6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2820 em: Janeiro 06, 2022, 02:23:52 am »
A opção por um derivado dos Black Hawk parece-me a mais adequada. Corresponde às necessidades, principalmente se vierem devidamente equipados, e abre caminho (facilita a transição) para que a meio da década de 30, fossem substituídos em conjunto com os Lynx, por MH-60S e MH-60R, respectivamente. Uniformizava-se a frota, o treino e tudo o resto, com 2 modelos do mesmo helicóptero, em que ambos podem inclusive ser embarcados.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2821 em: Janeiro 06, 2022, 10:30:08 am »
Tive conhecimento que as FFAA Suecas, além dos 15 UH60 que possuem, para limitar a inoperacionalidade de grande parte da frota de NH90, planeiam adquirir mais um lote dos helis Americanos, muito provavelmente para alienar os NH90 e também parte ou a totalidade da frota de vinte AW109 que possuem. 

Como, muito provavelmente os nossos especialistas das aquisições Aéreas poderão estar tentados a comprar mais Kualitas, mesmo Asteroizados, seria uma escolha um pouco melhor se, a alienação de parte da frota 109 Sueca for avante, tentar adquirir, pelo menos algumas unidades daqueles Helis Ligeiros.

Tendo entrado ao serviço há cerca de treze/catorze anos, as unidades suecas terão ainda uns bons milhares de horas de voo disponíveis para oferecer ao futuro comprador.
Até as seis unidades que foram navalizadas poderiam representar uma opção, quem sabe, para que os futuros NPO's, a existirem, pudessem receber o 109M como heli dedicado....
 
AgustaWestland AW109MUH / Hkp15B

Since 1998 all Swedish military helicopters all come under the Swedish Armed Forces Helicopter Wing (Försvarsmaktens Helikopterflottilj), which is divided in to squadrons each with their own assigned duties and work in cooperation with the air force, army and navy.

3.HkpSkv (Helikopterskvadronen) is based with F 17 Wing at Ronneby and their role is to support naval operations with the AgustaWestland AW109MUH known in Swedish military service as the Hkp15B. 20 Hkp15As (serials 15021 to 15040) delivered 2.HkpSkv (Helikopterskvadronen) at Malmen/Linkoping from April 2006 to June 2007.

Six of these (serials 15033 to 15038) were navalised (CSAR/SAR) for ship based operations as Hkp15Bs from March 2008 to June 2008 and assigned to 3.HkpSkv with F 17 Wing at Kallinge/Ronneby. When equipped with sonar buoys they can be used for  anti-submarine warfare (ASW). They mostly work over the sea with ships, performing surface surveillance and sea traffic control. Additionally they can support land forces and are required to act as targets over the sea for the Gripen pilots. However they mostly try to keep out of the way of the air force by flying low for safety reasons. Low flights along the coastline and birds become another hazard while over land wires and telephone masts add to the dangers, the Hkp15s are also fitted with wire cutters top and bottom to reduce their vulnerability to snagging wires and cables.





https://www.targeta.co.uk/air2air_hkp15b.htm

Abraços

Não me parece que vá acontcer.
Cps,

Claro que não vai acontecer, o meu post é apenas uma constatação que as opções minimalistas que vem sendo tomadas tanto no que diz respeito ás quantidades de equipamentos comprados, assim como as caracteristicas desses mesmos equipamentos, e isto é válido para todos os Ramos das FFAA, revelam bem que tipo de heli Evakuativo, irá, se algum dia for, adquirido o que eu já duvido.

O 109, só por si um heli Ligeiro, é superior ao nosso Kualita civil, as unidades Suecas, com as limitações já referidas que os Lynx possuem, falta de Flir, encaixam-se perfeitamente nas valências tanto dos Lynx como dos 119, ou seja adquirir mais um lote de helis civis para não escandalizar a OP, e a contento do generalato e Almirantado de serviço.

