KC-390 na FAP

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1845 em: Fevereiro 02, 2022, 07:45:04 pm »
Estou mesmo a ver a enorme interoperabilidade que iremos ter com os restantes países aliados da NATO...  ::)

Operacionalmente não deve ser muito diferente de um C-130, em paletes de carga ou nr de tropas transportada.

Mas quando em missões internacionais esqueçam pedir alguma peça emprestada a outros paises para desenrascar uma avaria  :mrgreen:.

Só se começarmos a fazer missões com o Brasil  ;D.
« Última modificação: Fevereiro 02, 2022, 07:46:43 pm por Lightning »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1846 em: Fevereiro 02, 2022, 07:50:16 pm »
Mas quando em missões internacionais esqueçam pedir alguma peça emprestada a outros paises para desenrascar uma avaria  :mrgreen:.

Só se começarmos a fazer missões com o Brasil  ;D.

Estás a ver como lá chegaste depressa? É ver todos os outros a voar e o nosso aparelho encostado à espera que chegue a peça, ou peças...  ::)

Só se for com a Hungria. :mrgreen:
« Última modificação: Fevereiro 02, 2022, 07:55:59 pm por Charlie Jaguar »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1847 em: Fevereiro 02, 2022, 08:05:50 pm »
O KC não avaria pá.  :mrgreen:
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1848 em: Fevereiro 02, 2022, 10:24:35 pm »
E outra questão. Vamos por de lado a quebra do contrato. Está assinado e é para cumprir.

Essa agora! Rasgaram-se anteriormente contratos por menos do que aquilo que a Embraer fez, e vendo o futuro pouco auspicioso para o projecto KC-390, seria até a coisa mais acertada a fazer. Ou, pelo menos, renegociar e reduzir a encomenda para somente duas a 3 aeronaves, e procurar no mercado uns C-130J usados da RAF ou USAF ou, quanto muito, A400M excedentários das encomendas espanhola e alemã.

Estou mesmo a ver a enorme interoperabilidade que iremos ter com os restantes países aliados da NATO...  ::)

Renegocia é outra coisa. Agora cancelar o contrato com o primeiro avião já em construção, os pilotos treinados, já uns milhões pagos e até com adiantamento s já efetuados não faz qq sentido. E ainda tínhamos de pagar a multa de quebra contratual. Esqueçam isso.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1849 em: Fevereiro 02, 2022, 10:33:19 pm »
Mas quando em missões internacionais esqueçam pedir alguma peça emprestada a outros paises para desenrascar uma avaria  :mrgreen:.

Só se começarmos a fazer missões com o Brasil  ;D.

Estás a ver como lá chegaste depressa? É ver todos os outros a voar e o nosso aparelho encostado à espera que chegue a peça, ou peças...  ::)

Só se for com a Hungria. :mrgreen:

Mas quando a peça estiver em Portugal vai de KC e chega mais rápido do que se fosse de C130.  ;) ;) ;)

O KC é como aquele jogador que não se quer na equipa mas que quando é anunciado nos jornais convém ir-se habituando porque a partir daquele momento faz parte da nossa equipa.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1850 em: Fevereiro 03, 2022, 01:06:40 am »
E quando a EMB não produzir as “peças” com a celeridade necessária, porque o número de células construídas  não se traduziu nas economias de escala previamente planeadas? Vai ser uma grande equipa, vai!

Ainda estou para ver o dia em que a FAB acordar e começar a adquirir C-130. Ui, coitado do pessoal da maionese que vai ficar sem palavras. Ou então, vão virar-se indignados de longa data, na esperança que as suas posições prévias tenham caído no esquecimento.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1851 em: Fevereiro 03, 2022, 08:35:31 am »


A Embraer é mais uma linha de montagem, as peças são construidas em fornecedores especializados, muita coisa deve ser em comum com a aviação civil.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1852 em: Fevereiro 03, 2022, 09:52:38 am »
Pelo que sei, o motor é o mais comum que se pode encontrar no mercado, acho que ele é utilizado por todos os embraer e airbus.

Já as telas usadas no KC são standard no mercado e o radar também.

Sendo assim não haverá problemas quanto ao fornecimento  de peças.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1853 em: Fevereiro 03, 2022, 11:33:20 am »
Renegocia é outra coisa. Agora cancelar o contrato com o primeiro avião já em construção, os pilotos treinados, já uns milhões pagos e até com adiantamento s já efetuados não faz qq sentido. E ainda tínhamos de pagar a multa de quebra contratual. Esqueçam isso.

Não é nada pessoalmente contra si, caro colega forista, mas as pessoas que falam em termos absolutos fazem-me confusão. "Não pode ser", "está feito e não se mexe mais", "esqueçam isso", etc, desculpe mas discordo. Não só há provas anteriores disso já ter acontecido em mais do que uma ocasião no que diz respeito à aquisição de sistemas de armas, como obviamente é algo acautelado ou não estivessem normalmente previstas penalizações para esse facto nos próprios contratos.

E ter já uma tripulação treinada não quer dizer nada; por exemplo, para os EC635 que eram destinados à UALE, encontravam-se já prontas 3 tripulações, o que não impediu que o negócio abortasse e as aeronaves fossem posteriormente parar à Jordânia. No Alfeite, em 2003/04, andava tudo num lufa-lufa de um lado para o outro com manuais e TO's referentes às fragatas norte-americanas da classe Oliver Hazard Perry, e no entanto os navios não chegaram a vir. Por isso, neste aspecto, isso não quer dizer nada.

Sinceramente, e falando agora a nível pessoal, em lugar de denunciar o contrato iria antes sentar-me à mesa com a Embraer para o renegociar, passando da encomenda original de 5 aparelhos + 1 de opção para 2/3 aparelhos no máximo, com a restante verba já paga diluída na compra de alguns Super Tucano e/ou um ou outro ERJ-135/145 para transporte VIP ou AEW. Os KC-390 ficariam para transporte táctico rápido e reabastecimento aéreo de EH-101 CSAR, eventualmente C-295M com lança, e outros meios de aliados da NATO que utilizem o sistema "probe & drogue", e tentaria a compra de 3 C-130J-30 usados ou negociava com a Airbus 2 A400M e 1 A330MRTT. Ficaríamos melhor equipados e com reconhecida interoperacionalidade com o resto da Aliança Atlântica.

Porém, com a maioria absoluta do Partido Socialista, não errarei por muito se afirmar que o mais certo é virem mesmo cá parar os cinco KC-390, talvez mesmo até o sexto de opção, e depois o resto logo se vê quando, e se, acontecer. Aliás, tem sido a matriz dos Governos do António Costa: deixa andar, e quando acontecer depois logo se vê isso. ::)

Espero que o colega forista Visitante 123 não tenha levado a mal, como disse inicialmente não é nada pessoal ou contra si. ;)



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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1854 em: Fevereiro 03, 2022, 12:22:42 pm »
Renegocia é outra coisa. Agora cancelar o contrato com o primeiro avião já em construção, os pilotos treinados, já uns milhões pagos e até com adiantamento s já efetuados não faz qq sentido. E ainda tínhamos de pagar a multa de quebra contratual. Esqueçam isso.

Não é nada pessoalmente contra si, caro colega forista, mas as pessoas que falam em termos absolutos fazem-me confusão. "Não pode ser", "está feito e não se mexe mais", "esqueçam isso", etc, desculpe mas discordo. Não só há provas anteriores disso já ter acontecido em mais do que uma ocasião no que diz respeito à aquisição de sistemas de armas, como obviamente é algo acautelado ou não estivessem normalmente previstas penalizações para esse facto nos próprios contratos.

E ter já uma tripulação treinada não quer dizer nada; por exemplo, para os EC635 que eram destinados à UALE, encontravam-se já prontas 3 tripulações, o que não impediu que o negócio abortasse e as aeronaves fossem posteriormente parar à Jordânia. No Alfeite, em 2003/04, andava tudo num lufa-lufa de um lado para o outro com manuais e TO's referentes às fragatas norte-americanas da classe Oliver Hazard Perry, e no entanto os navios não chegaram a vir. Por isso, neste aspecto, isso não quer dizer nada.

Sinceramente, e falando agora a nível pessoal, em lugar de denunciar o contrato iria antes sentar-me à mesa com a Embraer para o renegociar, passando da encomenda original de 5 aparelhos + 1 de opção para 2/3 aparelhos no máximo, com a restante verba já paga diluída na compra de alguns Super Tucano e/ou um ou outro ERJ-135/145 para transporte VIP ou AEW. Os KC-390 ficariam para transporte táctico rápido e reabastecimento aéreo de EH-101 CSAR, eventualmente C-295M com lança, e outros meios de aliados da NATO que utilizem o sistema "probe & drogue", e tentaria a compra de 3 C-130J-30 usados ou negociava com a Airbus 2 A400M e 1 A330MRTT. Ficaríamos melhor equipados e com reconhecida interoperacionalidade com o resto da Aliança Atlântica.

Porém, com a maioria absoluta do Partido Socialista, não errarei por muito se afirmar que o mais certo é virem mesmo cá parar os cinco KC-390, talvez mesmo até o sexto de opção, e depois o resto logo se vê quando, e se, acontecer. Aliás, tem sido a matriz dos Governos do António Costa: deixa andar, e quando acontecer depois logo se vê isso. ::)

Espero que o colega forista Visitante 123 não tenha levado a mal, como disse inicialmente não é nada pessoal ou contra si. ;)

Vou ter que discordar, pessoalmente acho que o maior perigo no negócio dos KC é o facto de poder vir a ser operado por muita pouca gente e em poucas quantidades (problemas peças, tempos de disponibilidades,...), e ficarmos apenas com 1, 2 ou 3 unidades não vai corrigir esse problema, e termos 2 ou mais cadeias de manutenção para um País como o nosso não faz sentido.

Por isso sou da opinião ou borregamos o negocio, e venha A400 ou 130J novos ou semi-novos (que vai acarretar riscos e o governo atual nunca o vai fazer pois foram eles que tomara essa decisão inicialmente, se fosse outro governo seria mais fácil) ou continuamos com KC até ao fim e descontinuamos os 130.

Em relação ao transporte VIP, nem me lembro da ultima vez que foi usado (para transporte VIP),
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1855 em: Fevereiro 03, 2022, 12:23:48 pm »


A Embraer é mais uma linha de montagem, as peças são construidas em fornecedores especializados, muita coisa deve ser em comum com a aviação civil.
Nem mais, acrescentando-se que um correto planeamento e stock adequado de sobressalentes minimizaria os riscos de paragens não previstas.
Isso aliás deveria acontecer com qualquer tipo de equipamento.
Pelo que percebi os EH101 já pararam precisamente por este tipo de falhas e não são equipamentos únicos ou estranhos 😉
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1856 em: Fevereiro 03, 2022, 12:43:12 pm »
Nem mais, acrescentando-se que um correto planeamento e stock adequado de sobressalentes minimizaria os riscos de paragens não previstas.
Isso aliás deveria acontecer com qualquer tipo de equipamento.
Pelo que percebi os EH101 já pararam precisamente por este tipo de falhas e não são equipamentos únicos ou estranhos 😉

Estamos em Portugal, e estamos sem frota para as fragatas há não sei quanto tempo por falta ou falha de planeamento, estamos sem AOR por falta ou falha pagamento, estamos apenas com 1 fragata operacional (e velha) por falta ou falha de planeamento,... o que o faz pensar que as coisas vão ser diferentes no futuro?
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1857 em: Fevereiro 03, 2022, 12:44:17 pm »
Vou ter que discordar, pessoalmente acho que o maior perigo no negócio dos KC é o facto de poder vir a ser operado por muita pouca gente e em poucas quantidades (problemas peças, tempos de disponibilidades,...), e ficarmos apenas com 1, 2 ou 3 unidades não vai corrigir esse problema, e termos 2 ou mais cadeias de manutenção para um País como o nosso não faz sentido.

Por isso sou da opinião ou borregamos o negocio, e venha A400 ou 130J novos ou semi-novos (que vai acarretar riscos e o governo atual nunca o vai fazer pois foram eles que tomara essa decisão inicialmente, se fosse outro governo seria mais fácil) ou continuamos com KC até ao fim e descontinuamos os 130.

Em relação ao transporte VIP, nem me lembro da ultima vez que foi usado (para transporte VIP),

O ideal seria sim denunciar o contrato, mas com este Governo isso não vai certamente acontecer. No entanto, podem haver outras maneiras, outras soluções de compromisso, e foi até mais isso que eu quis apontar. Que nem tudo tem de ser preto ou branco, pode ser cinzento também por exemplo, se percebem a metáfora.

Em relação ao transporte VIP, acontece regularmente com os Falcon 50, qual é a novidade? O PR e PM deslocam-se rapidamente para aqui e para ali no Continente, ilhas e estrangeiro como? E uma outra(s) aeronave(s), até como já esteve previsto, libertaria os recém-modernizados Falcon 50 para as missões mais vitais de evacuação médica e transporte de orgãos. Portanto também aí não reside nenhuma novidade.

Agora se tudo isto irá acontecer? Muito dificilmente, o que não invalida que se apresentem soluções. Pode ser que os "expertos" do Restelo, já que tanto gostam de nos ler, tirem daqui algumas ideias em ano de revisão da LPM. Pior do que a coisa está é dificil...
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1858 em: Fevereiro 03, 2022, 01:03:39 pm »
Como as coisas estão actualmente também não acredito em termos dois tipos de aeronave de transporte, por isso ou é o KC390 ou não é. Termos 2/3 KC390 e 2 de outro tipo de aeronave não acredito.

Só se miraculosamente aparecer um saco cheio de dinheiro, e um aumento de efectivos na FAP.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1859 em: Fevereiro 03, 2022, 01:39:28 pm »
Como as coisas estão actualmente também não acredito em termos dois tipos de aeronave de transporte, por isso ou é o KC390 ou não é. Termos 2/3 KC390 e 2 de outro tipo de aeronave não acredito.

Só se miraculosamente aparecer um saco cheio de dinheiro, e um aumento de efectivos na FAP.

No panorama actual ninguém acredita, mesmo com a crise na Ucrânia, se bem que para sermos correctos a verdade é que já dispomos de dois tipos de aeronaves de transporte táctico ao serviço: o C-130H e o C-295M. ;)
« Última modificação: Fevereiro 03, 2022, 01:45:03 pm por Charlie Jaguar »
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