FMS e Forças Armadas Portuguesas

  • 30 Respostas
  • 9252 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
FMS e Forças Armadas Portuguesas
« em: Maio 01, 2020, 12:27:03 am »
Caros,


Neste artigo que vou aqui meter, está patente a relação entre Portugal e os EUA e como estes nos caracterizam, ( com meas culpas de ambas as partes), da nossa parte, falta de interesse na área da defesa, não alocação de dinheiro para a defesa, ministros da defesa PÉSSIMOS e IMCOMPETENTES, e a maior parte do orçamento militar a ir para a fatia "pessoal".


Quanto aos EUA, a sua ajuda na maior parte das vezes foi "sucata", se bem que nos foram oferecidos mais A-7B, C-130 etc, assim como Hueys e Cobras.


Vejam a partir da página 118, com especial enfoque na 118.


Engraçado saber que já tinhamos contrato para os KH-2 Seasprite e o ministro roeu a corda ! Luvas ? ( 1989) ....




Boa leitura !


 :arrow: https://apps.dtic.mil/dtic/tr/fulltext/u2/a237179.pdf
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #1 em: Maio 01, 2020, 05:20:41 pm »
Ainda não li o artigo, mas lembro-me que também já nos ofereceram as super fragatas OHP :mrgreen:
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #2 em: Maio 01, 2020, 09:59:21 pm »
E a Boeing os C-17.  :mrgreen:
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #3 em: Maio 10, 2020, 12:26:32 am »
E a Boeing os C-17.  :mrgreen:

Já tivemos várioas oportunidades,

2 C-17 + 6 C-130H/MLU

6 C-130J

etc

Vamos acabar com o pior, o KC-390 ...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #4 em: Junho 11, 2020, 12:33:16 am »
Isto bem conversadinho e vinha:

Para a Força Aerea:
- Black Hawks

Para a Marinha
- 2 Arleigh Burke

Para o Exército
- viaturas LATV

Incluía na wish list para os proximos 10/15 anos

Para a FAP
- entrada no F-35

Para a Marinha
- Seahawks

Para o Exército
- Bradleys para o BIMec Lagartas
- Artilharia rebocada M198 ou M777 (se eles também tiverem disso a mais)
- outras viaturas lagartas ou médias em falta
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #5 em: Junho 11, 2020, 01:09:45 am »


TaMbÉm tU Lightning?!?! TAmBéM Tu?!?!?!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #6 em: Junho 11, 2020, 02:36:58 am »
Saiu o Centeno, vêm as wishlists.  :mrgreen:

Isto bem conversadinho e vinha:

Para a Força Aerea:
- Black Hawks

Para a Marinha
- 2 Arleigh Burke

Para o Exército
- viaturas LATV

Incluía na wish list para os proximos 10/15 anos

Para a FAP
- entrada no F-35

Para a Marinha
- Seahawks

Para o Exército
- Bradleys para o BIMec Lagartas
- Artilharia rebocada M198 ou M777 (se eles também tiverem disso a mais)
- outras viaturas lagartas ou médias em falta

Com a história da mudança de estratégia nos Marines, é provável que surjam M-777 em segunda-mão. Mas sendo sistemas bastante cobiçados, devem esgotar-se num ápice.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #7 em: Junho 11, 2020, 10:35:49 am »
Isto bem conversadinho e vinha:

Para a Força Aerea:
- Black Hawks

Para a Marinha
- 2 Arleigh Burke

Para o Exército
- viaturas LATV

Incluía na wish list para os proximos 10/15 anos

Para a FAP
- entrada no F-35

Para a Marinha
- Seahawks

Para o Exército
- Bradleys para o BIMec Lagartas
- Artilharia rebocada M198 ou M777 (se eles também tiverem disso a mais)
- outras viaturas lagartas ou médias em falta

M-198 esquece, o Exército quer o M-777 a força toda, por isso é uma questão de tempo.

Relativamente ao resto, num cenário perfeito poderias incluir os AH-64D Surplus ou AH-1W com o upgrade para Z, umaas 9 unidades.


Adicionava tembém lançadores de TOW,Javelin e Stinger.
« Última modificação: Junho 11, 2020, 01:02:20 pm por typhonman »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #8 em: Junho 11, 2020, 10:55:35 am »
TaMbÉm tU Lightning?!?! TAmBéM Tu?!?!?!

Ah ah ah ah, estava aborrecido e cai na tentação das wish lists lol, é como disse o DC, o Centeno foi embora :mrgreen:...

Mas penso que não estou a falar em coisas que sejam absurdas, até só refiro material que possa estar em saldo na América, exepto os F-35.
« Última modificação: Junho 11, 2020, 10:57:16 am por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #9 em: Junho 11, 2020, 11:08:10 am »
M-198 esquece, o Exército quer o M-777 a força toda, por isso é uma questão de tempo.

Percebo, não sei é se existem M777 disponível no FMS "saldos", por isso é que falei nos M198, não estou a par do que se passa nos US Marines.

Também acho interessante o CAESER francês, claro que isso já não têm nada a ver com o FMS, e teria que ser todo pago (a não ser que existisse um pacote maior de material militar francês), têm a vantagem de ser autopropulsionado e aero transportável, os M777 são mais lentos por serem rebocaveis, tem a vantagem de tanto poderem apoiar a Brigada de Intervenção como de Reacção Rápida, por poder ser heli transportável.

