6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3705 Respostas
  • 521122 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #780 em: Dezembro 06, 2019, 05:52:05 pm »
Citar

P.S. E Marrocos lá vai de vento em popa, encomendando nada mais, nada menos que 36 (!) AH-64E Apache Guardian...

https://www.janes.com/article/92722/morocco-cleared-to-buy-36-apache-helos

Um para cada um dos nossos Leos  :mrgreen:

Bastavam apenas 2 com a carga máxima de 16 Hellfire cada e era tudo desbaratado. Aliás, isso era se tivéssemos todos os 2A6 operacionais, claro...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 397
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +49/-294
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #781 em: Dezembro 06, 2019, 05:58:57 pm »
Car***o, Marrocos gasta tanto em Apaches como a nossa "LPM" toda...
É pra ver a merda que a nossa governança passa á defesa nacional, depois vêm prá televisão agarrados á bandeira.
Cambada de pa*****os....

 >:( >:( >:( >:(

E que tal tentar se perceber, de onde vem tanto dinheiro que Marrocos tem para gastar em armamento!
Da areia não deve ser.
Realmente é preocupante ver Marrocos a se armar até ao dentes, com o mundo ficar de pernas para o ar.
« Última modificação: Dezembro 06, 2019, 05:59:59 pm por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #782 em: Dezembro 06, 2019, 06:10:03 pm »
eu faria diferente vendia 6 merlins os mais simples /com mais horas de voo a ucrania que os mesmos dariam jeito aquele povo e com o guito comprava mas era 6 blackhawks....mais vocacionados para escolta evacuacao e ataque ...cagava para os  heli medio evacuacao
puka....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #783 em: Dezembro 06, 2019, 06:40:38 pm »
eu faria diferente vendia 6 merlins os mais simples /com mais horas de voo a ucrania que os mesmos dariam jeito aquele povo e com o guito comprava mas era 6 blackhawks....mais vocacionados para escolta evacuacao e ataque ...cagava para os  heli medio evacuacao
puka....

Parece simples mas não é...duvido que a ucrânia pudesse adquirir os eh101 com o equipamento completo, até porque nos 12 existem versões diferentes...que incluem sificap e outros para csar com algumas alterações...não era linear...além de que nunca despachava metade da frota...é que em prontidão para sar estão sempre 4....fica curto para alguns problemas que possam surgir.

blackhawks porquê?  mais uma cadeia logistica diferente para ajudar à festa?
não é só voá-los há que mantê-los.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #784 em: Dezembro 06, 2019, 06:58:44 pm »
eu faria diferente vendia 6 merlins os mais simples /com mais horas de voo a ucrania que os mesmos dariam jeito aquele povo e com o guito comprava mas era 6 blackhawks....mais vocacionados para escolta evacuacao e ataque ...cagava para os  heli medio evacuacao
puka....

Isso era andar de cavalo para burro. A ideia não é reduzir o número de helicópteros, mas sim aumentar, para, em situações como o RCA, não andarmos dependentes dos meios dos outros o tempo inteiro.

eu faria diferente vendia 6 merlins os mais simples /com mais horas de voo a ucrania que os mesmos dariam jeito aquele povo e com o guito comprava mas era 6 blackhawks....mais vocacionados para escolta evacuacao e ataque ...cagava para os  heli medio evacuacao
puka....

Parece simples mas não é...duvido que a ucrânia pudesse adquirir os eh101 com o equipamento completo, até porque nos 12 existem versões diferentes...que incluem sificap e outros para csar com algumas alterações...não era linear...além de que nunca despachava metade da frota...é que em prontidão para sar estão sempre 4....fica curto para alguns problemas que possam surgir.

blackhawks porquê?  mais uma cadeia logistica diferente para ajudar à festa?
não é só voá-los há que mantê-los.

É preciso algo mais entre o Merlin e o Koala. E se fosse feita uma aquisição com pés e cabeça, o modelo escolhido servia igualmente (ou tinha uma versão) para substituir os Lynx. Aí continuavas com 3 tipos de helicópteros, mas mais versatilidade. Os únicos helis médios que se enquadram aqui, são os NH-90 e a família Blackhawk, que tem inclusive versão de combate a incêndios partilhando a maioria dos componentes com a restante frota.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #785 em: Dezembro 06, 2019, 07:37:02 pm »
Os únicos helis médios que se enquadram aqui, são os NH-90 e a família Blackhawk, que tem inclusive versão de combate a incêndios partilhando a maioria dos componentes com a restante frota.

