Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5928 Respostas
  • 1361522 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2815
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5835 em: Janeiro 07, 2024, 03:46:18 pm »
MARLIN

Há pessoas aqui que adoram MARLINs.

Mas eu tenho uma dúvida - alguém sabe responder?

Eu olho para fotos de NPOs com MARLINs e parece-me que a peça não consegue disparar para a frente.
Não sendo uma peça AA, serve principalmente para defender (ou assustar) contra ameaças de superfície.

Ora, para a frente, dá a impressão que só pode disparar a uma inclinação de 0º (na horizontal) ou +º. Não dá para -º , porque acerta na proa do próprio navio.
Na horizontal, conseguirá acertar num alvo que esteja a uns 4km mas a uns 400m - "chapeu".

Isto quer dizer que se aparece uma ameaça á frente de um NPO com MARLIN, e se ele quer usar a arma, o navio tem que se colocar de lado para ter uma linha de tiro.

Se isto é verdade, porque é que não se coloca o FdaP do MARLIN no patamar acima, logo a seguir á ponte?

Estou enganado?

Não é a primeira vez, ainda há uns dois dias aconteceu vir com uma La Palisse.
Mas não teria problema se viesse por não ter visto o assunto debatido muito tempo atrás, é normal.
O problema é vir com sarcasmo e uma atitude de esperteza "saloia" a atacar todos. Começo a pensar que é moço de recados do Picas ou do badochas.

Isso da Marlin, que fica  saber novamente, porque já o referi em resposta, existe em 30 e 40mm do mesmo fabricante. Alguém com Poder que escolha, até porque desde o primeiro que preveem a existência de um ou outro calibre no planeamento do navio.
E foi falado sobre a sua posição logo após a 1 ª série de NPO. Veja lá o atraso no assunto. Pessoas que estão dadas a matéria disseram que deveria ser na posição B por causa disso que falou, agora.
Mais, houve uma situação danos porque durante uma tempestade não viraram o cano da peça para trás.

Não sei se existe alguma opção de poder colocar uma plataforma que eleve mais a peça, mas seria algo a pensar também. Existem alguns OPV lá por fora assim.
Deixo aqui um exemplo com foto, de um OPV com uma plataforma elevada e de um navio que até gosto bastante.
https://media.damen.com/image/upload/v1658414453/catalogue/defence-and-security/offshore-patrol-vessels/offshore-patrol-vessel-2200/OFFSHORE_PATROL_VESSEL_MILITARY-2200-STD-DS-DAMEN.pdf

E quanto a peça se é Marlin ou outra, quem escolheu de inicio foi a  Marinha. Então, existindo já essa é natural que sirva de referencia. Não é por paixão ou encantamento.
Também se falou da 40mm com exemplos de fotos de usadas em outros OPV e até referência ao mesmo fabricante da atual de 30mm, já há muitas paginas atrás. Mas use essa sua dedicação aos senhores e convença-os a mudar para essa de 40mm. Era uma coisa útil.

Quanto a valores. Os 6,5 milhões actuais, são para os conjuntos das peças de 30mm nessa plataforma, que incluiu o próprio sistema electro optico para tiro e, os EO da Leonardo para colocar o mastro (nos dois primeiros navios foram da Sagen e foram 4 milhões os dois conjuntos). Não é só o valor das peças de artilharia.
Certamente se esperarem mais ainda os compram por 7 ou 8 milhões.

Segue o exemplo já muito falado no passado da 40mm
  https://electronics.leonardo.com/documents/16277707/18367594/MARLIN+40.pdf?t=1618826304291
« Última modificação: Janeiro 07, 2024, 07:34:11 pm por Pescador »
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5836 em: Janeiro 07, 2024, 09:20:07 pm »
MARLIN

Há pessoas aqui que adoram MARLINs.

Mas eu tenho uma dúvida - alguém sabe responder?

Eu olho para fotos de NPOs com MARLINs e parece-me que a peça não consegue disparar para a frente.
Não sendo uma peça AA, serve principalmente para defender (ou assustar) contra ameaças de superfície.

