Vigilância do Índico pela Armada portuguesa

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PedroI

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #165 em: Setembro 20, 2011, 12:24:45 pm »
Boas,

Sobre a temática da Pirataria.

Citar
US Congress moves to arm ships against pirates - Thu 15th Sep
www.ifw-net.com - Pete Goldin

The US House Transportation Committee has approved a landmark act which authorises armed security on vessels carrying government cargo.

The aim is to protect equipment, materials, or commodities from piracy in high-risk waters.

Owners or operators of these vessels will be reimbursed by the US government for the cost of providing armed personnel.

The Piracy Suppression Act of 2011 also provides training for seafarers on the use of force against pirates, including firearms safety for crew members of vessels carrying government cargo.

The bill also says the US will seek reimbursement from the country of origin for the cost of any action taken to protect “foreign-flagged” ship from pirates. The purpose is to encourage other countries to support efforts to suppress piracy, such as joining the Combined Maritime Forces, a coalition of naval forces from around the world.

“Many nations are reaping the benefits of our presence without pulling their own weight,” said  Congressman Frank LoBiondo, who introduced the bill.

“To rectify this situation, my legislation allows the US to seek reimbursement from vessel flag states for the protection they receive from the US military.”

The Piracy Suppression Act of 2011 now moves on to the full House for consideration.

Earlier this year, IFW reported how pirate attacks off the coast of Somalia and in the Gulf of Aden/Indian Ocean region had climbed dramatically over the first six months of 2011.

According to figures from the International Maritime Bureau (IMB), there were 266 attacks on vessels in the period, compared with 196 last year.

More than 60% were by Somali pirates, the majority of which were in the Arabian Sea area. On 30 June, Somali pirates were holding 20 vessels and 420 crew, demanding ransoms of millions of dollars for their release.
 


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nelson38899

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #167 em: Outubro 01, 2011, 11:21:27 am »
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A Marinha portuguesa assistiu com mantimentos e ajuda médica 24 tripulantes de um navio de pavilhão panamiano, sequestrado há sete meses por piratas ao largo da costa da Somália, divulgou o Estado-Maior da Armada (EMA).

O apoio humanitário foi prestado por homens da fragata D. Francisco de Almeida, em missão da NATO na protecção do tráfego marítimo junto ao corno de África, através de “alimentos e água para mais de três dias e verificação do estado de saúde das pessoas a bordo”, divulgou o EMA.

Os 24 tripulantes do navio mercante Dove foram capturados em Fevereiro, por piratas somalis e agora foram liberados após pagamento de um resgate, consta do comunicado difundido pela Marinha portuguesa.

Ainda de acordo com a armada nacional, foram “garantidas todas as condições de segurança para a navegação, e o Comandante do navio mercante prosseguiu viagem até ao porto seguro de Salalah”.

A fragata NRP D. Francisco de Almeida possui uma guarnição de 185 militares, incluindo duas equipas do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, apoiada por um helicóptero Lynx, sendo a classe de navio de superfície mais moderna ao serviço da armada.

O navio de guerra nacional integra a Força Naval Permanente da NATO (SNMG1), e está desde 1 de Setembro, a patrulhar o mar junto à costa da Somália, na chamada Operação Ocean Shield.

publico.pt
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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PedroI

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #168 em: Outubro 12, 2011, 11:45:52 pm »
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The Beginning Of The End For Somali Piracy? [INSIDER ANALYSIS]
By gCaptain Staff On October 12, 2011

Insiders tell how pirates are destroying the system that allows them to flourish.

By Robert Young Pelton, Somalia Report

Somalia Report has identified a trend that indicates that the $4.5M ransom may have been the tipping point for ship owners. Desperate to hit this magic number a number of recent ships have gone through heart breaking betrayal as negotiators reach an agreement only to discover they had been suckered. When discussions begin again the crestfallen owners are expected to dig deeper into that imaginary pot of money to meet the pirate investors’ demands. The bottom line is that the main pirate groups are hurting. Stalled inventory, maxed out ransoms and heavy investments that have not paid off are putting more pressure on getting higher ransoms for the existing ships.

But this may be the beginning of the end.

What the pirates might not have noticed is that ships with the capability to pay these jumbo-sized ransoms have migrated to Best Management Practice (BMP), security on board, hardening, training, emergency drills, establishing secure citadels, and closer coordination with naval forces in the area. The oft repeated mantra that an armed ship has never been taken still rings true and insurance companies demand security and BMP on ships traveling exception routes. Companies like Maersk turn Somali waters into a race course as they zoom by at almost 20 knots, leaving small skiffs bobbing in their wake. The pirate’s pickings are now low sided bulk carriers who have avoided insurance requirements and hope to play the law of averages.

In addition drones and local informants have been used to identify clumsily labeled “Pirate Action Groups” as they set out from land and look for victims. Although some nations use the mandate of preventative or collaborative action it is generally accepted that once the act of piracy commences, violent action can be taken to warn off, disable or kill all members of a pirate group.

The most destructive link to the criminal act of piracy would be the removal of the ransom process. Without the actual cash transfer process going smoothly, piracy would lose its main driver. The ransom process is a criminal act in most countries. Some countries like the UK condone the payment of funds to criminals due to concern for the hostages well being. The skewed logic is that the pirates fully intend to give life and property back therefore the payment itself just expedites the victim’s safety and well being. Other countries (including Somalia) will arrest and convict anyone caught paying money to criminals essentially making the clear statement that ransom payers are collaborating and supporting the crime.

The filmsy moral rationale for piracy has long vanished. Only about 6% of vessels attacked are fishing in Somali waters and most are used for motherships. The “Robin Hood” effect of piracy has also vanished with local communities up in arms from Eyl to Hobyo. They are tired of the violence, drugs, alcohol and hangers on destroying their lifestyle.

The returns of piracy have diminished. Dozens of missing Somalis who went to sea in small skiffs looking for fortunes never to return are testament to the fool’s gold of piracy. Piracy attacks are delivering less and less success forcing them to demand more from their current stolen inventory. There has been a significant drop in ships and hostages held with longer and longer negotiation times. This burns pirate investor money.

The facts are that piracy supports a handful of financiers, a few sea teams and that is about it. The good old days of a quick 90 day turn from grab to gone are over. Somalia’s coastal communities are not awash with wealth. Pirates squander their cash windfalls while investors have put money back into more and more expensive failed missions.

Somali fishermen do not ply their trade with gusto and the entire coastal region of Somalia is a ‘no go’ zone putting pressure on all seafaring Somali’s to survive.

Dealing with the problem of piracy has been a simple line item for ship owners. Less than 1% of all traffic in the region can expect an attack, let alone a ransom payoff.

Pirates are self interested criminals who steal, beat, abuse and sometimes kill innocent people to make money. Their names, phone numbers and locations are known to us, the local governments and we would assume the more sophisticated tracking elements of international governments. Yet nothing is done. Booyah [a known pirate leader] is in prison operating by mobile phone. Garaad [another known pirate leader] is a man about town in Puntland, small armed skiffs are tracked by drones and yet nothing substantial has been done to end this criminal anomaly.

The only thing standing between the status quo and total annihilation is the collective hand wringing of the governments who command the world’s most impressive warships in the region. The maritime business is not set up to fight pirates, navies are. The men and women on the naval vessels are keen to fight pirates but hampered by rules of engagement, the locals on land are ready but frustrated by lack of money and support. Even burgeoning anti piracy efforts in Bosaso have been blocked by the UN, the very agency created to end piracy. It is time to deal a death blow to a tiny band of brigands who hold all of Somalia hostage. Somalia Report encourages insiders to speak out and have their stories, solutions and opinons published freely and without fear of censorship. Please send your thoughts and opinions topublisher@somaliareport.com

This article originally appeared on SomaliaReport.com and is republished here with permission.
 

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HSMW

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #169 em: Novembro 13, 2011, 04:01:07 pm »
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Lusitano89

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #170 em: Novembro 15, 2011, 11:35:49 pm »
Fragata D. Francisco de Almeida terminou missão da NATO



A fragata D. Francisco de Almeida terminou esta terça-feira a participação na missão ‘Ocean Shield’ da NATO, na costa da Somália. Nos últimos três meses, o navio português integrou a frota que combateu a pirataria no Oceano Índico. O regresso a casa e o reencontro dos militares com as famílias foi emotivo.

O cais 1 da Base Naval do Alfeite encheu durante algumas horas. Ao longe, as famílias da guarnição do navio viram a D. Francisco de Almeida aproximar-se. A atracagem fez-se ao som da Banda da Armada. Aguiar-Branco, ministro da Defesa, acompanhou a bordo as últimas milhas de uma viagem que começou a 15 de Agosto deste ano.

Assim que ministro e restante comitiva deixaram a fragata, foi a vez de as famílias subirem a bordo e matarem três meses de saudades, de beijos e abraços que ficaram por dar. A alegria fez-se com sorrisos e lágrimas. E com uma certeza. Tão cedo um Navio da República República estará nas águas da Somália. No próximo ano, Portugal já não contará com uma fragata na ‘Ocean Shield’. A representação lusa ficará a cargo de um oficial, que desempenhará funções de chefe de Estado-Maior.

Ao todo foram 93 dias em alto mar, 60 dias no centro das operações. 1928 horas de navegação, com apenas três escalas logísticas: duas no Djibouti e uma em Omã. «O principal objectivo era a vigilância e patrulha dos navios mercantes junto ao Canal de Suez, por onde passa grande parte do comércio que serve a Europa e os Estados Unidos», referiu Salvado Figueiredo, comandante da D. Fernando de Almeida, durante um briefing a bordo da fragata para Aguiar Branco, acompanhado pelo almirante Saldanha Lopes, Chefe do Estado-Maior da Armada e do general Luís Araújo, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

A D.Francisco de Almeida fez ainda nove vistorias a embarcações de pesca, normalmente modificadas para serem utilizadas em actos de pirataria. As abordagens foram feitas por uma equipa de fuzileiros portugueses que acompanhou a missão.

Mas o maior orgulho da guarnição foi o auxílio ao MV Dover, um navio mercante do Panamá com 24 tripulantes que, durante seis meses, estiveram em cativeiro na posse dos piratas.

Ministro a bordo

Um regresso tão simbólico levou a uma viagem diferente. Aguiar-Branco viajou de lancha desde a marina de Cascais até à fragata, fundeada ao largo da baía de Cascais. Apesar da forte ondulação, o ministro da Defesa cumprimentou, um a um, todos os 185 elementos da guarnição, em parada no convés de voo. Aguiar-Branco visitou o navio, esteve no Centro de Operações e na ponte e ficou a par de toda a missão. O ministro da Defesa elogiou a participação portuguesa na ‘Ocean Shield’.

«Foi mais uma missão de êxito, bem cumprida pelas Forças Armadas. É um motivo de orgulho. Hoje não existem muitos, mas este é um deles», referiu Aguiar-Branco.

O corte de 30 por cento no orçamento vai provocar algumas mudanças. A partir do próximo ano, as participações das Forças Armadas em missões internacionais será criteriosa.

«A Marinha irá continuar numa missão da União Europeia, com uma gestão mais eficiente dos recursos. Vamos fazer uma adequação do que podemos despender. Existe uma lógica de austeridade, mas vamos continuar a honrar os nossos compromissos internacionais», destacou o ministro da Defesa.

A Bola
« Última modificação: Novembro 16, 2011, 07:00:19 pm por Lusitano89 »
 

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luis filipe silva

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #171 em: Novembro 16, 2011, 12:37:03 pm »
Finalmente, mais uma fragata para a Armada. A D. Fernando de Almeida, que se vem juntar à D. Francisco de Almeida, e à Bartolomeu Dias. Parabens à Armada, e à besta do jornalista. :mrgreen:
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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PereiraMarques

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #172 em: Novembro 16, 2011, 06:00:18 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Finalmente, mais uma fragata para a Armada. A D. Fernando de Almeida, que se vem juntar à D. Francisco de Almeida, e à Bartolomeu Dias. Parabens à Armada, e à besta do jornalista. :mrgreen:

Entretanto já está corrigido na versão online, mas mantém o "Navio da República República"...como dizia o outro "escreveu com o pé que tinha mais à mão".

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=298927
 

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #173 em: Março 21, 2013, 09:01:42 pm »
Citar
A fragata "Álvares Cabral" largou hoje da Base Naval de Lisboa rumo ao Oceano Índico, onde irá combater a pirataria e assegurar protecção aos navios que transportam ajuda humanitária para a Somália.
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Menacho

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #175 em: Abril 25, 2013, 10:22:24 pm »
The Maritime Action Ship 'Rayo' is visited by the commander of the "Operation Atalanta" TF 465 Naval Group


Citar
The Portuguese Commodore Jorge Novo Palma, has relieved in the Command Group, to the Spanish admiral Pedro Garcia de Paredes Pérez de Seville on April 6





 

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #176 em: Abril 26, 2013, 10:18:53 am »
caraças o BAM é do tamanho da VdG  :shock:  :shock:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #177 em: Abril 26, 2013, 03:42:12 pm »
:shock:
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Cabeça de Martelo

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #178 em: Abril 26, 2013, 06:24:41 pm »
BAM:

2,500 t;
93.9 m de comprimento;


A nossa menina:

3,200 tons ;
115.9 m de comprimento

Não, são de tamanhos e pesos bastante diferentes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Lightning

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Re: Vigilância do Índico pela Armada portuguesa
« Responder #179 em: Abril 26, 2013, 11:44:20 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
BAM:

2,500 t;
93.9 m de comprimento;


A nossa menina:

3,200 tons ;
115.9 m de comprimento

Não, são de tamanhos e pesos bastante diferentes.

São diferentes mas, numa foto é difícil ter essa avaliação, não é uma diferença assim tão grande que dê para notar a "olho", se fosse um NPO nosso em vez da BAM (que são navios com funções similares), notava-se mais a diferença com uma Fragata.

Também anda lá umas daquelas "Fragatas" holandesas de 6.000 toneladas, até gostava de ver uma foto dessa com a nossa para ver a diferença que faz.