6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #810 em: Dezembro 09, 2019, 01:17:32 am »
Bom, vindo helicópteros a "preço de desconto", não nos fazia mal gastar algum do dinheiro poupado em 20 mísseis Hellfire mais as variantes inertes de treino ATM-114Q. A capacidade de destruir veículos, edifícios/posições fortificadas e lanchas/pequenos navios é demasiado importante para se ignorar.

Mas primeiro que isto tudo, tem que se decidir no modelo, que pelos vistos andam esquisitos, já faz lembrar a história do LPD.  ::)
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #811 em: Dezembro 09, 2019, 09:51:08 am »
Como assim não se entendem os 3 ramos? O Blackhawk é o mais básico dos 5, e julgo que todas as outras versões fazem o mesmo que este faz, com acréscimo de outras capacidades. Os 3 modelos de baixo têm todos capacidade de ser embarcados (o que para quem sonha com LPD, devia ser factor decisivo). E não estarei enganado em assumir que o Rescue Hawk, Pave Hawk e Knighthawk fazem praticamente o mesmo, certo?

Ora por exclusão de partes, o Blackhawk vai à vida. Sobram 4.

Dependendo da quantidade: Se a quantidade fosse a rondar os 10/12, podia-se optar por um misto Ocean Hawk/Rescue Hawk. Se forem só 5 ou 6 aeronaves, esquece-se o Oceanhawk por agora, que não vão ser operados a partir das fragatas actualmente (ficando a sua aquisição em aberto para quando se decidir substituir os Lynx), reduzindo a opção pelos restantes 3 Pave/Rescue/Knight.

Destes 3 últimos, a capacidade de ser embarcado ter-se-ia em conta, logo o Pave Hawk ficava excluído. Importante mencionar que tanto o Rescue como o Knight usam os mesmos motores do Seahawk, e caso um dia se pretendesse adquirir Seahawks, era mais uma vantagem.

No entanto as perguntas importantes são: quantos se pretende adquirir/quantos foram oferecidos, e em que estado estão? A segunda questão tem especial importância.

A minha preferência iria para o Knighthawk, por este poder inclusive ser armado até aos dentes (incluindo com mísseis Helfire), o que cobria o problema do helicóptero de escolta. Resta saber o estado destas aeronaves.


Bom, o que o Rogeiro disse ontem à tarde na SIC Notícias, na rubrica Leste-Oeste do jornal das 14h, foi o seguinte e passo a citar:

Citar
Os EUA já nos ofereceram um modelo de helicóptero, mas nós já mudámos 5 vezes a versão que desejamos, portanto temos de nos pôr de acordo que helicóptero é que queremos, e se queremos um helicóptero para as 3 forças. (...) A preços muito reduzidos, diria quase simbólicos, mas essa é outra história quando for anunciado.

Agora nós temos é de saber se queremos um modelo de helicóptero para os 3 ramos das Forças Armadas, se queremos um modelo para cada um dos ramos. O mais barato seria um modelo para os 3 ramos, que pudesse ser usado pelos 3, mas enfim, é uma opinião que não gera consenso.

Após isso estive à fala com uma fonte que me revelou então, com grande grau de certeza, quais as 5 variantes do Sikorsky S-70 que estarão a ser discutidas, sempre em segunda-mão vindas do AMARG ou directamente dos ramos norte-americanos:

- UH-60L/V Blackhawk;
- M/HH-60G Pave Hawk;
- HH-60H Rescue Hawk;
- MH-60S Knighthawk;
- SH-60F Ocean Hawk.