Ora, para a frente, dá a impressão que só pode disparar a uma inclinação de 0º (na horizontal) ou +º. Não dá para -º , porque acerta na proa do próprio navio.
Na horizontal, conseguirá acertar num alvo que esteja a uns 4km mas a uns 400m - "chapeu".

Isto quer dizer que se aparece uma ameaça á frente de um NPO com MARLIN, e se ele quer usar a arma, o navio tem que se colocar de lado para ter uma linha de tiro.

Se isto é verdade, porque é que não se coloca o FdaP do MARLIN no patamar acima, logo a seguir á ponte?

Estou enganado?

Não é a primeira vez, ainda há uns dois dias aconteceu vir com uma La Palisse.
Mas não teria problema se viesse por não ter visto o assunto debatido muito tempo atrás, é normal.
O problema é vir com sarcasmo e uma atitude de esperteza "saloia" a atacar todos. Começo a pensar que é moço de recados do Picas ou do badochas.


Provavelmente o badochas. E - cá para mim - deve gozar como um preto com os anúncio de migalhas e de coisa nenhuma e que nunca falha para colocar o pessoal aqui a salivar, nem que seja por uns dias. E o pessoal cai sempre.
Já começa a ser triste.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2815
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5837 em: Janeiro 09, 2024, 12:04:54 pm »
MARLIN

Há pessoas aqui que adoram MARLINs.

Mas eu tenho uma dúvida - alguém sabe responder?

Eu olho para fotos de NPOs com MARLINs e parece-me que a peça não consegue disparar para a frente.
Não sendo uma peça AA, serve principalmente para defender (ou assustar) contra ameaças de superfície.

Ora, para a frente, dá a impressão que só pode disparar a uma inclinação de 0º (na horizontal) ou +º. Não dá para -º , porque acerta na proa do próprio navio.
Na horizontal, conseguirá acertar num alvo que esteja a uns 4km mas a uns 400m - "chapeu".

Isto quer dizer que se aparece uma ameaça á frente de um NPO com MARLIN, e se ele quer usar a arma, o navio tem que se colocar de lado para ter uma linha de tiro.

Se isto é verdade, porque é que não se coloca o FdaP do MARLIN no patamar acima, logo a seguir á ponte?

Estou enganado?

Não é a primeira vez, ainda há uns dois dias aconteceu vir com uma La Palisse.
Mas não teria problema se viesse por não ter visto o assunto debatido muito tempo atrás, é normal.
O problema é vir com sarcasmo e uma atitude de esperteza "saloia" a atacar todos. Começo a pensar que é moço de recados do Picas ou do badochas.


Provavelmente o badochas. E - cá para mim - deve gozar como um preto com os anúncio de migalhas e de coisa nenhuma e que nunca falha para colocar o pessoal aqui a salivar, nem que seja por uns dias. E o pessoal cai sempre.
Já começa a ser triste.

Esse como consta estará a  seguir para o lugar do Almirante, quer é o mesmo do costume: até porque o discurso dele sobre o défice de equipamentos(arma principal e sensores) do NPO, dizendo que o que conta são os homens, diz tudo.
Deem uma G3 ao homem que ele até abate drones e lanchas
« Última modificação: Janeiro 09, 2024, 12:06:00 pm por Pescador »
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5838 em: Janeiro 09, 2024, 07:54:23 pm »
MARLIN

Há pessoas aqui que adoram MARLINs.

Mas eu tenho uma dúvida - alguém sabe responder?

Eu olho para fotos de NPOs com MARLINs e parece-me que a peça não consegue disparar para a frente.
Não sendo uma peça AA, serve principalmente para defender (ou assustar) contra ameaças de superfície.

Ora, para a frente, dá a impressão que só pode disparar a uma inclinação de 0º (na horizontal) ou +º. Não dá para -º , porque acerta na proa do próprio navio.
Na horizontal, conseguirá acertar num alvo que esteja a uns 4km mas a uns 400m - "chapeu".

Isto quer dizer que se aparece uma ameaça á frente de um NPO com MARLIN, e se ele quer usar a arma, o navio tem que se colocar de lado para ter uma linha de tiro.

Se isto é verdade, porque é que não se coloca o FdaP do MARLIN no patamar acima, logo a seguir á ponte?

