Modernização dos EH-101 MERLIN

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LM

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #30 em: Novembro 29, 2021, 02:23:09 pm »
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Atualmente, a FAP possui duas frotas de helicópteros, o EH-101 e o mais recente AW-119 Koala. Com estas duas frotas a FAP é capaz de dar resposta às diversas solicitações que Portugal necessita. Por um lado, um helicóptero ligeiro de fortes valências e capaz de dar resposta em Portugal Continental no âmbito da Busca e Salvamento, nas missões de apoio tático e em missões no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sem esquecer as missões de instrução. Por outro lado, um helicóptero médio, com um longo alcance que dá resposta às solicitações de Busca e Salvamento no mar Português, em transportes médicos nos arquipélagos, nas missões de apoio tático e outras necessidades.
  :o
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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typhonman

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #31 em: Novembro 29, 2021, 02:31:13 pm »
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Atualmente, a FAP possui duas frotas de helicópteros, o EH-101 e o mais recente AW-119 Koala. Com estas duas frotas a FAP é capaz de dar resposta às diversas solicitações que Portugal necessita. Por um lado, um helicóptero ligeiro de fortes valências e capaz de dar resposta em Portugal Continental no âmbito da Busca e Salvamento, nas missões de apoio tático e em missões no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sem esquecer as missões de instrução. Por outro lado, um helicóptero médio, com um longo alcance que dá resposta às solicitações de Busca e Salvamento no mar Português, em transportes médicos nos arquipélagos, nas missões de apoio tático e outras necessidades.
  :o

LOL.
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #32 em: Novembro 29, 2021, 08:04:07 pm »
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Atualmente, a FAP possui duas frotas de helicópteros, o EH-101 e o mais recente AW-119 Koala. Com estas duas frotas a FAP é capaz de dar resposta às diversas solicitações que Portugal necessita. Por um lado, um helicóptero ligeiro de fortes valências e capaz de dar resposta em Portugal Continental no âmbito da Busca e Salvamento, nas missões de apoio tático e em missões no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sem esquecer as missões de instrução. Por outro lado, um helicóptero médio, com um longo alcance que dá resposta às solicitações de Busca e Salvamento no mar Português, em transportes médicos nos arquipélagos, nas missões de apoio tático e outras necessidades.
  :o

LOL.

Mas é mentira?
 

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typhonman

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #33 em: Novembro 29, 2021, 08:08:00 pm »
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Atualmente, a FAP possui duas frotas de helicópteros, o EH-101 e o mais recente AW-119 Koala. Com estas duas frotas a FAP é capaz de dar resposta às diversas solicitações que Portugal necessita. Por um lado, um helicóptero ligeiro de fortes valências e capaz de dar resposta em Portugal Continental no âmbito da Busca e Salvamento, nas missões de apoio tático e em missões no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sem esquecer as missões de instrução. Por outro lado, um helicóptero médio, com um longo alcance que dá resposta às solicitações de Busca e Salvamento no mar Português, em transportes médicos nos arquipélagos, nas missões de apoio tático e outras necessidades.
  :o

LOL.

Mas é mentira?

Não. mas é dito como se fosse algo do outro mundo, e os helis médios?  Pelo artigo esses 2 helis dão conta do recado....
 

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Red Baron

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #34 em: Novembro 29, 2021, 08:10:15 pm »
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Atualmente, a FAP possui duas frotas de helicópteros, o EH-101 e o mais recente AW-119 Koala. Com estas duas frotas a FAP é capaz de dar resposta às diversas solicitações que Portugal necessita. Por um lado, um helicóptero ligeiro de fortes valências e capaz de dar resposta em Portugal Continental no âmbito da Busca e Salvamento, nas missões de apoio tático e em missões no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sem esquecer as missões de instrução. Por outro lado, um helicóptero médio, com um longo alcance que dá resposta às solicitações de Busca e Salvamento no mar Português, em transportes médicos nos arquipélagos, nas missões de apoio tático e outras necessidades.
  :o

LOL.

Mas é mentira?

Não. mas é dito como se fosse algo do outro mundo, e os helis médios?  Pelo artigo esses 2 helis dão conta do recado....

