Substituição dos P-3C CUP+ ORION

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typhonman

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #30 em: Julho 17, 2021, 12:22:47 pm »
O cenário mais óbvio para a continuidade operacional da frota P-3C CUP+, por mais uma ou duas décadas, passa pela aquisição das células da Marinha Alemã, quando estas forem retiradas de serviço. Neste momento, só possuímos 04 células operacionais ou viáveis. Com mais 08 células adicionais (duas delas com asas novas), seria possível manter uma pool de 06 ou 07 células activas, servindo as restantes como “vacas”.

Obviamente, o ideal seria a aquisição de 04 ou 05 células P-8A, antes do final desta década. Mas enquanto o poder político e os seus lacaios — leia-se chefias — insistirem em fantochadas como a LPM, não devemos ter grandes expectativas.

É uma opção, veremos...Mas ser o 3º utilizador de uma frota... ::)
« Última modificação: Julho 17, 2021, 12:23:54 pm por typhonman »
 

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Red Baron

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #31 em: Julho 17, 2021, 12:40:32 pm »
Este pessoal sonha, EP-3 para que ?

Por não faz sentido andar com um MPA a fazer ISR na Polonia, com os EP-3 é possível com a mesma estrutura que termos, mais disponibilidade dos P-3 para missões de patrulha no mar.

RB, o P-3C neste momento não é um MPA, é um MMA (Multi Mission Aircraft), com capacidade ISR, e outras mais secretas.
É tipo o P-8A, mas com tecnologia inferior.

Pois é tão avançado que por razoes de segurança a consola de radar não comunica com a consola de comunicações.
 

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typhonman

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #32 em: Julho 17, 2021, 12:58:06 pm »
Este pessoal sonha, EP-3 para que ?

Por não faz sentido andar com um MPA a fazer ISR na Polonia, com os EP-3 é possível com a mesma estrutura que termos, mais disponibilidade dos P-3 para missões de patrulha no mar.

RB, o P-3C neste momento não é um MPA, é um MMA (Multi Mission Aircraft), com capacidade ISR, e outras mais secretas.
É tipo o P-8A, mas com tecnologia inferior.

Pois é tão avançado que por razoes de segurança a consola de radar não comunica com a consola de comunicações.

Pois. mas não é o EP-3 que vai resolver, assumam a defesa nacional como coisa séria e pensem em 5 P-8A.
Abraços,
 

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Red Baron

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #33 em: Julho 17, 2021, 01:20:06 pm »
Neste momento temos 4 opções:
1- Compra dos P-3 da Alemanha e iniciar um processo de canibalização progressiva dos meios
2- Fazer uma modernização como foi feita pelos brasileiros com a instalação do FITS e a substituição das asas.
3- Seguir os espanhóis e ir pelo C-295, quer modernizando os PG-2 e PG-3, ou mesmo comprando uma nova versão(PG-4) já com detetor magnético e apenas para a missão.
4- Não fazer nada e esperar que quem vêm a seguir resolva
 

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dc

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #34 em: Julho 17, 2021, 01:21:42 pm »

dc, é fácil de justificar a necessidade de um verdadeiro meio MPA/ASW mas é difícil arranjar vontade para gastar os recursos para os adquirir.

Lembrem-se que tivemos cerca de 11 a 13 anos sem aeronave ASW entre a saída de serviço dos P-2V5 e a chegada dos P-3. Andamos a fazer VIMAR e SAR com C-130 e C-212. Não é por nada que a Embraer andou a fazer publicidade às capacidades do 390 para estas missões!!!

Sou da opinião pessimista que ou vamos recorrer a modernizar células de P-3 antigos da USN ou da JMSDF e esticar o serviço Orion até aos anos 50 ou que vamos voltar a ter uma década sem meio dedicado a ASW, ficando os C-295 que temos actualmente e os 390 a fazer vigilância marítima e busca e salvamento.

Não se esqueçam dos outros mil-e-um equipamentos que vamos ter de substituir ao mesmo tempo que os P-3.

Aí já recai a responsabilidade ao poder político, e também às chefias militares de darem a entender as prioridades. Um país que é rico para esbanjar mais de 800 milhões em aviões de transporte, gastou mais de 1000 milhões num ano com a TAP, quer TGVs e aeroportos em tudo o que é sítio, não arranja uns míseros 1200 milhões para 4 P-8 em 2035?  ::)

A Embraer e o 390 são irrelevantes. No estado actual, o avião não faz ASW nem ASuW, nem nada que se pareça, e comprar 390s modificados como MPA, ficaria quase tão caro como os P-8. Convém lembrar que os KC, sem suite EW (que é à parte), custam 110 milhões cada, agora juntar todo o equipamento necessário para as missões mencionadas, depressa chegariam a 200 milhões por aeronave. Para não falar do limitado raio de acção dos 390.

