6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1755 em: Abril 18, 2020, 11:07:12 am »
Il programma ha un costo complessivo al momento fissato in 337 milioni di euro, per una durata di 9 anni, più una previsione opzionale di altri 4 anni del valore di 10 milioni di euro.
[/quote]

Mas só eu é que li isto? Mas desde quando é que fazemos aquisições com estas provisões? Por cá é tudo pelo mínimo e os contratos de manutenção é na onda do "depois logo se vê". A grande execpção foram os ká-cês porque deu jeito a alguém.

Pode ainda especular-se que parte do dinheiro que o governo italiano vai despender neste programa é algum subsídio encoberto à Leonardo. Para nós este bicharoco fica mais barato de certeza.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1756 em: Abril 18, 2020, 12:45:53 pm »
Il programma ha un costo complessivo al momento fissato in 337 milioni di euro, per una durata di 9 anni, più una previsione opzionale di altri 4 anni del valore di 10 milioni di euro.

Mas só eu é que li isto? Mas desde quando é que fazemos aquisições com estas provisões? Por cá é tudo pelo mínimo e os contratos de manutenção é na onda do "depois logo se vê". A grande execpção foram os ká-cês porque deu jeito a alguém.

Pode ainda especular-se que parte do dinheiro que o governo italiano vai despender neste programa é algum subsídio encoberto à Leonardo. Para nós este bicharoco fica mais barato de certeza.
[/quote]

Os EH-101 e os C295 também vieram com contratos de manutenção.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1757 em: Abril 18, 2020, 01:35:03 pm »
Como o Lightning falou em Apaches, é bom lembrar que o modelo britânico destes, partilha o mesmo motor do Merlin...  :mrgreen:

Agora a sério, pegando na conversa das esquadras... O que achariam de pegar na EHM, torná-la a nova 551, e adquirir uns 5 Lynx, com FLIR, armamento e equipamento de auto-defesa, e upgrade para o padrão que os nossos estão a executar? Desta feita tinham 10 helis iguais numa mesma esquadra, que ganharia um par de missões é certo, mas duplicava o número de aeronaves.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1758 em: Abril 18, 2020, 01:59:01 pm »
Como o Lightning falou em Apaches, é bom lembrar que o modelo britânico destes, partilha o mesmo motor do Merlin...  :mrgreen:

Agora a sério, pegando na conversa das esquadras... O que achariam de pegar na EHM, torná-la a nova 551, e adquirir uns 5 Lynx, com FLIR, armamento e equipamento de auto-defesa, e upgrade para o padrão que os nossos estão a executar? Desta feita tinham 10 helis iguais numa mesma esquadra, que ganharia um par de missões é certo, mas duplicava o número de aeronaves.

Já  há  muitos posts atrás referi a hiporese de adquirirmos nais lynx para a função de heli de apoio, mas tal aquisição obrigaria ao reequipamento dos quatro CSAR que possuímos para as missões em TO mais sensíveis.
No entanto  tal escolha dos lynx e activação dos CSAR para as suas missões primárias iria privar o SAR de 1/3 dos 101.
Seria viável tal situação não comprometeria o desempenho das missões SAR?
Não sei, mas o que eu sei é que a FAP necessita, antes até de ter helis de Evakuacao, é de ter um heli médio essa SIM é que é uma verdadeira necessidade da FAP!
Quem nos garante que iremos efectuar mais Missões fora de fronteiras?
O que é  certo é a falta de um meio aereo medio de asa rotativa, para complementar  a frota da FAP.

Abraço
« Última modificação: Abril 18, 2020, 02:04:03 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1759 em: Abril 18, 2020, 04:57:15 pm »
É tudo uma questão de perspectiva. A situação que imaginei era a de preferencial face ao 169 ou outro heli ligeiro. Ora assim sendo sempre se mantinha o número de esquadras, mantinha-se o tipo de helis em uso, com todas as vantagens inerentes. Seria uma solução a curto prazo, pois eu não vejo nos próximos anos comprarem um heli médio. Mais Lynx fazem o mesmo que os AW-169M que se tem falado, e ainda por cima são navalizados.

