6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3390 em: Junho 11, 2023, 07:48:43 pm »
Será um problema só para Portugal, esse dos Merlin?

Para quem tem dinheiro não parece haver problemas...

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E pensam investir mais na mesma empresa? Aliás já o fizeram com os Koalas

Alguma coisa não está bem explicada

A empresa não foi "escolhida" em nenhum desses casos, ela ganhou um concurso internacional, até acho que no concurso de substituição do SA330 Puma havia gente a tentar puxar para a versão moderna desse heli (algum Super Puma ou Cougar), mas acabou por vencer o EH101.

PS: Já nem me lembrava que a Sikorsky também participou com o S-92, mas também foi eliminada.
https://www.geocities.ws/militaryzone_portugal/fap1.htm
« Última modificação: Junho 11, 2023, 07:56:32 pm por Lightning »
 

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Drecas

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3391 em: Junho 12, 2023, 10:56:38 am »
>Futuro LPD
damn até aí já se falava

>terão instaladas mgs lateralmente

Uh pois parece que ainda não foi feito?

O link que tem para uma noticia também é bem interessante (https://www.geocities.ws/militaryzone_portugal/eh101-cm.jpg)

A insistência do exército em NH-90, que prontos seria compreensível na altura, mas realmente correu mal para praticamente toda a gente que os comprou

Depois uma Marinha que supostamente em 10 anos teria de substituir os Lynx, mas a não ser que esteja redondamente errado, esses 10 anos já passaram

E finalmente uma Marinha que recusa EH-101 pelo tamanho, o que acho um bocadinho irónico ou estranho, visto que é possível comprar novas fragatas maiores, bom talvez não cá.

Mas mesmo assim recusar EH-101 pelo tamanho e depois querer NH-90 por cumprir as necessidades não será um bocadinho estranho? Presumo que uma fragata que não aceite EH-101 também não seria capaz de levar com NH-90? Mas ya posso estar errado
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3392 em: Junho 12, 2023, 12:06:48 pm »
Será um problema só para Portugal, esse dos Merlin?

Para quem tem dinheiro não parece haver problemas...

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E pensam investir mais na mesma empresa? Aliás já o fizeram com os Koalas

Alguma coisa não está bem explicada

A empresa não foi "escolhida" em nenhum desses casos, ela ganhou um concurso internacional, até acho que no concurso de substituição do SA330 Puma havia gente a tentar puxar para a versão moderna desse heli (algum Super Puma ou Cougar), mas acabou por vencer o EH101.

PS: Já nem me lembrava que a Sikorsky também participou com o S-92, mas também foi eliminada.
https://www.geocities.ws/militaryzone_portugal/fap1.htm

Os Merlin não são apenas um problema de Portugal pois a Dinamarca também se queixa. Portanto, se tem mais alcance mas menos peças e maior indisponibilidade...

https://romeosquared.eu/2018/02/19/helicopter-scandals-for-everyone-blackhawk-to-the-rescue/

Citar
Denmark has a different helicopter but many of the same problems. Denmark bought 14 AW101 Merlin helicopters (EH101) from Italian producer AgustaWestland in 2001. Eight of these were intended for maritime search-and-rescue, and six were to be used for tactical transportation tasks for the Army. However, Denmark has only been able to get about 3,500 flight hours out of the fleet annually, which is much below the required 5,200 hours. This has meant that only the SAR tasks have been solved systematically, and that Denmark has more or less given up on the prospect of using the helicopters for tactical transportation.

Heavy maintenance requirements and lack of spare parts means that the operating costs of the helicopter are high. Many numbers have circulated regarding the cost of a flight hour, but the most recent one from 2014 is just short of 100,000 DKK per hour. Furthermore, the collaboration environment between Denmark and the producer of the helicopter is not particularly good, after AgustaWestland – now branded as Leonardo Helicopters – threatened not to provide spare parts for the helicopter if Denmark didn’t delete a 500 million DKK countertrade requirement that was in the procurement contract.


Saudações
« Última modificação: Junho 12, 2023, 12:13:17 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3393 em: Junho 12, 2023, 09:59:12 pm »
Umas FA trágicas de decisões
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3394 em: Junho 12, 2023, 10:19:19 pm »
Acho que a decisão em si não foi trágica. Escolheram o melhor meio para a missão SAR dado as nossas necessidades. A verdadeira tragédia é a forma como são geridos os contratos e programas e o facto de não se querer investir dinheiro nas forças armadas. Afinal de contas, é tudo apenas para o inglês ver.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3395 em: Junho 13, 2023, 12:28:57 pm »
Eles já andam por aí, menos por cá.

https://www.scramble.nl/military-news/from-mike-to-victor
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3396 em: Junho 13, 2023, 08:07:21 pm »
Eles já andam por aí, menos por cá.

https://www.scramble.nl/military-news/from-mike-to-victor

Muito bélico. Deixa perguntar a "ministra da igualdade e tropa", se gosta
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3397 em: Junho 19, 2023, 10:38:46 am »
Talvez fosse mais correcto colocar este post no tópico do CAS/Overwatch mas aqui fica:

A Airbus apresentou/demonstrou a nova versão do H145M ali ao lado em Espanha.

Fotografiamos en detalle al H145M en la base Aviación del Ejército de Tierra español
(19 de Junho de 2023)
Citação de: Ruben Galindo, Julio Maíz
La base de la Aviación del Ejército de Tierra española fue escenario de la presentación del nuevo helicópteros Airbus Helicopters H145M, de la denominada versión D-3. Tiene capacidad de transportar hasta 10 pasajeros o convertirse en un aparato de ataque, por lo que según la empresa sería muy útil para operadores como la Aviación del Ejército de Tierra. Para dicho rol de combate cuenta con el sistema HForce, cuyo software le permite usar un amplio conjunto de armamento: ametralladoras de 12,70 mm, cañones de 20 mm, cohetes de 68mm y 70mm, misiles aire-aire y aire-tierra, para batir cualquier tipo de blanco.

[continua]
Fonte: https://www.defensa.com/galeria/fotografiamos-detalle-h145m-base-aviacion-ejercito-tierra

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3398 em: Junho 19, 2023, 01:13:21 pm »
Acho que a decisão em si não foi trágica. Escolheram o melhor meio para a missão SAR dado as nossas necessidades. A verdadeira tragédia é a forma como são geridos os contratos e programas e o facto de não se querer investir dinheiro nas forças armadas. Afinal de contas, é tudo apenas para o inglês ver.

Cumprimentos,

Parece que investem quando existe uma pandilha envolvida. Até o Costa frisou como o KC vai ser bom para as FA. Vai pois, o resto nunca foi tido em conta.
Vai ser bom é para os negócios em primeiro lugar. E segundo

Já ouviram o personagem dizer se vai ser bom um substituto do P3, helicópteros médios ou Fragatas? Não tem "fundo" de interesses pessoais envolvidos.

Na altura dos Merlin foi realmente dada muito ênfase a SAR. A grande autonomia, estabilidade a pairar, a capacidade de carga, etc, mais valias em especial no apoio nos arquipélagos.

Será assim tão problemático ou é fruto também de falta de assistência?
Nada serve então.

Os Pumas eram bons. Agora está difícil

E agora nos médios vão para que caminho? a Agusta ou a Sikorsky ? Com a vinda dos outros modelos do UH60 para combate a fogos e tanto problema com a Agusta, parece fazer sentido ir por aí para os de Evacuação. Para mais a versatilidade de versão de ataque e naval( a Marinha não gosta?)
No passado para o exército ainda consideraram um modelo semelhante ao H135M, mas depois de gastarem umas dezenas de milhões nada se fez.
Hoje por 38 milhões espera-se meios AA para veículos blindados e por 6 Milhões espera-se armas e sensores para 2 NPO.
Parece que o dinheiro aparece conforme possa desaparecer

Tudo bem organizado. Não admira as compras das FA andarem sempre nas bocas. Menos as com a Embraer( o parceiro amigo dos ruidosos), para já
« Última modificação: Junho 19, 2023, 01:22:45 pm por Pescador »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3399 em: Junho 19, 2023, 03:37:04 pm »
Não sei em que ponto estará o contrato de manutenção dos EH101 mas, em teoria, não seria difícil vender parte da frota neste momento. Se o resultado da venda servisse para assegurar um contrato de manutenção "normal", que é como quem diz "sério", não seria uma má opção.
Mas são muitos "se"...
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3400 em: Junho 19, 2023, 08:52:13 pm »
Não sei em que ponto estará o contrato de manutenção dos EH101 mas, em teoria, não seria difícil vender parte da frota neste momento. Se o resultado da venda servisse para assegurar um contrato de manutenção "normal", que é como quem diz "sério", não seria uma má opção.
Mas são muitos "se"...

