Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?

  • 136 Respostas
  • 63704 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #15 em: Setembro 24, 2014, 12:24:23 pm »
Citação de: "Edu"
Mas não podemos por a questão relativa a quantas vezes os navios tiveram que disparar a arma em operações reais. Porque se formos perguntar quantas vezes é que as fragatas Vasco da Gama tiveram de disparar a peça de 100 mm em operações reais ou quantas vezes lançar misseis harpoon ou seasparrow se calhar ainda chegamos à conclusão de que a nossa marinha não precisa de mais do que peças de 20 mm nos seus navios.

Quando eu defendo por exemplo que os NPO deveriam ter uma peça de 76mm não é porque a mesma seja necessária para missões de patrulha. É porque iria dar uma utilidade acrescida ao navio em caso de necessidade para missões mais musculadas.

Mas certamente para um navio como estes vão ser adquiridos não é necessário mais do que a 30mm que equipa a classe Viana do Castelo.

Está correcto, eu quando falei no numero de vezes que dispararam, estava a falar pelo missão tipica de patrulhamento da ZEE, as Fragatas, submarinos, etc, que são meios para missões militares não as incluo ai, mesmo nunca terem disparado um missil em situação real, são uma capacidade a manter.
 

*

Cláudio C.

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #16 em: Setembro 24, 2014, 05:02:57 pm »
Então presumem que estes navios virão desprovidos de armamento? Para as funções que estes navios irão desempenhar concordo que a peça de 76mm seja "exagero", agora se vier sem ela, alguma coisa terá que a substituir e tenho dificuldades em acreditar que seja a Bosfors dos Cacine... Talvez se cogite a aquisição de mais marlins ws 30mm, o que acham?

Cumpts
E Pluribus Unum
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #17 em: Setembro 24, 2014, 05:47:14 pm »
Grato por todos os Vossos esclarecimentos. Do que percebi quer dizer então que a saída das últimas corvetas vai mesmo deixar um vazio, uma vez que estas unidades vindouras destinam-se a substituir a classe «Cacine».
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8634
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6477
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #18 em: Setembro 24, 2014, 08:38:08 pm »
Citação de: "Cláudio C."
Então presumem que estes navios virão desprovidos de armamento? Para as funções que estes navios irão desempenhar concordo que a peça de 76mm seja "exagero", agora se vier sem ela, alguma coisa terá que a substituir e tenho dificuldades em acreditar que seja a Bosfors dos Cacine... Talvez se cogite a aquisição de mais marlins ws 30mm, o que acham?

Cumpts
Já tentaram a brincadeira uma vez e num navio "novinho em folha" porque não outra vez num em segunda mão?  :wink:


Citar
O NRP Viana do Castelo, o primeiro da sua classe, foi provisoriamente armado com uma antiga peça Bofors de 40mm, estando porém prevista a sua substituição por uma de 30mm da Oto Melara.11 Em 2010-02-10 foi adjudicada a aquisição à Oto Melara de duas peças de artilharia de 30 mm para os primeiros dois navios patrulha oceânicos, e respectivo sistema EO/IR, por € 4.021.000.12  http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Viana_do_Castelo
Depende da verba que existe. Seja uma 30 mm ou mesmo 20mm serve perfeitamente para o serviço. O problema é que duas armas foram 4 milhões e 21 000 euros pelo que estaríamos a falar de 4 por 8 milhões e 42 mil euros, o que num negócio de 25 milhões e para navios que estima-se durem no mínimo 15 anos parece-me pouco provável. Mas vá-se lá saber o que se passa na cabeça do Aguiar, até pode ser que os navios venham com algum "brinde extra" tipo adjudicação directa a escritório de advogados. :wink:


Quanto às corvetas. Algo me diz que estaremos qualquer dia a celebrar os seus 50 anos.  :G-beer2:



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #19 em: Setembro 24, 2014, 10:33:36 pm »
Não sei bem como se espera que no minimo durem mais 15 anos, não sei com que idade virão mas mesmo as mais recentes já têm 18 anos e a mais antigas 24 anos, ora fazendo a média seremos capaz de apanhar navios na ordem dos 22 anos, para durarem no minimo mais 15 anos esperamos andar a operalas até aos 37 anos de idade.
E se no minimo 15 anos, no máximo quanto? 20, 25? Vamos andar a operar estes navios com quase 50 anos?

A peça de 30mm seria de facto a melhor solução para este navio, e a diferença entre uma peça de 20mm e uma de 30mm em preço não deve ser muita (digo eu).

Já agora por curiosidade quanto custa a peça de 76mm Oto Melara?
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #20 em: Setembro 24, 2014, 10:48:31 pm »
http://www.forecastinternational.com/sa ... Sample.pdf

a preços de 2011 entre 1.5 milhões de dólares e uns 2 dependendo das unidades a comprar
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 608 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #21 em: Setembro 25, 2014, 01:05:02 am »
Em primeiro lugar temos de saber se são os navios da 1ª série da classe ou da 2ª. Segundo as palavras que depreendi do CEMA, poderão ser da 2ª série por causa da idade. Os da 1ª já têm mais de 20 anos e estavam a desempenhar a função de guerra de minas. Estes estão completamente "despidos", não possuem a arma Oto Melara e têm sensores básicos.

 Mas tudo leva a crer que serão os da 2ª Série. E o negócio a efectivar-se, muito provavelmente virão com a arma de 76mm. A marinha dinamarquesa tem muitas em reserva e um canhão Oto Melara usado com 15 anos de uso sai muito mais barato que uma peça de 30mm nova.
 O "problema" é que depois vamos assistir a uma situação algo caricata, que é um navio de 300 toneladas com uma arma de 76mm e os NPO com uma mini arma de 30mm. O canhão Oto Melara é uma arma corriqueira, nós cá é que a consideramos um "luxo". (Tal é a desgraça)

 Mas o equipamento mais valioso e comum a estes patrulhas é o radar TRS3D, mais avançado e com o maior desempenho que os radar 3D das fragatas. E depois os Stanflex vão ficar com um radar melhor do que o das fragatas?! Não acredito que os dinamarqueses queiram ficar lá com estes radares encostados, porque já não lhes servirão para nada. Por isso é plausível que também o tragam.

 O sistema de controlo e comando é o SAAB 9LV que já levou um upgrade, é tão ou mais avançado do que as fragatas. O controlo de tiro da arma é também mais avançado do que os STIR das fragatas. E depois também não nos podemos esquecer que este navio além de ter a propulsão diesel, também tem uma turbina a gás idêntica às que as Vasco da Gama possui. O que não deixa de ser algo estranho num navio desta dimensão.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8634
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6477
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #22 em: Setembro 25, 2014, 01:31:18 am »
Citação de: "Edu"
Não sei bem como se espera que no minimo durem mais 15 anos, não sei com que idade virão mas mesmo as mais recentes já têm 18 anos e a mais antigas 24 anos, ora fazendo a média seremos capaz de apanhar navios na ordem dos 22 anos, para durarem no minimo mais 15 anos esperamos andar a operalas até aos 37 anos de idade.
E se no minimo 15 anos, no máximo quanto? 20, 25? Vamos andar a operar estes navios com quase 50 anos?

A peça de 30mm seria de facto a melhor solução para este navio, e a diferença entre uma peça de 20mm e uma de 30mm em preço não deve ser muita (digo eu).

Já agora por curiosidade quanto custa a peça de 76mm Oto Melara?
Este contrato fala de 8 milenas de dolares tudo incluido e salvo erro.  :wink:
http://www.e-bookspdf.org/view/aHR0cHM6Ly93d3cubmVjby5uYXZ5Lm1pbC9zeW5vcHNpc19maWxlL04wMDAyNC0xMS1DLTU0NTNfTjAwMDI0XzU0MDE2X05FQ08ucGRm/RGVwYXJ0bWVudCBPZiBUaGUgTmF2eQ==

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 724 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #23 em: Setembro 25, 2014, 10:25:23 am »
Citação de: "Major Alvega"
Em primeiro lugar temos de saber se são os navios da 1ª série da classe ou da 2ª. Segundo as palavras que depreendi do CEMA, poderão ser da 2ª série por causa da idade. Os da 1ª já têm mais de 20 anos e estavam a desempenhar a função de guerra de minas. Estes estão completamente "despidos", não possuem a arma Oto Melara e têm sensores básicos.

 Mas tudo leva a crer que serão os da 2ª Série. E o negócio a efectivar-se, muito provavelmente virão com a arma de 76mm. A marinha dinamarquesa tem muitas em reserva e um canhão Oto Melara usado com 15 anos de uso sai muito mais barato que uma peça de 30mm nova.
 O "problema" é que depois vamos assistir a uma situação algo caricata, que é um navio de 300 toneladas com uma arma de 76mm e os NPO com uma mini arma de 30mm. O canhão Oto Melara é uma arma corriqueira, nós cá é que a consideramos um "luxo". (Tal é a desgraça)

 Mas o equipamento mais valioso e comum a estes patrulhas é o radar TRS3D, mais avançado e com o maior desempenho que os radar 3D das fragatas. E depois os Stanflex vão ficar com um radar melhor do que o das fragatas?! Não acredito que os dinamarqueses queiram ficar lá com estes radares encostados, porque já não lhes servirão para nada. Por isso é plausível que também o tragam.

 O sistema de controlo e comando é o SAAB 9LV que já levou um upgrade, é tão ou mais avançado do que as fragatas. O controlo de tiro da arma é também mais avançado do que os STIR das fragatas. E depois também não nos podemos esquecer que este navio além de ter a propulsão diesel, também tem uma turbina a gás idêntica às que as Vasco da Gama possui. O que não deixa de ser algo estranho num navio desta dimensão.

Se assim for, quer dizer que nós vamos ter como navios almirantes navios de 300 Ton! :(
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cláudio C.

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #24 em: Setembro 25, 2014, 10:32:53 am »
Caro Major Alvega, isso foi o que eu entendi desde logo quando consultei este site http://www.naval-technology.com/projects/fly/

Ou seja, com ou sem Oto Melara, virtualmente vamos possuir navios de pequenas dimensões tão ou mais avançados que as nossas fragatas, já para nem falar dos NPO. No entanto mais vale pecar por excesso que por defeito.
E Pluribus Unum
 

*

Cláudio C.

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #25 em: Setembro 25, 2014, 10:36:55 am »
Já agora, esta classe de navios possui as condições necessárias para navegar em segurança no Atlântico profundo? Ou a sua utilização estará mais confinada às áreas costeiras?
E Pluribus Unum
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 724 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #26 em: Setembro 25, 2014, 01:03:15 pm »
Citação de: "Cláudio C."
Já agora, esta classe de navios possui as condições necessárias para navegar em segurança no Atlântico profundo? Ou a sua utilização estará mais confinada às áreas costeiras?

Pelo que me parece elas terão a função de patrulhar até ás 12 milhas, o oceano será dados aos NPO.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8634
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6477
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #27 em: Setembro 25, 2014, 02:32:36 pm »
Citação de: "Cláudio C."
Caro Major Alvega, isso foi o que eu entendi desde logo quando consultei este site http://www.naval-technology.com/projects/fly/

Ou seja, com ou sem Oto Melara, virtualmente vamos possuir navios de pequenas dimensões tão ou mais avançados que as nossas fragatas, já para nem falar dos NPO. No entanto mais vale pecar por excesso que por defeito.
Se for assim óptimo. Venham eles que depois logo se vê se dá para passar sistemas, armamento, seja o que for para as fragatas e NPO. :wink:  .





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Cláudio C.

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #28 em: Setembro 25, 2014, 03:29:22 pm »
De um modo geral esta classe de navios parece-me muito capaz, avançada e musculada, pena só não serem navios com mais capacidade oceanica como os NPOS....
E Pluribus Unum
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 608 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Classe «Flyvefisken» na Marinha Portuguesa?
« Responder #29 em: Setembro 25, 2014, 03:46:10 pm »
Caro Claudio, estes navios foram concebidos de raíz para operar em estados de mar bastantes exigentes como os do Mar do Norte. Por isso estão mais que aptos a desempenhar funções longe da nossa costa. Na minha modesta opinião  os dinamarqueses a par com os holandeses, são os melhores construtores de navios na Europa.

 Mafets, a variável que está aqui a baralhar esta questão é o preço anunciado dos navios. Que nos interroga como com 6 milhões euros por navio, poderão vir com o canhão de 76mm e restantes sensores. Mas por outro lado não estou a ver o interesse dos dinamarqueses a retirarem peças do navio e a ficarem lá com elas num stock sem lhes dar qualquer utilidade.

 Apesar se serem bons navios, caso estejam em boas condições estruturais e de equipamento. Não nos podemos esquecer que uma Marinha adquirir navios com 15 ou 20 e tal anos é terceiro mundo.

 Saudações,