6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3728 Respostas
  • 543430 Visualizações
*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3525 em: Outubro 06, 2023, 10:29:23 pm »
A Espanha e a França operam NH-90, claro que o exercito vai querer NH-90.

E a Alemanha, a Itália, a Suécia, a Bélgica, a Grécia, o Qatar e mais (isto só para os TTH, que para NFH ainda existem mais).
O problema do NH-90 foi a falta de peças, que parece que já está resolvido.

Quanto à Austrália o problema é outro, têm que usar equipamento americano, aliás basta ver o caso dos submarinos.
« Última modificação: Outubro 06, 2023, 10:31:39 pm por oi661114 »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3526 em: Outubro 06, 2023, 10:30:10 pm »
Caros foristas, os nossos Black Hawk podem ser antigos, mas a Sikorsky construiu recentemente o Black Hawk nr 5000, mesmo que o US Army num futuro próximo comece a substituir este heli por um novo aparelho, ainda há os da National Guard, operadores civis americanos, operadores estrangeiros, há peças quase até ao infinito, andam operadores do NH90 a passar para o Black Hawk (Austrália, Suécia), os NH90 nem 500 são, acredito que quando o último NH90 voar, ainda vamos ter Black Hawks a voar algures no mundo.

A Bélgica que é um país com quem os nossos Paras fazem muitos exercícios despacharam os NH90 tacticos por H145, mas esse país já não interessa falar.

É claro que os paises construtores vão defender o aparelho e não o vão largar.

Nós, realmente só pelo dinheiro que já lá metemos, mas será que vai valer a pena? Eu acho que fazia mais sentido manter a aeronave H60 nas várias versões necessárias. Vamos ver...
« Última modificação: Outubro 06, 2023, 10:31:04 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, dc

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3527 em: Outubro 06, 2023, 10:32:50 pm »
A Espanha e a França operam NH-90, claro que o exercito vai querer NH-90.

E a Alemanha, a Itália, a Suécia, a Bélgica, a Grécia, o Qatar e mais (isto só para os TTH, que para NFH ainda existem mais).
O problema do NH-90 foi a falta de peças, que parece que já está resolvido.

A Suécia também vai cancelar.
https://www.key.aero/article/sweden-joins-list-nations-looking-axe-nh90-helicopter-fleet

A Bélgica cancelou os TTH, vai ficar só com os NFH para as fragatas.
« Última modificação: Outubro 06, 2023, 10:38:11 pm por Lightning »
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3528 em: Outubro 06, 2023, 10:33:37 pm »
Caros foristas, os nossos Black Hawk podem ser antigos, mas a Sikorsky construiu recentemente o Black Hawk nr 5000, mesmo que o US Army num futuro próximo comece a substituir este heli por um novo aparelho, ainda há os da National Guard, operadores civis americanos, operadores estrangeiros, há peças quase até ao infinito, andam operadores do NH90 a passar para o Black Hawk (Austrália, Suécia), os NH90 nem 500 são, acredito que quando o último NH90 voar, ainda vamos ter Black Hawks a voar algures no mundo.

A Bélgica que é um país com quem os nossos Paras fazem muitos exercícios despacharam os NH90 tacticos por H145, mas esse país já não interessa falar.

É claro que os paises construtores vão defender o aparelho e não o vão largar.

Nós, realmente só pelo dinheiro que já lá metemos, mas será que vai valer a pena? Eu acho que fazia mais sentido manter a aeronave H60 nas várias versões necessárias. Vamos ver...

 E um dia dão um peido do outro lado e ficas com o material todo parado por falta de peças. A Europa cada vez mais têm só que depender de si, por os américas estão mais interessados noutros lados.
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3529 em: Outubro 06, 2023, 10:41:24 pm »
A Espanha e a França operam NH-90, claro que o exercito vai querer NH-90.

E a Alemanha, a Itália, a Suécia, a Bélgica, a Grécia, o Qatar e mais (isto só para os TTH, que para NFH ainda existem mais).
O problema do NH-90 foi a falta de peças, que parece que já está resolvido.

Pois não servem para andar no Exército, mas em meios navais em que o desgaste é muito mais servem... porque será?

O grande problema do NH-90 foi o desinvestimento em material militar por essa Europa fora.

