6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Clausewitz

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1605 em: Abril 11, 2020, 12:07:24 pm »
Na escala de prioridades, é mais importante adquirir um segundo modelo de veículo táctico ligeiro por ajuste directo, para chegarmos a quase 400 viaturas deste tipo.
Se alocássemos nem que fosse uma parte dos 80 milhões de euros dessa absurda aquisição para este programa, já deveríamos conseguir algo a mais para os helicópteros, em unidades, equipamento, capacidades, manutenção.
Isto sem falar nas carências básicas de outros ramos das Forças Armadas, que para mim ainda são mais importantes e prioritárias.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1606 em: Abril 11, 2020, 01:04:14 pm »
Já se estava a espera de algo assim, reduzem de 6 para 4 e... o armamento está certificado ? Podem levar mísseis anti-carro ou é so CRV7 e .5 ?


Vão comprar 4 ? O que dá a enender é que é para as missões na RCA e depois ? Qual a justificação de 4 unidades ?


Honestamente faz-me lembrar o EC-635 V2.


E a dependência total da Leonardo.

Segundo fonte do exercito estão certificados para armamento convencional e podem o ser para misseis de superfície. O resto tem a ver com pressões do exercito e obviamente falta de dinheiro. Sendo um heli mais caro reduz-se o número para poder caber no orçamento. Existe no entanto, segundo consta possibilidade de a NATO comparticipar (chegou-me inclusive a informação que virão mais Leopard 2 do stock alemão, junto com os lança pontes e veículos de engenharia). Agora, se será ou não, vamos ver...  c56x1

Cumprimentos
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1607 em: Abril 11, 2020, 01:13:58 pm »
Eu confesso que não fazia a mínima ideia da existência de uma verba na LPM para mais 4x4 blindados. Aliás, a única coisa que sabia neste aspecto era do concurso para os Fuzos.

Mas tendo em conta o valor unitário por veículo, o ajuste directo para uma quantidade tão grande de veículos, ter sido anunciado tal compra de um dia para o outro, cheira-me a compra de oportunidade. Se calhar este orçamento estava planeado, eventualmente para a compra de mais ST5, mas ao verem o preço destes e comparando com uma proposta americana, viram o JLTV compensava mais.

Isto para dizer que, dificilmente este orçamento seria de alguma forma desviado para qualquer programa que fosse. E num orçamento de "contas certas", não creio que aparecessem 80 milhões assim do nada sem estar já planeado.

Já se estava a espera de algo assim, reduzem de 6 para 4 e... o armamento está certificado ? Podem levar mísseis anti-carro ou é so CRV7 e .5 ?


Vão comprar 4 ? O que dá a enender é que é para as missões na RCA e depois ? Qual a justificação de 4 unidades ?


Honestamente faz-me lembrar o EC-635 V2.


E a dependência total da Leonardo.

Segundo fonte do exercito estão certificados para armamento convencional e podem o ser para misseis de superfície. O resto tem a ver com pressões do exercito e obviamente falta de dinheiro. Sendo um heli mais caro reduz-se o número para poder caber no orçamento. Existe no entanto, segundo consta possibilidade de a NATO comparticipar (chegou-me inclusive a informação que virão mais Leopard 2 do stock alemão, junto com os lança pontes e veículos de engenharia). Agora, se será ou não, vamos ver...  c56x1

Cumprimentos

Tanta notícia assim de uma vez?  :mrgreen:

Espero que a redução do número de helicópteros pelo menos signifique que virão equipados com sistemas de auto-protecção.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1608 em: Abril 11, 2020, 03:07:17 pm »
Já se estava a espera de algo assim, reduzem de 6 para 4 e... o armamento está certificado ? Podem levar mísseis anti-carro ou é so CRV7 e .5 ?


Vão comprar 4 ? O que dá a enender é que é para as missões na RCA e depois ? Qual a justificação de 4 unidades ?


Honestamente faz-me lembrar o EC-635 V2.


E a dependência total da Leonardo.

Segundo fonte do exercito estão certificados para armamento convencional e podem o ser para misseis de superfície. O resto tem a ver com pressões do exercito e obviamente falta de dinheiro. Sendo um heli mais caro reduz-se o número para poder caber no orçamento. Existe no entanto, segundo consta possibilidade de a NATO comparticipar (chegou-me inclusive a informação que virão mais Leopard 2 do stock alemão, junto com os lança pontes e veículos de engenharia). Agora, se será ou não, vamos ver...  8)

Cumprimentos

Não entendo porque não vamos buscar os helis UH-60L ex-US Army, e usavam-se esses 53 milhões dos helis de evacuação ( num outro programa prioritário), mesmo que se usasse parte desta verba para modernização.


Também não entendo porque continuamos a apostar nas forças pesadas, quando precisamos de algo do tipo "Airborne Brigade", com forte componente aérea e de apoio de fogos.
« Última modificação: Abril 11, 2020, 03:10:11 pm por typhonman »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1609 em: Abril 11, 2020, 03:14:44 pm »
Noticia triste para a "Team H60"  :(

Novamente dependência da Leonardo, e a julgar pela redução de unidades, nem nos fizeram um grande favor.

4 aparelhos, para maioria do tempo estarem 1 ou 2 parados, se colocar-mos 2 na RCA, fica tudo bem.  :bang:

Espero que esta  redução, a ser verdade, traga hélis realmente prontos para combate, com contra-medidas, blindagem, e principalmente que já venha o armamento, senão é vão andar incompletos ad eternum.

 
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1610 em: Abril 11, 2020, 03:20:49 pm »
Já se estava a espera de algo assim, reduzem de 6 para 4 e... o armamento está certificado ? Podem levar mísseis anti-carro ou é so CRV7 e .5 ?


Vão comprar 4 ? O que dá a enender é que é para as missões na RCA e depois ? Qual a justificação de 4 unidades ?


Honestamente faz-me lembrar o EC-635 V2.


E a dependência total da Leonardo.

Segundo fonte do exercito estão certificados para armamento convencional e podem o ser para misseis de superfície. O resto tem a ver com pressões do exercito e obviamente falta de dinheiro. Sendo um heli mais caro reduz-se o número para poder caber no orçamento. Existe no entanto, segundo consta possibilidade de a NATO comparticipar (chegou-me inclusive a informação que virão mais Leopard 2 do stock alemão, junto com os lança pontes e veículos de engenharia). Agora, se será ou não, vamos ver...  8)

Cumprimentos

Não entendo porque não vamos buscar os helis UH-60L ex-US Army, e usavam-se esses 53 milhões dos helis de evacuação ( num outro programa prioritário), mesmo que se usasse parte desta verba para modernização.


Também não entendo porque continuamos a apostar nas forças pesadas, quando precisamos de algo do tipo "Airborne Brigade", com forte componente aérea e de apoio de fogos.

Cheira-me que a ser verdade a parte dos Leos, devam vir a custo simbólico, senão mesmo como oferta. Nem estou a ver margem no orçamento para comprar CCs do nada. Para os alemães deve ser para se livrarem de uns quantos, e certamente quererão mais um potencial cliente para o MLU A7+.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1611 em: Abril 11, 2020, 05:40:05 pm »
Noticia triste para a "Team H60"  :(

Novamente dependência da Leonardo, e a julgar pela redução de unidades, nem nos fizeram um grande favor.

4 aparelhos, para maioria do tempo estarem 1 ou 2 parados, se colocar-mos 2 na RCA, fica tudo bem.  :bang:

Espero que esta  redução, a ser verdade, traga hélis realmente prontos para combate, com contra-medidas, blindagem, e principalmente que já venha o armamento, senão é vão andar incompletos ad eternum.

vou gostar é de ver de onde veio essa info, para ficar mais descansado, ou não.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1612 em: Abril 11, 2020, 06:03:36 pm »
Noticia triste para a "Team H60"  :(

Novamente dependência da Leonardo, e a julgar pela redução de unidades, nem nos fizeram um grande favor.

4 aparelhos, para maioria do tempo estarem 1 ou 2 parados, se colocar-mos 2 na RCA, fica tudo bem.  :bang:

Espero que esta  redução, a ser verdade, traga hélis realmente prontos para combate, com contra-medidas, blindagem, e principalmente que já venha o armamento, senão é vão andar incompletos ad eternum.

vou gostar é de ver de onde veio essa info, para ficar mais descansado, ou não.

Abraços

Exercito, Comandos via Tlm...  :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos  :-P ;)
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1613 em: Abril 11, 2020, 06:22:43 pm »
Noticia triste para a "Team H60"  :(

Novamente dependência da Leonardo, e a julgar pela redução de unidades, nem nos fizeram um grande favor.

4 aparelhos, para maioria do tempo estarem 1 ou 2 parados, se colocar-mos 2 na RCA, fica tudo bem.  :bang:

Espero que esta  redução, a ser verdade, traga hélis realmente prontos para combate, com contra-medidas, blindagem, e principalmente que já venha o armamento, senão é vão andar incompletos ad eternum.

vou gostar é de ver de onde veio essa info, para ficar mais descansado, ou não.

Abraços

Exercito, Comandos via Tlm...  :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos  :-P ;)

ok, prontos está tudo fod...o. :G-deal:

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1614 em: Abril 11, 2020, 06:23:46 pm »
Noticia triste para a "Team H60"  :(

Novamente dependência da Leonardo, e a julgar pela redução de unidades, nem nos fizeram um grande favor.

4 aparelhos, para maioria do tempo estarem 1 ou 2 parados, se colocar-mos 2 na RCA, fica tudo bem.  :bang:

Espero que esta  redução, a ser verdade, traga hélis realmente prontos para combate, com contra-medidas, blindagem, e principalmente que já venha o armamento, senão é vão andar incompletos ad eternum.

vou gostar é de ver de onde veio essa info, para ficar mais descansado, ou não.

Abraços

Exercito, Comandos via Tlm...  :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos  :P ;)

ok, prontos está tudo fod...o. :G-deal:

Abraços

Eu fico mais descansado !


Pode ser que o "Togus" nos diga mais alguma coisa.
« Última modificação: Abril 11, 2020, 06:24:13 pm por typhonman »
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1615 em: Abril 11, 2020, 07:04:23 pm »
Se for de facto o AW169M é curioso pois desde o princípio (e disse-o aqui) era a escolha da FAP tendo em conta os valores alocados para este concurso.

Apesar disso significar a total dependência da Leonardo - o que também não é forçosamente uma coisa má -, caso se tenha dado tanta volta para regressar ao inicialmente idealizado perdeu-se tempo valioso sem qualquer necessidade.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1616 em: Abril 11, 2020, 09:32:01 pm »
Pena é serem apenas quatro 169M, mas, ao menos livramo-nos dos 119 que era mais um erro que se cometia.
O que falta agora á FAP é empandeirar os 119 ao MAI e adquirir mais uns 169M ou uma meia dúzia de 139M.









Abraços
« Última modificação: Abril 11, 2020, 09:35:24 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1617 em: Abril 11, 2020, 09:44:11 pm »
AgustaWestland 169 AAS (Armed Aerial Scout)



AW169 AAS (Armed Aerial Scout) is a twin-engined armed helicopter developed by AgustaWestland. It is a military variant of the AW169 commercial helicopter.
The AW169 AAS supports missions such as armed reconnaissance, escort, command and control, security operations, target acquisition and targeting, as well as fire support coordination.
It can carry machine guns, missiles and rocket launchers to accomplish a range of combat missions.

The AW169 AAS was launched by AgustaWestland during the Army Aviation Association of America Annual Convention in April 2013.

