6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #735 em: Novembro 22, 2019, 12:41:28 pm »
PS: CG esses números são de fazer inveja à Luftwaffe  :mrgreen:

Estava a pensar nisso mesmo enquanto escrevia. Podíamos sempre inaugurar o GAP (Germany Air Policing) a troca de umas coisitas que eles por lá não usem ou tenham a mais...  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #736 em: Novembro 22, 2019, 01:50:00 pm »
O número de F-16 operacionais em simultâneo é assim tão baixo?  ???
Então quando enviamos 4 para o Air Policing no Báltico, temos apenas entre 2 a 4 F-16 em território nacional prontos a voar?
 

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tenente

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Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #738 em: Novembro 29, 2019, 10:33:06 pm »
Fica a faltar um helicóptero armado a dar cobertura...
 

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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #739 em: Novembro 30, 2019, 02:02:28 am »
ira chegar ira chegar...
saudacoes
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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jpthiran

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #740 em: Novembro 30, 2019, 02:01:50 pm »
Boa tarde.

Confesso que este título dos Helicópteros de Evacuação sempre me fez confusão!
Suponho que se trate de Evacuação Médica que se está a falar!
E é isso que me faz toda a confusão!

Não seria mais importante comprar primeiro um Helicóptero de Ataque para fustigar o inimigo e evitar de haver feridos do nosso lado do que não comprar e depois termos feridos porque não temos meios para nos defender ?
As nossas forças quando vão para fora nunca tem meios próprios de defesa com helicópteros - temos sempre de depender dos outros.
O caso das forças na RCA é mais um exemplo. Até agora temos tidos sorte.

Não seria preferível ou prioritário comprar primeiro Helicópteros de Ataque para evitar baixas do que ao contrário.
Pode até ser o mesmo que os Belgas usam - nada de pretensioso mas que serve para fustigar o inimigo.

Quem me esclarece sobre a lógica destas prioridades ?

E já agora no caso de escolherem Helicópteros de Evacuação não deviam ser iguais aos do INEM ?

E já agora, por acaso o helicóptero a escolher para o ataque ou a evacuação até é o mesmo - o 109 na versão civil ou militar.

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 30, 2019, 03:52:52 pm por jpthiran »
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #741 em: Novembro 30, 2019, 02:54:54 pm »
Super Puma parte 2...  :mrgreen: c56x1

Citar
“Marine Attack Helicopter” version of MUH-1 Marineon on display at #ADEX2019
ROK Marine Corps is set to acquire 24 attack helicopters in the coming years and this armed version of MUH-1 Marineon (marine-ized KUH-1 Surion) is being proposed by KAI.
I doubt ROKMC will go for armed helicopter over dedicated attack helicopter. The runner-ups are Bell AH-1Z Viper and Boeing AH-64E Apache Guardian.





7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #742 em: Novembro 30, 2019, 03:56:22 pm »
Boa tarde.

Confesso que este título dos Helicópteros de Evacuação sempre me fez confusão!
Suponho que se trate de Evacuação Médica que se está a falar!
E é isso que me faz toda a confusão!

Não seria mais importante comprar primeiro um Helicóptero de Ataque para fustigar o inimigo e evitar de haver feridos do nosso lado do que não comprar e depois termos feridos porque não temos meios para nos defender ?
As nossas forças quando vão para fora nunca tem meios próprios de defesa com helicópteros - temos sempre de depender dos outros.
O caso das forças na RCA é mais um exemplo. Até agora temos tidos sorte.

Não seria preferível ou prioritário comprar primeiro Helicópteros de Ataque para evitar baixas do que ao contrário.
Pode até ser o mesmo que os Belgas usam - nada de pretensioso mas que serve para fustigar o inimigo.

Quem me esclarece sobre a lógica destas prioridades ?

E já agora no caso de escolherem Helicópteros de Evacuação não deviam ser iguais aos do INEM ?

Cumprimentos

Apesar de não haver ainda caderno de encargos que especifique os requisitos concretos da aeronave, penso que a ideia é adquirir um helicóptero CSAR, militar, e que também possa ser armado (com armas, não armado em parvo tipo o Koala M).
Uma pesquisa rápida mostra que o INEM possui pelo menos 3 modelos de helicóptero, AW-109, AW-139 e Bell 212, o que torna impossível qualquer tentativa de uniformização, além de que todos estes são das versões civis, e o que se pretende é um helicóptero militar.

Helicópteros de ataque dariam muito jeito certamente, mas continuaria a faltar um helicóptero de uma classe abaixo do Merlin, porque usar a besta do Merlin para evacuar 1 ou 2 soldados, parece-me excessivo e torna-se um alvo muito grande. Ora, existem helicópteros que capazes de fazer um pouco das duas funções, escolta/CAS e evacuação. Exemplo disto são alguns dos derivados do Blackhawk, AW-109M, AW-139M, entre outros. Uns têm vantagens sobre outros e vice-versa.

Agora estrategicamente falando, temos 2 opções, ou pegamos neste programa de helicópteros, e tentamos uniformizar ao máximo o tipo de meios usados, ou compra-se uma coisa qualquer que preencha os requisitos e mantém-se a mistela de modelos que já hoje é.

Podes ir buscar meia dúzia de AW-139M/UH ou HH-60/NH-90 TTH e depois como helicóptero de escolta compras OH-58D em segunda-mão ou AW-109M armados. E quando precisares de substituir os Lynx ou de helicópteros de combate aos fogos, abres novo concurso e juntas mais modelos à salada.

Ou então, optas por um helicóptero cujas variantes permitam fazer tudo, uniformizar a frota, pegar em algo como o modelo da Sikorsky, que com 3 variantes do mesmo helicóptero (a base sendo a mesma, facilita custos de manutenção) ficas com a situação resolvida.
18 unidades divididas da seguinte forma:
-4 Firehawk, 5/6 Seahawk para as fragatas e os restantes Pavehawk para o dito helicóptero de evacuação.

Tendo em conta que os Seahawk podem levar Hellfire, além de rockets e pods de metralhadoras, servem quase como helicóptero de ataque. Caso se ache redundante ter Pavehawk e Seahawk, que se optasse então por uma maior quantidade de Seahawk, tendo até possibilidade de gerir o uso das aeronaves entre fragatas e "terra", reduzindo o desgaste das células e uniformizando ainda mais a frota. Tendo em conta que a necessidade dos Firehawk está habitualmente limitada ao Verão, os pilotos dos hawks militares rodam para os Firehawk quando necessário, resolvendo-se parte do problema da falta de pilotos para tanto heli.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #743 em: Novembro 30, 2019, 05:34:26 pm »
a resposta parece me com muita lógica - ter um helicóptero para fazer tudo mas parece que há 2 problemas com isso:
1) parece que o governo pretende escolher um fornecedor europeu - a Westland Augusta
2) a proposta propõe comprar vários helicóptero quando o governo só compra ás migalhas de cada vez, pelo que um programa completo de compras parece impossível

seja como for ficamos a saber que se tivessem pensado bem haveria um helicóptero que poderia fazer tudo (ou quase) para as nossas necessidades
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #744 em: Novembro 30, 2019, 05:42:23 pm »
Até o Equador, que está nas lonas, consegue encomendar 6 H145M com HForce para a sua Força Aérea. ::)

https://www.cavok.com.br/blog/equador-adquire-seis-helicopteros-h145m-para-sua-forca-aerea/
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #745 em: Novembro 30, 2019, 05:52:28 pm »
Até o Equador, que está nas lonas, consegue encomendar 6 H145M com HForce para a sua Força Aérea. ::)

https://www.cavok.com.br/blog/equador-adquire-seis-helicopteros-h145m-para-sua-forca-aerea/

E esses até podiam vir quase de graça por causa das contrapartidas dos C-295 (se já não foram à vida os valores que faltavam).
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #746 em: Novembro 30, 2019, 06:44:14 pm »
o mais caricato quando da aquisição do 119 foi o facto de se ter falado e muito no duplo uso !!
Mas afinal o que é que os políticos querem dizer quando mencionam o duplo uso ???
É o facto de poder ser usado em operações Militares e civis correcto ??
ora bem o 119 pode ser usado em operações Militares, operações em TO ???
Não, não pode não está certificado nem apto para tais missões, para tais missões a AW possui outras versões até mesmo a versão militar do 119 !

O que venho afirmando post atrás de post e reafirmo é que esta aquisição foi um erro, não só e principalmente por ser um monomotor mas também por ser uma versão civil.

Se a FAP tivesse adquirido o 109M, esse heli podia executar todas as missões do 119Civil e mais :
1) Não estava limitado no SAR ás 25 Milhas;
2) Apto para a instrução em pé de igualdade com o 119 Civil;
3) Capacidade de ser armado sem ser necessária qualquer alteração na aeronave;



4) Ao contrário do 119Civil, o 109M preenche todos os requisitos do tal duplo USO tão alardoado pela massa bruta politica do nosso burgo.
5) Se o 109M tivesse sido o escolhido em vez do 119 civil, agora poderia ser o heli que serviria para a escolta dos 101 CSAR.




Se a FAP tivesse optado pelo 109M para as cinco missões atribuídas á Esq 552, agora, bastaria acionar a clausula para se adquirirem mais dois helis, ficando assim a FAP com sete unidades deste modelo, o 109M, para os políticos e opinião pública o M means Multiuso. ::)
O que me deixa perplexo, é que com tanto especialista, ninguém pensou que se fosse adquirido o 109M, para  executar as missões da ESQ552...........  https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes
TIPOS DE MISSÃO
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento
Evacuação Sanitária

..............agora, a FAP já teria o tal heli armado para o CAS, mas como os espertos optaram por uma versão civil estamos a chuchar no dedo com mais esta compra muito bem planeada, e lá iremos adquirir pelo menos mais um modelo de heli, com turbinas diferentes e afins e só com o objectivo de desempenhar esta missão!!

Sendo necessários mais helis, como urgentemente o são, então, a verba dos tais € 53 milhões, dava para comprar mais dois ou três 109M, para completar o ramalhete, e quatro 169M ou 139M, estes últimos para serem colocados no SAR com os oito 101 da Esq751




Abraços
« Última modificação: Novembro 30, 2019, 07:18:47 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #747 em: Novembro 30, 2019, 07:38:42 pm »
O número de F-16 operacionais em simultâneo é assim tão baixo?  ???
Então quando enviamos 4 para o Air Policing no Báltico, temos apenas entre 2 a 4 F-16 em território nacional prontos a voar?

O número de F-16 operacionais não é estático ao longo do tempo, varia conforme as necessidades, se tivermos missões no estrangeiro, exercícios, etc, preparam-se mais, se temos meses sem nada basta os F-16 de alerta e os suficientes para os treinos regulares dos nossos pilotos.

Claro que num país com dinheiro teriamos sempre muitos aviões prontos, nós temos que gerir ao longo do ano.
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #748 em: Novembro 30, 2019, 07:47:02 pm »
Uma pesquisa rápida mostra que o INEM possui pelo menos 3 modelos de helicóptero, AW-109, AW-139 e Bell 212, o que torna impossível qualquer tentativa de uniformização.

O INEM não tem helicópteros nenhuns, a empresa que ganha o concurso é que tem, por isso qualquer tentativa de uniformização com qualquer modelo também não teria lógica pois no próximo concurso podia ganhar outra empresa com aparelhos diferentes.

Alem de que no concurso do INEM as empresas têm que fornecer o aparelho, pilotos e manutenção dos aparelhos.

https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2018/01/25/sociedade/noticia/propostas-para-concurso-de-helicopteros-foram-15-milhoes-acima-do-pedido-1800665/amp
« Última modificação: Novembro 30, 2019, 07:47:57 pm por Lightning »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #749 em: Novembro 30, 2019, 07:52:41 pm »
 
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