimos Embraer E190-E2.

A ideia do Ministério da Defesa do Brasil é procurar estandadizar ao máximo nossos meios de defesa, desta feita, Gripen E, A-29 ST, KC-390, Airborne Early Warning and Control System Erieye E-190E2, já é algo em que podemos começar a avançar nestes ditames.

Também temos toda uma gama de mísseis e bombas para uso no Gripen de fabricação nacional.

Não podemos esquecer dos aviões para transporte das autoridades lusas, desde a família Legacy até modelos maiores, seriam de boa pedida para o traslado dos altos comandos políticos e institucionais do país.

É claro que temos equipamentos também  para mobiliar suas forças terrestres e marítimas, mas isso é tema para outro tópico.


Apenas como exemplo: E-190E2 versão patrulha marítima.

Esse 190 MPA parece muito interessante, e de certeza deve ser mais acessivél do que os P-8 da Boeing. Sim a compra de pelo menos 6 KC-390 já estava garantida, especialmento porque os nossos C-130 já estão a cair de podres.
 
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Vitor Santos

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Re: Gripen
« Responder #332 em: Março 09, 2017, 02:53:17 pm »
Primeiro exemplar do Gripen brasileiro está em produção na Suécia

Citar
Da Redação -

A tradicional fabricante aeronáutica Saab já iniciou em suas instalações em Linköping a produção do primeiro Gripen de testes brasileiro. A empresa confirmou que os trabalhos estão seguindo dentro dos planos e do programado e os resultados obtidos estão dentro das suas expectativas. Enquanto a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério da Defesa se preparam para receber nos próximos anos os primeiros exemplares do jato de combate de 4ª++ geração JAS-39 E/F Gripen, a Saab avança em passo firme nas campanhas de ensaio, testes em solo, em simuladores e desenvolvimento de sistemas do caça que vai equipar as Forças Aéreas do Brasil e da Suécia até o momento.

Desde que o protótipo Gripen E, o “39-8”, foi apresentado oficialmente em maio de 2016, a Saab já conduziu alguns ensaios de acionamento do motor e taxiamento da aeronave. A empresa contará com outros dois protótipos - o “39-9” será usado para desenvolvimento do sistema tático de missão, enquanto o terceiro, “39-10”, para verificação final dos sistemas e estruturas.

O foco da Saab agora está na finalização dos trabalhos e qualificação do sistema Distributed Integrated Modular Avionics (DIMA). Segundo a fabricante, a melhor maneira de descreve-lo, comparando-o com os sistemas tradicionais, é fazendo uma analogia com os telefones celulares de tipo smartphone. Numa suíte de aviônicos tradicional, cada função do sistema trabalha por conta própria, sendo que esses possuem estruturas complexas, impondo um grande desafio na integração para que todos trabalhem juntos. Já no novo modo que a Saab está trabalhando, o DIMA, as mudanças e as integrações futuras serão feitas utilizando aplicativos, os softwares. Assim, não precisarão aplicar mudanças no hardware da aeronave para adicionar uma nova função, apenas farão a atualização ou a instalação de novos aplicativos.

Além de proporcionar uma grande agilidade na hora de atualizar um sistema ou acrescentar novas funcionalidades, investimentos em hardware – que são caros e demorados, não serão mais necessários. Nasce assim uma infinidade de possibilidades.

Trata-se de algo realmente inovador e que permitirá a fácil instalação futura de sistemas que ainda não existem ou não estão disponíveis. Pelo fato de ter sistemas trabalhando isoladamente, a integração de novas funções táticas, por exemplo, pode ser feita sem a necessidade de se requalificar todo o sistema.


O primeiro protótipo do Gripen E em ensaios de taxiamento na Suécia. Foto: SAAB

Com o DIMA pronto, a expectativa da empresa é de voar o primeiro protótipo no segundo quadrimestre deste ano.

Mas enquanto os trabalhos progridem na Suécia, aqui no Brasil as atividades também são intensas. Em 22 de novembro de 2016, a Saab inaugurou com a Embraer nas instalações da fabricante brasileira em Gavião Peixoto, no interior paulista, o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (CPDG). Será o hub de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil para a Saab e a Embraer, junto às empresas e instituições brasileiras parceiras, e a FAB, por meio de sua instituição de pesquisas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O CPDG contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças. Além disso, está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil, assegurando transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes.

