Não é um bocadinho estranho estar a Airbus a oferecer estes helis em segunda mão quando os franceses ainda têm Cougars e Puma /Super Puma para substituir?
Não se fosse tal como fizeram com o Rafale, vendendo aparelhos ex-Armée de l'Air em segunda-mão para depois encomendarem aeronaves novas. Além disso, a Ministra da Defesa francesa já afirmou em Abril que iriam comprar mais Caracal, não só para substituir Pumas e Super Pumas, mas também para apoiar a indústria aeronáutica francesa, ou neste caso a Airbus.
Trata-se de um rumor, daí tê-lo partilhado como tal. A LPM foi finalmente aprovada na sexta-feira, portanto depois do período de férias/silly season deveremos começar a ver algum avanço nos dossiers dos denominados projectos estruturantes, como é o caso dos "helicópteros de apoio, proteção e evacuação".
Tal como escreveu o Vítor Matos na peça do Expresso, quando disse que o concurso para o fornecimento de aeronaves de apoio aéreo próximo parece estar feito à medida do Super Tucano, este também parece encaixar que nem uma luva no Black Hawk. Todavia, e se de facto se abrir um concurso internacional debaixo da chancela da NSPA, irão naturalmente surgir vários concorrentes, por muito que o número de plataformas a adquirir seja relativamente baixo. Pode-se especular que serão os do costume, ou seja, a Bell, a Sikorsky, a Leonardo e a Airbus, mas ainda muita água irá correr debaixo da ponte.
A preferência dos ramos é conhecida: Black Hawk. Veremos mais adiante se se confirma, espero que sim.