6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1440 em: Março 07, 2020, 11:05:58 am »
Boa noite ao Forum! Esta é a minha primeira intervenção, há bastantes meses que vos sigo mais apenas hoje consegui efetuar o registo (problemas no site).

Sigo em particular este tema e pelo respeito que tenho pelas vossas opiniões, válidas e bastante próximas da realidade, decidi partilhar alguns dados e anular alguma desinformação e que todos tomaram como verdade.

É totalmente falso que o governo americano nos tenha "oferecido" qualquer modelo de helicóptero, esta notícia foi veiculada pelo comentador Nuno Rogeiro com base numa notícia saída num jornal dos Açores. Também não é verdade que "os Ramos não se entendem" muito pelo contrário, o objetivo será concentrar e concertar esforços numa missão comum. Os USA foram de facto consultados numa fase inicial para helicópteros usados e, neste ponto, a solução para já seria apenas UH-60 Ex-US Army. Os HH-60H seriam excelentes mas, conforme alguém aqui já escreveu, esses estão reservados para USCG que tem em curso um programa de modernização dos seus helicópteros, programa esse que inclui a possibilidade de conversão das células do HH-60H (se pesquisarem encontram facilmente artigos sobre este programa).

A respeito do UH-60, este é neste momento o único helicóptero transportável num KC390 (e C130), há um video na net, da própria EMBRAER, onde se vê um UH-60L da FAB a entrar dentro do mockup do KC. Neste filme vê-se as pás do rotor principal folded assim como a cauda incluindo o estabilizador horizontal. Todos os UH-60 têm esta capacidade pelo que todos são igualmente fáceis de transportar num NPL.

É verdade que este programa de helicópteros de apoio começou por pensar num helicóptero mais ligeiro e cuja missão seria apenas de escolta armada (tipo KIOWA) e que para essa missão chegou de facto a ser considerado uma versão M do Koala mas tal caiu por terra já à bastante tempo (A missão de apoio e resgate implica uma aeronave de maiores dimensões). O problema é que o dinheiro manteve-se igual não tendo  crescido em igual proporção.

Nesta fase todas as opções são válidas, aquelas que têm sido aqui comentadas, incluindo os UH-60 usados. Se o dinheiro dá para 5? Provavelmente não, vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo que esse futuro será ainda este ano...

Bom dia e bem-vindo ao fórum. A sua entrada só peca por tardia, nunca somos demais.  :)


Gostava de fazer uns comentários àquilo que ontem escreveu:

Citar
É totalmente falso que o governo americano nos tenha "oferecido" qualquer modelo de helicóptero, esta notícia foi veiculada pelo comentador Nuno Rogeiro com base numa notícia saída num jornal dos Açores.

Foi uma notícia saída salvo erro no Açoriano Oriental. De facto lá vinha dito algo nessas linhas, e por isso não me admira nada que o "cagão" do Rogeiro tenha vindo papaguear aquilo que lá leu; aliás, quando noticiei isso aqui no início de Dezembro passado coloquei inicialmente reservas pois vindo de quem vem toda a cautela é pouca. No entanto pouco depois apareceram outras fontes distintas dentro da Força Aérea (e não só) a corroborar na sua quase totalidade aquilo que ele avançou, ou seja, a disponibilidade norte-americana em nos fornecer várias versões do Sikorsky H-60, e sobretudo o impasse causado pela falta de entendimento dos Chefes de Estado-Maior de diferentes ramos quanto à versão a optar. Em que é que ficamos então?

Citar
Também não é verdade que "os Ramos não se entendem" muito pelo contrário, o objetivo será concentrar e concertar esforços numa missão comum.

Vai-me perdoar, mas isso soa profundamente a conversa com formatação institucional. São infelizmente inúmeros os casos em que os CEM nunca estiveram de acordo, nem se esforçaram para estar, prejudicando com isso o seu ramo, as Forças Armadas e o país. Há tantos casos que nem vale a pena estar aqui agora a citar exemplos.

Citar
Os USA foram de facto consultados numa fase inicial para helicópteros usados e, neste ponto, a solução para já seria apenas UH-60 Ex-US Army

Não seriam o ideal para aquilo que se pretende, não vão ser aparelhos para o Exército utilizar como besta de carga; apesar disso alguns UH-60L, com possível upgrade para UH-60V, seriam muito melhor que nada ter. Mas se a FAP está a fazer o trabalho de casa (como sempre o faz) e está atenta, em breve saberemos mais acerca dos possíveis modelos a considerar.

Citar
Os HH-60H seriam excelentes mas, conforme alguém aqui já escreveu, esses estão reservados para USCG que tem em curso um programa de modernização dos seus helicópteros, programa esse que inclui a possibilidade de conversão das células do HH-60H (se pesquisarem encontram facilmente artigos sobre este programa).

Sim, é verdade, já foi aqui noticiado.

Citar
A respeito do UH-60, este é neste momento o único helicóptero transportável num KC390 (e C130), há um video na net, da própria EMBRAER, onde se vê um UH-60L da FAB a entrar dentro do mockup do KC. Neste filme vê-se as pás do rotor principal folded assim como a cauda incluindo o estabilizador horizontal. Todos os UH-60 têm esta capacidade pelo que todos são igualmente fáceis de transportar num NPL.

Tenho as minhas dúvidas quanto a isso; creio que aparelhos como o AW109M, H160M, H145M e AW169M caberiam perfeitamente dentro do porão de carga do (K)C-390, basta conferir as suas dimensões. O problema é que a FAB não tem nenhum destes ao serviço. ::)

Citar
É verdade que este programa de helicópteros de apoio começou por pensar num helicóptero mais ligeiro e cuja missão seria apenas de escolta armada (tipo KIOWA) e que para essa missão chegou de facto a ser considerado uma versão M do Koala mas tal caiu por terra já à bastante tempo (A missão de apoio e resgate implica uma aeronave de maiores dimensões). O problema é que o dinheiro manteve-se igual não tendo  crescido em igual proporção.

Nesta fase todas as opções são válidas, aquelas que têm sido aqui comentadas, incluindo os UH-60 usados. Se o dinheiro dá para 5? Provavelmente não, vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo que esse futuro será ainda este ano...

Sim, feliz e infelizmente tudo o que escreveu é verídico. Resta agora aguardar por novidades que deverão sim estar para breve.


Abraço!  ;)
« Última modificação: Março 07, 2020, 11:11:54 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1442 em: Março 07, 2020, 12:08:27 pm »
seja ....por mim perfeitoS super lynx...ou AW169M desde que pelo menos um deles venha maravilha...os militares destacados agradecem imenso
« Última modificação: Março 07, 2020, 12:11:01 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1443 em: Março 07, 2020, 12:43:15 pm »
 

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1444 em: Março 07, 2020, 12:55:10 pm »
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Tenho as minhas dúvidas quanto a isso; creio que aparelhos como o AW109M, H160M, H145M e AW169M caberiam perfeitamente dentro do porão de carga do (K)C-390, basta conferir as suas dimensões. O problema é que a FAB não tem nenhum destes ao serviço. ::)

Não tenha, é fácil de verificar. Ir ao site da Embraer onde estão as dimensões internas do KC e pesquisar na net as dimensões externas dos vários modelos... alguns deles caberão... depois de removida a cauda, MGB, patins...
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1445 em: Março 07, 2020, 12:57:49 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1446 em: Março 07, 2020, 01:14:18 pm »
Friamente, se os EUA não nos patrocinarem - e devem ter aliados mais prioritários que os que "desviam" parte orçamento para rendas das instalações militares - é melhor começar a pensar no AW109 TrekkerM... na melhor das hipóteses, sabe Deus que pode ser pior.
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1447 em: Março 07, 2020, 01:24:54 pm »
Wildcats em segunda-mão? Creio que para já seja difícil de arranjar, a não ser que te refiras a Super Lynx e que os convertêssemos em Wildcat... mas já sabemos como são os MLUs de Lynx por cá.  ::)

Friamente, se os EUA não nos patrocinarem - e devem ter aliados mais prioritários que os que "desviam" parte orçamento para rendas das instalações militares - é melhor começar a pensar no AW109 TrekkerM... na melhor das hipóteses, sabe Deus que pode ser pior.

Neste momento até o 109 era melhor que o 119M. Mas mal por mal que se compre algo melhor e totalmente equipado.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1448 em: Março 07, 2020, 01:53:43 pm »
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Tenho as minhas dúvidas quanto a isso; creio que aparelhos como o AW109M, H160M, H145M e AW169M caberiam perfeitamente dentro do porão de carga do (K)C-390, basta conferir as suas dimensões. O problema é que a FAB não tem nenhum destes ao serviço. ::)

Não tenha, é fácil de verificar. Ir ao site da Embraer onde estão as dimensões internas do KC e pesquisar na net as dimensões externas dos vários modelos... alguns deles caberão... depois de removida a cauda, MGB, patins...

Não é assim tão simples sr Togus, não é assim tão simples, sabe, já agora qual é a margem de segurança interna minima, ou seja as distâncias mínimas, entre a carga a ser objecto de amarração e a estrutura interna da aeronave ??
Olhe que não são nem cinco nem dez nem quinze cms, são muito mais sr Togus !!!

Cumprimentos
« Última modificação: Março 07, 2020, 08:07:19 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1449 em: Março 07, 2020, 01:58:25 pm »


E não se fala mais nisso! ;)

https://www.cavok.com.br/blog/marinha-real-britanica-completa-testes-com-nova-asa-de-armas-do-wildcat/

Vocês gostam mesmo é de helicópteros navais. ;D

Mas prefiro o Aw159 equipado com os 20 Martlet
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1450 em: Março 07, 2020, 03:18:33 pm »
Se alguma vez comprássemos desses, vinham só "fitted for but not with" e já íamos com sorte!  :mrgreen:
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1451 em: Março 07, 2020, 03:54:58 pm »
Não tenha, é fácil de verificar. Ir ao site da Embraer onde estão as dimensões internas do KC e pesquisar na net as dimensões externas dos vários modelos... alguns deles caberão... depois de removida a cauda, MGB, patins...