Essa mesma fonte adiantou-me que os EUA estão bastante disponíveis para os fornecer, com muita vontade, e que na recente vinda a Lisboa de Mike Pompeo ele terá perguntado aos nossos MDN e MNE se estariam porventura interessados em "helicópteros de ataque Apache", mas que a resposta foi para já negativa. Confirmou também que a causa da indecisão se prende com a falta de entendimento dos 3 ramos quanto à versão a optar, sendo que "o Exército gostaria de ter um heli multifuncional, para transporte de homens e carga, a Força Aérea para CSAR, extracção e inserção de forças especiais, e a Marinha um aparelho com um misto das características exigidas pelo Exército e FAP, mas igualmente com capacidade de ser embarcado." Portanto, continuam as guerrinhas das quintinhas.

Não matem o mensageiro, só estou a tentar desfiar este novelo.  ;)
« Última modificação: Dezembro 09, 2019, 09:53:38 am por Charlie Jaguar »
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #812 em: Dezembro 09, 2019, 10:00:27 am »
criminoso!...se aqui no forum se consegui encontrar o modelo a receber, as chefias militares não se entendem é muita irresponsabilidade e incompetência!...

Como assim não se entendem os 3 ramos? O Blackhawk é o mais básico dos 5, e julgo que todas as outras versões fazem o mesmo que este faz, com acréscimo de outras capacidades. Os 3 modelos de baixo têm todos capacidade de ser embarcados (o que para quem sonha com LPD, devia ser factor decisivo). E não estarei enganado em assumir que o Rescue Hawk, Pave Hawk e Knighthawk fazem praticamente o mesmo, certo?

Ora por exclusão de partes, o Blackhawk vai à vida. Sobram 4.

Dependendo da quantidade: Se a quantidade fosse a rondar os 10/12, podia-se optar por um misto Ocean Hawk/Rescue Hawk. Se forem só 5 ou 6 aeronaves, esquece-se o Oceanhawk por agora, que não vão ser operados a partir das fragatas actualmente (ficando a sua aquisição em aberto para quando se decidir substituir os Lynx), reduzindo a opção pelos restantes 3 Pave/Rescue/Knight.

Destes 3 últimos, a capacidade de ser embarcado ter-se-ia em conta, logo o Pave Hawk ficava excluído. Importante mencionar que tanto o Rescue como o Knight usam os mesmos motores do Seahawk, e caso um dia se pretendesse adquirir Seahawks, era mais uma vantagem.

No entanto as perguntas importantes são: quantos se pretende adquirir/quantos foram oferecidos, e em que estado estão? A segunda questão tem especial importância.

A minha preferência iria para o Knighthawk, por este poder inclusive ser armado até aos dentes (incluindo com mísseis Helfire), o que cobria o problema do helicóptero de escolta. Resta saber o estado destas aeronaves.


Bom, o que o Rogeiro disse ontem à tarde na SIC Notícias, na rubrica Leste-Oeste do jornal das 14h, foi o seguinte e passo a citar:

Citar
Os EUA já nos ofereceram um modelo de helicóptero, mas nós já mudámos 5 vezes a versão que desejamos, portanto temos de nos pôr de acordo que helicóptero é que queremos, e se queremos um helicóptero para as 3 forças. (...) A preços muito reduzidos, diria quase simbólicos, mas essa é outra história quando for anunciado.

Agora nós temos é de saber se queremos um modelo de helicóptero para os 3 ramos das Forças Armadas, se queremos um modelo para cada um dos ramos. O mais barato seria um modelo para os 3 ramos, que pudesse ser usado pelos 3, mas enfim, é uma opinião que não gera consenso.

Após isso estive à fala com uma fonte que me revelou então, com grande grau de certeza, quais as 5 variantes do Sikorsky S-70 que estarão a ser discutidas, sempre em segunda-mão vindas do AMARG ou directamente dos ramos norte-americanos:

- UH-60L/V Blackhawk;
- M/HH-60G Pave Hawk;
- HH-60H Rescue Hawk;
- MH-60S Knighthawk;
- SH-60F Ocean Hawk.