Estou enganado?

Pescador;

E o Goalkeeper da BD?
Também falaram da posição dele no "tempo do antigamente"?

É que, para o afastar dos mísseis, está num canto em que só tem vista completa para a direita do navio.
Para a esquerda, está sugeito a tombar um radar e duas antenas.

Esta marinha...  ::)

https://www.marinha.pt/pt/os_meios/fragatas/Paginas/nrp-bartolomeu-dias.aspx
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5839 em: Janeiro 09, 2024, 11:04:03 pm »
Desnecessário, porque o pessoal que anda por aqui sabe que os navios manobram de forma a melhor orientar os seus SA (quer sejam peças de artilharia, lançadores de mísseis, ou de torpedos) face à direcção das ameaças. O problema da MARLIN nos NPO não é de azimute.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Pescador

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5840 em: Janeiro 09, 2024, 11:38:10 pm »
Desnecessário, porque o pessoal que anda por aqui sabe que os navios manobram de forma a melhor orientar os seus SA (quer sejam peças de artilharia, lançadores de mísseis, ou de torpedos) face à direcção das ameaças. O problema da MARLIN nos NPO não é de azimute.

Parece-me ser correcto para a interacção entre duas caravelas, cada uma delas com duas filas de canhões de carregar pela boca e fixos (em azimute).
Mas nos dias de ameaças por drone e lanchas rápidas de piratas, eu preferia não ter que manobrar para poder apontar um canhão.
Até que, para manobrar o mais rápido possível, o navio tem que estar a mover-se á velocidade máxima. E parado não manobra nada.

No caso da BD, não parece haver muito que fazer. E eu entendo isso.
No caso do canhão do NPO, já me parece que a posição poderia ser melhorada.
As VdG com dois Phalanx e dois RWS já estarão muito melhor.
Mas, mesmo assim, a malta gosta de colocar antenas á volta do CIWS de trás.


https://www.seaforces.org/marint/Hellenic-Navy/Frigate/Hydra-class.htm
« Última modificação: Janeiro 09, 2024, 11:41:47 pm por saabGripen »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5841 em: Janeiro 10, 2024, 10:43:58 am »
MARLIN

Há pessoas aqui que adoram MARLINs.

Mas eu tenho uma dúvida - alguém sabe responder?

Eu olho para fotos de NPOs com MARLINs e parece-me que a peça não consegue disparar para a frente.
Não sendo uma peça AA, serve principalmente para defender (ou assustar) contra ameaças de superfície.

Ora, para a frente, dá a impressão que só pode disparar a uma inclinação de 0º (na horizontal) ou +º. Não dá para -º , porque acerta na proa do próprio navio.
Na horizontal, conseguirá acertar num alvo que esteja a uns 4km mas a uns 400m - "chapeu".

Isto quer dizer que se aparece uma ameaça á frente de um NPO com MARLIN, e se ele quer usar a arma, o navio tem que se colocar de lado para ter uma linha de tiro.

Se isto é verdade, porque é que não se coloca o FdaP do MARLIN no patamar acima, logo a seguir á ponte?

Estou enganado?

Pescador;

E o Goalkeeper da BD?
Também falaram da posição dele no "tempo do antigamente"?

É que, para o afastar dos mísseis, está num canto em que só tem vista completa para a direita do navio.
Para a esquerda, está sugeito a tombar um radar e duas antenas.

Esta marinha...  ::)

https://www.marinha.pt/pt/os_meios/fragatas/Paginas/nrp-bartolomeu-dias.aspx

Não era para responder, mas é melhor para evitar mais calinadas.

Quando o LOS, de uma peça, leia-se palanx/Goalkeeper, sempre em tiro directo, é interrompido, devido a um obstáculo imprevisto o sistema de tiro, pura e simplesmente Bloqueia.
A colocação dos SA CIWS, nas BD é a melhor possivel, quem decidiu colocar ali aqueles dois SA decidiu muito bem.

Já agora vista completa é o que se tem, ou naõ, quando se compra/aluga uma casa, num QQ SA seja ele colectivo/individual, chamamos campo de tiro., horizontal/vertical.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 10, 2024, 10:47:21 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5842 em: Janeiro 10, 2024, 10:48:23 am »
Desnecessário, porque o pessoal que anda por aqui sabe que os navios manobram de forma a melhor orientar os seus SA (quer sejam peças de artilharia, lançadores de mísseis, ou de torpedos) face à direcção das ameaças. O problema da MARLIN nos NPO não é de azimute.

Parece-me ser correcto para a interacção entre duas caravelas, cada uma delas com duas filas de canhões de carregar pela boca e fixos (em azimute).
Mas nos dias de ameaças por drone e lanchas rápidas de piratas, eu preferia não ter que manobrar para poder apontar um canhão.
Até que, para manobrar o mais rápido possível, o navio tem que estar a mover-se á velocidade máxima. E parado não manobra nada.

No caso da BD, não parece haver muito que fazer. E eu entendo isso.
No caso do canhão do NPO, já me parece que a posição poderia ser melhorada.
As VdG com dois Phalanx e dois RWS já estarão muito melhor.
Mas, mesmo assim, a malta gosta de colocar antenas á volta do CIWS de trás.


https://www.seaforces.org/marint/Hellenic-Navy/Frigate/Hydra-class.htm





Eu adoro os vários projetos de modernização das Meko 200 Gregas!







7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Pescador

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5843 em: Janeiro 10, 2024, 11:06:34 am »
Ao ver essas fotos da VdG só apetece chorar

Canalhas  :G-bigun:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2815
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5844 em: Janeiro 10, 2024, 11:50:21 am »
Eu riu-me é das afirmações do Saab. Compara a calças com o cu.
Eu quando não percebo, meto um ponto de interrogação a perguntar. Tipo será que aquilo pode ser, ou seria possível, etc, Ou até pode ser uma sugestão e estar errado. Acontece. Depois alguém explica e vejo melhor o assunto.
Mas não, o moço vem logo com uma daquelas afirmações desafiantes que até faz comichão nos coisos. E as naus?
Mas já explicaram.

Já agora, a peça principal devia estar no topo do mastro para ter angulo de 360ª  :bang:
« Última modificação: Janeiro 10, 2024, 11:56:22 am por Pescador »
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2815
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5845 em: Janeiro 10, 2024, 11:58:23 am »
Desnecessário, porque o pessoal que anda por aqui sabe que os navios manobram de forma a melhor orientar os seus SA (quer sejam peças de artilharia, lançadores de mísseis, ou de torpedos) face à direcção das ameaças. O problema da MARLIN nos NPO não é de azimute.

Parece-me ser correcto para a interacção entre duas caravelas, cada uma delas com duas filas de canhões de carregar pela boca e fixos (em azimute).
Mas nos dias de ameaças por drone e lanchas rápidas de piratas, eu preferia não ter que manobrar para poder apontar um canhão.
Até que, para manobrar o mais rápido possível, o navio tem que estar a mover-se á velocidade máxima. E parado não manobra nada.

No caso da BD, não parece haver muito que fazer. E eu entendo isso.
No caso do canhão do NPO, já me parece que a posição poderia ser melhorada.
As VdG com dois Phalanx e dois RWS já estarão muito melhor.
Mas, mesmo assim, a malta gosta de colocar antenas á volta do CIWS de trás.


https://www.seaforces.org/marint/Hellenic-Navy/Frigate/Hydra-class.htm





Eu adoro os vários projetos de modernização das Meko 200 Gregas!









Tivessem as nossas em tempo feito isso e hoje tinham a credibilidade que nenhuma cá tem
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5846 em: Janeiro 10, 2024, 12:18:39 pm »
Muito sinceramente a única coisa que acrescentava ao nosso programa era substituir os Mk-29 por algum VLS que permitisse disparar algum míssil mais recente, nem que fosse os "cogumelos" para lançar os CAMM.

Se fosse demasiado caro, pelo menos municiar as Mk-29 com ESSM.



« Última modificação: Janeiro 10, 2024, 12:21:41 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

RABN

  • Membro
  • *
  • 161
  • Recebeu: 170 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +39/-32
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5847 em: Janeiro 10, 2024, 12:49:39 pm »
Muito sinceramente a única coisa que acrescentava ao nosso programa era substituir os Mk-29 por algum VLS que permitisse disparar algum míssil mais recente, nem que fosse os "cogumelos" para lançar os CAMM.

Se fosse demasiado caro, pelo menos municiar as Mk-29 com ESSM.




Colocaria um modulo VLS para CAMM ou ESSM block 2 (o CAMM tem a vantagem de ser mais barato do que o ESSM, mas talvez não fizessse sentido ter os dois tipos de misseis. Um modulo de oito celulas para 32 misseis ou três modulos ExLs de 3 celulas para 36 misseis.

Adicionaria tambem 2 canhoes de 30mm Sentinel 30, em substituição das previstas RWS 12,7. Junto com os 2 Phalanx criaria uma importante e robusta camada de defesa aerea adicional. 

https://www.eme-es.com/wp-content/uploads/2020/05/DataSheet-SENTINEL-30-Spread.pdf - Aparenta ser um sistema de armas bastante capaz para o seu custo ( 1M€).
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5848 em: Janeiro 10, 2024, 02:10:05 pm »
Muito sinceramente a única coisa que acrescentava ao nosso programa era substituir os Mk-29 por algum VLS que permitisse disparar algum míssil mais recente, nem que fosse os "cogumelos" para lançar os CAMM.

Se fosse demasiado caro, pelo menos municiar as Mk-29 com ESSM.




Colocaria um modulo VLS para CAMM ou ESSM block 2 (o CAMM tem a vantagem de ser mais barato do que o ESSM, mas talvez não fizessse sentido ter os dois tipos de misseis. Um modulo de oito celulas para 32 misseis ou três modulos ExLs de 3 celulas para 36 misseis.

Adicionaria tambem 2 canhoes de 30mm Sentinel 30, em substituição das previstas RWS 12,7. Junto com os 2 Phalanx criaria uma importante e robusta camada de defesa aerea adicional. 

https://www.eme-es.com/wp-content/uploads/2020/05/DataSheet-SENTINEL-30-Spread.pdf - Aparenta ser um sistema de armas bastante capaz para o seu custo ( 1M€).

Atenção, o CAMM é mais barato, mas tem menos de metade do alcance do ESSM e o SENTINEL 30 não é um sistema antiaéreo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

RABN

  • Membro
  • *
  • 161
  • Recebeu: 170 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +39/-32
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5849 em: Janeiro 10, 2024, 02:35:14 pm »
Muito sinceramente a única coisa que acrescentava ao nosso programa era substituir os Mk-29 por algum VLS que permitisse disparar algum míssil mais recente, nem que fosse os "cogumelos" para lançar os CAMM.

Se fosse demasiado caro, pelo menos municiar as Mk-29 com ESSM.




Colocaria um modulo VLS para CAMM ou ESSM block 2 (o CAMM tem a vantagem de ser mais barato do que o ESSM, mas talvez não fizessse sentido ter os dois tipos de misseis. Um modulo de oito celulas para 32 misseis ou três modulos ExLs de 3 celulas para 36 misseis.

Adicionaria tambem 2 canhoes de 30mm Sentinel 30, em substituição das previstas RWS 12,7. Junto com os 2 Phalanx criaria uma importante e robusta camada de defesa aerea adicional. 

https://www.eme-es.com/wp-content/uploads/2020/05/DataSheet-SENTINEL-30-Spread.pdf - Aparenta ser um sistema de armas bastante capaz para o seu custo ( 1M€).

Atenção, o CAMM é mais barato, mas tem menos de metade do alcance do ESSM e o SENTINEL 30 não é um sistema antiaéreo.

Eu sei que o ESSM têm bastante mais alcance, sobretudo na versão block 2. O que quero dizer é que, apesar de um modulo vls de 8 celulas para 32 ESSM ser o melhor para as VdG, se o custo for um problema então no minimo que usassem o CAMM.

Relativamente ao Sentinel 30, não é uma arma de defesa aerea mas para essa função teremos os 2 phalanx. Com mais 2 sentinel 30 cria-se uma capacidade de defesa proxima bastante robusta para varios tipos de ameaças.