Ortografia

  • 22 Respostas
  • 22927 Visualizações
*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Re: Ortografia
« Responder #15 em: Abril 24, 2010, 01:29:10 pm »
Essa restrição também é válida às palavras que, por exemplo, exprimem uma risada? Tipo, o famoso "kkkkkkk"?

Tenho notado também (perdoe a paranóia) que um membro do Fórum tem se manifestado contra o modo de escrita brasileiro neste post. Isso é válido?

Obrigado.
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

Falcão

  • Administrador
  • *****
  • 399
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +12/-10
    • http://forumdefesa.com
Re: Ortografia
« Responder #16 em: Abril 26, 2010, 11:32:18 pm »
Citação de: "Snowmeow"
Essa restrição também é válida às palavras que, por exemplo, exprimem uma risada? Tipo, o famoso "kkkkkkk"?

Não, desde que se perceba a ideia.

Citação de: "Snowmeow"
Tenho notado também (perdoe a paranóia) que um membro do Fórum tem se manifestado contra o modo de escrita brasileiro neste post. Isso é válido?

A “escrita brasileira” não tem nenhum problema neste fórum.
Cumprimentos
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Ortografia
« Responder #17 em: Dezembro 11, 2010, 10:02:41 am »
Caros elementos do fórum,

é com enorme pesar e consternação que constato que cada vez mais surgem no Fórum Defesa mensagens escritas sem a mínima preocupação sobre a sua construção gramatical, sem pontuação, sem letra maiúscula depois do ponto final ou do paragrafo, com abreviaturas tipo sms e pior do que tudo com imensos erros ortográficos.

O tópico onde isso acontece cada vez mais frequentemente é o de Ingresso no Exército, quando algum(a) jovem pretende informações, mostrando o que infelizmente não é novidade para muitos - o baixo nível de conhecimentos de Português dos jovens, reflexo da qualidade do ensino no nosso pais em que a via do facilitismo, para ajudar nas estatísticas, permite que se passe de ano sem saber ler ou escrever correctamente; como se diz habitualmente, as Forças Armadas são o espelho da nação, o que é bem verdade, pois sou confrontado diariamente com situações idênticas, com os meus formandos, os quais dão erros de Português de bradar aos céus, considerando que muitas das palavras nem são difíceis de escrever.

Hoje em dia, com as ferramentas que os computadores possuem não é inadmissível alguém colocar um texto com erros ou abreviaturas.
A melhor forma de escrever algo é faze-lo no WORD que permite a correcção ortográfica e gramatical e depois copiar o texto para o tópico.

Frequento vários fóruns de diferentes temáticas e infelizmente o único em que vejo isto acontecer frequentemente é no Fórum Defesa, o que me entristece, pois sendo eu militar esta é uma área à qual estou “umbilicalmente ligado”.
Posso inclusive acrescentar que num desses fóruns, quem colocar algum texto desrespeitando as regras, que exigem escrita correcta, é advertido e caso reincida é eliminado do fórum.

E para reforçar a minha consternação, acrescento uma história que se passou num desses fóruns. A mãe de um jovem escreveu o seguinte texto:

Aos Administradores, moderadores e todos os membros do fórum
Meus caros, tenho um filho que sofre de uma doença degenerativa que se tem vindo a agravar.
Ele é um jovem lindo como muitos dos utilizadores deste fórum. No entanto, já quase não vê e a sua audição bem como a sua locomoção estão seriamente agravadas. Apesar disso é o meu orgulho e o meu sentido para a vida.
Ele como vós é um XXXXX ferrenho e a sua única consolação, enquanto o pai e a mãe saem para trabalhar, é ler as páginas deste fórum.
Para tal usa filtros de monitor especiais para aumentar as imagens e as ferramentas de acessibilidade que estão disponíveis pelos programas para deficientes. Estes programas têm contudo as suas limitações e se não obedecermos às regras da escrita eles são inúteis impossibilitando os deficientes do acesso a informação a que também têm direito
No entanto, neste fórum, onde até há pouco tempo raramente aparecia um tópico mal escrito, recentemente, passou a acontecer um fenómeno estranho:
- Parece que as pessoas passaram ter menos cuidado com a escrita e escrevem como se estivessem a mandar mensagens pelo telemóvel.
Não se preocupam com os acentos, ou com os parágrafos, nem em começar os mesmos com maiúsculas, não ligam aos erros abreviam palavras e trocam letras.
Curiosamente noto que alguns cidadãos estrangeiros que aqui escrevem chegam a ter mais cuidado com a escrita que por vezes nós que somos naturais.
Os tradutores especiais para linguagem são incapazes de reconhecer palavras abreviadas, palavras em que se substitui um q por um K (ex: - quando por Kuando), não conseguem ler duas palavras juntas por uma virgula (ex: - assim lêem - eu, hoje, comprei um carro. Assim não lêem - eu,hoje,comprei um carro.) assim como não traduzem abreviaturas de palavras estrangeiras, nem palavras estrangeiras mal escritas.
Peço-vos pois que sejam conscienciosos, se não for pelo respeito que a nossa língua nos merece, pelo menos que seja, pelo respeito que muitos que estarão na situação semelhante ao meu filho certamente vos merecem.
Lembrem-se que não vivemos sozinhos no mundo e o espírito de solidariedade e altruísmo é um dos 10 mandamentos do XXXXXX.
Hoje passei uma tarde a ler este fórum ao meu filho, pois ele não conseguia ler muito do que aqui se escreveu e é um dos maiores aficionados deste espaço, tendo até algumas pessoas que cá escrevem como ídolos. Para ele pedir ajuda é sentir-se ainda mais incapaz, mais deficiente e mais marginalizado.
Por favor, peço-vos a todos, ajudem-me a dar um pouco mais de dignidade ao meu filho.
Não digo que não se dê um erro ou outro, eu infelizmente também os dou. No entanto uma coisa é a excepção compreensível, outra é o deliberadamente ser descuidado.
Como eu e principalmente o meu filho, existem mais pessoas que não tiveram coragem de se expor perante vós. Falámos também por elas. Lembrem-se que existem sempre do outro lado dos monitores pessoas diferentes que dependem de vós.
Obrigado pela vossa atenção.


Já não bastam os sucessivos acordos ortográficos para se desvirtuar a nossa língua o suficiente?
A língua (falada e principalmente escrita) de um povo é um dos maiores patrimónios de esse mesmo povo e que o diferencia de outros e ao mesmo tempo o aproxima de muitos.
E a língua portuguesa é falada e escrita por muitos milhões por esse mundo fora  
Escrita abreviada fazem as secretárias e chama-se estenografia (inclusivamente havia uma disciplina sobre isso em determinados cursos), para escrever o que lhes é ditado, pois não tem tempo para escrever tudo normalmente.

E para terminar este já longo texto, faço um apelo aos responsáveis do fórum (administração e moderação) que actuem rigorosamente e com mais frequência neste tipo de situações, de modo a permitir que o fórum mantenha a qualidade que lhe encontrei quando o descobri e acima de tudo preserve um dos nossos patrimónios.

Cumprimentos a todos

P.S. como chamada de atenção vou colocar um link para este texto em alguns tópicos do fórum
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20058
  • Recebeu: 2926 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Ortografia
« Responder #18 em: Dezembro 11, 2010, 10:26:30 am »
Tenho que confessar que antigamente escrevia no word para verificar se havia erros ortográficos nos textos. Actualmente escrevo directamente no fórum porque já não tenho o tempo que tinha para o mesmo. Vou começar a escrever de novo no Word, porque eu sei que por vezes graças ao teclado e à pressa "como" letras e cometo erros ortográficos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Ortografia
« Responder #19 em: Dezembro 11, 2010, 07:17:32 pm »
Para quem utiliza o Firefox é muito fácil instalar o dicionário de Português (europeu) e activar o Check Spelling, especialmente se estiver a utilizar a versão em português do Firefox. No Internet Explorer já não sei e no Chrome nunca cheguei a ver como se fazia, mas no Opera também é fácil de activar esta funcionalidade.
Desta forma podem corrigir a ortografia à medida que escrevem um post aqui no fórum.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
Re: Ortografia
« Responder #20 em: Dezembro 11, 2010, 10:10:04 pm »
Senhores moderadores, volto a fazer o pedido. Apaguem as mensagens com erros grosseiros de ortografia!
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Ortografia
« Responder #21 em: Dezembro 12, 2010, 03:43:04 pm »
As pessoas com menos instruccao tambem tem direito a escrever neste forum.
Isto e um forum de troca de ideias e nao de Portugues.

Se alguem tiver erros e os moderadores os quiserem corrigir, estou plenamente de acordo. Agora apagar mensagens so porque tem erros ortograficos e perfeitamente ridiculo.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ZADOK

*

urso bêbado

  • 75
  • +0/-0
Re: Ortografia
« Responder #22 em: Abril 22, 2012, 02:32:33 pm »
Antes de ocupar-me com a ortografia, minha proposta é ocuparmo-nos com a língua; este é um fórum português e em geral lusófono (nem só português); na minha assinatura peço façam favor me corrigirem se coloco qualquer burrice por desconhecimento da língua; produz-me desgosto ver escritos redigidos em espanhol. Criam-me: no meu território, no meu país, se vocês querem conceder-mo, o espanhol tem atingido tais níveis de utilização que é possível alçares-te de manhã e vivires um dia inteiro sem perceberes um bocado do nosso idioma.

Quanto galego (português de coração) desejo aprender com vocês a língua que um dia quero empregar como um utente qualquer em qualquer terra da Lusofonia. Algum texto em francês ou inglês --embora muitos não os possa perceber-- não fazem mal, desde que sejam contados como favas!. Pero a entrada às bravas do espanhol faz-me pôr em defesa: gralhas tenho-as mais do que ninguém: se tal é assim, minha assinatura é clara: corrijam-me!!!... não é desleixo pela língua, mas desconhecimento e apagamento na minha terra da boa língua portuguesa. Importo-me todos os dias a aperfeiçoá-la (uns dias as mensagens correm melhor do que outros)... Mas ler em espanhol cá faz-me mal. Não entrei para ler espanhóis a achegarem qualquer ideia, do meu ponto de vista pessoal (sempre) muito pouco construtivas, por demais.

Obrigado pela escuta.