E os Leonardo AW139M, 149M, Airbus H225M Caracal, Sikorsky H-92 Superhawk, etc, etc.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #786 em: Dezembro 06, 2019, 11:54:13 pm »
Os AW-139 e 149 têm versão naval? Equipada com todos os equipamentos que permitam desempenhar as funções que os Lynx desempenham? O Superhawk é praticamente um Merlin, o Caracal se faz o mesmo que o NH-90 não percebo porque os franceses operam ambos os modelos.

A família Blackhawk e NH-90 são os mais usados pelos aliados, e todas as fragatas feitas na Europa são capacitadas para estes helicópteros.
 

*

Barlovento

  • Perito
  • **
  • 448
  • Recebeu: 212 vez(es)
  • Enviou: 117 vez(es)
  • +135/-92
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #787 em: Dezembro 07, 2019, 11:42:09 am »
Os AW-139 e 149 têm versão naval? Equipada com todos os equipamentos que permitam desempenhar as funções que os Lynx desempenham? O Superhawk é praticamente um Merlin, o Caracal se faz o mesmo que o NH-90 não percebo porque os franceses operam ambos os modelos.

A família Blackhawk e NH-90 são os mais usados pelos aliados, e todas as fragatas feitas na Europa são capacitadas para estes helicópteros.

El AW139 si

https://es.m.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW139

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Sociedad_de_Salvamento_y_Seguridad_Marítima
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3963 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #788 em: Dezembro 07, 2019, 12:28:35 pm »
Versão naval com capacidade ASW e ASuW, semelhante ao H-60, Lynx, ou NH90? Não me parece.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #789 em: Dezembro 07, 2019, 12:43:13 pm »
O Rogeiro não terá confundido um Black Hawk com um Iroquois? É que confundia muito o F15 com o F16...  :mrgreen: :mrgreen:

 :mrgreen:

Podem sempre ser um mix "Bell UH-1Y Venom" + "Bell AH-1Z Viper" usados...    ::)

Fui ver em detalhe e, se novos, 12 eram cerca de $575 million... alguém se lembra do nosso orçamento para os helis?  ::)  :bang:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #790 em: Dezembro 07, 2019, 02:03:57 pm »
Os AW-139 e 149 têm versão naval? Equipada com todos os equipamentos que permitam desempenhar as funções que os Lynx desempenham? O Superhawk é praticamente um Merlin, o Caracal se faz o mesmo que o NH-90 não percebo porque os franceses operam ambos os modelos.

A família Blackhawk e NH-90 são os mais usados pelos aliados, e todas as fragatas feitas na Europa são capacitadas para estes helicópteros.

Estava a referir-me a helicópteros de médio porte, não àqueles que possuem versão de apoio terrestre e naval. Aí sim, de todos os que citei apenas o Airbus Caracal tem uma variante embarcada. E sim, nesse aspecto e na arena EUA vs. Europa Ocidental, só existem as famílias Blackhawk e NH90.

Se fosse eu, optaria sempre por helis da Leonardo, fosse o 139M, 149M ou 169M, e por uma simples razão óbvia: a cadeia logística. Com tão poucas verbas, tão poucos meios e pessoal, trazer agora um heli de outro fabricante só iria complicar as coisas, por muito que um pouco de competição não fizesse mal nenhum à Leonardo. Porém sendo apenas 5 aparelhos, não faz sentido neste momento migrar para outro constructor quanto já se tem Merlin,  Lynx e Koala ao serviço. Tal só iria criar imbróglios e baixa disponibilidade da nova frota.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #791 em: Dezembro 07, 2019, 03:53:57 pm »
Os AW-139 e 149 têm versão naval? Equipada com todos os equipamentos que permitam desempenhar as funções que os Lynx desempenham? O Superhawk é praticamente um Merlin, o Caracal se faz o mesmo que o NH-90 não percebo porque os franceses operam ambos os modelos.