A médio/longo prazo, já podíamos optar por um heli médio, fosse o NH-90 ou SH/MH-60, que já faria tudo o que o tenente diz, mantendo-se o formato das esquadras e o variedade de meios em uso, substituindo estes os Lynx.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1760 em: Abril 18, 2020, 05:52:43 pm »
Como o Lightning falou em Apaches, é bom lembrar que o modelo britânico destes, partilha o mesmo motor do Merlin...  :mrgreen:

Agora a sério, pegando na conversa das esquadras... O que achariam de pegar na EHM, torná-la a nova 551, e adquirir uns 5 Lynx, com FLIR, armamento e equipamento de auto-defesa, e upgrade para o padrão que os nossos estão a executar? Desta feita tinham 10 helis iguais numa mesma esquadra, que ganharia um par de missões é certo, mas duplicava o número de aeronaves.

Já  há  muitos posts atrás referi a hiporese de adquirirmos nais lynx para a função de heli de apoio, mas tal aquisição obrigaria ao reequipamento dos quatro CSAR que possuímos para as missões em TO mais sensíveis.
No entanto  tal escolha dos lynx e activação dos CSAR para as suas missões primárias iria privar o SAR de 1/3 dos 101.
Seria viável tal situação não comprometeria o desempenho das missões SAR?
Não sei, mas o que eu sei é que a FAP necessita, antes até de ter helis de Evakuacao, é de ter um heli médio essa SIM é que é uma verdadeira necessidade da FAP!
Quem nos garante que iremos efectuar mais Missões fora de fronteiras?
O que é  certo é a falta de um meio aereo medio de asa rotativa, para complementar  a frota da FAP.

Abraço

Até os Lynx ex Britsh Army faziam um jeitasso...  ;) :-P















Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1761 em: Abril 18, 2020, 07:41:45 pm »
A doutrina de helicopteros de ataque morreu na FAP em 1975. A criação da UALE não aparece do nada.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1762 em: Abril 18, 2020, 10:00:39 pm »
E ele a dar-lhe com o UALE.  :mrgreen:
Neste momento seria mais fácil criar essa doutrina na FAP, havendo helicópteros para isso claro, do que no Exército. O Exército tem zero experiência real na operação deste tipo de aeronave, precisaria de começar tudo do zero.

Se aqui se tem falado do possível custo da criação de uma simples Esquadra nova de asa rotativa no seio da FAP para tão poucos helicópteros, imagino os custos de criar uma unidade inteira do zero no Exército para os mesmos helis.

Mafets, alguma ideia de quanto é que esses Lynx do Exército britânico partilham com os nossos Mk-95 em termos? Se a diferença for mínima, sempre é melhor que Koalas.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1763 em: Abril 19, 2020, 12:29:37 am »
:snip: :snip: :Tanque:
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1764 em: Abril 19, 2020, 08:02:53 am »
E ele a dar-lhe com o UALE.  :mrgreen:
Neste momento seria mais fácil criar essa doutrina na FAP, havendo helicópteros para isso claro, do que no Exército. O Exército tem zero experiência real na operação deste tipo de aeronave, precisaria de começar tudo do zero.

Se aqui se tem falado do possível custo da criação de uma simples Esquadra nova de asa rotativa no seio da FAP para tão poucos helicópteros, imagino os custos de criar uma unidade inteira do zero no Exército para os mesmos helis.

Mafets, alguma ideia de quanto é que esses Lynx do Exército britânico partilham com os nossos Mk-95 em termos? Se a diferença for mínima, sempre é melhor que Koalas.

e com os helis de ataque, que a FAP nunca teve, mas enfim.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1765 em: Abril 19, 2020, 10:20:34 am »
Ligeiramente a propósito:


Why do we still have Airborne Artillery?

Cumprimentos,

O UH-60L pode apoiar neste tipo de operações.

Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1766 em: Abril 19, 2020, 11:33:19 am »
O Army Lynx é uma opção completamente impossível neste momento, primeiro porque os AH.7 com patins, abatidos em 2015, estavam extremamente desgastados, e depois porque os AH.9, (retirados em 2018), foram dar peças e sobretudo os motores para os Army Wildcat. Logo, nada feito. :-\


A doutrina de helicopteros de ataque morreu na FAP em 1975. A criação da UALE não aparece do nada.

Por acaso não morreu, e tanto assim é que se pretendia ter Agusta A109 anti-carro a operar a partir de 1981, tal como fizeram os belgas, ou Bo-105 armados com o Hot à semelhança de alemães e espanhóis. Agora se disseres que é mais uma valência que entretanto a FAP perdeu, nisso estou obviamente de acordo, mas valências e capacidades voltam a ser adquiridas; por exemplo, não se quer pôr o KC-390 a apagar fogos florestais (e/ou eventualmente os velhotes Hércules de novo) quando a FAP por ordem e opção política o deixou de fazer em 1996? Logo vai ter de se começar por algum lado de novo, mesmo que não importe para nada saber como tal será conseguido, com quem, etc, etc. ::)




P.S. Será que no ossário (de luxo) da FAMET, no meio daquela tralha toda, não se encontra algo que possa dar jeito aqui aos pobrezinhos?







« Última modificação: Abril 19, 2020, 11:47:04 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1767 em: Abril 19, 2020, 12:06:53 pm »
O Army Lynx é uma opção completamente impossível neste momento, primeiro porque os AH.7 com patins, abatidos em 2015, estavam extremamente desgastados, e depois porque os AH.9, (retirados em 2018), foram dar peças e sobretudo os motores para os Army Wildcat. Logo, nada feito. :-\


A doutrina de helicopteros de ataque morreu na FAP em 1975. A criação da UALE não aparece do nada.

Por acaso não morreu, e tanto assim é que se pretendia ter Agusta A109 anti-carro a operar a partir de 1981, tal como fizeram os belgas, ou Bo-105 armados com o Hot à semelhança de alemães e espanhóis. Agora se disseres que é mais uma valência que entretanto a FAP perdeu, nisso estou obviamente de acordo, mas valências e capacidades voltam a ser adquiridas; por exemplo, não se quer pôr o KC-390 a apagar fogos florestais (e/ou eventualmente os velhotes Hércules de novo) quando a FAP por ordem e opção política o deixou de fazer em 1996?  ::)


O Army Lynx é uma opção completamente impossível neste momento, primeiro porque os AH.7 com patins, abatidos em 2015, estavam extremamente desgastados, e depois porque os AH.9, (retirados em 2018), foram dar peças e sobretudo os motores para os Army Wildcat. Logo, nada feito. :-\


A doutrina de helicopteros de ataque morreu na FAP em 1975. A criação da UALE não aparece do nada.

Por acaso não morreu, e tanto assim é que se pretendia ter Agusta A109 anti-carro a operar a partir de 1981, tal como fizeram os belgas, ou Bo-105 armados com o Hot à semelhança de alemães e espanhóis. Agora se disseres que é mais uma valência que entretanto a FAP perdeu, nisso estou obviamente de acordo, mas valências e capacidades voltam a ser adquiridas; por exemplo, não se quer pôr o KC-390 a apagar fogos florestais (e/ou eventualmente os velhotes Hércules de novo) quando a FAP por ordem e opção política o deixou de fazer em 1996?  ::)



Em 1999, na "Mais Alto" falava-se na adesão ao programa JSF e na aquisição de uma esquadra de "helicópteros de ataque".




 

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Stalker79

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1768 em: Abril 19, 2020, 12:48:14 pm »
O Army Lynx é uma opção completamente impossível neste momento, primeiro porque os AH.7 com patins, abatidos em 2015, estavam extremamente desgastados, e depois porque os AH.9, (retirados em 2018), foram dar peças e sobretudo os motores para os Army Wildcat. Logo, nada feito. :-\


A doutrina de helicopteros de ataque morreu na FAP em 1975. A criação da UALE não aparece do nada.

Por acaso não morreu, e tanto assim é que se pretendia ter Agusta A109 anti-carro a operar a partir de 1981, tal como fizeram os belgas, ou Bo-105 armados com o Hot à semelhança de alemães e espanhóis. Agora se disseres que é mais uma valência que entretanto a FAP perdeu, nisso estou obviamente de acordo, mas valências e capacidades voltam a ser adquiridas; por exemplo, não se quer pôr o KC-390 a apagar fogos florestais (e/ou eventualmente os velhotes Hércules de novo) quando a FAP por ordem e opção política o deixou de fazer em 1996? Logo vai ter de se começar por algum lado de novo, mesmo que não importe para nada saber como tal será conseguido, com quem, etc, etc. ::)




P.S. Será que no ossário (de luxo) da FAMET, no meio daquela tralha toda, não se encontra algo que possa dar jeito aqui aos pobrezinhos?










Bem, os Hueys sempre foram fiaveis... se fossem de borla ou quase até valia a pena.
 :-[
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1769 em: Abril 19, 2020, 12:50:20 pm »
A época das grandezas.  :mrgreen:
Tal e qual as grandes obras públicas da altura e dos anos seguintes. Depois acabou o dinheiro.  c56x1

Charlie, se não há Army Lynx, deve haver Lynx navais, que servem perfeitamente se tiverem FLIR e armamento!