6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1470 em: Março 08, 2020, 06:27:34 pm »
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Ainda na sequência do outro tópico acerca do Koala e da conversa com o Sargento MMA, ele mencionou que a intenção da FAP era o Koala ser apenas para instrução e haver um segundo modelo que fizesse reconhecimento armado (nada de "evacuação" no sentido de transporte de tropas ou de feridos) e o tal SAR costeiro.

No fundo as missões do Alouette III em que o transporte geral era já uma missão muito secundária/esporádica no contexto pós-guerra colonial e principal nos últimos anos.

Eu ai fiquei um pouco confuso com a possível compaginação no mesmo modelo entre o reconhecimento armado e o SAR costeiro, uma vez que a segunda missão já implica alguma capacidade de transporte... Não insisti na questão até porque ele diz que nos últimos anos está em Sintra (Chipmunk, Epslion) e não no Montijo (EH-101)...

O que o Sargento MMA te disse corrobora com um dos meus posts sobre a origem deste programa. Hà 2 anos  atrás, quando este programa nasceu, a ideia era de facto ter um helicóptero ligeiro de reconhecimento armado, na prática, um helicóptero que de alguma forma substituísse o ALIII nas missões que este tinha durante a guerra e para o Koala não veio preparado (Há um artigo da Mais Alto sobre o Koala que fala nisso).

Mas esta missão não se mistura com o SAR costeiro, este continuaria e continuará a ser executado pelos atuais Koalas, os quais têm rádios específicos, flutuadores e search light.

A questão é que os requisitos foram-se alterando com o tempo e agora, ao se falar em evacuação e resgate implica pelos menos 2 macas, guincho, pelo menos 8 lugares, enfim, o que a NATO determina para um Support Helicopter o que se traduz num helicóptero médio bimotor.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1471 em: Março 08, 2020, 10:03:39 pm »
E perante tudo isso que o Togus adiantou há candidatos anunciados ou ainda é prematuro falar disso?
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1472 em: Março 08, 2020, 10:16:54 pm »
Nada em concreto mas retirando algumas opções aqui discutidas fora de contexto, Apache, Cobra , Kiowa, Tigre, todas as outras são elegíveis (enfim... o limite será sempre o orçamento mas vamos ver)..
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1473 em: Março 08, 2020, 10:22:48 pm »
Nada em concreto mas retirando algumas opções aqui discutidas fora de contexto, Apache, Cobra , Kiowa, Tigre, todas as outras são elegíveis (enfim... o limite será sempre o orçamento mas vamos ver)..

Assim ao de leve, NH-90, UH-60M, AW-139, AW-169, Cougar ?

Espero que resolvam rapidamente o assunto e mandei vir os UH-60 (nem que seja ex-US Army), os NH-90 tinham a vantagem de ter os motores RTM-332 dos 101, mas abandonanos o projeto há 8 anos.

Pena aqui haver concurso e no caso do KC-390 não haver..
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1474 em: Março 08, 2020, 10:29:20 pm »
Nada em concreto mas retirando algumas opções aqui discutidas fora de contexto, Apache, Cobra , Kiowa, Tigre, todas as outras são elegíveis (enfim... o limite será sempre o orçamento mas vamos ver)..

Assim ao de leve, NH-90, UH-60M, AW-139, AW-169, Cougar ?

Espero que resolvam rapidamente o assunto e mandei vir os UH-60 (nem que seja ex-US Army), os NH-90 tinham a vantagem de ter os motores RTM-332 dos 101, mas abandonanos o projeto há 8 anos.

Pena aqui haver concurso e no caso do KC-390 não haver..

Concordo, até já tinha reservado o KIT 1/72 do HH-60H para lá colocar orgulhosamente a Cruz de Cristo  ;D, se vier o UH60L menos mal, o M não acredito que exista verba.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1475 em: Março 08, 2020, 11:41:13 pm »
Parece que este tópico estará para durar, agora com as opções mais reduzidas em termos de modelos possíveis.
À partida, levando em conta a opção pelo koala, pode se esperar que se mantenha o rumo, e que seja a Leonardo a fornecer também o helicóptero deste tópico.
Tendo em conta a vontade que a empresa deve ter em promover os "novos" helis militares do seu portfólio, e que o aw149 será uma máquina demasiado grande, cara, e eficaz, julgo que o aw169 fica na pole position. Isto em detrimento do aw139m, que me parece mais do que suficiente, mas não é considerado pelo próprio fabricante como suficientemente militar.