A família Blackhawk e NH-90 são os mais usados pelos aliados, e todas as fragatas feitas na Europa são capacitadas para estes helicópteros.

Estava a referir-me a helicópteros de médio porte, não àqueles que possuem versão de apoio terrestre e naval. Aí sim, de todos os que citei apenas o Airbus Caracal tem uma variante embarcada. E sim, nesse aspecto e na arena EUA vs. Europa Ocidental, só existem as famílias Blackhawk e NH90.

Se fosse eu, optaria sempre por helis da Leonardo, fosse o 139M, 149M ou 169M, e por uma simples razão óbvia: a cadeia logística. Com tão poucas verbas, tão poucos meios e pessoal, trazer agora um heli de outro fabricante só iria complicar as coisas, por muito que um pouco de competição não fizesse mal nenhum à Leonardo. Porém sendo apenas 5 aparelhos, não faz sentido neste momento migrar para outro constructor quanto já se tem Merlin,  Lynx e Koala ao serviço. Tal só iria criar imbróglios e baixa disponibilidade da nova frota.


Boa tarde meu caro,

Lamento discordar contigo, mas na minha opinião, quanto mais "baixamos as calças", quanto mais baixamos os standards, vamos chegar ao dia que aceitaremos ter umas forças de defesa e proteção civil, tão somente isso.

Se aceitar-mos os UH-60L, poder-se-á modernizar para a versão M e no futuro adquirir a versão naval para as fragatas por exemplo.

Caso se tivesse adquirido o NH-90, o mesmo se passaria, tendo a vantagem de ter motores comuns com os AW-101.

Sempre defendi a solução dos "BlackHawk" para a FAP, então se vier com as opções de armamento disponíveis, nomeadamente Hydra,AGM-114, Minigun ainda melhor.

Já chega de depauperar as FA !

 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #792 em: Dezembro 07, 2019, 03:56:59 pm »
Os AW-139 e 149 têm versão naval? Equipada com todos os equipamentos que permitam desempenhar as funções que os Lynx desempenham? O Superhawk é praticamente um Merlin, o Caracal se faz o mesmo que o NH-90 não percebo porque os franceses operam ambos os modelos.

A família Blackhawk e NH-90 são os mais usados pelos aliados, e todas as fragatas feitas na Europa são capacitadas para estes helicópteros.

Estava a referir-me a helicópteros de médio porte, não àqueles que possuem versão de apoio terrestre e naval. Aí sim, de todos os que citei apenas o Airbus Caracal tem uma variante embarcada. E sim, nesse aspecto e na arena EUA vs. Europa Ocidental, só existem as famílias Blackhawk e NH90.

Se fosse eu, optaria sempre por helis da Leonardo, fosse o 139M, 149M ou 169M, e por uma simples razão óbvia: a cadeia logística. Com tão poucas verbas, tão poucos meios e pessoal, trazer agora um heli de outro fabricante só iria complicar as coisas, por muito que um pouco de competição não fizesse mal nenhum à Leonardo. Porém sendo apenas 5 aparelhos, não faz sentido neste momento migrar para outro constructor quanto já se tem Merlin,  Lynx e Koala ao serviço. Tal só iria criar imbróglios e baixa disponibilidade da nova frota.

O NH-90 tambem pertence a Leonardo, quer dizer 32% pertence. ;D
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #793 em: Dezembro 07, 2019, 04:56:39 pm »
Versão naval com capacidade ASW e ASuW, semelhante ao H-60, Lynx, ou NH90? Não me parece.

Era aqui que queria chegar. Uma coisa é ter um helicóptero para voar a partir de navios, outra é ter helicópteros navais, com todos os equipamentos, desde sensores, a armamento, à capacidade de guiar mísseis lançados dos navios para além do horizonte.

Estava a referir-me a helicópteros de médio porte, não àqueles que possuem versão de apoio terrestre e naval. Aí sim, de todos os que citei apenas o Airbus Caracal tem uma variante embarcada. E sim, nesse aspecto e na arena EUA vs. Europa Ocidental, só existem as famílias Blackhawk e NH90.

