Na nossa "doutrina" é média. BrigRR leve, BrigInt média, BrigMec pesada.
Então os JLTV como veículos leves que são nada tem a ver com isso, certo?
Desconfio que o trabalho fala de JLTV como "conceito", não tínhamos ainda decidido avançar com os ST5.
O trabalho é claro: o ideal era ter os Pandur em falta (mas a 3000k cada é esquecer)... assim a solução é os "JLTV"; mas como acabamos de os encomendar e não vieram as variantes em falta para os BIMec(R) nem para as unidades a serem equipadas com ST5 🙄
Pode ser o caso, mas se sim, para quê utilizar uma nomenclatura diferente, quando há anos que que se fala neste tipo de veículo como "VTLB"? É que JLTV é um nome de um programa em concreto. É o mesmo que a Marinha dizer que quer FREMM, mas o navio em causa ser uma "fragata europeia multi missão" que nada tem a ver com a FREMM oficial.
Depois aquela notícia dos supostos 250 L-ATV, reforça o motivo por trás de serem tão específicos no nome dos veículos pretendidos.
Quanto à utilidade ou necessidade, é o mesmo debate de sempre. Fazia sentido os ST5 como é óbvio, mas se estes são "overpriced" face aos L-ATV que se presume que tenham algum tipo de desconto, é lógico que vão optar pela opção mais barata.