Quais helicopteros medios?
Devem ser os que estão estar guardados no LPD.
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #35 em: Novembro 29, 2021, 09:00:22 pm »
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Atualmente, a FAP possui duas frotas de helicópteros, o EH-101 e o mais recente AW-119 Koala. Com estas duas frotas a FAP é capaz de dar resposta às diversas solicitações que Portugal necessita. Por um lado, um helicóptero ligeiro de fortes valências e capaz de dar resposta em Portugal Continental no âmbito da Busca e Salvamento, nas missões de apoio tático e em missões no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sem esquecer as missões de instrução. Por outro lado, um helicóptero médio, com um longo alcance que dá resposta às solicitações de Busca e Salvamento no mar Português, em transportes médicos nos arquipélagos, nas missões de apoio tático e outras necessidades.
  :o

LOL.

Mas é mentira?

Não. mas é dito como se fosse algo do outro mundo, e os helis médios?  Pelo artigo esses 2 helis dão conta do recado....

Quais helicopteros medios?
Devem ser os que estão estar guardados no LPD.

Viraste a boy do sistema?
Não me digas que também achas mais que suficiente, os 12 EH-101 e 5 Kualitas.
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #36 em: Novembro 29, 2021, 09:11:53 pm »
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Atualmente, a FAP possui duas frotas de helicópteros, o EH-101 e o mais recente AW-119 Koala. Com estas duas frotas a FAP é capaz de dar resposta às diversas solicitações que Portugal necessita. Por um lado, um helicóptero ligeiro de fortes valências e capaz de dar resposta em Portugal Continental no âmbito da Busca e Salvamento, nas missões de apoio tático e em missões no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sem esquecer as missões de instrução. Por outro lado, um helicóptero médio, com um longo alcance que dá resposta às solicitações de Busca e Salvamento no mar Português, em transportes médicos nos arquipélagos, nas missões de apoio tático e outras necessidades.
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Mas é mentira?

Não. mas é dito como se fosse algo do outro mundo, e os helis médios?  Pelo artigo esses 2 helis dão conta do recado....

Quais helicopteros medios?
Devem ser os que estão estar guardados no LPD.

Viraste a boy do sistema?
Não me digas que também achas mais que suficiente, os 12 EH-101 e 5 Kualitas.
Para a FAP sim, para o Exercito não.
 

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #37 em: Novembro 30, 2021, 04:24:27 am »
Para o autor, os Melin são médios, quando, na realidade, são mais médio-pesados. E a descrição dos koalitas é, no mínimo, hilariante.
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Lightning

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #38 em: Novembro 30, 2021, 05:10:28 am »
Pois, eu referia-me as fragatas actuais e imagino que na altura ninguém pensava noutras. E agora...também duvido

Mas nas actuais o NH90 tambem não cabe.  :mrgreen:

Não cabe porque o upgrade não contemplou. Aqui está um Nh90 numa M Holandesa.  ;)

Eu sei   ;)
Pois, podia-se ter feito isto ou aquilo no upgrade como os outros países, mas não se fez, concluindo, não cabe.
 

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NVF

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #39 em: Novembro 30, 2021, 07:33:55 am »
Alguém tem confirmação que o reforço estrutural para efectuar operações com helis de 10 ton não foi efectuado? Obviamente, é expectável que o espírito de poupança, que imbui a nossa marinha para tudo o que não seja relacionado com golf, tenha prevalecido. No entanto, não me recordo de ter lido nada sobre o assunto -- afinal, há que manter estas cenas secretas, carago!
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Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #40 em: Novembro 30, 2021, 09:26:42 am »
Acho que se está a desviar a discussão daquilo que é essencial ser falado, a modernização do sistema de armas EH-101 Merlin.

O artigo na Mais Alto coligido pelo Cap. PILAV Rodolfo Gouveia é um alerta sério, na medida do possível, para a crescente obsolescência, deterioração de sistemas e falta de aproveitamento adequado de um aparelho extremamente capaz, e que modernizado o volta a colocar como o, ou um dos melhores do mundo na actualidade. Em Fevereiro, daqui a sensivelmente 3 meses, passam 17 anos da chegada das primeiras aeronaves, state-of-the-art na altura, mas hoje com tecnologia e sistemas com mais de duas décadas. É que, para aqueles que não haviam até agora reparado, o Merlin português tem a designação de EH-101 e não AW101 por ser oriundo dos modelos iniciais, embora com configuração avançada.