Caro Togus, não tenho dúvidas quanto ao Blackhawk embora me pareça que fique um tanto ou quanto apertado. Se acompanha o fórum já há algum tempo saberá que o KC-390 tem sido por aqui bem escalpelizado por todos nós sem piedade. ;)

Em relação a outros modelos mais ligeiros de helicópteros, e tendo em conta as suas dimensões, obviamente caberão e até com maior margem de segurança face ao UH-60. Agora o ridículo, e isto naturalmente nada tem a ver consigo, é que dispensámos o LPD Siroco porque supostamente os EH-101 Merlin não conseguiam lá operar, mas vamos adquirir um avião de transporte táctico/estratégico novo que não os consegue transportar, algo útil em caso de destacamento no exterior ou avaria. Brilhante, não acha?  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1452 em: Março 07, 2020, 04:32:28 pm »
tenemos siempre nuestros hermanos con suyo A400M para nos ayudar….nessa situacao….o Kc poe la dentro o Blackhawk portanto nao tou a ver o nosso governo portugues a usar em teatros de Guerra a joia da coroa EH101 Merlin...poe la dentro tambem  2 M113 caso sejam  necessarios ... seja Lynx,s  seja  AW109M...AW139M....AW169M entre outros…. :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1453 em: Março 07, 2020, 05:39:10 pm »
tenemos siempre nuestros hermanos con suyo A400M para nos ayudar….nessa situacao….o Kc poe la dentro o Blackhawk portanto nao tou a ver o nosso governo portugues a usar em teatros de Guerra a joia da coroa EH101 Merlin...poe la dentro tambem  2 M113 caso sejam  necessarios ... seja Lynx,s  seja  AW109M...AW139M....AW169M entre outros…. :mrgreen:

Nem vou comentar...
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1454 em: Março 07, 2020, 05:41:07 pm »
Não tenha, é fácil de verificar. Ir ao site da Embraer onde estão as dimensões internas do KC e pesquisar na net as dimensões externas dos vários modelos... alguns deles caberão... depois de removida a cauda, MGB, patins...

Caro Togus, não tenho dúvidas quanto ao Blackhawk embora me pareça que fique um tanto ou quanto apertado. Se acompanha o fórum já há algum tempo saberá que o KC-390 tem sido por aqui bem escalpelizado por todos nós sem piedade. ;)

Em relação a outros modelos mais ligeiros de helicópteros, e tendo em conta as suas dimensões, obviamente caberão e até com maior margem de segurança face ao UH-60. Agora o ridículo, e isto naturalmente nada tem a ver consigo, é que dispensámos o LPD Siroco porque supostamente os EH-101 Merlin não conseguiam lá operar, mas vamos adquirir um avião de transporte táctico/estratégico novo que não os consegue transportar, algo útil em caso de destacamento no exterior ou avaria. Brilhante, não acha?  ::)

Siroco? Nem é preciso ir tão longe, para embarcar um Merlin havia um certo AOR britânico parado com hangar para tal. Mas como diziam eles, não havia opções de AOR no mercado... estou para ver se se construir um AOR de raiz, se terá sequer capacidade de embarcar e operar um Merlin, ou se vão ignorar completamente esta capacidade bastante útil. Mas se não der dinheiro para o bolso de ninguém, não há cá A-400, AORs, LPDs nem nada... Pela conversa do duplo-uso do 390, as 5 aeronaves vão rebentar as horas de voo das células em 10 anos.

tenemos siempre nuestros hermanos con suyo A400M para nos ayudar….nessa situacao….o Kc poe la dentro o Blackhawk portanto nao tou a ver o nosso governo portugues a usar em teatros de Guerra a joia da coroa EH101 Merlin...poe la dentro tambem  2 M113 caso sejam  necessarios ... seja Lynx,s  seja  AW109M...AW139M....AW169M entre outros…. :mrgreen:

De facto depender dos outros para justificar a preferência pelos KC, faz todo o sentido. Pela mesma lógica ainda algum génio se lembra de substituir os F-16 por Super Tucanos, e caso a situação aperte, os Typhoons espanhóis "dão uma ajuda".
Quanto ao nosso governo usar ou não o Merlin, situações futuras assim o dirão, mas dada a ausência de mais algum héli militar em Portugal de momento (o Lynx sem sistemas defensivos não conta), lá terão de enviar algum dos 4 CSAR para fora. Mas é aqui que entra o "héli de evacuação"/escolta, o Merlin para autocarro voador serve, falta-lhe a escolta, seja por meio de um héli ligeiro/médio armado, seja por um héli de ataque.

Um dia em que surja a necessidade de evacuar cidadãos nacionais no estrangeiro, ou conferir apoio aéreo de asa rotativa num TO qualquer, e começarem a aparecer militares portugueses gravemente feridos ou pior, por falta de apoio aéreo ou por falta de evacuação atempada da zona de combate, aí o governo de então terá de engolir as decisões tomadas sobre o não-uso do Merlin.
 
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