Congelamento na contratação de militares

  • 14 Respostas
  • 6011 Visualizações
*

Pardal

  • 4
  • +0/-0
Congelamento na contratação de militares
« em: Fevereiro 13, 2013, 02:01:46 pm »
Criei este tópico para que se pudesse falar duma notícia recente sobre as forças armadas.
Eu ja só pensava em ingressar para a força aérea e há uns dias soube da seguinte notícia.

"Um estudo do Ministério da Defesa Nacional, divulgado hoje, sugere o congelamento das contratações de pessoal e da renovação de contratos nas Forças Armadas em 2013 e 2014.
Esta é uma das disposições transitórias constantes num documento de trabalho, com o título "Reforma da Defesa Nacional", a que a Lusa teve acesso, que propõe também a suspensão do Dia da Defesa Nacional, "com efeitos imediatos".
A medida é justificado pelo Executivo pela necessidade de "reduzir e reorientar a despesa", até que seja concluída uma nova organização das Forças Armadas.
As excepções à contratação de pessoal dependente de todos os organismos tutelados pelo Ministério da Defesa Nacional dependem de autorização do próprio ministro e tem de justificar-se para dar resposta a casos de "impacto crítico" negativo.
Ficam igualmente suspensas "todas e quaisquer despesas" para novas construções e remodelações em infraestruturas, sistemas de informação, comunicações e compra de bens, excecionando-se "as situações com manifesto impacto crítico".
O executivo propõe-se ainda fazer uma cativação de 3% da dotação do orçamento em todos os organismos tutelado para pôr em prática as medidas propostas.
Este estudo, que o Ministério da Defesa define como documento de trabalho, prevê uma redução de 38.000 para 30.000 o número de efectivos nas Forças Armadas portuguesas e uma redução de 30% no dispositivo territorial. (Lusa/SIC) "

É certo que eles vão congelar o ingresso às forças armadas, ou não passa de uma possibilidade?
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #1 em: Fevereiro 13, 2013, 06:51:47 pm »
Para já ainda não passa de uma proposta, ou nem isso. Parece-me que 8000 de enfiada é uma brutalidade, especialmente sem ter havido um estudo sério. É um número enorme, saído do nada, e que limitará mais as nossas já limitadas capacidade militares. Agora quanto à possibilidade de isto andar para a frente não sei. Confesso que acho difícil que vá para a frente tal qual como está... é demasiado brutal. Mas seguramente que haverá algum tipo de cortes. (Também para mim isto foi um rude golpe, pois estava a pensar ingressar na Marinha).
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #2 em: Fevereiro 13, 2013, 10:31:42 pm »
Agora não tenho aqui o "Livro Branco da Defesa Nacional" de 1994 (MDN Fernando Nogueira), mas na altura, o Exército passou de 44000 efectivos em 1989 para, salvo erro, 36000 em 1990/91...está bem que na altura foi só deixar de incorporar alguns milhares de mancebos do SMO de um ano para o outro e fechar meia-dúzia de Regimentos...mas ninguém "morreu" na altura!
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #3 em: Fevereiro 13, 2013, 11:12:01 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Agora não tenho aqui o "Livro Branco da Defesa Nacional" de 1994 (MDN Fernando Nogueira), mas na altura, o Exército passou de 44000 efectivos em 1989 para, salvo erro, 36000 em 1990/91...está bem que na altura foi só deixar de incorporar alguns milhares de mancebos do SMO de um ano para o outro e fechar meia-dúzia de Regimentos...mas ninguém "morreu" na altura!

Disseste bem, foi só deixar de incorporar os mancebos do SMO. E apesar de tudo continuamos a ter umas FA's com uma dimensão razoável. Agora, não só é muiro mais dificil porque não há mancebos onde ir cortar, como estás a cortar algo já de si diminuto.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #4 em: Fevereiro 14, 2013, 06:47:15 pm »
Também estava "a vias" de prestar provas na Força Aérea quando sai esta noticía. A verdade é que se não estou em erro, tanto a Marinha como o Exército já têm concursos abertos lá para Abril e depois mais tarde em Novembro. Quanto á Força Aérea ainda não se sabe nada, aparentemente.
 

*

militar03

  • Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #5 em: Fevereiro 14, 2013, 07:39:32 pm »
está para abrir concurso interno na fap para sargentos QP, se este abrir, acredito que também haverá  no mínimo mais 1 incorporação de praças
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #6 em: Fevereiro 15, 2013, 12:49:20 pm »
Citação de: "TOMSK"
Também estava "a vias" de prestar provas na Força Aérea quando sai esta noticía. A verdade é que se não estou em erro, tanto a Marinha como o Exército já têm concursos abertos lá para Abril e depois mais tarde em Novembro. Quanto á Força Aérea ainda não se sabe nada, aparentemente.

Queres com isto dizer que já estão previstos? É que tanto quanto sei, aberto neste momento não há nada...
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #7 em: Fevereiro 15, 2013, 03:38:54 pm »
Citação de: "jurista"
Queres com isto dizer que já estão previstos? É que tanto quanto sei, aberto neste momento não há nada...

Como poderás verificar pelo seguinte link, estão neste momento previstas incorporações para o Exército em 2013 a partir de Março : http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... es2013.pdf

Agora quanto á Força Aérea não faço ideia. Já me disseram que deve abrir também, mas estas informações "não oficiais" nunca são de fiar.

De qualquer das maneiras o Ministério da Defesa Nacional vem desmentir esta noticía:

Citar
COMUNICADO

 

A propósito da notícia publicada, hoje, dia 09 de Fevereiro de 2013, no Jornal Correio da Manhã, com o título “Defesa dispensa 13 mil pessoas” o Ministério da Defesa Nacional informa:

1.       A mesma não tem, evidentemente, qualquer fundamento.

2.       Como é do conhecimento público, o MDN está a desenvolver há vários meses um trabalho tendo em vista reorganizar e racionalizar a estrutura superior do Ministério Defesa Nacional e das Forças Armadas, sendo que em momento algum é equacionada o “despedimento de 13 mil pessoas”, como é noticiado.

 

Lisboa, 9 de Fevereiro de 2013

http://www.defesa.pt/Paginas/comunicaCM09fev.aspx
 

*

Pardal

  • 4
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #8 em: Fevereiro 15, 2013, 09:14:42 pm »
Quando é que se costuma saber que cursos, e as vagas para os mesmos, é que abriram para ingressar na AFA?
É que esta notícia trouxe muitas dúvidas para muita gente, eu por exemplo estou a pensar deixar a faculdade para ir para a AFA, ou pelo menos tentar entrar, e com isto tudo secalhar nem abre o curso de PILAV e tenho de lá ficar mais um ano...
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #9 em: Fevereiro 16, 2013, 12:28:33 am »
Citação de: "Pardal"
Quando é que se costuma saber que cursos, e as vagas para os mesmos, é que abriram para ingressar na AFA?
É que esta notícia trouxe muitas dúvidas para muita gente, eu por exemplo estou a pensar deixar a faculdade para ir para a AFA, ou pelo menos tentar entrar, e com isto tudo secalhar nem abre o curso de PILAV e tenho de lá ficar mais um ano...

Calma. Acho que não está em questão não abrirem cursos nas Academias. O que pode acontecer é deixarem de abrir concursos para regime de contrato.
 

*

Pardal

  • 4
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #10 em: Fevereiro 16, 2013, 11:29:52 am »
Citação de: "jurista"
Citação de: "Pardal"
Quando é que se costuma saber que cursos, e as vagas para os mesmos, é que abriram para ingressar na AFA?
É que esta notícia trouxe muitas dúvidas para muita gente, eu por exemplo estou a pensar deixar a faculdade para ir para a AFA, ou pelo menos tentar entrar, e com isto tudo secalhar nem abre o curso de PILAV e tenho de lá ficar mais um ano...

Calma. Acho que não está em questão não abrirem cursos nas Academias. O que pode acontecer é deixarem de abrir concursos para regime de contrato.

Digo isto porque se querem suspender o dia da defesa nacional é porque nao querem atrair mais jovens para as forças armadas.
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #11 em: Fevereiro 16, 2013, 11:34:14 am »
Citação de: "Pardal"
Citação de: "jurista"
Citação de: "Pardal"
Quando é que se costuma saber que cursos, e as vagas para os mesmos, é que abriram para ingressar na AFA?
É que esta notícia trouxe muitas dúvidas para muita gente, eu por exemplo estou a pensar deixar a faculdade para ir para a AFA, ou pelo menos tentar entrar, e com isto tudo secalhar nem abre o curso de PILAV e tenho de lá ficar mais um ano...

Calma. Acho que não está em questão não abrirem cursos nas Academias. O que pode acontecer é deixarem de abrir concursos para regime de contrato.

Digo isto porque se querem suspender o dia da defesa nacional é porque nao querem atrair mais jovens para as forças armadas.

Sim, mas é completamente diferente o regime de contrato e os militares das armas, que são os das academias, particularmente no caso da Força Aérea.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #12 em: Fevereiro 16, 2013, 12:45:21 pm »
Citação de: "jurista"

Sim, mas é completamente diferente o regime de contrato e os militares das armas, que são os das academias, particularmente no caso da Força Aérea.

"Dr."  :mrgreen:  diz-se Quadros Permanentes, não "armas", até porque "Armas", apenas existem no Exército, "Arma de Infantaria", "Arma de Artilharia", "Arma de Engenharia", etc.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #13 em: Fevereiro 16, 2013, 12:52:28 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "jurista"

Sim, mas é completamente diferente o regime de contrato e os militares das armas, que são os das academias, particularmente no caso da Força Aérea.

"Dr."  :mrgreen:
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Congelamento na contratação de militares
« Responder #14 em: Fevereiro 16, 2013, 02:37:26 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "jurista"

Sim, mas é completamente diferente o regime de contrato e os militares das armas, que são os das academias, particularmente no caso da Força Aérea.

"Dr."  :P o meu conhecimento é baseado quase todo na experiência do meu pai no exército, daí cair nestes erros. Obrigado pela correcção. Mas, já agora, estamos ainda assim a falar de coisas diferentes, pois é possível ser-se do quadro permanente sem se ser das armas. Queria referir-me aos oficiais oriundos das academias. (E pelo amor de Deus, não me chame doutor :wink: )