Não consigo é encontrar fundamentos em que se baseiam os comentários de alguns foristas que asseguram que os tais EvaKuativos serão helis médios.
Claro que trabalhando com aeronaves já há mais de trinta e cinco anos, sei, por experiência própria que um Heli médio é muito mais eficaz em todo o tipo de operações, como tal seria a escolha acertada mas não a óbvia para a gentinha do PODER.
Do mesmo modo, também por experiência sei que devido á verba envolvida para tal aquisição, já alocada há três anos, para um numero de cinco a seis unidades, tal verba é insuficiente para adquirir tal quantidade de helis médios, mesmo sendo civis.
Deste modo e sabendo o que a casa gasta, o mais certo é virmos a ter uma frota de uma meia dúzia de helis evaKuativos da mesma classe, e, semelhantes senão iguais aos já 119 que possuimos, a minha esperança é que pelo menos escolham um heli médio/Ligeiro de quatro Tons tipo 169, que seria um modelo pequeno nas capacidades mas muito superior ao 119, esperemos para ver !!

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2822 em: Janeiro 06, 2022, 10:41:33 am »
A opção por um derivado dos Black Hawk parece-me a mais adequada. Corresponde às necessidades, principalmente se vierem devidamente equipados, e abre caminho (facilita a transição) para que a meio da década de 30, fossem substituídos em conjunto com os Lynx, por MH-60S e MH-60R, respectivamente. Uniformizava-se a frota, o treino e tudo o resto, com 2 modelos do mesmo helicóptero, em que ambos podem inclusive ser embarcados.

Uma aquisição de seis Black Hawk ficaria muito acima da verba alocada para os EvaKuativos.

Seria a escolha acertada por vários motivos, mas, não me parece que tal venha a acontecer a nossa gentinha gosta de pensar curto e pequenino.
Tais modelos permitiriam aliviar a utilização desnecessária dos 101, e equipar tanto a FAP, como a marinha, com o mesmo tipo de heli, se bem que no caso da marinha a operação dos BH, nas fragatas actuais teria que ser repensada.

A Aposta no modelo dos EvaKuativo, na minha opinião irá recair num modelo da Leonardo, algo me diz que a FAP ficará dependente de apenas um fabricante de helis com todas as vantagens e desvantagens, mais estas, inerentes a tal dependência.

Se for adquirido, como penso um modelo da leonardo, ou iremos apanhar com mais 119, estes já tipo Kualhões, a esteroides, ou na melhor das hipóteses com o 169, nada mais que isso, em virtude dos custos associados.
Isto é a minha opinião.

Abraços 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2823 em: Janeiro 06, 2022, 11:35:22 am »
A serem Black Hawks, seriam sempre em segunda mão, e bastava que aguentassem 12 a 15 anos de uso, altura em que, por volta de 2035, seriam substituídos pelos MH-60, tal como os Lynx.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2824 em: Janeiro 06, 2022, 11:54:46 am »
O UH-60 Blackhawk é o vector escolhido, da parte dos três ramos há consenso nesse aspecto. Agora faltarão outros aspectos, outras nuances, e pessoalmente só acreditarei quando vir o(s) primeiro(s) a ser(em) apresentado(s) oficialmente por cá. Até esse momento continuarei na expectativa, recordando sobretudo o episódio EC635.






A serem Black Hawks, seriam sempre em segunda mão, e bastava que aguentassem 12 a 15 anos de uso, altura em que, por volta de 2035, seriam substituídos pelos MH-60, tal como os Lynx.

Sim, deverá ser mais ou menos esse o horizonte temporal da sua utilização, sendo células reacondicionadas. O Romeo Seahawk em segunda-mão poderá substituir os Super Lynx a partir de 2032/35 como helicóptero embarcado polivalente, não como "heli de evacuação". Para esta última missão algo terá de ser posteriormente pensado ou delineado, recordando que os EH-101, com ou sem MLU, precisarão de começar a ser substituídos a partir de 2040.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2825 em: Janeiro 06, 2022, 12:19:52 pm »
O grande problema do UH-60 é o custo da hora de voo.
Se não vierem com um contrato de manutenção do fabricante por 10 anos, rapidamente vamos ter 1 ou 2 a voar.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2826 em: Janeiro 06, 2022, 12:20:32 pm »
A serem Black Hawks, seriam sempre em segunda mão, e bastava que aguentassem 12 a 15 anos de uso, altura em que, por volta de 2035, seriam substituídos pelos MH-60, tal como os Lynx.

DC, sejamos minimamente realistas, onde diabo vamos ter dinheiro para na segunda metade da década de 30, substituirmos/melhorarmos todos os sistemas de armas que necessitam de serem substituidos, adquiridos, melhorados ???