Se fosse eu, optaria sempre por helis da Leonardo, fosse o 139M, 149M ou 169M, e por uma simples razão óbvia: a cadeia logística. Com tão poucas verbas, tão poucos meios e pessoal, trazer agora um heli de outro fabricante só iria complicar as coisas, por muito que um pouco de competição não fizesse mal nenhum à Leonardo. Porém sendo apenas 5 aparelhos, não faz sentido neste momento migrar para outro constructor quanto já se tem Merlin,  Lynx e Koala ao serviço. Tal só iria criar imbróglios e baixa disponibilidade da nova frota.


Optando por helicópteros da Leonardo de entre os 3 que mencionou, teríamos o problema de ter 4 frotas de helicópteros distintas. E por muito que gosto dos modelos de médio porte deste fabricante, há que ver que a situação mais favorável para se adquirir um helicóptero médio, era se mais tarde o mesmo modelo, ou seu derivado, pudesse também substituir os Lynx.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #794 em: Dezembro 07, 2019, 05:10:18 pm »
Boa tarde meu caro,

Lamento discordar contigo, mas na minha opinião, quanto mais "baixamos as calças", quanto mais baixamos os standards, vamos chegar ao dia que aceitaremos ter umas forças de defesa e proteção civil, tão somente isso.

Se aceitar-mos os UH-60L, poder-se-á modernizar para a versão M e no futuro adquirir a versão naval para as fragatas por exemplo.

Caso se tivesse adquirido o NH-90, o mesmo se passaria, tendo a vantagem de ter motores comuns com os AW-101.

Sempre defendi a solução dos "BlackHawk" para a FAP, então se vier com as opções de armamento disponíveis, nomeadamente Hydra,AGM-114, Minigun ainda melhor.

Já chega de depauperar as FA !

Olá rapaz! ;)

Isto é um fórum de discussão, logo estão patentes opiniões pessoais que podem agradar ou desagradar dependendo de quem escreve e de quem lê. Por isso qualquer pessoa é livre de discordar do que quer que seja, e compreendo que discordes daquilo que escrevi; não é que não gostasse de ver a família Blackhawk com a Cruz de Cristo, muito pelo contrário, mas sim por um pouco de realismo, desilusão e talvez cinismo que os meus 43 anos me trazem. Depauperar as Forças Armadas é algo que certamente 99,9% dos participantes activos aqui no FD jamais desejariam, eu incluído naturalmente, porém é o que neste momento se vê com corte de verbas, pouco pessoal, desmotivação, meios com baixa disponibilidade ou alta taxa de obsolescência e uma conduta política consciente de alienação e enfraquecimento da instituição castrense que tanto se destacou nos quase 900 anos de história de Portugal.

E é só pelas razões que citei que acho que neste momento era melhor optarmos por outro sistema de armas que não um pertencente à família Sikorsky S-70. Além disso os ventos de Washington andam à mercê dos humores do Trump, quer seja por causa do processo de impeachment ou dos constantes remoques e ameaças de represálias aos membros da NATO que, como nós, não gastam pelo menos 2% do PIB na Defesa. E ao contrário de 2001, quando a compra de 10 Blackhawk chegou a estar inscrita na LPM por 10/12M€ a unidade, nesta altura com 3 dos 4 tipos de helis ao serviço pertencentes ao mesmo fabricante, na minha singela opinião faz pouco sentido abrir toda uma nova cadeia logística para tão parca compra de 5 aparelhos. Mas é somente a minha opinião, volto a frisar.

Ao contrário dos Blackhawk, o NH90 não teria esse problema devido ao grau de comonalidade com aeronaves que já operamos, para além do consórcio ser parcialmente detido também pela Leonardo. Mas faz sentido optarmos pelo NH90 depois de termos denunciado o contrato de fornecimento de 9 aparelhos para o Exército há 7 anos atrás? Creio que não apesar da falta de vergonha na cara que infelizmente abunda actualmente na política.

E é por essas razões, e só por isso, que acho que o ideal neste momento seria algo nas linhas do AW139/149/159M para médio porte, com os 4 EH101 CSAR como meios principais pelas capacidades que possuem e possibilidade de serem embarcados, actuando os restantes como escolta/complemento tal como se faz noutros lados com o Chinook e o Blackhawk.

A propósito do NH90, eis um artigo interessante de se ler: https://www.revistamilitar.pt/artigo/988
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: luis simoes