A modernização, actualização ou o que queiram chamar para o modelo Mark 612, é fundamental para o sucesso das missões, segurança das tripulações e ampliação do espectro/leque operacional. E, que se tenha visto ou saiba, até hoje não se fala em qualquer proposta nesse sentido ou constituição de um qualquer grupo de trabalho, naquela que é largamente considerada por muitos como a mais importante aeronave da Força Aérea Portuguesa.

O Canadá, cujos CH-149 Cormorant são versões praticamente civis do Merlin, vai avançar para a modernização para o padrão AW101-612 (designado por CMLU ou Cormorant Mid-Life Upgrade), juntando também à frota mais dois aparelhos, com o intuito de operar este sistema de armas até pelo menos 2042.

Citar
(...) The Cormorant Mid-Life Upgrade project is valued at up to $1.39 billion. The fleet will receive at least two additional helicopters and be upgraded to extend its life to at least 2042.(...)

(...) According to firm Leonardo in a release:

“The CMLU program will upgrade the Cormorants to the latest AW101-612 standard, currently being delivered to Norway, providing a low risk upgrade path with a modern, proven solution. These capability enhancements and equipment improvements will include state-of-the-art avionics, a new “glass cockpit”, the addition of the latest sensors, radar and search enhancement technology, more powerful digitally-controlled engines, wireless in-cabin communications, LED lighting, rescue hoist upgrades, synthetic training solutions and more, enabling the Cormorants to spend less time searching and more time rescuing stranded Canadians. (...)

https://ukdefencejournal.org.uk/canada-to-upgrade-and-expand-ch-149-cormorant-fleet/
   

E por cá, espera-se até a aeronave ter 3 décadas de serviço para pensar nisso? ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #41 em: Novembro 30, 2021, 10:40:42 am »
CG, as derivas, são acções muito em voga neste forum, mas só quando dá jeito. ;)


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mafets

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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #42 em: Novembro 30, 2021, 11:39:12 am »
Alguém tem confirmação que o reforço estrutural para efectuar operações com helis de 10 ton não foi efectuado? Obviamente, é expectável que o espírito de poupança, que imbui a nossa marinha para tudo o que não seja relacionado com golf, tenha prevalecido. No entanto, não me recordo de ter lido nada sobre o assunto -- afinal, há que manter estas cenas secretas, carago!
Tenho, de lá de dentro. Não foi, e isso implicou mudanças no upgrade, pois as M holandesas e belgas levaram, mastro, apex, seawwatcher, com o respectivo peso compensado na ré pelo reforço e aumento do deck. No nosso caso como não aconteceu, mandou-se o Apex e Seawatcher com os porcos (ou seja teve de se distribuir peso).











Saudações
« Última modificação: Novembro 30, 2021, 11:40:36 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #43 em: Novembro 30, 2021, 12:57:10 pm »
Mafets a classe M quando foi concebida o helideck estruturalmente  já  permitia a operacao de helis até 10 tons.

Penso que as alterações a que foram sujeitas as M Holandesas e Belgas quanto a flight deck se resumia ao seu aumento na popa preenchendo as duas reentrâncias laterais à ré unindo a popa em toda a sua largura de modo a facilitar a operação aos NH90 e restantes modelos da classe das 10 tons, mas apenas isso, mantendo o limite da operação a helis de 10 tons.

Abraços

« Última modificação: Novembro 30, 2021, 01:03:31 pm por tenente »


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Re: Modernização dos EH-101 MERLIN
« Responder #44 em: Novembro 30, 2021, 01:32:12 pm »
Pois.

Ou seja, a ideia dos experts, ou melhor os acomodados que viajam em Fragatas a sério de outros, é manter os Linx e as M nacionais em paralelo até ao fim de vida.
Então  depois logo se vê e também calha a outros preocuparem-se com isso na altura.

Se essas alminhas não acham pertinente meter um Flir num helicóptero, que mais se pode esperar???
Nada, só boas tacadas e almoçaradas