Eu não sou pessimista nem optimista, apenas vejo aquilo que acho "necessário". O nível de optimismo não afecta o resultado final. Por outro lado, pedir aos P-3 que aguentem até 2050, parece-me puxado, para não dizer mesmo impossível. Chegava ao ponto em que já nem era rentável.

É precisamente a pensar nos milhentos equipamentos que há para substituir entre hoje e 2040, que se fala na modernização dos F-16, abdicando de caças novos até 2040.

A mim dá-me cada vez mais vontade de rir cada vez que o pessoal fala em UAVs do estilo MALE, especialmente configurados para operar em ambiente marítimo, como o Global Hawk ou Reaper/Sea Guardian. Já para a última aquisição de UAVs para a FAP foi o que foi...

Nota de rodapé: os finlandeses já operaram um C-295 configurado para guerra electrónica/COMINT/SIGINT há uns bons anos.

Infelizmente já não consigo ter o optimismo e inocência para acreditar noutro cenário.

Cumprimentos,

A questão dos UAVs é diferente. Por cá foi mais incompetência que outra coisa. Não só os MQ-9B já seriam um meio testado "off the shelf", numa compra destas, os prazos de entrega não seria absurdamente curtos. A compra de UAVs no ano passado foi pura e simplesmente absurda no formato em que foi feito, não por culpa de serem UAVs, mas pelas artimanhas e incompetência envolvidas.

Não adquirir UAVs para vigilância marítima seria sim um erro crasso. Não só MALE, como o MQ-9B, como algo mais pequeno, como o AR5. No fim de contas, nem todas as missões requerem uma aeronave tripulada, plurimotor. Se a ideia for andar 20h seguidas a patrulhar uma área, um UAV MALE é o melhor meio. E quando se faz as contas do custo de h/voo para um MQ-9 vs P-3, mais se justifica. É nas missões militares que o P-3, e consequentemente o P-8, fazem falta.

O cenário mais óbvio para a continuidade operacional da frota P-3C CUP+, por mais uma ou duas décadas, passa pela aquisição das células da Marinha Alemã, quando estas forem retiradas de serviço. Neste momento, só possuímos 04 células operacionais ou viáveis. Com mais 08 células adicionais (duas delas com asas novas), seria possível manter uma pool de 06 ou 07 células activas, servindo as restantes como “vacas”.

Obviamente, o ideal seria a aquisição de 04 ou 05 células P-8A, antes do final desta década. Mas enquanto o poder político e os seus lacaios — leia-se chefias — insistirem em fantochadas como a LPM, não devemos ter grandes expectativas.

Penso que o objectivo mínimo seria aguentá-los até 2035. Nesta década não vejo possibilidade de adquirir P-8, e mesmo que houvesse de alguma forma aumento do orçamento da defesa até 2030, daria prioridade à substituição das VdG, upgrade dos F-16, P-3 e Merlin. A modernização dos F-16 por si só, aguentando-os até 2040, elimina da década de 30 a compra de caças novos, o que dá mais margem de manobra para outros programas.

E compraria 4 P-8, dado que o preço do 5ª, quase que pagava uma unidade de MQ-9B (com 4 UAVs).
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #35 em: Julho 18, 2021, 03:24:44 pm »
Neste momento temos 4 opções:
1- Compra dos P-3 da Alemanha e iniciar um processo de canibalização progressiva dos meios
2- Fazer uma modernização como foi feita pelos brasileiros com a instalação do FITS e a substituição das asas.
3- Seguir os espanhóis e ir pelo C-295, quer modernizando os PG-2 e PG-3, ou mesmo comprando uma nova versão(PG-4) já com detetor magnético e apenas para a missão.
4- Não fazer nada e esperar que quem vêm a seguir resolva

Opção 4 com elevado nível de probabilidade...


Falta a opção 5:

5 - Adquirirmos os 5 P-8A Poseidon da Marinha Alemã em 2035 caso se trate, de facto, de uma solução interina.

Percebo o cepticismo, no entanto o P-8A é como o F-35A, é a única hipótese aos olhos da grande maioria da Força Aérea. Resta perceber se irão haver porventura alterações à LPM que contemplem o MLU dos P-3C, por esta altura não há grandes movimentações nesse sentido.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #36 em: Setembro 21, 2021, 09:56:45 am »
El calvario de la Patrulla Marítima en Europa

Citar
El de la Patrulla Marítima europea es un asunto espinoso. En los años inmediatamente posteriores a la caída del Muro de Berlín, a la par que nos cobrábamos los «dividendos de la paz» y los submarinos rusos parecían condenados a pudrirse amontonados en las frías bahías del norte y este del país, dejamos poco a poco morir las capacidades de guerra antisubmarina, pero no solo. Mientras las fuerzas submarinas de las naciones OTAN languidecían, reduciéndose el número de submarinos de ataque en servicio de forma dramática, algo parecido ocurría en los cielos, postergándose o renunciándose al reemplazo de aparatos clave, como los P-3 Orión. Lo que es peor, la potente industria aeronáutica europea ni siquiera mostró interés en un mercado y en un tipo de aparatos que ahora vuelven a ser tan necesarios como lo fueran en los años 80. Es por ello que en las próximas líneas nos centraremos en describiremos los principales intentos que se han llevado a cabo en Europa en los últimos años encaminados a presentar una alternativa propia a los aviones de patrulla marítima estadounidenses o japoneses…

(...)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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mafets

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #37 em: Setembro 21, 2021, 02:38:37 pm »
Como os francius andam virados do avesso podiam facilitar umas coisinhas aos tugas, tipo Rafale, A400 e Atlantique 3 a preço de amigo. Como este ultimo é até 2030 (o que por cá é mais 10 a 20 anos), é o tipico comportamento tuga de empurrar com a barriga para as calendas ...  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:





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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #38 em: Setembro 21, 2021, 02:42:30 pm »
Mas os franceses ainda gostam de receber dinheiro, ou não?  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #39 em: Setembro 21, 2021, 02:49:09 pm »
Mas os franceses ainda gostam de receber dinheiro, ou não?  :mrgreen:

Um Mix entre 20 milhões mais Iva uns contentores de Tinto, Branco, Porto e uns Vouchers para férias no Algarve. Se incluires o Cr7 para o PSG ainda recebes um par de Fremm com Nh90 de bónus  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Saudações  :mrgreen: :mrgreen:

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #40 em: Dezembro 17, 2021, 09:26:09 am »
Como era de prever, a compra de 5 Boeing P-8A pela Marinha Germânica deixou de ter carácter interino, ditando assim o fim do programa MAWS.

Se não for pela hipotética "teimosia" francesa, isso poderá cimentar ainda mais a liderança do Poseidon na lista de preferências.

https://www.scramble.nl/military-news/the-end-of-the-maws-programme?fbclid=IwAR3M17EZrHo3Bn0lQwuXALljDPuI4GVORqoM8IYawZwFcXz4TWtC7QzdqEY
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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #41 em: Dezembro 17, 2021, 09:58:07 am »
Como era de prever, a compra de 5 Boeing P-8A pela Marinha Germânica deixou de ter carácter interino, ditando assim o fim do programa MAWS.

Se não for pela hipotética "teimosia" francesa, isso poderá cimentar ainda mais a liderança do Poseidon na lista de preferências.

https://www.scramble.nl/military-news/the-end-of-the-maws-programme?fbclid=IwAR3M17EZrHo3Bn0lQwuXALljDPuI4GVORqoM8IYawZwFcXz4TWtC7QzdqEY

Era esperado, mas é uma pena.

Acho que o A320neo MPA iria dar um excelente concorrente ao P8, que assim fica sozinho no mercado Ocidental/NATO, uma vez que o KW-P1 não é viável para exportação e os Turboprops como o C295 e o ATR 72, não são própriamente do mesmo campeonato.

Resta saber se o SAAB Swordfish alguma vez sairá do papel e o que vão fazer os franceses agora.

O mesmo se a Embraer aparece com alguma coisa porque não.
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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #42 em: Dezembro 17, 2021, 10:05:34 am »
No outro dia li, que nós já só temos 3 aviões!
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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #43 em: Dezembro 17, 2021, 10:35:16 am »
No outro dia li, que nós já só temos 3 aviões!

Nós já temos três Aeronaves operacionais, melhor dizendo !

Estamos bem melhor do que há dois anos pois tinhamos apenas  um P3 operacional.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos P-3C CUP+ ORION
« Responder #44 em: Dezembro 17, 2021, 10:53:03 am »
No outro dia li, que nós já só temos 3 aviões!

Se perguntares ao ramo, oficialmente continuamos a ter cinco Orion ao serviço.  :jok:

Se perguntares aos Lobos, existem 3 aeronaves operacionais, uma quarta armazenada que ainda pode ser colocada a voar se for n€c€ssário (mas com muitos €€€), e uma quinta que está tão, mas tão canibalizada - além de precisar de asas novas -, que muito provavelmente nem com um milagre da Nossa Senhora de Fátima poderá regressar um dia de novo aos céus. ::)


Mas xiuuuuuu, é segredo, tá bem?

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