Equipamento a oferecer à Ucrânia

  • 1204 Respostas
  • 116649 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2531 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #240 em: Junho 25, 2022, 11:57:45 am »
É esta a nossa sina, sempre de mão estendida.
O mais caricato é que a nossa opinião pública e governos, criticam o UK devido ao Brexit etc e depois pedem ajuda, o mesmo acontece com outros países, na questão dos FF, como Marrocos, Espanha e no passado, RÚSSIA!
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4453
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #241 em: Junho 25, 2022, 12:17:39 pm »
E ainda por cima, estes irresponsáveis que nos desgovernam, tiveram maioria ainda este ano!

Mas este grupo de pandilhas tem tudo muito bem orquestrado, os merdia desviam a atenção para bem longe do governo (qualquer responsabilidade do que quer que seja) e da guerra!

Interpretação minha:
O pm coloca entraves à entrada da Ucrãnia na UE e até fica a falar sozinho e fica o mau da fita, quando o Macron, Shulz e Draghi foram à Ucrãnia. Mas a preocupação do aldrabão não é outra que não a inveja por ter de repartir os subsídios com outros ainda mais pobres que nós!!!!!

Vir uma notícia destas para os merdia não sei se é propositada para estes sem vergonha arranjarem um mecenas que envie os blindados sem gastarmos 1 cêntimo. É preciso não ter coluna vertebral!!!!!!

Mas há mais, estes aldrabões nem falam da guerra nem se preocupam com ela, por aquilo que vêem acontecer na Ucrãnia. Devem ter pensado, então nós não precisamos de investir na defesa, se formos atacados, os outros têem obrigação de nos virem defender (OTAN-NATO) e se precisarmos de armas, basta pedir como faz a Ucrãnia e o ocidente despeja armas em Portugal!!!! Querem apostar que é isto que pensam!?

Mas o maior requinte é a esquerda sem vergonha elevar o 25 de Abril de 74 como a data mais importante do país, evento esse feito pelas FA, mas depois tratarem tão mal as mesmas FA, ao ponto de as desarmarem! É preciso lata!!!!!!

Mas o desmantelamento das FA, não será propositado, para não serem corridos como os outros em 74?
« Última modificação: Junho 25, 2022, 12:19:32 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM, Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2531 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #242 em: Junho 25, 2022, 03:13:04 pm »
Citar
Depois de o Governo de Lisboa ter decidido oferecer à Ucrânia um conjunto de armamento para combater a invasão russa, constata-se que as autoridades portuguesas não dispõem de verbas para custear o transporte do material até à zona de guerra, estando na expectativa de que alguma entidade estrangeira assuma os custos da operação – revelou ao Nascer do Sol uma fonte militar.

 A fatia mais pesada do encargo tem que ver com o envio de 15 blindados de lagartas M113, para transporte de pessoal, de um lote de cerca de centena e meia adquirido em segunda mão pelo Exército português aos EUA, a preços reduzidos, aquando da diminuição do efetivo militar norte-americano estacionado na Europa na década de 1990, após o desanuviamento que se seguiu ao fim da Guerra Fria com a queda do Muro de Berlim (1989) e a implosão da União Soviética (1991). Desde então, tais veículos, já obsoletos, têm estado no Campo Militar de Santa Margarida, onde a sua utilização é escassa, pelo que a oferta à Ucrânia de um décimo desse efetivo não representará uma quebra significativa. Os 15 blindados foram nas últimas semanas sujeitos a revisão e encontram-se já em condições de seguir para a Ucrânia, via fronteira com a Polónia.

«Portugal ofereceu o material, mas se o transporte puder ser ‘à borla’, através dos parceiros que geralmente têm feito isso, melhor», resumiu a mesma fonte, que adiantou estar o Governo de António Costa a tentar evitar que os custos recaiam sobre o erário nacional. Isto apesar de o primeiro-ministro ter anunciado recentemente um apoio financeiro de Portugal à Ucrânia no valor de 250 milhões de euros, dos quais 100 milhões já este ano.