Até 2024 serão mais de 350 profissionais brasileiros que farão cursos, treinamentos e trabalhos práticos na Suécia, como parte do acordo de transferência de tecnologia no programa do Gripen. Serão mais de 60 projetos com dois anos de duração. Ao final deste processo, a indústria nacional e a FAB terão conhecimentos críticos necessários para iniciar, no futuro, o desenvolvimento de um avião de caça próprio.

Desde outubro de 2015, mais de 120 engenheiros brasileiros da Embraer e das outras empresas brasileiras do programa, seguiram para Linköping. Mais de 30 já voltaram para o Brasil e hoje estão trabalhando no CPDG, junto com profissionais da Saab que estão no Brasil. A expectativa é que o número de profissionais no Centro chegue a 180.

O Brasil escolheu o Gripen como vencedor do programa F-X2 em 18 de dezembro de 2013. Serão 28 Gripen E e oito Gripen F (biplace, de treinamento) que equiparão as unidades de defesa aérea da FAB. E a Suécia já se comprometeu em adquirir 60 Gripen E.

Em julho de 2015, o Brasil e a Suécia chegaram a um acordo sobre a forma de pagamento e as taxas de juros, sendo que em 5 de agosto, o Senado Federal aprovou a compra. Serão oito anos de carência e mais 25 anos para pagar os US$ 4,6 bilhões de dólares por um vetor que ficará à frente da defesa aérea por 30 ou 40 anos.

Dos 36 caças, 15 serão fabricados no Brasil e oito por brasileiros na Suécia. Os outros 13 serão feitos por suecos, mas com acompanhamento de profissionais brasileiros. A expectativa é que o programa gere 14.500 empregos diretos e indiretos, além de R$ 9,1 bilhões em transferência de tecnologia e compensações industriais e comerciais.

Os primeiros exemplares suecos devem chegar aos esquadrões em 2019, para que então a Initial Operating Capability (IOC, capacidade inicial de operação) seja obtida em 2023. No Brasil, até o momento, o Gripen E/F vai equipar duas unidades aéreas, ambas sediadas em Anápolis. O 1º Grupo de Defesa Aérea vai começar a receber os aviões em 2021 e concentrará as missões de defesa aérea. Já o 1º/16º GAV, que estava operando os jatos de ataque Embraer A-1A/B sediado na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e que foi desativado em dezembro passado, será reativado em Anápolis com o Gripen E/F fazendo as missões de ataque ao solo.

FONTE: http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=6285
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Gripen
« Responder #333 em: Março 15, 2017, 10:03:45 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Gripen
« Responder #334 em: Março 15, 2017, 03:06:15 pm »


7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Gripen
« Responder #335 em: Março 15, 2017, 03:46:57 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Vitor Santos

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Re: Gripen
« Responder #336 em: Março 20, 2017, 05:33:59 pm »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Gripen
« Responder #337 em: Abril 03, 2017, 12:23:19 pm »
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Gripen E to gain enhanced anti-ship missile
31 March, 2017

Sweden will equip its future fleet of Gripen E fighters with an extended-range version of the Saab/Diehl Defence-produced RBS15 anti-ship missile, under a project worth SKr3.2 billion ($358 million). Announced on 31 March, the deal will deliver weapons with “greatly improved capabilities to engage any target, in all [weather] conditions”, says Saab chief executive Håkan Buskhe. Equipped with an upgraded seeker, the RBS15F ER will have a reduced launch weight and increased range compared with earlier versions of the maritime- and land-attack missile.

The extended-range design will be among a variety of weapon types to be carried by the Gripen E, which is scheduled for delivery to the Swedish air force from 2019. Others include MBDA’s Meteor beyond visual-range air-to-air missile, which entered service with its MS20 operating standard Gripen Cs last year, and Diehl Defence’s short-range IRIS-T. Saab lists the 4.35m (14.3ft)-long, sea-skimming RBS15F ER as weighing around 600kg (1,320lb), including a 200kg warhead. It cites an operational range of more than 108nm (200km).