Está bem e recomenda-se.
Precisamos é de mais 516 e não de vender.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3401 em: Junho 19, 2023, 09:38:02 pm »
Fiquei com a ideia que o Merlin foi uma boa escolha. Sem duvida parece ser um poderoso meio. Agora os contratos se são bem feitos ou não....
Falta é o médio, até porque o ligeiro é muito limitado.
Se os Merlin são demais 12 tendo em conta que deveria haver uma dúzia de médios, já é outro assunto.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3402 em: Junho 20, 2023, 01:57:11 am »
Fiquei com a ideia que o Merlin foi uma boa escolha. Sem duvida parece ser um poderoso meio. Agora os contratos se são bem feitos ou não....
Falta é o médio, até porque o ligeiro é muito limitado.
Se os Merlin são demais 12 tendo em conta que deveria haver uma dúzia de médios, já é outro assunto.

Com a entrega da gestão da manutenção para a FAP a coisa começou a funcionar.

O problema está nos 516, que se formos usar na marinha ficamos sem para usar em terra.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3403 em: Junho 20, 2023, 03:20:46 pm »
Fiquei com a ideia que o Merlin foi uma boa escolha. Sem duvida parece ser um poderoso meio. Agora os contratos se são bem feitos ou não....
Falta é o médio, até porque o ligeiro é muito limitado.
Se os Merlin são demais 12 tendo em conta que deveria haver uma dúzia de médios, já é outro assunto.

Com a entrega da gestão da manutenção para a FAP a coisa começou a funcionar.

O problema está nos 516, que se formos usar na marinha ficamos sem para usar em terra.

Os Mk516 vão ser usados como todos os outros 101, como SAR ou dadores peças para o resto da sua vida útil. A frota tem a seu cargo 2 esquadras, um destacamento e meio atlântico nordeste para salvar.

O tempo que resta vão fazendo umas coisitas com o exército, o mínimo, claro está, porque não há nem aparelhos, tempo, tripulações ou dinheiro para treinar Operações especiais, Salvamentos Helitransportados de combate, transporte de carga interna ou externa, etc.

Imagino a dor de cabeça sempre que se aproxima o Hotblade, garantir que temos os meios para SAR, e ainda assim, mostrar aos aliados que temos algo mais que 119´s para mostrar.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3404 em: Junho 20, 2023, 03:59:05 pm »
Fico feliz que passado um ano depois de eu ter saído do hangar dos Merlin que a cena tenha mudado. Agora para quem não investe nas suas F.A. existe sempre algo. Felizmente nas Lajes estão os Americas...  ::)

https://www.acorianooriental.pt/noticia/helicopteros-da-forca-aerea-nas-lajes-reabastecidos-com-motores-ligados-para-poupar-tempo-350324

Citar
Se eles aterrarem e desligarem os motores, demoram cerca de uma hora, na melhor das hipóteses. Nós conseguimos fazer o reabastecimento em 10 minutos”, adiantou, em declarações aos jornalistas, o sargento Drake Burch, responsável pela preparação logística na base das Lajes.

A Força Aérea norte-americana assegura o abastecimento de combustível das aeronaves da Força Aérea portuguesa em missões de busca e salvamento na base das Lajes.

No dia 17 de abril, reabasteceram pela primeira vez um helicóptero em ‘hot pit’, ou seja, com os motores ainda ligados.

Esta modalidade é utilizada apenas em situações de emergência, mas a Força Aérea norte-americana tem capacidade para executá-la sempre que necessário, “24 horas por dia, sete dias por semana”.



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