Off topic, já pensaram que se fosse um costa a governar há uns anos atrás, 800 milhões poderiam ter ido para 3 ou 4 A400?

Cumprimentos
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1476 em: Março 08, 2020, 11:56:26 pm »
Parece que este tópico estará para durar, agora com as opções mais reduzidas em termos de modelos possíveis.
À partida, levando em conta a opção pelo koala, pode se esperar que se mantenha o rumo, e que seja a Leonardo a fornecer também o helicóptero deste tópico.
Tendo em conta a vontade que a empresa deve ter em promover os "novos" helis militares do seu portfólio, e que o aw149 será uma máquina demasiado grande, cara, e eficaz, julgo que o aw169 fica na pole position. Isto em detrimento do aw139m, que me parece mais do que suficiente, mas não é considerado pelo próprio fabricante como suficientemente militar.

Off topic, já pensaram que se fosse um costa a governar há uns anos atrás, 800 milhões poderiam ter ido para 3 ou 4 A400?

Cumprimentos

Só não comprou agora por causa dos interesses "supostos" beneficios da embraer, tanto é que se os zucas não baixassem o preço, teriamos comprado C-130J ou o A-400M.

O plano inicial era 3 a 4 A-400M mais os C-295, que seria o mais lógico, (hi-low), do que o escolhido (medium-low)...

Ainda em relação aos helis, não sei até que ponto os AW-169 e AW-139 poderão ser embarcados em LPD ou AOR.. e nas futuras fragatas.

Ou seja, poder-se-ia comprar um heli ( com opção naval), ASW e Asuw, para não duplicar frotas e os únicos candidatos sérios que vejo são os UH-60 e NH-90.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1477 em: Março 09, 2020, 12:04:31 am »
Nada em concreto mas retirando algumas opções aqui discutidas fora de contexto, Apache, Cobra , Kiowa, Tigre, todas as outras são elegíveis (enfim... o limite será sempre o orçamento mas vamos ver)..

Assim ao de leve, NH-90, UH-60M, AW-139, AW-169, Cougar ?

Espero que resolvam rapidamente o assunto e mandei vir os UH-60 (nem que seja ex-US Army), os NH-90 tinham a vantagem de ter os motores RTM-332 dos 101, mas abandonanos o projeto há 8 anos.

Pena aqui haver concurso e no caso do KC-390 não haver..

Concordo, até já tinha reservado o KIT 1/72 do HH-60H para lá colocar orgulhosamente a Cruz de Cristo  ;D, se vier o UH60L menos mal, o M não acredito que exista verba.

Para o HH-60H o Hobbyboss Rescue Hawk Late Version, para o UH-60L o Italeri Blackhawk "Night Raid".  :mrgreen: ::)

P.S. Estou há meses a tentar converter o UH-60 da Italeri num MH-60S, mas já consegui converter com sucesso um SH-60B da Hasegawa num MH-60R.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1478 em: Março 09, 2020, 12:32:18 am »
Ainda em relação aos helis, não sei até que ponto os AW-169 e AW-139 poderão ser embarcados em LPD ou AOR.. e nas futuras fragatas.

Ou seja, poder-se-ia comprar um heli ( com opção naval), ASW e Asuw, para não duplicar frotas e os únicos candidatos sérios que vejo são os UH-60 e NH-90.

Se já tivéssemos os navios sim, mas não temos nenhum, se não sabemos como é que eles serão, se são novos, usados, se vão ter hangar, como é que podemos saber que tipo de helicóptero é que pode ser embarcado?
« Última modificação: Março 09, 2020, 12:35:34 am por Lightning »
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1479 em: Março 09, 2020, 01:14:12 am »
Ainda em relação aos helis, não sei até que ponto os AW-169 e AW-139 poderão ser embarcados em LPD ou AOR.. e nas futuras fragatas.

Ou seja, poder-se-ia comprar um heli ( com opção naval), ASW e Asuw, para não duplicar frotas e os únicos candidatos sérios que vejo são os UH-60 e NH-90.