Para resolver o problema do envio, os militares portugueses apostam sobretudo na ajuda britânica, já que Londres assegurou e financiou anteriores transportes de equipamento (sobretudo munições) fornecido por Portugal a Kiev. «Eles [os britânicos] ainda não apresentaram o OK final», acrescentou a nossa fonte. «Mas estão a estudar as hipóteses de trajeto, que será feito por estrada ou, o mais provável, por via férrea. Já estiveram em Santa Margarida a ver o material e tirar as medidas, e agora estamos à espera que digam alguma coisa em relação ao transporte».


Além das munições e de algum material militar ligeiro, Portugal já enviou para a Ucrânia quatro viaturas blindadas que pertenciam à GNR, duas por transporte terrestre e outras duas por via aérea; mas nesta operação, financiada pelo Governo de Lisboa, aproveitou-se a ida de um cargueiro C-130 Hercules da Força Aérea que, por razões distintas, tinha já previsto um voo em missão até ao leste da Europa.

Além dos blindados de lagartas, Portugal vai fornecer agora à Ucrânia um conjunto de obuses de artilharia e metralhadoras pesadas Browning.

«Estamos à espera que os ingleses se cheguem à frente», rematou a mesma fonte. «Se isso não acontecer, alguém tem de decidir politicamente, porque a tropa não tem dinheiro».

 Entretanto, outra fonte, ligada aos meios do Exército, revelou ao Nascer do Sol que, com a Ucrânia cada vez mais depauperada militarmente, o Governo português recebeu novos pedidos de ajuda, estando a sondar os três ramos das Forças Armadas para recolher camiões de carga que possam ser enviados para Kiev. O problema, acrescenta, é que a tropa portuguesa dispõe de poucos veículos que preenchem as condições requeridas: «A tropa está de tanga. Temos pouco material, o resto é lixo. Vamos mandar o que houver e se conseguir juntar».

No entanto, o Ministério da Defesa afirma, em declarações ao Nascer do SOL, que o equipamento está pronto desde 31 de maio. «Já temos os parceiros aliados que se disponibilizaram para o transportar só estamos à espera que nos digam quando o podem fazer».

 

Promessas

O envio de material militar para a Ucrânia surgiu em resposta ao pedido de Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, que, aquando do seu discurso – por videochamada – no Parlamento português, fez um apelo ao Governo de António Costa para que apoiasse o país invadido pelos russos com armamento pesado, bem como com um reforço às sanções impostas à Rússia. «Peço aceleração e reforço das sanções e também apoio militar, armamento», afirmou o chefe de Estado ucraniano, a 21 de abril, falando especificamente em «armamento pesado».

Em jeito de ‘moeda de troca’, quando o primeiro-ministro português visitou a Ucrânia, em maio deste ano, e, além de um apoio de 250 milhões de euros, falou também em ajudas a nível militar. A 21 de maio, em visita a Kiev, António Costa disse que Portugal forneceu, e iria fornecer, material letal e não letal. O primeiro-ministro argumentou que Portugal tem procurado corresponder aos pedidos feitos pelas autoridades ucranianas, mas «muitas vezes não temos os recursos de que a Ucrânia necessita». «É um esforço que não terminou e que vai continuar. Tomámos boa nota dos pedidos específicos da Ucrânia e vamos procurar ver se estão ao nosso alcance», acrescentou.

Na altura, António Costa garantiu também que Portugal apoiaria a Ucrânia noutros setores como, por exemplo, a reconstrução de escolas e jardins de infância, «porque é fundamental investir no futuro e garantir que as novas gerações ucranianas têm futuro na sua terra».

«Portugal tem procurado apoiar a Ucrânia das formas mais diversas, ajudando a criar condições para que todos os países da União Europeia possam manter-se unidos no apoio ao sexto pacote de sanções» à Rússia, disse Costa, por ocasião da visita à capital ucraniana.

https://sol.sapo.pt/artigo/774523/portugal-sem-dinheiro-para-enviar-armas-a-kiev

Portugal não tem armas, mas pode ajudar a reconstruir jardins de infância....
Comentários?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #243 em: Junho 25, 2022, 05:45:54 pm »
Citar
Portugal já enviou para a Ucrânia quatro viaturas blindadas que pertenciam à GNR, duas por transporte terrestre e outras duas por via aérea; mas nesta operação, financiada pelo Governo de Lisboa, aproveitou-se a ida de um cargueiro C-130 Hercules da Força Aérea que, por razões distintas, tinha já previsto um voo em missão até ao leste da Europa.

Transporte de blindados em C-130. c56x1
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #244 em: Junho 25, 2022, 09:27:59 pm »
Quando chegarem os kacetes enviamos os 15 M113  :mrgreen:
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1660 vez(es)
  • +995/-189
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #245 em: Junho 26, 2022, 10:51:15 am »

Citar
O pm coloca entraves à entrada da Ucrãnia na UE e até fica a falar sozinho e fica o mau da fita, quando o Macron, Shulz e Draghi foram à Ucrãnia. Mas a preocupação do aldrabão não é outra que não a inveja por ter de repartir os subsídios com outros ainda mais pobres que nós!!!!!

Cerne da questão, porque a partir do momento que Ucrania e outros entrarem na União, a torneira da qual nos habituamos a viver fecha. E nestes anos todos não tivemos iniciativa para começarmos a produzir a nossa própria agua ou saber onde procura-la. Ainda agora com o PRR vamos perder uma oportunidade de ouro para modificar o tipo de tecido empresarial que existe e a forma como o país produz riqueza.


Citar
Devem ter pensado, então nós não precisamos de investir na defesa, se formos atacados, os outros têem obrigação de nos virem defender (OTAN-NATO) e se precisarmos de armas, basta pedir como faz a Ucrãnia e o ocidente despeja armas em Portugal!!!! Querem apostar que é isto que pensam!?

Não só pensam como o próprio ministro afirmou isso mesmo às televisões várias vezes quando questionado sobre o estado das FA

Citar
Mas o desmantelamento das FA, não será propositado, para não serem corridos como os outros em 74?
Em 74 estávamos numa guerra que o povo e os militares não queriam. Agora acho que é mais a falta de visão estratégica e ausência de sentido de estado e nação. 

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3662 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #246 em: Junho 26, 2022, 11:18:18 am »
Citar
Para resolver o problema do envio, os militares portugueses apostam sobretudo na ajuda britânica, já que Londres assegurou e financiou anteriores transportes de equipamento (sobretudo munições) fornecido por Portugal a Kiev. «Eles [os britânicos] ainda não apresentaram o OK final», acrescentou a nossa fonte. «Mas estão a estudar as hipóteses de trajeto, que será feito por estrada ou, o mais provável, por via férrea. Já estiveram em Santa Margarida a ver o material e tirar as medidas, e agora estamos à espera que digam alguma coisa em relação ao transporte».

Hahahahahaha, os "bifes" puseram-se a jeito, agora que paguem novamente. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5944 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #247 em: Junho 26, 2022, 01:59:14 pm »
Espero que os ingleses façam o manguito ao monhé, para ficar ainda mais mal visto lá fora

(Porque cá dentro até podia andar a atropelar velhinhas na via pública que iam continuar a votar nele)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, nelson38899, Subsea7

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4027 vez(es)
  • Enviou: 10035 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #248 em: Junho 26, 2022, 11:56:17 pm »
O nível de confiança nas FFAA tugas é tão elevado que os bifes até enviam pessoal a Santa Guida para tirar as medidas. Que tristeza…
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Subsea7, PTWolf

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #249 em: Junho 27, 2022, 02:52:15 pm »
O nível de confiança nas FFAA tugas é tão elevado que os bifes até enviam pessoal a Santa Guida para tirar as medidas. Que tristeza…

É que nós usamos o sistema métrico e isso pode fazer confusão  :mrgreen:.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #250 em: Junho 27, 2022, 03:11:35 pm »
O nível de confiança nas FFAA tugas é tão elevado que os bifes até enviam pessoal a Santa Guida para tirar as medidas. Que tristeza…

Não somos só nós que gostamos de passear, os bifes também...e saem daquele fog e vêm apanhar um solzinho por cá...um 2 em 1.
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #251 em: Junho 29, 2022, 07:25:06 pm »
Citar
Para resolver o problema do envio, os militares portugueses apostam sobretudo na ajuda britânica, já que Londres assegurou e financiou anteriores transportes de equipamento (sobretudo munições) fornecido por Portugal a Kiev. «Eles [os britânicos] ainda não apresentaram o OK final», acrescentou a nossa fonte. «Mas estão a estudar as hipóteses de trajeto, que será feito por estrada ou, o mais provável, por via férrea. Já estiveram em Santa Margarida a ver o material e tirar as medidas, e agora estamos à espera que digam alguma coisa em relação ao transporte».

Hahahahahaha, os "bifes" puseram-se a jeito, agora que paguem novamente. :mrgreen:




É vir cá buscar.
Está mais perto do que a Austrália.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Barlovento

  • Perito
  • **
  • 448
  • Recebeu: 212 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +135/-92
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #252 em: Junho 30, 2022, 10:36:23 am »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, HSMW

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #253 em: Julho 01, 2022, 07:30:03 pm »
F-16 e posteriormente F-15 ( ou até ao contrário vamos ver) estão praticamente certos para a Ucrânia daqui a 3-6 meses

Ukrainian fighter pilot 'Juice' in a recent interview given to Ukrainian military outlet 'Militarniy' confirmed that the work to supply Ukrainians with fighters and attack helicopters is under way. Main struggle right now is to identify the most fitting platform, dedicate budget to said project and figure out the logistical kinks

He did confirm that Ukraine has 'Significantly more pilots then it does planes' and that 'We already identified a group of pilots that could go and receive education'

He also clarified as to why both Ukrainians and their US partners believe that the 3-6 months mark is achievable. They do not plan to use the provided air platform for anything other than CAPs initially. They want to protect their air space primarily, put in the hours on the airframes and later, once everything has been established, further employ the airframes to their fullest potential as the multirole fighters that they're meant to be by expanding their training
In regards to helicopters: Cobras and Little birds were discussed. MD530 is viewed as an immediate solution, though Ukrainians are sceptical. Cobra is viewed as the more long term solution, since Apache is a very expensive and mighty challenging logistically demanding platform for any country, especially Ukraine

'Juice' is confident that helicopters might be settled upon quicker than fighters, as it is significantly easier to get that done as well as for Ukrainians to put them to immediate use. Biggest issue overall, is to identify units within US military that would be willing to give over their aircraft


Portanto sinceramente para mim temos aqui uma oportunidade de ouro.
Não seria impossível prometer todos os F-16 (exceto 2 para mostrar no museu) á Ucrânia, em conjunto de apoio logístico, treino e de munição com os americanos e polacos.
Em troca receberíamos F-35 de graça se soubermos fazer um bom chorinho ao Biden. Seria sacrificar a força aérea durante uns aninhos, mas nada de mais, a Eslováquia por exemplo já disse que faria o mesmo, enviar os seus Mig-29 e o seu espaço aéreo seria protegido pelos checos e polacos temporariamente.

De igual forma não tenho dúvidas que os americanos disponibilizassem uma esquadra ou algo assim de F-35, o que permitiria treinar os nossos pilotos ao mesmo tempo.

Com isto ficaríamos com a força aérea sem precisar de uma modernização ostensiva até 2050 no mínimo
Mas claro que forças armadas competentes e modernas não é algo que o governo gosta e quanto aos líderes militares nem sei bem o que achar deles, parte de mim acha que não têm grande hipótese com os governos que temos, a outra parte vê incompetentes que continuam a achar que estamos em 1960 e que o Chaparral é a melhor AA do mundo

Also não me venham com a treta de que o F-35 é mau e que é desnecessário, tem de se procurar obter o melhor equipamento possível para todos e mais nada, ainda por cima num exército mais pequeno.

Also porque é que a imagem não fica a seguir ao texto? hahaha

 
« Última modificação: Julho 01, 2022, 07:32:39 pm por Drecas »
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2372
  • Recebeu: 162 vez(es)
  • Enviou: 483 vez(es)
  • +641/-325
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #254 em: Julho 01, 2022, 08:06:54 pm »

Não seria impossível prometer todos os F-16 (exceto 2 para mostrar no museu) á Ucrânia, em conjunto de apoio logístico, treino e de munição com os americanos e polacos.
Em troca receberíamos F-35 de graça se soubermos fazer um bom chorinho ao Biden. Seria sacrificar a força aérea durante uns aninhos, mas nada de mais, a Eslováquia por exemplo já disse que faria o mesmo, enviar os seus Mig-29 e o seu espaço aéreo seria protegido pelos checos e polacos temporariamente.


O mais provável é enviarmos 12 F-16 e ficamos com 18  ::)
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist