Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #765 em: Abril 29, 2021, 08:25:39 am »
Koala SAR, ontem em Matosinhos. O farol de busca, ao que sei, continua dependente de verba para o comprar. Sem comentários... ::)



Na realidade não foi preciso adquirir as search lights, foram reaproveitadas as do C295 e que são extamente iguais às do EH101.

Todos os 5 AW119 vêm capazes de operar com as ditas cujas.

A sua não utilização é uma decisão puramente operacional...

Abraços.

confesso que cada vez mais acho que as FFAA são pseudoliderados por uma cambada de imbecis e incompetentes !!

Abraços

Não há nada como uns insultos gratuitos para libertar frustrações... Bravo!

Olhe o mais fácil e melhor mesmo é compactuar com essas decisões operacionais, não é meu caro ?

Se as tripulações das aeronaves fossem respeitadas minimamente, pois são excelentes profissionais, os ditos responsáveis no minímo cumpririam os planos de MNT e upgrades ou substituição das diversas frotas coisa que não acontece, e essa inação, a mim, que trabalho na aviação, diz-me tudo caro Togus.

Cumprimentos
 
« Última modificação: Abril 29, 2021, 08:26:31 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #766 em: Abril 29, 2021, 06:03:42 pm »
Koala SAR, ontem em Matosinhos. O farol de busca, ao que sei, continua dependente de verba para o comprar. Sem comentários... ::)


Como decisão operacional terá sido a sua aquisição, uma aeronave MONOMOTOR puramente civil ;
Como decisão operacional terá sido a colocação de dois/três 101 como VACAS;
Como a decisão operacional terá sido a de nunca equiparem os quatro 516 com as lanças AAR;
Como decisão operacional terá sido o não avanço do upgrade Viper dos 28, F's que ainda temos;
Como decisão operacional terá sido o esbanjamento de 827 milhões na compra de cinco 390 que nada de significativo em termos de capacidade de transporte e raio de acção vem trazer á FAP;
Como decisão operacional terá sido os parcos upgrades tardios nas frotas C e DA50;
Como decisão operacional terá sido a indecisão na compra do modelo de Heli médio/ligeiro o tal de "EvaKuativo", indecisão essa que já tem quase três anos, mas nesse periodo tem vindo a afectar os nossos paras e comandos que continuam a operar na RCA sem aéreo apoio próximo dedicado utilizando para tal uma aeronave paquistanesa;



Estão a stressar com mais um medalhado / louvado do costume?  :mrgreen: O curso de promoção a oficial superior / oficial general deve estar na calha e o empréstimo da casa / carro não se pagam sozinhos  ;)
« Última modificação: Abril 29, 2021, 06:09:44 pm por PereiraMarques »
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #767 em: Abril 29, 2021, 06:40:09 pm »
Koala SAR, ontem em Matosinhos. O farol de busca, ao que sei, continua dependente de verba para o comprar. Sem comentários... ::)



Na realidade não foi preciso adquirir as search lights, foram reaproveitadas as do C295 e que são extamente iguais às do EH101.

Todos os 5 AW119 vêm capazes de operar com as ditas cujas.

A sua não utilização é uma decisão puramente operacional...

Abraços.

Como decisão operacional terá sido a sua aquisição, uma aeronave MONOMOTOR puramente civil ;
Como decisão operacional terá sido a colocação de dois/três 101 como VACAS;
Como a decisão operacional terá sido a de nunca equiparem os quatro 516 com as lanças AAR;
Como decisão operacional terá sido o não avanço do upgrade Viper dos 28, F's que ainda temos;
Como decisão operacional terá sido o esbanjamento de 827 milhões na compra de cinco 390 que nada de significativo em termos de capacidade de transporte e raio de acção vem trazer á FAP;
Como decisão operacional terá sido os parcos upgrades tardios nas frotas C e DA50;
Como decisão operacional terá sido a indecisão na compra do modelo de Heli médio/ligeiro o tal de "EvaKuativo", indecisão essa que já tem quase três anos, mas nesse periodo tem vindo a afectar os nossos paras e comandos que continuam a operar na RCA sem aéreo apoio próximo dedicado utilizando para tal uma aeronave paquistanesa;

Decisão operacional, caro Togus ??
Não me faça rir, diga antes incompetência e incúria por parte das chefias da FAP que compactuam com o poder politico na omissão e/ou atraso de tomada de decisões que afectam o desempenho da FAP.

Cumprimentos


Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #768 em: Abril 29, 2021, 09:19:06 pm »
Meus caros, todos nós queremos uma FAP bem equipada e moderna, no entanto, as "CULPAS" de tal não acontecer, podem ser atribuídas aos sucessivos governos,MDN,CEMFAs chefias etc, no entanto, não posso concordar com os adjetivos que aqui foram destinados ao Togus.
Não se pode julgar toda a gente pela mesma bitola, pois se há quem não faça nada, outros há que se interessam e tentam resolver problemas.
Podemos manter a discussão sã, sobre o tópico A-119.


Abraços,
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #769 em: Abril 29, 2021, 09:53:25 pm »


 ??? ??? ??? ???

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #770 em: Abril 30, 2021, 07:50:06 am »
Não se pode compactuar com tentativas de branqueamento, sejam elas honestas ou encomendadas. Nunca!
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #771 em: Abril 30, 2021, 09:24:31 am »
Meus caros, todos nós queremos uma FAP bem equipada e moderna, no entanto, as "CULPAS" de tal não acontecer, podem ser atribuídas aos sucessivos governos,MDN,CEMFAs chefias etc, no entanto, não posso concordar com os adjetivos que aqui foram destinados ao Togus.
Não se pode julgar toda a gente pela mesma bitola, pois se há quem não faça nada, outros há que se interessam e tentam resolver problemas.
Podemos manter a discussão sã, sobre o tópico A-119.
Abraços,

Confesso que considero muito plausível que o comentário do Togus não foi uma das "tentativas de branqueamento" que, demasiadas vezes, aqui aparecem - considerem a hipótese de ter sido um forista bem informado que se limitou a explicar que temos projectores (milagrosamente 3 modelos de  aparelhos que podem usar o mesmo!), que por "decisão operacional" não estão a ser usados em 2 desses modelos; podemos questionar se deviam estar, todos, permanente equipados, se é o modelo certo, etc... mas o Togus não parece ser responsável pelas (i)responsabilidades dos altos escalões das Forças Armadas e, principalmente, do poder politico e de quem vota para eles lá estarem.       
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #772 em: Abril 30, 2021, 11:35:31 am »
Neste caso, não vejo o problema que o mesmo equipamento sirva 3 modelos de aeronaves diferentes.

O motor dos pandur e do ST5 também não é o mesmo?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #773 em: Abril 30, 2021, 11:37:47 am »
São do mesmo fabricante, mas não sei se a cilindrada e o número de cilindros são os mesmos.
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #774 em: Abril 30, 2021, 11:40:38 am »
Neste caso, não vejo o problema que o mesmo equipamento sirva 3 modelos de aeronaves diferentes.

O motor dos pandur e do ST5 também não é o mesmo?

Não, não é.

Abraços
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mafets

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #775 em: Abril 30, 2021, 02:10:13 pm »
Este país tem umas cena estranhas. Os holofotes podem ser os mesmos para 3 modelos diferente. Já os Navios com Módulos de missão era uma trabalheira e por isso ficaram na Dinamarca...  :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos

P.S. Será que a "opção operacional" é porque "dá muito trabalho" montar a coisa.  ::)



P.S. 2 - Antes que venham "bater no ceguinho" lembrem-se que os NPO além do deck não certificado possuem equipamento comprado e não montado para In Fly Refueling.  ;)

https://www.desmi.com/segments/defence-fuel/helicopter-refueling-systems/

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #776 em: Abril 30, 2021, 02:31:37 pm »
Ou, talvez, alguém (que se interessa) na Força Aérea "recuse" fazer dos AW119 mais do que eles são... e (não colocando holofote, FLIR, etc) marque bem uma posição de que apenas servem para SAR diurno terrestre, táxi aéreo, formação.  :mrgreen:

Continuo com a teoria que se o MDN e seus "muchachos" tivessem comprado AW109M nunca teríamos hipóteses de ter algo mais "pesado" (AW169M, H145M, AW139M ou, loucura, UH-60 usados...).   
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #777 em: Abril 30, 2021, 02:43:18 pm »
Ou, talvez, alguém (que se interessa) na Força Aérea "recuse" fazer dos AW119 mais do que eles são... e (não colocando holofote, FLIR, etc) marque bem uma posição de que apenas servem para SAR diurno terrestre, táxi aéreo, formação.  :mrgreen:

Continuo com a teoria que se o MDN e seus "muchachos" tivessem comprado AW109M nunca teríamos hipóteses de ter algo mais "pesado" (AW169M, H145M, AW139M ou, loucura, UH-60 usados...).

A serio? Então isto é o que? Photoshop? Aliás, aqui bem se vê a marcação de posição, com ou sem holofote...  :mrgreen: :mrgreen:







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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #778 em: Abril 30, 2021, 03:00:47 pm »
Isso é formação de táxi aéreo... os passageiros é que vão armados.  :mrgreen:

Mas assim não há tentação de enviar para RCA, etc... dedos cruzados para poder haver helis "evakuativos".   
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #779 em: Abril 30, 2021, 03:28:43 pm »
Isso é formação de táxi aéreo... os passageiros é que vão armados.  :mrgreen:

Mas assim não há tentação de enviar para RCA, etc... dedos cruzados para poder haver helis "evakuativos".

Vai haver vai. Aqui estão eles:  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.dn.pt/poder/forca-aerea-esta-a-avaliar-condicoes-de-operacao-dos-kamov-10695346.html





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