Se já tivéssemos os navios sim, mas não temos nenhum, se não sabemos como é que eles serão, se são novos, usados, se vão ter hangar, como é que podemos saber que tipo de helicóptero é que pode ser embarcado?

Neste caso, mais importante do que os navios terem capacidade de receber este ou aquele modelo de héli (um navio que possa receber o Merlin, pode receber qualquer outro héli ligeiro ou médio), é quais dos helicópteros a "concurso", teriam sequer capacidade ASW e ASuW. Não estou a ver a Leonardo pegar num 119, 109, 139, 169 e fazer uma versão naval do zero só para nós, quando seria do seu interesse vender mais Lynx, NH-90 e AW-101 navais. No máximo seria uma versão naval às três pancadas e baratucha e mal equipada.

Mas francamente a única hipótese deste programa dar frutos sob a forma de um héli com capacidade naval, já se foi, que eram os HH-60H. Com 53 milhões, talvez uns AS565, ou os UH-1Y, este último sem versão ASW. Portanto o futuro passará por 4 modelos de hélis, até porque duvido que viessem agora NH-90 e no futuro a versão NFH, ou Lynx novos, ou no futuro passássemos a operar o AW-101 naval.

Caso não se opte pelos Sikorsky, então que se opte pelo melhor helicóptero possível, eventualmente com vantagem para a Airbus pelo "crédito" das contrapartidas. A minha preferência de hélis novos recai sobre o H145M, não só pela questão das contrapartidas, mas também por me parecer melhor armado (mísseis Spike por exemplo) que os equivalentes da Leonardo. Creio que seria um erro, gastar mais dinheiro para ter um héli com maior capacidade de transporte, quando já temos o excelente EH-101.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1480 em: Março 09, 2020, 09:10:02 am »
Ainda em relação aos helis, não sei até que ponto os AW-169 e AW-139 poderão ser embarcados em LPD ou AOR.. e nas futuras fragatas.

Ou seja, poder-se-ia comprar um heli ( com opção naval), ASW e Asuw, para não duplicar frotas e os únicos candidatos sérios que vejo são os UH-60 e NH-90.

Se já tivéssemos os navios sim, mas não temos nenhum, se não sabemos como é que eles serão, se são novos, usados, se vão ter hangar, como é que podemos saber que tipo de helicóptero é que pode ser embarcado?

Neste caso, mais importante do que os navios terem capacidade de receber este ou aquele modelo de héli (um navio que possa receber o Merlin, pode receber qualquer outro héli ligeiro ou médio), é quais dos helicópteros a "concurso", teriam sequer capacidade ASW e ASuW. Não estou a ver a Leonardo pegar num 119, 109, 139, 169 e fazer uma versão naval do zero só para nós, quando seria do seu interesse vender mais Lynx, NH-90 e AW-101 navais. No máximo seria uma versão naval às três pancadas e baratucha e mal equipada.

Mas francamente a única hipótese deste programa dar frutos sob a forma de um héli com capacidade naval, já se foi, que eram os HH-60H. Com 53 milhões, talvez uns AS565, ou os UH-1Y, este último sem versão ASW. Portanto o futuro passará por 4 modelos de hélis, até porque duvido que viessem agora NH-90 e no futuro a versão NFH, ou Lynx novos, ou no futuro passássemos a operar o AW-101 naval.

Caso não se opte pelos Sikorsky, então que se opte pelo melhor helicóptero possível, eventualmente com vantagem para a Airbus pelo "crédito" das contrapartidas. A minha preferência de hélis novos recai sobre o H145M, não só pela questão das contrapartidas, mas também por me parecer melhor armado (mísseis Spike por exemplo) que os equivalentes da Leonardo. Creio que seria um erro, gastar mais dinheiro para ter um héli com maior capacidade de transporte, quando já temos o excelente EH-101.

Discordo, precisamos há muito de um meio intermédio, até pela questão do duplo uso.