Armed Aerial Scout programme details

AgustaWestland developed the AW169 AAS as a contender for the US Army’s Armed Aerial Scout (AAS) programme.
The AAS programme is intended to replace the army’s ageing OH-58D Kiowa Warrior helicopters with a new helicopter, incorporating modern technology to meet the current and future requirements of the army.

Other contenders for the AAS programme include Boeing AH-6, EADS AAS-72X+, Bell OH-58 Block II, Sikorsky S-97 Raider and MD 540F by MD Helicopters.

AW169 AAS design features

"It can carry machine guns, missiles and rocket launchers to accomplish a range of combat missions."
AW169 AAS is designed to meet the Armed Aerial Scout programme requirements. The design and technology used for the AW169 AAS is leveraged from its base model AW169.
The AW169 AAS features a reduced number of components accounting for its low maintenance cost and time. Its airframe has been toughened to resist threats. The cockpit is made of night vision compatible glass and designed for a clear view of the surroundings.

The latest design of the engine and blades lower the heat and noise signatures of the aircraft. Redundant systems are provided for the critical equipments aboard the helicopter.

AW169 AAS cockpit and avionics

The cockpit of AW139 AAS can accommodate two pilots with two redundant control systems available for both the pilots.
The advanced glass cockpit is compatible with night vision goggles (NVG) to support good external visibility. Three multipurpose displays with touch screen technology are provided in the cockpit.

The avionics of the aircraft include an integrated 4-axis digital Automatic Flight Control System (AFCS), advanced communications and information management system, and synthetic vision and Helmet Mounted Display (HMD) or Head-up Display (HUD).

Sensors, systems and armaments on the helicopter

AW169 AAS is equipped with a FLIR (Forward Looking Infrared) camera to enable the pilot to steer the aircraft during nights and in foggy conditions.
"AgustaWestland developed the AW169 AAS as a contender for the US Army’s Armed Aerial Scout (AAS) programme."
The sensor suite fitted in the helicopter provides real time awareness for the crew.

Other systems fitted to the helicopter include HUMS (Health and Usage Monitoring system), HFDM (Helicopter Flight Data Monitoring) and traffic and collision avoidance system.
The aircraft can be armed with various types of weapon systems to support a wide range of operations. It can carry guns, rocket launchers and air-to- ground missiles.

Survivability of AgustaWestland’s military helicopter

The airframe of AW169 AAS is toughened to resist ballistic threats. The helicopter employs crash resistant seats and features armoured protection for crew, fuel systems and important parts.
The aircraft also employs a self-curing fuel system which repairs itself in case of crashes. The AW169 AAS is fitted with a retractable, heavy duty landing gear to enable landings on any terrain.

AW169 AAS engine and performance

The AW169 AAS is equipped with two Pratt & Whitney PW210 turbo shaft engines. The 1,000shp class engine includes just five major rotating components for supporting easy maintenance. Each engine delivers a maximum power output of 1,050shp at 6,000rpm to 6,409rpm.

The engine can be controlled by Full Authority Digital Engine Control (FADEC) system. The engine features a two-stage compressor, reverse flow combustor, single-stage high pressure turbine, two-stage shrouded power turbine and Combined Reduction and Accessory gearbox.

The AW169 AAS can fly at a cruise speed greater than 259km/h. It has a maximum range of about 550km and an endurance of three hours.

https://www.army-technology.com/projects/agustawestland-169-aas-armed-aerial-scout/

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1618 em: Abril 11, 2020, 10:18:04 pm »
Sinceramente só acredito quando vir.


Mas foi preciso 2 anos para chegar a esta conclusão, parabéns!  :o :o
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1619 em: Abril 11, 2020, 10:49:35 pm »
Sinceramente só acredito quando vir.


Mas foi preciso 2 anos para chegar a esta conclusão, parabéns!  :o :o

ou seja até esta data, apenas quatro FND na RCA sem apoio aéreo, coisa pouca !

Abraços
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