Ele são os F16, os 101, os Epsilon, os P3, os 295, as Fragatas, os patrulhas costeiros, as lanchas de fiscalização, os dois primeiros lotes dos NPO, os helis da EHM, viaturas e armamento dos Fuzos, e não me alongo com os meios do Exército, referindo e só a inexistência de dois SA de Defesa Aérea um SHORAD e outro de médio alcance, que nunca nos ficariam abaixo de uns 500 milhões, isto se se encarasse a DN seriamente.

Não vai haver dinheiro para isso tudo, pois nem com 10.000 milhões conseguíamos substituir/melhorar tudo, pelo simples motivo que não planeamos atempadamente, nem começamos a investir a sério e gradualmente, deixando todos esses SA para a Década de 30.
A politica de desinvestimento nas FFAA, levou-as ao que elas são hoje em dia, instituições sem o efectivo minimo e equipamentos actualizados e em quantidades suficientes para desempenhar as missões sem terem de recorrer sistemáticamente a apoio externos tais como RAR, CAS, e logistico e não só para as FND.
Se, em vez das putas das LPM's e dos cancros das cativações, o orçamento das FFAA, com apenas 1,5% do PIB,  fosse integralmente aplicado nas instituições militares, com uma parcela de 20% para investimentos, em quinze anos, e estando em 2022, 500 milhões/ano, as FFAA teriam, até 2037, investido cerca de 7.500, o que era uma soma muito apreciável, e, que permitiria não só aumentar os efectivos das FFA para o seu valor de 32.000 elementos, mas adquirindo gradualmente a maioria dos SA que nos fazem falta e ou necessitam de ser melhorados.

O heli que for adquirido como EvaKuativo, irá á semelhança de todos os helis que a FAP teve operar mais de trinta anos, e só por volta de meados da decada de 50 será substituido.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 06, 2022, 12:33:28 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2827 em: Janeiro 06, 2022, 12:34:49 pm »
O UH-60 Blackhawk é o vector escolhido, da parte dos três ramos há consenso nesse aspecto. Agora faltarão outros aspectos, outras nuances, e pessoalmente só acreditarei quando vir o(s) primeiro(s) a ser(em) apresentado(s) oficialmente por cá. Até esse momento continuarei na expectativa, recordando sobretudo o episódio EC635.






A serem Black Hawks, seriam sempre em segunda mão, e bastava que aguentassem 12 a 15 anos de uso, altura em que, por volta de 2035, seriam substituídos pelos MH-60, tal como os Lynx.

Sim, deverá ser mais ou menos esse o horizonte temporal da sua utilização, sendo células reacondicionadas. O Romeo Seahawk em segunda-mão poderá substituir os Super Lynx a partir de 2032/35 como helicóptero embarcado polivalente, não como "heli de evacuação". Para esta última missão algo terá de ser posteriormente pensado ou delineado, recordando que os EH-101, com ou sem MLU, precisarão de começar a ser substituídos a partir de 2040.

Era uma excelente noticia, mas como dizes, ver para crer.

Outra questão é que tipo de "upgrade" a FAP poderia querer. Faria sentido tentar de Lima para Victor, mas não sei como andam os stocks de Limas por Corpus Christi.


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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2828 em: Janeiro 06, 2022, 02:07:19 pm »
O UH-60 Blackhawk é o vector escolhido, da parte dos três ramos há consenso nesse aspecto. Agora faltarão outros aspectos, outras nuances, e pessoalmente só acreditarei quando vir o(s) primeiro(s) a ser(em) apresentado(s) oficialmente por cá. Até esse momento continuarei na expectativa, recordando sobretudo o episódio EC635.






A serem Black Hawks, seriam sempre em segunda mão, e bastava que aguentassem 12 a 15 anos de uso, altura em que, por volta de 2035, seriam substituídos pelos MH-60, tal como os Lynx.

Sim, deverá ser mais ou menos esse o horizonte temporal da sua utilização, sendo células reacondicionadas. O Romeo Seahawk em segunda-mão poderá substituir os Super Lynx a partir de 2032/35 como helicóptero embarcado polivalente, não como "heli de evacuação". Para esta última missão algo terá de ser posteriormente pensado ou delineado, recordando que os EH-101, com ou sem MLU, precisarão de começar a ser substituídos a partir de 2040.