Sweden’s FMV defence materiel administration says the enhanced weapon – which will also be produced in a ship-launched version – will be operational from the mid-2020s. Its contract also includes in-service support services for the nation’s current inventory of RBS15s.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Vitor Santos

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Re: Gripen
« Responder #338 em: Abril 24, 2017, 06:57:44 pm »
SAAB testa um caça Gripen fazendo uso de 100% do biocombustível pela primeira vez



Citar
A SAAB tem realizados uma série de testes utilizando um caça Gripen como plataforma, fazendo uso de 100% do biocombustível, para comprovar que a aeronave pode voar com um combustível alternativo e ao mesmo tempo está sendo fornecido informações valiosas para o possível uso de um combustível alternativo no futuro.  "Os teste provaram que o Gripen pode voar com 100% de biocombustível, isso é um passo importante para tornar o Gripen mais seguro para o futuro", diz Göran Bengtsson, Diretor de Pesquisa e Tecnologia, de Futuro Negócios e Aviação da SAAB.

Ter uma fonte diferente da atual de combustíveis, seria mais ou menos como “ganhar a independência de importações de petróleo”, algo que é muito importante do ponto de vista da defesa e abre caminho para fontes adicionais de combustíveis, criando uma grande flexibilidade. Isso se torna bom se a médio/longo prazo, possa vir a contribuir também para a redução no impacto ambiental".

Esta foi a primeira vez que uma aeronave de combate voou com 100% de biocombustível. Os voos foram realizados com um caça Gripen D nas instalações da Saab em Linköping e foram completos como o planejado. "O teste não apresentou diferenças entre o biocombustível e o combustível normal, isso significa que o biocombustível pode ser usado como uma alternativa completamente satisfatória para as aeronaves Gripen como combustível normal, " diz Göran Bengtsson.



O emprego do biocombustível em serviço operacional com o Gripen exigirá, no entanto, a certificação adicional deste tipo de  combustível, onde o acesso a quantidades que possam vir a corresponder às necessidades operacionais seja satisfatórias". O combustível testado (CHCJ-5) é feito a partir de óleo da colza (Canola). A aeronave não faz distinção quanto ao tipo, para ela não importa saber se o combustível é baseado em petróleo bruto ou em óleo vegetal.

O combustível deve sim, cumprir os mesmos requisitos, independentemente da matéria-prima. A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) está por de trás do projeto, que ainda tem a Saab Aerospace e GKN, que produz o motor (RM12) para o Gripen C/D, como parceiras. Através de um acordo bilateral entre a Suécia e os Estados Unidos, a Marinha dos Estados Unidos (USN) e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) também têm contribuído com um valioso conhecimento para a certificação dos biocombustíveis.

FONTE: SAAB
 

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nelson38899

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Re: Gripen
« Responder #339 em: Abril 26, 2017, 05:31:03 pm »
Citar
Bulgaria has selected the Saab Gripen as its new future fighter aircraft, the country's interim deputy prime minister reportedly announced on 26 April.

Stefan Yanev said talks will now take place with Sweden to acquire eight aircraft to replace its Warsaw Pact-era MiG-29 'Fulcrum' fighters, the Reuters news agency reported, adding that a special commission into the procurement will be set up within a week.

Saab declined to confirm the sale to Jane's , noting only that, "We have seen the information in the media, and it is encouraging to be on top of the evaluations group's list. With that said, this is one step in an extensive process that will continue going forward."

While not specified in the Reuters report, Saab had offered Bulgaria the C/D-variant of the Gripen, and had offered to restart the production line which had recently transitioned over the E model (some Gripen C/D work has continued as Saab prepares for an expected Slovakia contract) .

In apparently securing selection, the Gripen beat-off competition from the Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, which Portugal was offering second-hand, and from the Eurofighter Typhoon, surplus models of which were being offered by Italy.

Bulgaria's fighter modernisation and procurement efforts have been long-running, with the country looking to upgrade its Soviet-era aircraft since it joined NATO in 2004. In 2011 the country scrapped plans to launch an open tender for new fighter aircraft and considered a deal to acquire second-hand F-16 aircraft in a deal similar to that of Romania's procurement of ex-Portuguese aircraft. Prior to the cancellation of this 2011 procurement tender, Saab had reportedly offered to price-match new Gripen C/D aircraft with the second-hand F-16s.

janes
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Sargento Barnes

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Re: Gripen
« Responder #340 em: Junho 15, 2017, 05:19:47 pm »
Saab Gripen E completa primeiro voo com sucesso.




O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o Comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Rossato, presenciaram o primeiro voo do Gripen E. Eles também celebraram esse momento com nosso piloto de testes que conduziu o voo, Marcus Wandt.
 

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Alvalade

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Re: Gripen
« Responder #341 em: Junho 15, 2017, 05:53:26 pm »
Citar
nosso piloto de testes que conduziu o voo, Marcus Wandt.
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Eu tinha vergonha, agora daqui a uns meses quando um admin decidir aparecer é banido mais uma vez.

É preciso ser triste e doente.
 

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Re: Gripen
« Responder #342 em: Junho 15, 2017, 06:00:31 pm »

Olhá àí o Márquinho com o uniformi da FAB!!

 :o :o :o

É preciso ser burro......  :N-icon-Axe: :N-icon-Axe:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Gripen
« Responder #343 em: Junho 15, 2017, 08:04:42 pm »
Citar
nosso piloto de testes que conduziu o voo, Marcus Wandt.
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Eu tinha vergonha, agora daqui a uns meses quando um admin decidir aparecer é banido mais uma vez.

É preciso ser triste e doente.

É porque você talvez não saiba, mas essa foto foi publicada no site oficial da SAAB, e dessa forma, em português, por isso o "nosso piloto de testes", está correto, o piloto é mesmo deles, foi publicado pelos suecos, mas em português, idioma que muitos estrangeiros erradamente chamam de "brasileiro", basta ver no youtube, as centenas de mensagens na área de comentários das músicas brasileiras, a maioria pensa que o Brasil fala  "brasileiro"... "Eu ainda vou aprender a falar brasileiro"... é o que se diz, por desconhecimento, é claro... o próprio Papa Francisco em visita ao Brasil tascou: "Eu não falo brasileiro"... pero fue sólo una broma.

O segundo Gripen já está em construção, e é o da FAB, quem sabe seu piloto de teste não seja o Capitão Pascotto ou Cap Fórneas.


Vão honrar as tradições do 1º/1º GAVCA dos campos de batalha nos céus da Europa.

Não podemos esquecer que o Gripen E também vai fazer um primeiro voo como esse, só que em Gavião Peixoto, com um painel que hoje no mundo, só o F-35 utiliza.

Espero que Portugal compre este avião, a exemplo do KC-390, ótima máquina, sem dúvida.

O que é bom para o Brasil, é bom para Portugal.

"Este projeto KC-390 é simbólico do que devem ser as nossas relações futuras entre Portugal e o Brasil, não apenas assentes na língua e na saudade, mas também na ambição e na capacidade das nossas engenharias e tecnologias serem capazes de fazer algo novo"... Antônio Costa.

Se substituir KC-390 por "Gripen E", dá no mesmo.

O Gripen E me parece a escolha natural de Portugal para equipar a FAP.
 

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Sargento Barnes

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Re: Gripen
« Responder #344 em: Junho 15, 2017, 08:23:48 pm »
Só a título de informação, o Capitão Pascotto pilotava o M2000 na FAB, avião altamente potente, bem mais que o F5M, mas ele disse que o Gripen era superior ao M2000 em muitos aspectos, principalmente na taxa de subida e aceleração.

Cap Fórneas pilotava F5M, avião altamente manobrável, disse que ficou surpreso com a capacidade de manobra do Gripen, sua capacidade de entrar e sair de curvas apertadas, nunca imaginou coisa igual.

Um outro militar da FAB, não lembro o nome, também pilotou o Gripen ainda na fase de escolha, e mesmo sem o curso específico e nunca tendo realizado um reabastecimento aéreo, ele conseguiu realizar um REVO com o Gripen sem problemas, segundo ele, por ser um avião altamente computadorizado e fácil de controlar.

E nós estamos falando do Gripen C/D, e o caça que o Brasil comprou, é o Gripen E, mais moderno e potente.

Já vejo Chile e Colômbia embarcando na compra do nosso avião.

A Colômbia não tem avião, 12 Kfir não conta, e o Chile vai cair a ficha quando nas próximas Cruzex, eles se derem conta do abismo que existe entre seus F-16 e um Gripen E, com AESA e IRST.


Nosso avião. Lindo demais.