Essa mesma fonte adiantou-me que os EUA estão bastante disponíveis para os fornecer, com muita vontade, e que na recente vinda a Lisboa de Mike Pompeo ele terá perguntado aos nossos MDN e MNE se estariam porventura interessados em "helicópteros de ataque Apache", mas que a resposta foi para já negativa. Confirmou também que a causa da indecisão se prende com a falta de entendimento dos 3 ramos quanto à versão a optar, sendo que "o Exército gostaria de ter um heli multifuncional, para transporte de homens e carga, a Força Aérea para CSAR, extracção e inserção de forças especiais, e a Marinha um aparelho com um misto das características exigidas pelo Exército e FAP, mas igualmente com capacidade de ser embarcado." Portanto, continuam as guerrinhas das quintinhas.

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #813 em: Dezembro 09, 2019, 10:14:23 am »
Como assim não se entendem os 3 ramos? O Blackhawk é o mais básico dos 5, e julgo que todas as outras versões fazem o mesmo que este faz, com acréscimo de outras capacidades. Os 3 modelos de baixo têm todos capacidade de ser embarcados (o que para quem sonha com LPD, devia ser factor decisivo). E não estarei enganado em assumir que o Rescue Hawk, Pave Hawk e Knighthawk fazem praticamente o mesmo, certo?

Ora por exclusão de partes, o Blackhawk vai à vida. Sobram 4.

Dependendo da quantidade: Se a quantidade fosse a rondar os 10/12, podia-se optar por um misto Ocean Hawk/Rescue Hawk. Se forem só 5 ou 6 aeronaves, esquece-se o Oceanhawk por agora, que não vão ser operados a partir das fragatas actualmente (ficando a sua aquisição em aberto para quando se decidir substituir os Lynx), reduzindo a opção pelos restantes 3 Pave/Rescue/Knight.

Destes 3 últimos, a capacidade de ser embarcado ter-se-ia em conta, logo o Pave Hawk ficava excluído. Importante mencionar que tanto o Rescue como o Knight usam os mesmos motores do Seahawk, e caso um dia se pretendesse adquirir Seahawks, era mais uma vantagem.

No entanto as perguntas importantes são: quantos se pretende adquirir/quantos foram oferecidos, e em que estado estão? A segunda questão tem especial importância.

A minha preferência iria para o Knighthawk, por este poder inclusive ser armado até aos dentes (incluindo com mísseis Helfire), o que cobria o problema do helicóptero de escolta. Resta saber o estado destas aeronaves.


Bom, o que o Rogeiro disse ontem à tarde na SIC Notícias, na rubrica Leste-Oeste do jornal das 14h, foi o seguinte e passo a citar:

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Os EUA já nos ofereceram um modelo de helicóptero, mas nós já mudámos 5 vezes a versão que desejamos, portanto temos de nos pôr de acordo que helicóptero é que queremos, e se queremos um helicóptero para as 3 forças. (...) A preços muito reduzidos, diria quase simbólicos, mas essa é outra história quando for anunciado.

Agora nós temos é de saber se queremos um modelo de helicóptero para os 3 ramos das Forças Armadas, se queremos um modelo para cada um dos ramos. O mais barato seria um modelo para os 3 ramos, que pudesse ser usado pelos 3, mas enfim, é uma opinião que não gera consenso.

Após isso estive à fala com uma fonte que me revelou então, com grande grau de certeza, quais as 5 variantes do Sikorsky S-70 que estarão a ser discutidas, sempre em segunda-mão vindas do AMARG ou directamente dos ramos norte-americanos:

- UH-60L/V Blackhawk;
- M/HH-60G Pave Hawk;
- HH-60H Rescue Hawk;
- MH-60S Knighthawk;
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Não matem o mensageiro, só estou a tentar desfiar este novelo.  ;)

e que novelo, e que novelo, também por estes lados hoje de madrugada, falei com um amigo meu da FAP, aqui no AT1, e a resposta foi a mesma, ninguém está de acordo quanto ao modelo/versão de heli a adquirir, mas mais, adiantou-me que o numero de helis andará pelos oito a dez, pelos preços que os amigos Américas farão e, que pelo menos, dois dos helis seriam doadores, eu só acredito quando os vir a voar, pois pelo que aconteceu com os 635, mesmo depois de pintados podem ser devolvidos……..
Só o facto do mesmo modelo de heli, noutra versão claro, poder ser utilizado pela Marinha é muito bom, mas vou esperar sentado para ver o fim do novela !!


Abraços
« Última modificação: Dezembro 09, 2019, 10:29:44 am por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #814 em: Dezembro 09, 2019, 10:28:46 am »
Como assim não se entendem os 3 ramos? O Blackhawk é o mais básico dos 5, e julgo que todas as outras versões fazem o mesmo que este faz, com acréscimo de outras capacidades. Os 3 modelos de baixo têm todos capacidade de ser embarcados (o que para quem sonha com LPD, devia ser factor decisivo). E não estarei enganado em assumir que o Rescue Hawk, Pave Hawk e Knighthawk fazem praticamente o mesmo, certo?

Ora por exclusão de partes, o Blackhawk vai à vida. Sobram 4.

Dependendo da quantidade: Se a quantidade fosse a rondar os 10/12, podia-se optar por um misto Ocean Hawk/Rescue Hawk. Se forem só 5 ou 6 aeronaves, esquece-se o Oceanhawk por agora, que não vão ser operados a partir das fragatas actualmente (ficando a sua aquisição em aberto para quando se decidir substituir os Lynx), reduzindo a opção pelos restantes 3 Pave/Rescue/Knight.

Destes 3 últimos, a capacidade de ser embarcado ter-se-ia em conta, logo o Pave Hawk ficava excluído. Importante mencionar que tanto o Rescue como o Knight usam os mesmos motores do Seahawk, e caso um dia se pretendesse adquirir Seahawks, era mais uma vantagem.

No entanto as perguntas importantes são: quantos se pretende adquirir/quantos foram oferecidos, e em que estado estão? A segunda questão tem especial importância.

A minha preferência iria para o Knighthawk, por este poder inclusive ser armado até aos dentes (incluindo com mísseis Helfire), o que cobria o problema do helicóptero de escolta. Resta saber o estado destas aeronaves.


Bom, o que o Rogeiro disse ontem à tarde na SIC Notícias, na rubrica Leste-Oeste do jornal das 14h, foi o seguinte e passo a citar:

Citar
Os EUA já nos ofereceram um modelo de helicóptero, mas nós já mudámos 5 vezes a versão que desejamos, portanto temos de nos pôr de acordo que helicóptero é que queremos, e se queremos um helicóptero para as 3 forças. (...) A preços muito reduzidos, diria quase simbólicos, mas essa é outra história quando for anunciado.

Agora nós temos é de saber se queremos um modelo de helicóptero para os 3 ramos das Forças Armadas, se queremos um modelo para cada um dos ramos. O mais barato seria um modelo para os 3 ramos, que pudesse ser usado pelos 3, mas enfim, é uma opinião que não gera consenso.

Após isso estive à fala com uma fonte que me revelou então, com grande grau de certeza, quais as 5 variantes do Sikorsky S-70 que estarão a ser discutidas, sempre em segunda-mão vindas do AMARG ou directamente dos ramos norte-americanos:

- UH-60L/V Blackhawk;
- M/HH-60G Pave Hawk;
- HH-60H Rescue Hawk;
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Essa mesma fonte adiantou-me que os EUA estão bastante disponíveis para os fornecer, com muita vontade, e que na recente vinda a Lisboa de Mike Pompeo ele terá perguntado aos nossos MDN e MNE se estariam porventura interessados em "helicópteros de ataque Apache", mas que a resposta foi para já negativa. Confirmou também que a causa da indecisão se prende com a falta de entendimento dos 3 ramos quanto à versão a optar, sendo que "o Exército gostaria de ter um heli multifuncional, para transporte de homens e carga, a Força Aérea para CSAR, extracção e inserção de forças especiais, e a Marinha um aparelho com um misto das características exigidas pelo Exército e FAP, mas igualmente com capacidade de ser embarcado." Portanto, continuam as guerrinhas das quintinhas.

Não matem o mensageiro, só estou a tentar desfiar este novelo.  ;)

Então mas ninguém lê este bendito forum?
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #815 em: Dezembro 09, 2019, 11:02:03 am »
e que novelo, e que novelo, também por estes lados hoje de madrugada, falei com um amigo meu da FAP, aqui no AT1, e a resposta foi a mesma, ninguém está de acordo quanto ao modelo/versão de heli a adquirir, mas mais, adiantou-me que o numero de helis andará pelos oito a dez, pelos preços que os amigos Américas farão e, que pelo menos, dois dos helis seriam doadores, eu só acredito quando os vir a voar, pois pelo que aconteceu com os 635, mesmo depois de pintados podem ser devolvidos……..
Só o facto do mesmo modelo de heli, noutra versão claro, poder ser utilizado pela Marinha é muito bom, mas vou esperar sentado para ver o fim do novela !!

Exacto tenente, poderá ser um número entre as 7 e as 12 células, sendo que em princípio algumas serão só mesmo para peças, vulgo servirem de "vacas".

Outra questiúncula parece que tem a ver com o facto do Exército considerar com alguma veemência que seria mais consentâneo ser este ramo a operar as aeronaves do que a Força Aérea, algo que terá causado mal-estar entre os chefes dos 3 ramos numa reunião recente e contribuído para este clima de guerra de quintinhas que parece imperar neste momento.

Pessoalmente falando, atendendo às características e requisitos pretendidos, penso que o HH-60G ou MH-60G Pave Hawk seria aquele que melhor se adequaria. Vão começar a ser despachados em breve quando começar a entrar em serviço o HH-60W, e pese embora terem todos muitas horinhas de voo naquelas células, acho que é aquele que melhor se adequa para o que é pretendido. Até porque não parecem ter quaisquer problemas em operar de meios embarcados.




E também estou como tu: só acredito em helis novos, sejam eles Blackhawks, Rescue Hawks, Pave Hawks, Knighthawks, etc, etc, ou mesmo outro modelo, quando o vir a ser apresentado oficialmente. Até lá continuo e continuarei extremamente céptico apesar do que é relatado por várias fontes.
« Última modificação: Dezembro 09, 2019, 11:37:51 am por Charlie Jaguar »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #816 em: Dezembro 09, 2019, 11:24:52 am »
É verdade que, a esmagadora maioria, dos ministros da DN não são grande coisa...  mas com estes ramos das FA é necessário uma paciência! 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #817 em: Dezembro 09, 2019, 11:39:45 am »
e que novelo, e que novelo, também por estes lados hoje de madrugada, falei com um amigo meu da FAP, aqui no AT1, e a resposta foi a mesma, ninguém está de acordo quanto ao modelo/versão de heli a adquirir, mas mais, adiantou-me que o numero de helis andará pelos oito a dez, pelos preços que os amigos Américas farão e, que pelo menos, dois dos helis seriam doadores, eu só acredito quando os vir a voar, pois pelo que aconteceu com os 635, mesmo depois de pintados podem ser devolvidos……..
Só o facto do mesmo modelo de heli, noutra versão claro, poder ser utilizado pela Marinha é muito bom, mas vou esperar sentado para ver o fim do novela !!

Exacto tenente, poderá ser um número entre as 7 e as 12 células, sendo que em princípio algumas serão só mesmo para peças, vulgo servirem de "vacas".

Outra questiúncula parece que tem a ver com o facto do Exército considerar com alguma veemência que seria mais consentâneo ser este ramo a operar estas aeronaves do que a Força Aérea, algo que terá causado mal-estar entre os chefes dos 3 ramos numa reunião recente e contribuído para este clima de guerra de quintinhas que parece imperar neste momento.

Pessoalmente falando, atendendo às características e requisitos pretendidos, penso que o HH-60G ou MH-60G Pave Hawk seria aquele que melhor se adequaria. Vão começar a ser despachados em breve quando começar a entrar em serviço o HH-60W, e pese embora terem todos muitas horinhas de voo naquelas células, acho que é aquele que melhor se adequa para o que é pretendido. Até porque não parecem ter quaisquer problemas em operar de meios embarcados.




E também estou como tu: só acredito em helis novos, sejam eles Blackhawks, Rescue Hawks, Pave Hawks, Knighthawks, etc, etc, ou mesmo outro modelo, quando o vir a ser apresentado oficialmente. Até lá continuo e continuarei extremamente céptico apesar do que é relatado por várias fontes.

sejam eles que versão forem fazem muita falta e são precisos para ontem !!!
Os srs chefes dos Ramos devem colocar o seu PESSOAL em primeiro lugar, pensar nos meios que são necessários para que os operacionais no terreno tenham o máximo de apoio/equipamento possível para executar as suas missões preferencialmente sem baixas, sejam humildes, e deixem-se das merdas das guerras das quintinhas !!!!

Abraços e venham mas é os helis ASAP !!!!!
« Última modificação: Dezembro 09, 2019, 11:42:39 am por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #818 em: Dezembro 09, 2019, 11:43:42 am »
É verdade que, a esmagadora maioria, dos ministros da DN não são grande coisa...  mas com estes ramos das FA é necessário uma paciência!

Também é verdade em vez de pensar no pessoal que tem no terreno pensam só neles !!!!!

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #819 em: Dezembro 09, 2019, 11:44:59 am »
É verdade que, a esmagadora maioria, dos ministros da DN não são grande coisa...  mas com estes ramos das FA é necessário uma paciência!

Concordo, quando surge uma oportunidade, ninguém se entende, vão preferir ficar sem nada, ou material inferior, a ter algo de uma "família" que poderia ser a principal aeronave de asa rotativa das Forças Armadas Portuguesas, podendo ser usada e adaptada aos 3 ramos e com provas dadas em todos os conflitos dos últimos 30 anos.

Mesmo que agora não pudessem ser embarcados, porque sejamos realistas, o Lynx vão cá ficar mais uns bons anos e o NPL nem entra nas contas, mais tarde a Marinha iria usufruir de todo o Know How que esta aquisição ia criar.

Do exército não falo, já fui um defensor do UALE, mas tornei-me realista, e com umas FA da dimensão das nossas não faz sentido nenhum, e a FAP chega muito bem para as encomendas.

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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« Responder #820 em: Dezembro 09, 2019, 12:06:10 pm »
Mas que autêntica criancice. Além de haver 1/2 modelos capazes de fazer tudo o que os 3 ramos pedem, agora um desses ramos também quer os helicópteros "para si"? Mas que raio de mentalidade pequenina é esta? Os helicópteros estarão disponíveis para os 3 ramos, ao contrário dos Merlin cuja missão principal é SAR, portanto não vejo razão para esta inquietação entre as quintinhas. Esta aquisição podia/deveria dar força à criação do comando conjunto de helicópteros das forças armadas.

E agora... até Apaches ofereceram?????? Adquirir helicópteros destes não seria uma mais valia pois: eliminava-se a necessidade/vontade de adquirir o Super Tucano para CAS (mais caro), podendo-se finalmente optar pelo PC-21 (mais barato) para substituir o Epsilon? Além de que em cenários como o RCA, não seria o meio mais adequado para proteger as forças em terra? Percebo que não os queiram agora, visto a prioridade ser hélis multi-funções, mas espero que se fique nos planos para mais tarde.