Era uma excelente noticia, mas como dizes, ver para crer.

Outra questão é que tipo de "upgrade" a FAP poderia querer. Faria sentido tentar de Lima para Victor, mas não sei como andam os stocks de Limas por Corpus Christi.




Mandar um RFI para lá e eles dizem, mas há dezenas disponíveis e em bom estado.
Cps,
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2829 em: Janeiro 06, 2022, 02:39:30 pm »
190 páginas volvidas e helis nicles. Força. que ainda apanhamos o tópico do LPD....  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Então mas aquelas potências mundiais como as Filipinas e a Eslováquia aguentam os custos de hora voo do Black Hawk e Portugal só com um contrato a 10 anos? E querem F35?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Citar
Black Hawk, which costs around $4,500 per flight hour in fuel and upkeep.

Fonte:  http://dev-onboard.summerize.io

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2830 em: Janeiro 06, 2022, 02:50:41 pm »
Sim, deverá ser mais ou menos esse o horizonte temporal da sua utilização, sendo células reacondicionadas. O Romeo Seahawk em segunda-mão poderá substituir os Super Lynx a partir de 2032/35 como helicóptero embarcado polivalente, não como "heli de evacuação". Para esta última missão algo terá de ser posteriormente pensado ou delineado, recordando que os EH-101, com ou sem MLU, precisarão de começar a ser substituídos a partir de 2040.

Sim, daí estar a dizer que se devia tentar adquirir também a versão MH-60S, que é na prática um UH-60 navalizado, com bastante comunalidade com o MH-60R. Com estes dois modelos, ficavam dois problemas resolvidos, e com uma linha logística simplificada.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2831 em: Janeiro 06, 2022, 03:11:25 pm »
Sim, deverá ser mais ou menos esse o horizonte temporal da sua utilização, sendo células reacondicionadas. O Romeo Seahawk em segunda-mão poderá substituir os Super Lynx a partir de 2032/35 como helicóptero embarcado polivalente, não como "heli de evacuação". Para esta última missão algo terá de ser posteriormente pensado ou delineado, recordando que os EH-101, com ou sem MLU, precisarão de começar a ser substituídos a partir de 2040.

Sim, daí estar a dizer que se devia tentar adquirir também a versão MH-60S, que é na prática um UH-60 navalizado, com bastante comunalidade com o MH-60R. Com estes dois modelos, ficavam dois problemas resolvidos, e com uma linha logística simplificada.
Era uma boa opção mas, muito mais limitada na escolha de células, não existem muitos MH-60S disponiveis em "mothball", pelo menos a acreditar nos números do AMARG (não sei a USCG também os leva ou apenas leva os HH):


Tentar uma quantidade razoavel de Limas e tentar converte-los em Victor, penso que seria a nossa melhor opção custo/qualidade.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2832 em: Janeiro 06, 2022, 03:22:52 pm »
Era uma boa opção mas, muito mais limitada na escolha de células, não existem muitos MH-60S disponiveis em "mothball", pelo menos a acreditar nos números do AMARG (não sei a USCG também os leva ou apenas leva os HH):


Tentar uma quantidade razoavel de Limas e tentar converte-los em Victor, penso que seria a nossa melhor opção custo/qualidade.

A opção MH-60R/S, seria para meados de 2030, para substituir os Lynx e os UH-60 que se fala neste tópico. Nessa altura, espera-se que haja muitos mais MH-60R e S disponíveis.

Mas para já, importante era ir buscar os UH-60 enquanto ainda há disponíveis, e fazer a modernização.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2833 em: Janeiro 06, 2022, 03:40:06 pm »
Citação de: dc
A opção MH-60R/S, seria para meados de 2030, para substituir os Lynx e os UH-60 que se fala neste tópico. Nessa altura, espera-se que haja muitos mais MH-60R e S disponíveis.
Mas para já, importante era ir buscar os UH-60 enquanto ainda há disponíveis, e fazer a modernização.

Ah percebi mal.

Sim lá para 2030 vão haver muitos, até MQ-8B/C  :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2834 em: Janeiro 06, 2022, 04:10:11 pm »
O upgrade dos UH-60 L/M para V custa cerca de 4 milhões, por isso tudo depende do preço que se conseguir por umas células em bom estado no AMARG…