Sem querer meter achas na fogueira.... e se em vez de adquirirem substituto para o Epsilon e para o alpha-jet, sendo que o destino do pessoal do treino complementar em alpha-jet é a instrução ou os F-16 (qualquer uma das esquadras) não se opta, numa opção de baixar custos, por haver uma escola europeia de formação de pilotos de caça de países utilizadores de F-16? Ficava bem mais barato do que suportar os custos de manutenção das frotas actuais (140h de Epsilon e 80h de Alpha-Jet por instruendo).
É daquelas ideias do "nem pensar", mas como andam a cortar em todo o lado, conseguir-se-ia uniformizar procedimentos e doutrina e já não tinhamos de mandar para os EUA os tirocinantes, quando a capacidade da instrução na BA11 esgotasse. Hummm mas falta uma vertente, os Pilotos contratados... bom poderia passar por um aumento dos contratos destes e teriam uma formação idêntica. Vá não me crucifiquem, foi só uma ideia que quis partilhar com o pessoal.
Entretanto o italiano é uma boa plataforma de instrução porque tem baixos custos de operação (não tem radar nem sistema de armas) e é fiável q.b., sendo inclusivé utilizados para o desenvolvimento de software para apoio ao treino avançado para utilização em outras aeronaves, projectos com envolvimento de vários países europeus, entre os quais Portugal (mas isso são outros tostões de outro sistema de armas).