Uma força que estou dividido é no equipamento dos Fuzileiros, se os devemos equipar como o exército português, ou como os Marines Americanos (tem havido muitos treinos conjuntos com os Marines de Moron).
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #10 em: Junho 11, 2020, 11:18:58 am »
M-198 esquece, o Exército quer o M-777 a força toda, por isso é uma questão de tempo.

Percebo, não sei é se existem M777 disponível no FMS "saldos", por isso é que falei nos M198, não estou a par do que se passa nos US Marines.

Também acho interessante o CAESER francês, claro que isso já não têm nada a ver com o FMS, e teria que ser todo pago (a não ser que existisse um pacote maior de material militar francês), têm a vantagem de ser autopropulsionado e aero transportável, os M777 são mais lentos por serem rebocaveis, tem a vantagem de tanto poderem apoiar a Brigada de Intervenção como de Reacção Rápida, por poder ser heli transportável.

Uma força que estou dividido é no equipamento dos Fuzileiros, se os devemos equipar como o exército português, ou como os Marines Americanos (tem havido muitos treinos conjuntos com os Marines de Moron).

Os fuzos serão sempre "light", o que não impede de terem PANDUR, JLTV,Hummers, Stingers e SPIKE.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +531/-73
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #11 em: Junho 11, 2020, 11:27:22 am »
M-198 esquece, o Exército quer o M-777 a força toda, por isso é uma questão de tempo.

Uma força que estou dividido é no equipamento dos Fuzileiros, se os devemos equipar como o exército português, ou como os Marines Americanos (tem havido muitos treinos conjuntos com os Marines de Moron).

Os fuzos serão sempre "light", o que não impede de terem PANDUR, JLTV,Hummers, Stingers e SPIKE.

E Pandur já será algo no limite... mas isso sou eu, defensor dos fuzos como os RM Commando / Korps Mariniers e tendo em conta o número deles.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #12 em: Junho 11, 2020, 11:27:22 am »
TaMbÉm tU Lightning?!?! TAmBéM Tu?!?!?!

Ah ah ah ah, estava aborrecido e cai na tentação das wish lists lol, é como disse o DC, o Centeno foi embora :mrgreen:...

Mas penso que não estou a falar em coisas que sejam absurdas, até só refiro material que possa estar em saldo na América, exepto os F-35.

Eu também acho que a lista não é assim nada de chocante. Os F-35 eu retirava para o upgrade dos F-16 PA I. No fim de contas fazer este upgrade às 19 aeronaves, mais umas quantas em melhores condições do PA II e PA III, ficava a 1/6 do valor de 24 F-35...

Num país em crise, é começar a optar por material usado, ou arriscar ver as diversas capacidades reduzidas a zero.

Eu incluía também UAVs/UCAVs que eles têm andado a, ou pensam, retirar de serviço.

M-198 esquece, o Exército quer o M-777 a força toda, por isso é uma questão de tempo.

Percebo, não sei é se existem M777 disponível no FMS "saldos", por isso é que falei nos M198, não estou a par do que se passa nos US Marines.

Também acho interessante o CAESER francês, claro que isso já não têm nada a ver com o FMS, e teria que ser todo pago (a não ser que existisse um pacote maior de material militar francês), têm a vantagem de ser autopropulsionado e aero transportável, os M777 são mais lentos por serem rebocaveis, tem a vantagem de tanto poderem apoiar a Brigada de Intervenção como de Reacção Rápida, por poder ser heli transportável.

Uma força que estou dividido é no equipamento dos Fuzileiros, se os devemos equipar como o exército português, ou como os Marines Americanos (tem havido muitos treinos conjuntos com os Marines de Moron).

Em princípio haverá M-777 disponíveis, sendo este o caso, a verba actual para substituir M-114 já dava para mais unidades, do que se fossem comprados M-777 ou Caesar novos.

Eu para os Fuzos simplificava da seguinte forma, tratava das prioridades como as armas ligeiras, 4x4 blindados e lanchas de ataque rápido, estilo CB-90. Se as armas ligeiras e as CB-90 estão fora do FMS, os L-ATV não. O resto, já depende da orientação que queiram dar a esta força, a começar pelo tipo de navio que se pretenda ter para desembarque, se um LPD convencional, ou outras opções que têm surgido no mercado.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4424
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #13 em: Junho 11, 2020, 12:27:07 pm »
TaMbÉm tU Lightning?!?! TAmBéM Tu?!?!?!

Ah ah ah ah, estava aborrecido e cai na tentação das wish lists lol, é como disse o DC, o Centeno foi embora :mrgreen:...

Foi o Centeno, mas ficou o Leão, que era o braço direito do Centeno (até é capaz de retribuír com um cargo de Governador no Banco de Portugal para o seu ex-Boss) e que tratava do Orçamento de Estado e das cativações!!!! A vantagem é que o novo Ministro não vai ter força política para impor cativações, nesta altura como no passado com o Centeno  :mrgreen:
« Última modificação: Junho 11, 2020, 12:27:53 pm por Viajante »
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +531/-73
Re: FMS e Forças Armadas Portuguesas
« Responder #14 em: Junho 11, 2020, 12:54:25 pm »
Mesmo com menos cativações mais depressa quem manda - e, para ser honesto quem vota - arranja dinheiro para aumentar graduados e restante função pública (e artistas, exposições, estudos das mulheres, etc) do que 1 décimo desse valor para um parafuso que aumente operacionalidade e capacidade das FA...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur