Boas Lightning,
Referi a minha opinião entre as duas unidades que mencionei e aludi as suas capacidades e valências apenas e só isso, não acho nada necessário termos um NPL com capacidade de transportar CC pois nem sequer temos operacionais um número suficiente de CC's para os empenharmos nalgum possível TO.
Também acho que a classe Rotterdam seria a ideal para nós apenas a tripulação de 130 almas é a maior limitação a meu ver, mas quem não tem cão caça com um gato.
Se houvesse possibilidade de adquirir um NPL preferiria um do tipo Canterbury da RNZN, menor que os congéneres Holandeses deslocando apenas 9.000 tons, mas com uma guarnição de apenas 60 elementos, tendo capacidade de transportar uma unidade de infª/Fuzos com um efectivo de 300 elementos, espaço para meia centena de viaturas, e alguns contentores.
As únicas limitações para a nossa marinha se operássemos este tipo de navio seriam:
as dimensões do Hangar deste navio pois apenas consegue acomodar quatro NH90 e o seasprite orgânico, nós que operamos os EH101 teríamos que alterar o acesso do hangar !!
o seu comprimento, de apenas 131 metros, compromete as dimensões do flight deck, o que limita/impede a operação simultânea de dois Helis tipo EH101, que seria fundamental para as operações dos nossos helis embarcados.
Logo este tipo de navio teria de ter dimensões um pouco maiores cerca de 145 metros e pelo menos 25 metros de boca para que as limitações referidas pudessem ser suplantadas, mas continuo a pensar que a aquisição ideal seria o HMLS Rotterdam o mais velhinho dos três NPL Holandeses, com 18 anos, uma maravilha para a nossa MdG.
Abraços