A Suécia também vai cancelar.
https://www.key.aero/article/sweden-joins-list-nations-looking-axe-nh90-helicopter-fleet

A Bélgica cancelou os TTH, vai ficar só com os maritimos para as fragatas.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3530 em: Outubro 06, 2023, 10:47:27 pm »
E um dia dão um peido do outro lado e ficas com o material todo parado por falta de peças. A Europa cada vez mais têm só que depender de si, por os américas estão mais interessados noutros lados.

As fábricas na Alemanha, França e Espanha gostam deste comentário, os contribuintes portugueses é que não sei.

A Alemanha e outros não dão peidos? Só os americanos? A Europa quer depender dos americanos, os materiais deles são mais baratos (por norma), quando o Trump disse que ia sair da NATO foi ver os lideres europeus a borrarem-se todos.

Mas o Black Hawk importa o quê? Os americanos se quiserem param o F-35 e bloqueiam a defesa aérea de mais de metade da Europa.
« Última modificação: Outubro 06, 2023, 10:49:25 pm por Lightning »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3531 em: Outubro 06, 2023, 10:59:20 pm »
E um dia dão um peido do outro lado e ficas com o material todo parado por falta de peças. A Europa cada vez mais têm só que depender de si, por os américas estão mais interessados noutros lados.

Lá vem a mania da perseguição... Irónico é que mais depressa ficas sem peças para o NH-90, do que para o UH-60.

Estou é para ver o que é que se vai desenvolver na Europa, no pós-NH90/UH-60. É que "do outro lado", já começaram a mexer os cordelinhos, com o V280 Valor, que, se não for excessivamente caro, não haverá nada na Europa que compita com aquilo, nomeadamente em termos de performance. É essencialmente um UH-60, que dá 520km/h e com o dobro do alcance do Merlin (detalhe importante para quem tem ilhas no meio do Atlântico). Se o seu desenvolvimento decorrer sem percalços, deve vender que nem água no deserto.

Pois não servem para andar no Exército, mas em meios navais em que o desgaste é muito mais servem... porque será?

O grande problema do NH-90 foi o desinvestimento em material militar por essa Europa fora.

https://www.scramble.nl/military-news/belgian-armed-forces-nh90-tth-replacement
Citar
The main discomfort with the NH90 Tactical Transport Helicopter (TTH) is the low availability rate and high operational costs to maintain and operate them. Due to the very limited number of helicopters, the NH90-TTH is hardly usable.

Pois, realmente os custos de operação elevados, têm tudo a ver com o desinvestimento na Defesa dos países onde operam.

O NFH mantém-se ao serviço, porque adquirir um helicóptero navalizado e ASW é bastante caro. Ainda assim, verão as suas missões reduzidas, também devido aos custos:

Citar
The NH90-NFHs are expected to be released from their SAR mission and solely concentrate on missions aboard the Belgian Navy frigates

Já os TTH, eles optaram por os substituir por um modelo mais pequeno, barato, numeroso e melhor armado. A função de transporte provavelmente ficará entregue a aliados.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114, Drecas

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3532 em: Outubro 06, 2023, 11:04:08 pm »
E um dia dão um peido do outro lado e ficas com o material todo parado por falta de peças. A Europa cada vez mais têm só que depender de si, por os américas estão mais interessados noutros lados.

Lá vem a mania da perseguição... Irónico é que mais depressa ficas sem peças para o NH-90, do que para o UH-60.

Estou é para ver o que é que se vai desenvolver na Europa, no pós-NH90/UH-60. É que "do outro lado", já começaram a mexer os cordelinhos, com o V280 Valor, que, se não for excessivamente caro, não haverá nada na Europa que compita com aquilo, nomeadamente em termos de performance. É essencialmente um UH-60, que dá 520km/h e com o dobro do alcance do Merlin (detalhe importante para quem tem ilhas no meio do Atlântico). Se o seu desenvolvimento decorrer sem percalços, deve vender que nem água no deserto.

Pois não servem para andar no Exército, mas em meios navais em que o desgaste é muito mais servem... porque será?

O grande problema do NH-90 foi o desinvestimento em material militar por essa Europa fora.

https://www.scramble.nl/military-news/belgian-armed-forces-nh90-tth-replacement
Citar
The main discomfort with the NH90 Tactical Transport Helicopter (TTH) is the low availability rate and high operational costs to maintain and operate them. Due to the very limited number of helicopters, the NH90-TTH is hardly usable.

Pois, realmente os custos de operação elevados, têm tudo a ver com o desinvestimento na Defesa dos países onde operam.

O NFH mantém-se ao serviço, porque adquirir um helicóptero navalizado e ASW é bastante caro. Ainda assim, verão as suas missões reduzidas, também devido aos custos:

Citar
The NH90-NFHs are expected to be released from their SAR mission and solely concentrate on missions aboard the Belgian Navy frigates

Já os TTH, eles optaram por os substituir por um modelo mais pequeno, barato, numeroso e melhor armado. A função de transporte provavelmente ficará entregue a aliados.

Para mim só um aparte, o V-280 não é um helicóptero (claro que o pode substituir em quase todas as funções , mas não em todas) e se for como o V-22, o custo de operação vai proibitivo e os problemas uma grande dor de cabeça (outro dos casos é o F-35 que em 23 anos (ou 17 desde que começou a voar fora do concurso para escolha) de desenvolvimento ainda é uma dor de cabeça e todos os dias aparecem novos problemas), só daqui a 30 anos é que será algo viável.
« Última modificação: Outubro 06, 2023, 11:11:40 pm por oi661114 »
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3533 em: Outubro 06, 2023, 11:08:53 pm »
E um dia dão um peido do outro lado e ficas com o material todo parado por falta de peças. A Europa cada vez mais têm só que depender de si, por os américas estão mais interessados noutros lados.

Lá vem a mania da perseguição... Irónico é que mais depressa ficas sem peças para o NH-90, do que para o UH-60.

Estou é para ver o que é que se vai desenvolver na Europa, no pós-NH90/UH-60. É que "do outro lado", já começaram a mexer os cordelinhos, com o V280 Valor, que, se não for excessivamente caro, não haverá nada na Europa que compita com aquilo, nomeadamente em termos de performance. É essencialmente um UH-60, que dá 520km/h e com o dobro do alcance do Merlin (detalhe importante para quem tem ilhas no meio do Atlântico). Se o seu desenvolvimento decorrer sem percalços, deve vender que nem água no deserto.

Pois não servem para andar no Exército, mas em meios navais em que o desgaste é muito mais servem... porque será?

O grande problema do NH-90 foi o desinvestimento em material militar por essa Europa fora.

https://www.scramble.nl/military-news/belgian-armed-forces-nh90-tth-replacement
Citar
The main discomfort with the NH90 Tactical Transport Helicopter (TTH) is the low availability rate and high operational costs to maintain and operate them. Due to the very limited number of helicopters, the NH90-TTH is hardly usable.

Pois, realmente os custos de operação elevados, têm tudo a ver com o desinvestimento na Defesa dos países onde operam.

O NFH mantém-se ao serviço, porque adquirir um helicóptero navalizado e ASW é bastante caro. Ainda assim, verão as suas missões reduzidas, também devido aos custos:

Citar
The NH90-NFHs are expected to be released from their SAR mission and solely concentrate on missions aboard the Belgian Navy frigates

Já os TTH, eles optaram por os substituir por um modelo mais pequeno, barato, numeroso e melhor armado. A função de transporte provavelmente ficará entregue a aliados.
Tenho ideia que para transporte os Belgas querem um heli, talvez Chinook? Mas não sei muito mais
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3534 em: Outubro 06, 2023, 11:13:52 pm »

Tenho ideia que para transporte os Belgas querem um heli, talvez Chinook? Mas não sei muito mais

Estamos a falar de helis médios e não pesados e o Chinook é um caso à parte, até porque não têm concorrência direta ( o CH-53 é outro tipo de máquina).
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3535 em: Outubro 06, 2023, 11:30:00 pm »
Bom, a Bell desenvolveu o V-280, já com as lições aprendidas do V-22. Até o sistema de mudança da orientação dos rotores, é completamente diferente do V-22. Ainda está em desenvolvimento, mas se não inventarem muito e não der problemas inesperados, tem um potencial gigante. Na Europa, que eu saiba, não se vê nada equivalente a ser desenvolvido, sem ser o AW609, que é mais pequeno.

Que o Valor ou outro equivalente, será um game changer, lá isso será. Principalmente se conseguir cumprir também missões de SAR no mar, e puder ser embarcado (e encaixado num hangar).

Nem me surpreendia que o V-280, viesse a ter custos h/voo inferiores ao Merlin ou até mesmo NH-90. Em voo deve consumir menos, por isso logo aí...

