"Barracuda" terminou serviço activo

  • 32 Respostas
  • 16109 Visualizações
*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
"Barracuda" terminou serviço activo
« em: Fevereiro 05, 2010, 12:49:47 pm »
No momento em que a Marinha anunciou a última missão do NRP “Barracuda”, o “Operacional” lembra através da imagem não só este sistema de armas que cumpriu mais de 40 anos ao serviço Portugal como  toda a classe “Albacora”.

http://www.operacional.pt/%E2%80%9Cbarr ... co-activo/

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #1 em: Agosto 12, 2011, 04:17:09 pm »
Citar
Está a ser estudada entretanto a possibilidade de preservação do submarino NRP BARRACUDA, abatido o ano passado, e candidato a permanecer ao lado da D. FERNANDO, na antiga Doca nº 1, projecto que conta com o apoio da Câmara de Almada, entidade muito interessada no desenvolvimento de um pólo museológico marítimo e naval em Cacilhas. Infelizmente os custos associados à preservação do BARRACUDA são muito elevados, podendo por em causa a sua efectivação atendendo á conjuntura económica desfavorável.

http://lmcshipsandthesea.blogspot.com/2 ... ilhas.html
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #2 em: Janeiro 03, 2012, 04:12:57 pm »
esta não tinha sido ainda postada:

Citar
Submarino “Barracuda” entra em missão civil em 2013 como peça de museu em Cacilhas

19.12.2011 - 17:15 Por Lusa

Depois de 40 anos ao serviço da Marinha, o antigo submarino “Barracuda” vai entrar em missão civil a partir de 2013, constituindo um núcleo museológico aberto ao público, a instalar na zona ribeirinha do Farol de Cacilhas, em Almada.


O projecto conjunto da Marinha Portuguesa e da Câmara Municipal de Almada, com abertura ao público prevista para o início de 2013, foi firmado hoje em protocolo assinado em Lisboa entre o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Saldanha Lopes, e a presidente da autarquia, Maria Emília Neto de Sousa.

O “Barracuda”, que foi desactivado em 2009, vai ficar instalado em Cacilhas junto à Fragata D. Fernando II e Glória, constituindo um “pólo museológico” do Museu da Marinha que as duas partes acreditam “contribuirá para a dinamização histórica, cultural e turística desse importante património e, ao mesmo tempo, para a projecção de Cacilhas e Almada”.

Na cerimónia de celebração do protocolo, que decorreu hoje em Lisboa, nas instalações de Comando da Marinha Portuguesa, a presidente da Câmara de Almada e o CEMA foram unânimes em considerar que o pólo museológico “será uma importante mais-valia para a requalificação do espaço e um atractivo de forte projecção local e nacional”.

O objectivo é atrair àquele local muitos jovens alunos, bem como visitantes nacionais e estrangeiros, potenciando o turismo na Área Metropolitana de Lisboa.

O CEMA sublinhou que para a Marinha este é um projecto “com muito significado”, pois é a primeira vez em 90 anos de história dos submarinos que um equipamento militar destes poderá ser visitado pelo público, que assim compreenderá melhor o seu funcionamento e a história das várias gerações de militares que o operaram.

Por seu turno, Maria Emília Neto de Sousa, além de destacar a importância do projecto para potenciar a cultura, o turismo e a economia local, sublinhou o exemplo de cooperação e de confiança entre as duas instituições, que já levaram anteriormente à remodelação do Farol de Cacilhas e à instalação, há alguns anos, da Fragata D. Fernando II e Glória.

O CEMA revelou hoje que a celebração do Dia da Marinha de 2012, a 20 de Março, será feita no município de Almada e manifestou o desejo que nessa altura o “Barracuda” já esteja instalado na doca, para que depois se possam proceder à sua preparação para poder receber visitantes.

O “Barracuda” ficará totalmente equipado como se ainda estivesse pronto para missões de navegação, “desvendando, desta forma, a atmosfera experimentada num submarino”, e será apenas sujeito a alterações que permitam aos visitantes de todas as idades fazer a visita em segurança.

De acordo com o protocolo, que tem uma duração de cinco anos, renovado por períodos de dois, o projecto assenta, numa primeira fase na colocação do submarino na doca, processo que envolve a prévia dragagem do canal de acesso, a limpeza e beneficiação da doca e a montagem de picadeiros.

A segunda fase será destinada à abertura ao público, envolvendo o fecho definitivo da doca e o seu esvaziamento, a montagem do submarino sobre os picadeiros, o arranjo das zonas envolventes e a musealização e preparação do Barracuda “com finalização desejável em Janeiro de 2013”.

A terceira fase destina-se ao “projecto, construção e abertura ao público de um edifício que sirva de antecâmara e apoio à exposição permanente do Barracuda e da Fragata D. Fernando II e Glória, a localizar na área de influência das duas docas, com finalização a médio prazo”.

A Câmara de Almada compromete-se, em consonância com a Marinha, a “contribuir activamente para a promoção cultural, educativa e turística do pólo museológico, nomeadamente através de visitas guiadas a bordo e a sua publicitação junto dos principais operadores turísticos nacionais e estrangeiros”.


http://www.publico.pt/Sociedade/submari ... as-1525691
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #3 em: Junho 03, 2012, 05:48:15 pm »
o Barracuda em Cacilhas no passado dia 20 de Maio

Em 2013 ficará em exposição permanente na doca 2 da antiga "Parry and Son" , ao lado da fragata D. Fernando II e Glória



foto do blog de Luis Miguel Correia
http://lmcshipsandthesea.blogspot.com/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #4 em: Junho 16, 2013, 01:50:30 am »
Citar
Submarino "Barracuda" vai ser transformado em Museu
Segundo a fonte, no âmbito do acordo de cedência, o planeamento actual prevê a entrada do navio na doca n.º1 do antigo estaleiro Parry & Son, em Cacilhas, a 23 de julho. Contudo, admitiu ainda, "podem surgir imprevistos relacionados com o sistema de fecho da doca, que esteve muitos anos inactiva".

Desde as comemorações do dia da Marinha de 2012 - realizadas naquele concelho - que o "Barracuda" se encontra em Almada, mas ainda em água, a aguardar pela recuperação da doca em que ficará acessível a visitas e exposto em terra.

Depois de 40 anos ao serviço da Marinha, o "Barracuda" passou ao estado de desarmamento em agosto de 2010 e vai constituir um núcleo museológico aberto ao público, a instalar na zona ribeirinha do Farol de Cacilhas. Trata-se de um projecto conjunto da Marinha Portuguesa e da Câmara Municipal de Almada, conforme protocolo assinado em 2011 entre as duas partes.

Desactivado em 2009, o "Barracuda" vai ficar instalado em Cacilhas junto à Fragata D. Fernando II e Glória, constituindo um "polo museológico" do Museu da Marinha. Estará equipado como se fosse participar em missões de navegação, sendo apenas sujeito a alterações que permitam aos visitantes de todas as idades fazer a visita em segurança.

O protocolo, que tem uma duração de cinco anos, renovado por períodos de dois, assentou, nesta primeira fase, na colocação do submarino na doca, processo que envolveu a prévia dragagem do canal de acesso, a limpeza e beneficiação da doca e a montagem de picadeiros.

A segunda fase, desenvolvida agora, consiste na sua abertura ao público com o fecho definitivo da doca e o seu esvaziamento, a montagem do submarino sobre os picadeiros, o arranjo das zonas envolventes, além da musealização do "Barracuda" propriamente dita.

A terceira fase prevê o projecto, construção e abertura ao público de um edifício que sirva de antecâmara e apoio à exposição permanente do "Barracuda" e da fragata ?D. Fernando II e Glória`, "a localizar na área de influência das duas docas, com finalização a médio prazo", explicou à Lusa, em 2012, fonte da Marinha.

O "Barracuda" foi um dos quatro submarinos da classe francesa Daphné cuja aquisição por Portugal foi feita 1964.

Entre 1967 e 1969 foram ainda entregues à Marinha Portuguesa os submarinos "Albacora", "Delfim" e "Cachalote", mas este último seria vendido ao Paquistão em 1975.

O submarino "Albacora", que deu nome à classe, foi o primeiro destes três a ser desmantelado e durante alguns anos serviu como apoio logístico aos dois que ainda navegaram até 2009. Um problema de flutuação, já em 2011, obrigou ao seu desmantelamento total sem possibilidade de utilização para museu, como chegou a estar previsto. (RTP)

 :arrow: http://defesanacionalpt.blogspot.pt/201 ... i-ser.html
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #5 em: Julho 25, 2013, 09:01:40 pm »
Citar
Amanhã de tarde, o submarino BARRACUDA vai entrar na doca seca nº 1 do antigo estaleiro Parry & Son, de Cacilhas, onde passa a integrar o núcleo museológico de Cacilhas, com a fragata D. FERNANDO II E GLÓRIA. Após mais de quarenta anos ao serviço da Marinha Portuguesa e mais de 52 mil horas navegadas, o ex-NRP BARRACUDA, que fez a última navegação em 2010, vai integrar o núcleo museológico do Museu de Marinha em Cacilhas, ficando aberto ao público juntamente com a Fragata......

O resto do artigo e fotos em:
:arrow: http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/20 ... acuda.html
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #7 em: Agosto 10, 2013, 06:14:29 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #8 em: Dezembro 19, 2013, 11:02:55 pm »
:arrow: http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/20 ... acuda.html

Citar
Preservação do submarino BARRACUDA
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #9 em: Junho 03, 2016, 10:37:15 am »










Citar
Uma visita ao NRP BARRACUDA, para matar saudades e ficarmos um pouco tristes com o estado em que está a ficar o sítio onde passámos tanto...

Muitas mais em:
https://www.facebook.com/helder.manuel.73/posts/10205140580748942
« Última modificação: Junho 03, 2016, 10:39:26 am por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8606
  • Recebeu: 3217 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #10 em: Junho 03, 2016, 11:12:32 am »
O Albacora deve estar pior depois de ter afundado em 2011...  :-\
Citar
O Albacora, abatido ao efectivo dos navios de guerra há 10 anos, serviu como apoio logístico do Barracuda, estando a aguarda a entrega à Câmara de Portimão para integrar o espólio museológico. Em comunicado, a Marinha salienta que a acção da água salgada e as condições meteorológicas a que ficou submetido desde que foi abatido ao efectivo deverão ter estado na origem do incidente. "A Marinha já iniciou uma investigação para apurar as causas da diminuição da flutuabilidade do Albacora, que levou ao assentamento da sua parte posterior, a ré, no fundo", pode ler-se no mesmo documento.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/submarino-albacora-afunda-no-tejo.html


Cumprimentos
 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #11 em: Junho 03, 2016, 12:26:18 pm »
Portanto, pôr o navio em condições para receber visitas tá de gesso, é isso???

Olhem, pintem-no de amarelo , pode ser que "pinguem" uns subsidios...

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #12 em: Janeiro 25, 2017, 01:05:17 pm »
O Barracuda a ganhar ferrugem, ao abandono em Cacilhas.

Fotos tiradas ontem.






"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #13 em: Junho 20, 2017, 10:43:53 am »
Será desta????

Rui Coutinho
June 7 at 6:55pm
FINALMENTE
não se vê nas fotos mas está lá diversa maquinaria e pessoal em funções




https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1218051734991025&set=pcb.1459911867408947&type=3&theater
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Stalker79

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7580 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: "Barracuda" terminou serviço activo
« Responder #14 em: Novembro 19, 2017, 06:31:28 pm »

Musealização do submarino Barracuda
Citar
Operação de elevação do submarino Barracuda O antigo submarino Barracuda está a ser sujeito a uma operação de elevação com vista à sua preparação para a musealização na Doca 1 da ex- H. Parry & Son, ao lado da Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, no concelho de Almada. Esta operação, visa tornar o submarino Barracuda mais visível e, ao mesmo tempo, facilitar o seu acesso, a partir do exterior, tendo em conta a criação do futuro núcleo museológico do Museu de Marinha em Cacilhas, fruto de um protocolo, assinado a 19 de dezembro de 2011, entre o Município de Almada e a Marinha Portuguesa.

Afinal é mesmo desta...  ;)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, tenente, Stalker79