Li algures, ontem, julgo que no Passado de Ferro, que a aeronave equacionada pela FAP é de porte médio e é o AW 139.
Correcto. Fala nisso: http://www.passarodeferro.com/2019/05/aprovada-lei-de-programacao-militar.html
Os helicópteros de evacuação estão definidos como sendo de médio porte. Pelo valor unitário atribuído e contactos exploratórios com a Leonardo - actual fornecedor das restantes frotas de helicópteros das FAs - poderá ser do tipo AW139. Destinam-se à utilização em campo de batalha, para transporte e apoio a tropas no terreno.
Também:
Relacionados com a aviação, estão incluídos vários programas de reequipamento ou modernização, havendo a destacar:
-cinco aeronaves de transporte aéreo estratégico e táctico (827M EUR)
-cinco helicópteros de evacuação (53M EUR)
-substituição de aeronaves de instrução básica (2,5M EUR)
-UAVs de vigilância Classe 2 e 3 (37M EUR)
-um navio polivalente logístico (150M EUR)
Cumprimentos
Se for adquirido o 139, é uma boa escolha em termos de capacidade de transporte e polivalência de utilização !!
Um heli de 7 Tons é uma excelente aquisição e preenche o espaço entre as 03 tons do 119 e as 15,5 Tons do 101, é o heli adquado para substituir o 101 em muitas missões SAR que não necessitem do emprego dos Merlin !
Mas ó Mafets, espera aí, os helis para evacuação precoce não eram para ser adquiridos seis ??
Agora passam a cinco ??
Se seis não eram suficientes, cinco ainda ficamos pior, mas mesmo cinco 139, vão custar mais de 11 milhões/unidade, os 53 milhões não chegam !!!
Queres ver que ainda vão tirar mais umas dezenas de milhões ao NPL, para mais dois 139 !!!!
Abraços