O que me deixa mais chocado, é que temos a hipótese de receber um helicóptero super capaz, numa quantidade superior ao que se pretendia com o programa dos "Helicópteros de Evacuação" e possivelmente por um preço inferior... este programa estava condenado a um modelo com capacidades inferiores devido ao curto orçamento, e agora que nos é oferecido algo de jeito, andamos com mariquices? É preciso uma paciência...
« Última modificação: Dezembro 09, 2019, 12:14:10 pm por dc »
 
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« Responder #821 em: Dezembro 09, 2019, 12:59:59 pm »
É verdade que, a esmagadora maioria, dos ministros da DN não são grande coisa...  mas com estes ramos das FA é necessário uma paciência!

Concordo, quando surge uma oportunidade, ninguém se entende, vão preferir ficar sem nada, ou material inferior, a ter algo de uma "família" que poderia ser a principal aeronave de asa rotativa das Forças Armadas Portuguesas, podendo ser usada e adaptada aos 3 ramos e com provas dadas em todos os conflitos dos últimos 30 anos.

Mesmo que agora não pudessem ser embarcados, porque sejamos realistas, o Lynx vão cá ficar mais uns bons anos e o NPL nem entra nas contas, mais tarde a Marinha iria usufruir de todo o Know How que esta aquisição ia criar.

Do exército não falo, já fui um defensor do UALE, mas tornei-me realista, e com umas FA da dimensão das nossas não faz sentido nenhum, e a FAP chega muito bem para as encomendas.



A marinha ficaria com os seus Lynx até estarem bem maduros e quando chegasse a hora, então viriam uma meia dúzia de versões navais do H60 para os substituir pelo menos também é assim que eu penso, mas estas cabecinhas d'alho destes chefes só existem mesmo é para complicar.

O Exército pelas dimensões que apresenta não necessita de ter heli privativos era um erro se agora os tivesse!

Se conseguíssemos agora uma dezena de helis era muito bom mesmo já tínhamos o núcleo de um bom grupo heli transportado, com excelentes capacidades de transporte, o heli em questão pode carregar mais de uma secção de infantaria de uma assentada e/ou uma BF de 10,5.
Esperemos que esta compra se concretize seria uma excelente aquisição para as FFAA !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, MATRA

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #822 em: Dezembro 09, 2019, 01:24:19 pm »
Só mesmo em sonhos de algumas chefias é que faz sentido reviver o UALE. Há 20 anos atrás ainda fazia sentido já que o nº de helicópteros seria considerável (10 NH90 + sei lá quantos EC-635). Agora com meia dúzia de helicópteros? 10 no máximo? Andam doidos.

Que se dê uma chapada de luva branca a estes "mandantes", que se compre os hélis, numa das 2 versões que são capazes de cumprir os requisitos. Tal como foi dito antes, mesmo que fique a faltar alguma valência, o importante é começar a operar o meio, e mais tarde torna-se possível adquirir versões especializadas quando toda a base logística já estiver criada e cimentada, nomeadamente a versão Seahawk.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #823 em: Dezembro 09, 2019, 02:07:35 pm »
Aonde se falou em Apaches ?
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #824 em: Dezembro 09, 2019, 02:13:15 pm »
Aonde se falou em Apaches ?

Essa mesma fonte adiantou-me que os EUA estão bastante disponíveis para os fornecer, com muita vontade, e que na recente vinda a Lisboa de Mike Pompeo ele terá perguntado aos nossos MDN e MNE se estariam porventura interessados em "helicópteros de ataque Apache", mas que a resposta foi para já negativa. Confirmou também que a causa da indecisão se prende com a falta de entendimento dos 3 ramos quanto à versão a optar, sendo que "o Exército gostaria de ter um heli multifuncional, para transporte de homens e carga, a Força Aérea para CSAR, extracção e inserção de forças especiais, e a Marinha um aparelho com um misto das características exigidas pelo Exército e FAP, mas igualmente com capacidade de ser embarcado." Portanto, continuam as guerrinhas das quintinhas.

 
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