 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1481 em: Março 09, 2020, 12:54:03 pm »
Nós precisamos de ambos os tipos de helicópteros, um héli "scout"/"ataque" e um héli médio. O problema é que o orçamento não coincide com essa história do duplo-uso. Sejamos realistas, um héli novo que, mesmo umas míseras 5 unidades, caibam dentro do orçamento de 53 milhões, até é capaz de haver, mas será certamente um héli desprovido de equipamentos essenciais para um héli militar, como FLIR, RWR, chaffs e flares, armamento, blindagem, etc. E entre ter mais um héli civil (Koala em ponto grande), ou um héli completamente equipado mesmo que mais pequeno, prefiro o segundo.

Por isso é que eu digo, não seguindo as opções em segunda-mão como o HH-60H ou até o UH-1Y, hélis com capacidade de transporte assinalável e igualmente bom armamento, não vejo com realismo nenhuma opção por um héli novo na mesma linha, pura e simplesmente porque, até o héli que mais se aproxima destes dois que mencionei e com o preço mais em conta, o AW-139M, continua a custar 2 vezes mais do que o pretendido no orçamento (5 unid. ficariam no mínimo a 100 milhões).

Mas lá está, a FAP e os restantes ramos é que terão de decidir os requisitos. Até lá até podemos brincar a falar de Ospreys e KA-50s que de nada adianta. É rezar que venha um héli puramente militar e de preferência armado.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1482 em: Março 09, 2020, 01:29:05 pm »
Este nosso país, por vezes, é uma comédia. Então, temos 12 helicópteros pesados (por sinal, dos bons), e depois não se podem ter 12 helicópteros ligeiros e 12 de classe média? Estou a ser muito simplista e redutor, obviamente mas, a verdade é que tudo parece complexo nesta gestão dos equipamentos. Quando as vezes basta ser simples mas existir, operar.

Falei há pouco no A400 que nada tem a haver com este tópico porque agora, até às dimensões dos ditos helis são limitantes por poderem ser ou não transportadas pelos próprios aviões da força aérea??!
Isto é de loucos!
Parece que não vemos a realidade à nossa volta.
Estamos em 2020, Portugal não tem frota de transporte aéreo. Portugal não tem, aparentemente, helicópteros que possa destacar para missões externas. Tem um plano de pagamentos antecipados para uma aeronave que estará operacional daqui a quase 10 anos na Fap, e tem um orçamento de 50M para comprar mais helis. Não é necessário complicar mais a situação..

Cumprimentos
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1483 em: Março 09, 2020, 04:02:14 pm »
A questão é que os requisitos foram-se alterando com o tempo e agora, ao se falar em evacuação e resgate implica pelos menos 2 macas, guincho, pelo menos 8 lugares, enfim, o que a NATO determina para um Support Helicopter o que se traduz num helicóptero médio bimotor.

Lá está, como disse há muitas luas atrás para mim era o Mi-24/35 Hind e estava a coisa despachada, senão vejamos:

8 soldados armados/4 macas


escolta e combate


transporte de carga suspensa


e ainda...










































































combate a incêndios!



Para mim temos um vencedor e está o assunto despachado. :mrgreen:

Privet, tio Vladimir! Não se arranjam por aí uns quantos Mi-35 aqui para o pessoal do cantinho à beira-mar plantado? Este ano está mal de laranjas porque pouco chove, mas temos porcos que nunca mais acabam e a banana da Madeira. Vamos a isso? Dasvidaniya tio Putin.  :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1484 em: Março 09, 2020, 04:34:02 pm »
Analisando o problema, concluo que é muito mais complicado do que ter apenas 12 hélis de cada.

Ora vejamos. Temos 3 modelos de hélis operacionais (Koala, Lynx e Merlin), mas todos eles têm grandes limitações. O Merlin é grande, caro e mesmo levando algumas metralhadoras, desarmado para o que se pede. O Koala é civil, enough said. O Lynx nem FLIR nem equipamento defensivo recebeu, quanto mais armamento. Resumindo, nenhum destes faz o que um héli de Scout faz. Os Merlin "militares" são poucos e quase não estão disponíveis para exercícios militares, quando mais FNDs, daí a necessidade de um héli intermédio.

Mi-35  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se com os Merlin foi o que foi, com os hélis russos ao fim de 2 anos estavam todos parados por falta de peças que teimavam a chegar, e ainda éramos expulsos da NATO.  :mrgreen: