6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3510 em: Outubro 06, 2023, 01:52:25 am »
O caso do Exercito é muito diferente da FAP pois tem mais exigências uma vez que é o ramo que mais fornece homens as FAs, e é o ramo que emprega mais homens nos diferentes Teatros de operações, comandos, paras, Bmec, op.especiais etc...
Logo o Exercito terá que ter um heli que seja versatil e multifecetado para dar apoio fazer a diferença em diferentes cenários, descarto completamente o NH 90 pelo que se passou com este programa ha muitos anos, onde Portugal apoiou com 120 milhoes e helis nada, retorno nada, quanto ao H145M, podera aqui ter alguma vantagem aos demais concorrentes pois é um Heli muito versatil, com provas dadas em diversos cenarios em diversas missoes quer ambito civil quer seja a nivel Militar, e pode muito bem ser transportado pelo Kc 390, o outro concorrente podera ser Aw 109M da Leonardo, tambem um heli com provas dadas, ha quem defenda este heli no seio do Exercito, heli bimotor, uma boa capacidade de transporte, este tambem com provas dadas em diversos cenarios de guerra, e uma boa plataforma para ataque leve, transporte, e evacuação, por ultimo e nao mais importante  a compra do blackhawk em segunda mao à Arista, penso que a escolha sera entre o H145M Novo, e os blackhawks usados....penso que este ultimo pela cinergia que advem com a compra por parte da FAP, será o eleito.
Vamos ver se assim será.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Get_It

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3511 em: Outubro 06, 2023, 09:54:05 am »
A meu ver parte da preferência do Exército pelo NH-90:
O Exército chegou a ter pessoal a ser formado e a estar envolvido no NH-90 antes do programa ser cancelado e mesmo com a saída desse pessoal durante as últimas décadas, o ramo já tem algum conhecimento com o bicho.
O Exército, tal como nós, sabe que a prioridade dos EH-101 é a busca e salvamento, logo prefere ter um helicóptero que até esteja mais próximo do EH-101 em capacidade.
O Exército prefere ter interoperabilidade com os espanhóis, franceses e alemães.
O Exército, ou melhor, pessoal que estava lá acreditava que já íamos tarde para o Black Hawk, e agora pior. Os norte-americanos já se preparam para eventualmente substituir o Black Hawk com o Bell V-280.

O Black Hawk na verdade só veio porque foi o que se arranjou com o Plano de Recuperação e Resiliência. Se não fosse pelo o PRR não havia helicópteros para ninguém.

Continuo com dificuldade em acreditar que vai haver dinheiro e verdadeiro interesse político em virem mais helicópteros para a FAP e o Exército.

A única coisa que eventualmente poderia fazer algum sentido na história seria recuperar o dinheiro lá gasto, mas mesmo isso seria de tentar outras vias. Já entrámos na família black hawk, faz mais sentido padronizar dentro do seu grande e versátil leque, que aliás continua a somar operadores.
Pois, o que não faltam são produtos da Airbus e/ou Leonardo, que se podia tentar adquirir tirando partido do dinheiro que já foi gasto.
Penso que o crédito que tínhamos era com a NHIndustries, com quem tínhamos assinado o contrato e é quem gere o programa do NH-90. Por sua vez, a Airbus Helicopters, AgustaWestland/Leonardo e a Stork Fokker detêm parte da NHI.

Cumprimentos,
« Última modificação: Outubro 06, 2023, 09:55:39 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3512 em: Outubro 06, 2023, 09:54:31 am »
De facto... E além disso, dados os custos e problemas de operação que o NH-90 tem tido, a ponto de países como a Austrália ou a Noruega o terem retirado... Acho que teria tudo para correr bem por cá mesmo...

E a Suécia vai pelo mesmo caminho, e todos vão regressar ao M/UH60.

Citar
Sweden follows Norwegian lead and axes NH90 helicopter fleet
Citar
from Stockholm in Sikorsky’s MH-60R Romeo maritime type has been clear for some time, meaning the US helicopter is likely among those being considered as a replacement. Byden also confirmed Sweden will acquire “additional” UH-60M Black Hawk utility helicopters
https://breakingdefense.com/2022/11/sweden-follows-norwegian-lead-and-axes-nh90-helicopter-fleet/

Num país com o nosso historial empurra com a barriga, ia ser bonito ver a disponibilidade de uma frota NH90, com ou sem apoio da NHI. Precisamente a NHI, ofereceu-se para resolver todos os problemas da frota da Noruega sem qualquer custo, e mesmo assim, tudo indica que virão os MH-60R Seahawk.
Citar
NHI offers to fix Norway's NH90 issues ‘at no cost'
https://www.janes.com/defence-news/news-detail/nhi-offers-to-fix-norways-nh90-issues-at-no-cost
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3513 em: Outubro 06, 2023, 01:16:00 pm »
A Espanha e a França operam NH-90, claro que o exercito vai querer NH-90.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3514 em: Outubro 06, 2023, 01:44:08 pm »
A meu ver parte da preferência do Exército pelo NH-90:
O Exército chegou a ter pessoal a ser formado e a estar envolvido no NH-90 antes do programa ser cancelado e mesmo com a saída desse pessoal durante as últimas décadas, o ramo já tem algum conhecimento com o bicho.
O Exército, tal como nós, sabe que a prioridade dos EH-101 é a busca e salvamento, logo prefere ter um helicóptero que até esteja mais próximo do EH-101 em capacidade.
O Exército prefere ter interoperabilidade com os espanhóis, franceses e alemães.
O Exército, ou melhor, pessoal que estava lá acreditava que já íamos tarde para o Black Hawk, e agora pior. Os norte-americanos já se preparam para eventualmente substituir o Black Hawk com o Bell V-280.

O Black Hawk na verdade só veio porque foi o que se arranjou com o Plano de Recuperação e Resiliência. Se não fosse pelo o PRR não havia helicópteros para ninguém.

Continuo com dificuldade em acreditar que vai haver dinheiro e verdadeiro interesse político em virem mais helicópteros para a FAP e o Exército.

Eu acho que essas "preferências" são mais desculpas que outra coisa.
-O know-how que a FAP vai ter ao operar os UH-60 de combate aos fogos, vai ser muito maior do que qualquer know-how que o EP teve/tem com o NH-90 que nunca utilizou, portanto era muito mais fácil haver partilha de conhecimento entre ramos, ou, melhor ainda, ter tudo o que é helicóptero num comando conjunto, em vez de cada quintinha ter o seu.

-Percebe-se que se sinta a necessidade para um helicóptero com maior capacidade, que o UH-60. Mas esse heli já existe, o Merlin, e só tinham que melhorar a sua disponibilidade, seja do ponto de vista da manutenção, seja através da rendição na missão SAR de curto e médio alcance através dos UH-60 "civis", seja, se necessário, pela aquisição de mais 2 ou 3 AW101. Isto faz mais sentido do que adquirir N modelos diferentes de helicóptero.

-O mesmo Exército que ainda anda de M-113 e usa o M114, fala de interoperabilidade com esses países? É que com o UH-60/SH-60, teria interoperabilidade com meio mundo. E é mais importante ter interoperabilidade com esses 3 países, do que ter com os restantes ramos das nossas FA?

-Sim, os EUA já planeiam a sua substituição. Mas tendo em conta que, se Portugal comprasse UH-60, seriam em segunda-mão, portanto voariam por uns 15 anos (20 no máximo), isto não seria problema. Com o acréscimo que, na década de 40, abria-se a possibilidade de substituir os UH-60 pelos Valor, que por sua vez, se puderem fazer SAR no mar, até os Merlin poderiam substituir nesta função, sendo o V-280 quase duas vezes mais rápido e tendo mais do dobro do alcance.

O UH-60 (ou uma versão deste), já era considerado uma possibilidade para o programa de helicópteros de evacuação. Possibilidade essa que ganhou mais força com a aquisição dos UH-60 de combate aos fogos, até por facilitar a logística. O problema começa quando o sonho do UALE afinal não morreu, e o EP volta a querer o seu próprio helicóptero, só porque sim, pois dava muito trabalho ter sinergias entre os ramos, para que houvesse helicópteros suficientes para apoiar os ramos nas suas missões. Torna-se portanto quase cómico, quando neste Exército tão mal equipado, a prioridade é esta.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3515 em: Outubro 06, 2023, 03:43:44 pm »
Se o problema do Exercito é ter helis da Airbus tem aqui muita coisa para escolher sem ser o Nh90.

https://www.airbus.com/en/products-services/helicopters/military-helicopters

Agora, por 46 milenas, para mim ia para o Uh60 via Arista e com um kir de armas da CDF Internacional. É uma exelente máquina, cabe nos 46 milhões orçados e aproveitava o facto da Fap ter 6 e poderem fazer uma manutenção conjunta num heli que possui uma boa logística. Mas isto sou eu.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3516 em: Outubro 06, 2023, 03:53:29 pm »
A meu ver parte da preferência do Exército pelo NH-90:
O Exército chegou a ter pessoal a ser formado e a estar envolvido no NH-90 antes do programa ser cancelado e mesmo com a saída desse pessoal durante as últimas décadas, o ramo já tem algum conhecimento com o bicho.
O Exército, tal como nós, sabe que a prioridade dos EH-101 é a busca e salvamento, logo prefere ter um helicóptero que até esteja mais próximo do EH-101 em capacidade.
O Exército prefere ter interoperabilidade com os espanhóis, franceses e alemães.
O Exército, ou melhor, pessoal que estava lá acreditava que já íamos tarde para o Black Hawk, e agora pior. Os norte-americanos já se preparam para eventualmente substituir o Black Hawk com o Bell V-280.

O Black Hawk na verdade só veio porque foi o que se arranjou com o Plano de Recuperação e Resiliência. Se não fosse pelo o PRR não havia helicópteros para ninguém.

Continuo com dificuldade em acreditar que vai haver dinheiro e verdadeiro interesse político em virem mais helicópteros para a FAP e o Exército.

Eu acho que essas "preferências" são mais desculpas que outra coisa.
-O know-how que a FAP vai ter ao operar os UH-60 de combate aos fogos, vai ser muito maior do que qualquer know-how que o EP teve/tem com o NH-90 que nunca utilizou, portanto era muito mais fácil haver partilha de conhecimento entre ramos, ou, melhor ainda, ter tudo o que é helicóptero num comando conjunto, em vez de cada quintinha ter o seu.

-Percebe-se que se sinta a necessidade para um helicóptero com maior capacidade, que o UH-60. Mas esse heli já existe, o Merlin, e só tinham que melhorar a sua disponibilidade, seja do ponto de vista da manutenção, seja através da rendição na missão SAR de curto e médio alcance através dos UH-60 "civis", seja, se necessário, pela aquisição de mais 2 ou 3 AW101. Isto faz mais sentido do que adquirir N modelos diferentes de helicóptero.

-O mesmo Exército que ainda anda de M-113 e usa o M114, fala de interoperabilidade com esses países? É que com o UH-60/SH-60, teria interoperabilidade com meio mundo. E é mais importante ter interoperabilidade com esses 3 países, do que ter com os restantes ramos das nossas FA?

-Sim, os EUA já planeiam a sua substituição. Mas tendo em conta que, se Portugal comprasse UH-60, seriam em segunda-mão, portanto voariam por uns 15 anos (20 no máximo), isto não seria problema. Com o acréscimo que, na década de 40, abria-se a possibilidade de substituir os UH-60 pelos Valor, que por sua vez, se puderem fazer SAR no mar, até os Merlin poderiam substituir nesta função, sendo o V-280 quase duas vezes mais rápido e tendo mais do dobro do alcance.

O UH-60 (ou uma versão deste), já era considerado uma possibilidade para o programa de helicópteros de evacuação. Possibilidade essa que ganhou mais força com a aquisição dos UH-60 de combate aos fogos, até por facilitar a logística. O problema começa quando o sonho do UALE afinal não morreu, e o EP volta a querer o seu próprio helicóptero, só porque sim, pois dava muito trabalho ter sinergias entre os ramos, para que houvesse helicópteros suficientes para apoiar os ramos nas suas missões. Torna-se portanto quase cómico, quando neste Exército tão mal equipado, a prioridade é esta.

Mas que sonho? O Exercito ter helicopteros faz parte do acordo de transferência dos Paras para o Exercito.
Que sentido faz ter uma força aerotransportada e não ter nenhum meio aéreo?

Claro que para a FAP é muito bom transferir os custos de ter um tropa para o Exercito e manter as verbas para meios aéreos. Mas não só é ineficiente como coloca em causa a defesa nacional.

Em caso de operação NATO(que para alguns aqui é a única coisa que interessa) as nossas forças iam ser integradas em forças de outros países. E o mais provável é esses países operarem o NH-90. Logo logisticamente faz mais sentido o NH-90.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3517 em: Outubro 06, 2023, 04:35:52 pm »


FLIR? Nah, é demasiado bélico. Mk.1 Eyeball e siga.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3518 em: Outubro 06, 2023, 05:22:10 pm »
Espantoso.
Todos a querer livrar-se dos NH90 e o tuga chico-esperto a querer comprá-los (alegadamente), quando já tem UH-60.
É mau de mais. Por isso só pode ser verdade.
Fds, nem sei porque é que me interesso por esta m....
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3519 em: Outubro 06, 2023, 05:57:10 pm »
Espantoso.
Todos a querer livrar-se dos NH90 e o tuga chico-esperto a querer comprá-los (alegadamente), quando já tem UH-60.
É mau de mais. Por isso só pode ser verdade.
Fds, nem sei porque é que me interesso por esta m....

Mas o NH-90 é mau?
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3520 em: Outubro 06, 2023, 06:11:25 pm »
Espantoso.
Todos a querer livrar-se dos NH90 e o tuga chico-esperto a querer comprá-los (alegadamente), quando já tem UH-60.
É mau de mais. Por isso só pode ser verdade.
Fds, nem sei porque é que me interesso por esta m....

Mas o NH-90 é mau?
Depende de quem o opera.
O artigo da Warzone tem de ser levado com um pouco de "grão de sal" pela aproximação OZ aos EUA, mas merece uma reflexão.
Citar
Australia’s NH90 Helicopter Nightmare Is Finally Ending
https://www.thedrive.com/the-war-zone/australias-nh90-helicopter-nightmare-is-finally-ending

Depois os verdadeiros interessados no NH90

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3521 em: Outubro 06, 2023, 06:26:32 pm »
Mas que sonho? O Exercito ter helicopteros faz parte do acordo de transferência dos Paras para o Exercito.
Que sentido faz ter uma força aerotransportada e não ter nenhum meio aéreo?

Claro que para a FAP é muito bom transferir os custos de ter um tropa para o Exercito e manter as verbas para meios aéreos. Mas não só é ineficiente como coloca em causa a defesa nacional.

Em caso de operação NATO(que para alguns aqui é a única coisa que interessa) as nossas forças iam ser integradas em forças de outros países. E o mais provável é esses países operarem o NH-90. Logo logisticamente faz mais sentido o NH-90.

Que sentido faz, num país tão pequeno e com umas FA tão pequenas, não haver um pingo de interoperabilidade entre os ramos? Quer dizer, para umas coisas, o Exército estar dependente dos C-295, C-130/C-390 e F-16 da FAP, tudo tranquilo, agora helicópteros é que não pode ser?
Então mas ter uma força aerotransportada, implica que os meios aéreos para transportar esta força, têm que estar estritamente no Exército?

O que é que é ineficiente? Ineficiente é, numa altura em que a operação de armas combinadas (e operação entre ramos) é a norma, andarmos aqui a brincar às unidades independentes.
Quanto a colocar em causa a defesa nacional, é de rir mesmo. Realmente numas FA que virtualmente não têm capacidade AA terrestre, na infantaria NVGs é só para alguns, onde há falta de munição para tudo, onde a artilharia que apoia a BrigInt ser da II Guerra Mundial, realmente ter helicópteros na FAP/comando conjunto, é que ia pôr em causa a defesa nacional.  ::)

(Não, para alguns importa ter umas FA equilibradas, capazes de operar na Europa/NATO, no Atlântico e ainda em África, e não apenas em África.)
Em missões NATO, não sabemos com quem, nem como, iríamos ser integrados. Tanto pode ser com a Espanha ou a Itália, como podes juntar-te à Roménia, ou à Dinamarca, tal como as forças nacionais podem não ter nada a ver com helicópteros/força aerotransportada. Não é por arranjares um helicóptero igual a um dos vários modelos que Espanha usa, que agora a questão logística fica resolvida (quando não há interoperabilidade em mais nenhum aspecto, tirando os Leopard). Curioso que noutros programas, ninguém quer saber de interoperabilidade com aliados.

De notar que: Canadá, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda e República Checa (possivelmente mais países, mas não fui ver tudo) operam helicópteros num comando conjunto ou como parte da respectiva força aérea. Claro que para nós, tal seria impossível, dada a dimensão enorme das nossas FA comparadas com as destes países.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3522 em: Outubro 06, 2023, 08:18:41 pm »
Espantoso.
Todos a querer livrar-se dos NH90 e o tuga chico-esperto a querer comprá-los (alegadamente), quando já tem UH-60.
É mau de mais. Por isso só pode ser verdade.
Fds, nem sei porque é que me interesso por esta m....





Mas o NH-90 é mau?
Depende de quem o opera.
O artigo da Warzone tem de ser levado com um pouco de "grão de sal" pela aproximação OZ aos EUA, mas merece uma reflexão.
Citar
Australia’s NH90 Helicopter Nightmare Is Finally Ending
https://www.thedrive.com/the-war-zone/australias-nh90-helicopter-nightmare-is-finally-ending

Depois os verdadeiros interessados no NH90


Além disso...

https://breakingdefense.com/2022/06/norway-terminates-nh90-helicopter-program-with-few-good-options-for-replacement/

Austrália e Noruega, esses pobretanas...
Nós é que temos guito e que sabemos mais e melhor!
- O que é preciso é poucas unidades e muita variedade!

Isto parece deliberado para nos reduzir a operacionalidade e a racionalidade de recursos.


54´38"
« Última modificação: Outubro 06, 2023, 08:28:18 pm por Luso »
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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3523 em: Outubro 06, 2023, 09:50:12 pm »
Caros foristas
O caso do heli de evacuação será adquirido para a FAP pois falta um heli intermedio entre o koala e o merlin, quando se fala na evacuação este será para duplo uso tambem, ou seja quando este nao estara em missoes exteriores onde nao seja requesitado o mesmo andara por ca a fazer um pouco de tudo, mas 53 milhoes seja mos sinceros é muito curto, para um heli Novo, Bimotor, alguma blindagem, capacidade de combate, e que tenha sinergias com o que por ca temos...nao sei o preco de um simples H145M Novo, ou mesmo do Aw 109M mas certamente rondara por unidade 15 milhoes ou seja pouco mais daria para 3/4 helis sejamos realistas.....falo Novos.....atenção é o que o governo pretende mas demasiado curto este valor....na ordem dos 100 milhoes ai sim... seria possivel....a mesma compra.
Desconheco na LPM se este valor se mantem ou alterou....caso saibam agradecia que me informassem....

Para o Exercito qual o valor para a compra do heli para equipar a UALE???desconheco mas fazendo contas assim por baixo no minimo para aquisicao do heli, armamento, formacao, motores , manutencao, formacao de pilavs possivel simulador, hangares, unidades de apoio terrestre, independentemente do numero de helis nao menos que 12 ... tudo isto rondara os 800 milhoes digo eu...tudo depende do programa vencedor, ou fornecedor, a meu ver airbus...com o H145M, a Leonardo com o Aw 109M sera por aqui a escolha do exercito???vamos ver.
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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3524 em: Outubro 06, 2023, 10:04:36 pm »
Boas
Ja que andamos por terras germanicas a fazer compras porque nao a compra dos superlynx??? Para o Exercito??? Ou mesmo alguns blackhawks germânicos??? Ou NH 90??? É uma questao de numeros ....e de falar ....
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