Voltando ao tópico, a possível compra daqueles NH-90, não seria má ideia noutro contexto, se por exemplo já operássemos NH-90.
Agora, devíamos pensar em uniformizar as frotas ao máximo, porque a se confirmar, passaremos a ter 6 modelos de helicóptero nas FA, o que não faz sentido para umas FA tão pequenas. Ainda por cima são todos em quantidades extremamente pequenas.
Passámos da possibilidade de ficar reduzido a apenas 3 modelos de helicóptero, quando os Lynx fossem eventualmente substituídos por MH-60, para 6 modelos, que na melhor das hipóteses passarão a 5.

Tenho ideia que para transporte os Belgas querem um heli, talvez Chinook? Mas não sei muito mais

Só encontrei isto. Não sei entretanto como vai, se sempre avança ou não (talvez até venham a ser usados em conjunto com os holandeses e/ou alemães caso se concretize a compra?).
https://www.brusselstimes.com/502593/washington-approves-sale-of-60-chinook-helicopters-to-germany

Citar
The CH-47F is also expected to be a candidate for the contract for four or five heavy-lift helicopters that Belgium could launch under a military programming law currently being prepared by Defence Minister Ludivine Dedonder.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3536 em: Outubro 07, 2023, 10:25:32 am »
Mas que sonho? O Exercito ter helicopteros faz parte do acordo de transferência dos Paras para o Exercito.
Que sentido faz ter uma força aerotransportada e não ter nenhum meio aéreo?

Claro que para a FAP é muito bom transferir os custos de ter um tropa para o Exercito e manter as verbas para meios aéreos. Mas não só é ineficiente como coloca em causa a defesa nacional.

Em caso de operação NATO(que para alguns aqui é a única coisa que interessa) as nossas forças iam ser integradas em forças de outros países. E o mais provável é esses países operarem o NH-90. Logo logisticamente faz mais sentido o NH-90.

Onde é que eu posso ler essa informação, é que eu nunca ouvi tal coisa. O Corpo de Tropas Paraquedistas foram transferidos para o Exército porque houve uma "panelinha" entre o General Cerqueira Rocha (CEME) e o Ministro da Defesa Fernando Nogueira para que tal acontecesse, já que o dito Ramo não tinha qualquer tropa capaz de ser enviada para a Bósnia (tirando talvez o Regimento de Comandos). Em troca a FAP recebia novos caças, já que os A7 estavam nas últimas.

O Exército recebeu de borla muito equipamento e armamento que não dispunha, toda uma brigada com militares com elevado Espirito de Corpo (que o Exército foi atacando de várias maneiras), uma Instrução muito acima do que o Exército tinha (os Praças só sabiam que iam reter a Boina Verde após 9 longos meses de instrução), um Quadro de Sargentos e Oficiais impecavelmente bem formado, motivado e com elevada autonomia.

Hoje, se compararmos a Brigada de Paraquedistas Ligeira (Comando e Estado-maior, 3 batalhões de paraquedistas, Grupo Operacional de Apoio e Serviços, Grupo Operacional Aeroterrestre, Companhia de Comunicações, Companhia de Morteiros Pesados e Companhia Anti-Carro) com a BrigRR é obvio que o país perdeu.
« Última modificação: Outubro 07, 2023, 10:51:21 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2531 vez(es)
  • +5502/-2916

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2811
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3538 em: Outubro 07, 2023, 11:10:11 am »
Entretanto...

https://www.cavok.com.br/forca-aerea-tcheca-recebe-novo-lote-de-helicopteros-ah-1z-viper-e-uh-1y-venom

Mas esses gajos não percebem nada do assunto. Cá sim, os bonecos é que sabem, por isso a preocupação é aviões a hélice em vez de helicópteros, armados, tácticos e de evacuação
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2531 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3539 em: Outubro 07, 2023, 11:21:31 am »
Entretanto...

https://www.cavok.com.br/forca-aerea-tcheca-recebe-novo-lote-de-helicopteros-ah-1z-viper-e-uh-1y-venom

Mas esses gajos não percebem nada do assunto. Cá sim, os bonecos é que sabem, por isso a preocupação é aviões a hélice em vez de helicópteros, armados, tácticos e de evacuação

Se bonecos fossem, são mesmo uns fdp !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF