6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3728 Respostas
  • 543370 Visualizações
*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1665 em: Abril 13, 2020, 03:22:54 pm »

Tecnicamente há uma verba, na LPM, para uns "helicópteros de evacuação"... claro que começa mal com o nome e continua mal com a verba atribuída (face à quantidade)

Caro LM, a LPM é uma obra de ficção que um pequeno grupo de militares e políticos escreve. Ainda por cima é uma obra de quinta categoria de gosto duvidoso. Nunca uma (1) foi cumprida!

Quanto ao resto, eu concordo com a teoria do Get_It num espaço de uma semana(?) são 250 L-ATVs, 4 helicópteros, vi agora que se fala em obuses. Será que apareceu petróleo no Beato? - É possível, pq o preço do petróleo anda pela rua da amargura o que combina com as nossas supostas aquisições...

« Última modificação: Abril 13, 2020, 03:26:28 pm por ocastilho »
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1666 em: Abril 13, 2020, 03:23:32 pm »

O 169M já tem algum operador além da Guardia di Finanza?

Ou seja ninguém o testou ambientes de alta intensidade, ou nas mais varias condições atmosféricas?
Vamos ser os primeiros? Vamos os colocar na RCA com calor humidade e aquele pó que se entranha em tudo, será o melhor ambiente para um helicóptero sem provas dadas?
MATRA, a nossa última (penúltima?) grande aquisição também não tem outros operadores e não tem provas dadas, mas mesmo assim...  :) c56x1

Isto é tudo conforme os gostos de quem manda. Eu diria que este tópico todo foi criado com base na desinformação que o governo colocou na comunicação social.

Cumprimentos,
Exacto, mas não queria falar n´aquele-Cujo-Nome-Não-Pode-Ser-Pronunciado.  ;)

Mas se o 169M apenas existe na Guarda di Finanza, o KC390 apenas está na FAB e não foi por isso que a FAP não vai ficar com ele ou foi ?
Foi uma decisão politica, claro, e se o 169M por cá aparecer será mais uma má decisão politica !!
Por isso nada me admiraria que o 169M aparecesse na FAP, coisa que muito provavelmente irá acontecer !!

Abraços

Caso o escolhido venha de facto a ser o 169M, penso que tem de se ver a coisa também de outra perspectiva: a da Força Aérea Portuguesa. Face à verba reservada para a compra deste tipo de aeronaves (53M€ + IVA), o ramo - e nomeadamente quem disto percebe dentro do mesmo -, é também ele forçado a ter de escolher o que mais se adequa e encaixa tendo em conta todas as variantes em jogo, para não dizer mesmo o menos mau para aquilo que lhe é permitido adquirir.

Um Estado sério não lança concursos de fornecimento de múltiplo equipamento militar credível com fasquias na ordem dos 20, 40, 50 ou 60M€! E se o 169M cá vier parar tanto poderá ser por influência política como pela velha fórmula do "é melhor este do que nada", ou seja, nivelar por baixo o que é extremamente perigoso. Atente-se no texto que vem escrito na revista "Mais Alto" nº 437 de Janeiro/Fevereiro de 2019 a respeito da chegada do AW119Kx Koala:

Citar
(...) O programa de substituição iniciou-se com a definição da tipologia da nova aeronave atendendo, por um lado, ao perfil de missões e, por outro, ao «estado da arte» dos helicópteros existentes no mercado. Foram analisadas diversas opções no que diz respeito à tipologia do helicóptero, entre o monomotor e o bimotor e até mesmo uma combinação de ambos, das quais resultaram a decisão sobre a manutenção da opção monomotor da qual resultaria como mais adequada para a missão de treino, assim como a solução mais económica atendendo ao orçamento disponível. Quanto ao perfil de missões do novo helicóptero, este seria semelhante ao do seu antecessor, pretendendo-se um helicóptero para instrução de pilotos, busca e salvamento costeiro, transporte, evacuação sanitária militar e apoio à Proteção Civil. Por limitações orçamentais cairia a capacidade de armamento. (...)

Por isso o AW169M, a vir, talvez seja o único que se consiga comprar mais do que uma unidade face ao ridículo e aviltante orçamento disponibilizado para tal, o melhor de entre os mais fracos/baratos. E o barato costuma sair caro.  :-\
« Última modificação: Abril 13, 2020, 03:24:48 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1667 em: Abril 13, 2020, 03:32:14 pm »

O 169M já tem algum operador além da Guardia di Finanza?

Ou seja ninguém o testou ambientes de alta intensidade, ou nas mais varias condições atmosféricas?
Vamos ser os primeiros? Vamos os colocar na RCA com calor humidade e aquele pó que se entranha em tudo, será o melhor ambiente para um helicóptero sem provas dadas?
MATRA, a nossa última (penúltima?) grande aquisição também não tem outros operadores e não tem provas dadas, mas mesmo assim...  :) c56x1

Isto é tudo conforme os gostos de quem manda. Eu diria que este tópico todo foi criado com base na desinformação que o governo colocou na comunicação social.

Cumprimentos,
Exacto, mas não queria falar n´aquele-Cujo-Nome-Não-Pode-Ser-Pronunciado.  ;)

Mas se o 169M apenas existe na Guarda di Finanza, o KC390 apenas está na FAB e não foi por isso que a FAP não vai ficar com ele ou foi ?
Foi uma decisão politica, claro, e se o 169M por cá aparecer será mais uma má decisão politica !!
Por isso nada me admiraria que o 169M aparecesse na FAP, coisa que muito provavelmente irá acontecer !!

Abraços

Caso o escolhido venha de facto a ser o 169M, penso que tem de se ver a coisa também de outra perspectiva: a da Força Aérea Portuguesa. Face à verba reservada para a compra deste tipo de aeronaves (53M€ + IVA), o ramo - e nomeadamente quem disto percebe dentro do mesmo -, é também ele forçado a ter de escolher o que mais se adequa e encaixa tendo em conta todas as variantes em jogo, para não dizer mesmo o menos mau para aquilo que lhe é permitido adquirir.

Um Estado sério não lança concursos de fornecimento de múltiplo equipamento militar credível com fasquias na ordem dos 20, 40, 50 ou 60M€! E se o 169M cá vier parar tanto poderá ser por influência política como pela velha fórmula do "é melhor este do que nada", ou seja, nivelar por baixo o que é extremamente perigoso. Atente-se no texto que vem escrito na revista "Mais Alto" nº 437 de Janeiro/Fevereiro de 2019 a respeito da chegada do AW119Kx Koala:

Citar
(...) O programa de substituição iniciou-se com a definição da tipologia da nova aeronave atendendo, por um lado, ao perfil de missões e, por outro, ao «estado da arte» dos helicópteros existentes no mercado. Foram analisadas diversas opções no que diz respeito à tipologia do helicóptero, entre o monomotor e o bimotor e até mesmo uma combinação de ambos, das quais resultaram a decisão sobre a manutenção da opção monomotor da qual resultaria como mais adequada para a missão de treino, assim como a solução mais económica atendendo ao orçamento disponível. Quanto ao perfil de missões do novo helicóptero, este seria semelhante ao do seu antecessor, pretendendo-se um helicóptero para instrução de pilotos, busca e salvamento costeiro, transporte, evacuação sanitária militar e apoio à Proteção Civil. Por limitações orçamentais cairia a capacidade de armamento. (...)

Por isso o AW169M, a vir, talvez seja o único que se consiga comprar mais do que uma unidade face ao ridículo e aviltante orçamento disponibilizado para tal, o melhor de entre os mais fracos/baratos. E o barato costuma sair caro.  :-\

Mas se o problema é apenas o orçamento, é fazer como os franceses e fazer leasing dos helicopteros.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1668 em: Abril 13, 2020, 03:56:04 pm »
Fazer leasing saía mais caro do que ir buscar directamente helicópteros usados às forças armadas dos EUA. O que não falta são modelos à escolha, desde os saudosos Apache, aos Viper, Super Cobra, Venom, Kiowa, Blackhawk, Seahawk, Rescue Hawk, etc. Todos estes já com provas dadas. Mas como queremos brinquedos novos, é o que dá.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1669 em: Abril 13, 2020, 04:10:35 pm »
Fazer leasing saía mais caro do que ir buscar directamente helicópteros usados às forças armadas dos EUA. O que não falta são modelos à escolha, desde os saudosos Apache, aos Viper, Super Cobra, Venom, Kiowa, Blackhawk, Seahawk, Rescue Hawk, etc. Todos estes já com provas dadas. Mas como queremos brinquedos novos, é o que dá.

Pois mas o contrato de manutenção e os custo de operação em 10 anos fica mais caro de comprar uns AW e operar durante 10 anos..

Ps: Eu queria uns UH-60L iguais ao do Brasil mas para o exercito. :-P
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1670 em: Abril 13, 2020, 04:44:01 pm »
Fazer leasing saía mais caro do que ir buscar directamente helicópteros usados às forças armadas dos EUA. O que não falta são modelos à escolha, desde os saudosos Apache, aos Viper, Super Cobra, Venom, Kiowa, Blackhawk, Seahawk, Rescue Hawk, etc. Todos estes já com provas dadas. Mas como queremos brinquedos novos, é o que dá.

Pois mas o contrato de manutenção e os custo de operação em 10 anos fica mais caro de comprar uns AW e operar durante 10 anos..

Ps: Eu queria uns UH-60L iguais ao do Brasil mas para o exercito. :-P

Os UH-60L eram muito boa escolha, os EUA estavam/estão a transformar dezenas de UH-60A em "L".

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1671 em: Abril 13, 2020, 05:02:21 pm »
Fazer leasing saía mais caro do que ir buscar directamente helicópteros usados às forças armadas dos EUA. O que não falta são modelos à escolha, desde os saudosos Apache, aos Viper, Super Cobra, Venom, Kiowa, Blackhawk, Seahawk, Rescue Hawk, etc. Todos estes já com provas dadas. Mas como queremos brinquedos novos, é o que dá.

Pois mas o contrato de manutenção e os custo de operação em 10 anos fica mais caro de comprar uns AW e operar durante 10 anos..

Ps: Eu queria uns UH-60L iguais ao do Brasil mas para o exercito. :-P

Os UH-60L eram muito boa escolha, os EUA estavam/estão a transformar dezenas de UH-60A em "L".



Claro que era, só aqui na TUGA é que ainda não perceberam.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1672 em: Abril 13, 2020, 05:18:36 pm »

 

*

Portugal Militar

  • Membro
  • *
  • 23
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-18
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1673 em: Abril 13, 2020, 05:54:45 pm »
Bem se vamos adquirir um novo tipo de aeronave, seja um AW169, ou um SH-60
Temos de ter em conta é um fator importante, das duas empresas que nos vão fornecer os Helicópteros, qual delas oferece uma manutenção menos custosa e preço das peças inferior, não queremos ter o mesmo que temos com os F16.
Cumprimentos
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1674 em: Abril 13, 2020, 05:57:10 pm »
Bem se vamos adquirir um novo tipo de aeronave, seja um AW169, ou um SH-60
Temos de ter em conta é um fator importante, das duas empresas que nos vão fornecer os Helicópteros, qual delas oferece uma manutenção menos custosa e preço das peças inferior, não queremos ter o mesmo que temos com os F16.
Cumprimentos

Sim, é um fator, mas la está, é como o A-119, terá uma manutenção barata, mas se tem capacidade para o desempenho de todas as missões, duvido.

 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1675 em: Abril 13, 2020, 08:51:21 pm »
Eu já ficava contente com uns AS332, se calhar ainda dava para tirar umas peças dos Pumas que estão em armazém.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1676 em: Abril 13, 2020, 09:48:28 pm »
Bem se vamos adquirir um novo tipo de aeronave, seja um AW169, ou um SH-60
Temos de ter em conta é um fator importante, das duas empresas que nos vão fornecer os Helicópteros, qual delas oferece uma manutenção menos custosa e preço das peças inferior, não queremos ter o mesmo que temos com os F16.
Cumprimentos

Sim, é um fator, mas la está, é como o A-119, terá uma manutenção barata, mas se tem capacidade para o desempenho de todas as missões, duvido.

como os mais antigos dizem, poupar na farinha para gastar no farelo !!!
Este 119CIVIL é um brinquedinho que a FAP tem, por exemplo é muito útil para se fazer fastrope a dois elementos de cada vez, e com quatro O/B, tal a capacidade do heli, e depois toca a aterrar embarcar mais quatro e descolar de novo, do melhor que há.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1677 em: Abril 13, 2020, 10:30:48 pm »
Bem se vamos adquirir um novo tipo de aeronave, seja um AW169, ou um SH-60
Temos de ter em conta é um fator importante, das duas empresas que nos vão fornecer os Helicópteros, qual delas oferece uma manutenção menos custosa e preço das peças inferior, não queremos ter o mesmo que temos com os F16.
Cumprimentos

Sim, é um fator, mas la está, é como o A-119, terá uma manutenção barata, mas se tem capacidade para o desempenho de todas as missões, duvido.

como os mais antigos dizem, poupar na farinha para gastar no farelo !!!
Este 119CIVIL é um brinquedinho que a FAP tem, por exemplo é muito útil para se fazer fastrope a dois elementos de cada vez, e com quatro O/B, tal a capacidade do heli, e depois toca a aterrar embarcar mais quatro e descolar de novo, do melhor que há.

Abraços

O TH-73A(TH-119/Aw-119) é o novo helicóptero de treino da US Navy. Não é propriamente um brinquedo.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1678 em: Abril 13, 2020, 10:39:13 pm »
Eu já ficava contente com uns AS332, se calhar ainda dava para tirar umas peças dos Pumas que estão em armazém.

Essa é para rir..Por falar nisso o que é feito dos PUMA ? :D
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1679 em: Abril 13, 2020, 10:40:47 pm »
Bem se vamos adquirir um novo tipo de aeronave, seja um AW169, ou um SH-60
Temos de ter em conta é um fator importante, das duas empresas que nos vão fornecer os Helicópteros, qual delas oferece uma manutenção menos custosa e preço das peças inferior, não queremos ter o mesmo que temos com os F16.
Cumprimentos

Sim, é um fator, mas la está, é como o A-119, terá uma manutenção barata, mas se tem capacidade para o desempenho de todas as missões, duvido.

como os mais antigos dizem, poupar na farinha para gastar no farelo !!!
Este 119CIVIL é um brinquedinho que a FAP tem, por exemplo é muito útil para se fazer fastrope a dois elementos de cada vez, e com quatro O/B, tal a capacidade do heli, e depois toca a aterrar embarcar mais quatro e descolar de novo, do melhor que há.

Abraços

Se não fosse trágico, era cómico, além disso aquelas letras garrafais " FORÇA AÉREA PORTUGUESA", excelente ! Azeiteiro diria.