"Presas fáceis de mercenários"

  • 86 Respostas
  • 53409 Visualizações
*

GEP

  • 26
  • +0/-0
Refeitorio Penude
« Responder #30 em: Setembro 26, 2007, 05:25:43 pm »
Caro Rebelde.
Esclarecido sobre a frase inscrita em Penude.
( Tomei algumas refeições nesse refeitório em 1972,quando Penude era esse refeitório,uma carreira de tiro duas barracas em madeira e dois dormitórios)
Saudações
Simba
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Outubro 17, 2007, 04:58:49 pm »
Camarada Ranger, sei bem o que passas-te... a minha historia é um pouco diferente, mas acabamos ambos na rua sem "respostas" daquela que foi a instituição que servimos com muito sacrifício. Ser também OE era um sonho para mim, negado sucessivamente pelos meus comandantes que "despachavam" ser eu um Sargento "imprescindível á UN".

Outros que como nós, fazem cursos nas tropas especiais, lembram-se ainda que o único dia que choraram na tropa foi quando receberam a boina!!! no arre-macho parece que se chora todas as semanas.. enfim...
Nestes 10 anos de tropa chorei 2 vezes... quando recebi a minha boina vermelha e quando me vim embora...

Na realidade, por uma quezília com um oficial, filhinho de general, acabei por apanhar 3 dias de detenção por faltar a um passeio... Tentei de todas as formas provar que aquela situação foi premeditada pelo senhor, mas nada do que disse e PROVEI foi tido em conta. Acabei por ter de "aceitar" os dias de detenção, o que impossibilitou para sempre a minha continuidade no Exercito, sendo proibido até de ser candidato à ESE. As chefias nem sequer querem saber quem tem razão. Da-se mais crédito a um oficial, que por todas as UN onde passa, é ponto de instabilidade, de mau companheirismo, e que apenas participa a torto e a direito do pessoal. Terá credito este senhor, que por falta de formação se impõe pelo RDM?? um senhor que no seu curriculum conta para aí com 15 participações contra inferiores hierárquicos??.. a razao é sempre ele quem a tem... diz o RDM e ele aproveita-a para se impor. com participações atraz de participações.
Para mim um comandante de companhia que é o primeiro a desistir de uma missão: porque nao aguenta a pressão... Nunca na vida teria crédito algum no exercito... para mim deixou de a ter e 2 meses depois participou de mim... disse á boca cheia que haveria de participar de mim porque eu tinha um carro melhor do que o dele....
A minha maior vergonha foi servir este trolha...

Nao me desviando do assunto do Afonso, digo que realmente os RC são apenas mólho para as paradas militares...
Apoio-te em quase tudo que dizes, se bem que tenho outro ponto de vista sobre determinados aspectos.
Como Sargento RC "COMANDO" já fui igualmente contactado por algumas empresas, que achei duvidosas...
Agora apenas penso como marido e pai que sou.
Senti-me totalmente abandonado quando saí do Exercito, não sabia fazer muito mais daquilo que tu tens na tua apresentação. Ter conhecimentos de acções de tropas especiais é de facto muito perigoso, se postas ao serviço de entidades que nos oferecem verbas avultadas, para que nós trabalhemos para eles... mas também nunca digo que está for de hipótese não trabalhar para uma destas organizações.

A verdade é que o meu Exercito não quer saber de mim/ti/ou de voçes RC´s, sei apenas que troquei 10 anos da minha vida por um pontapé no cu.
O que mais me custava era ir ao Centro de Emprego... sentia-me inútil.
Fui sargento nos Comandos, mas na prática tê-lo sido não valoriza em nada a minha vida, quando quero procurar emprego. Que equivalência me dá isso?? Nenhuma. Nem nisto tenho valor. O exercito não me passa um diploma que tenha valor para qualquer efeito...  Ter sido Sargento ou Oficial RC nada vale...

Essas leis de incentivos, são um engano para todos quantos são RC.
O exercito nao cumpre, nem faz cumprir, no caso dos concursos ás forças de segurança.
As queixas aos orgãos, como casa militar do PR, MDN, EME e outros, nunca têm resposta.. ou se a têm é "inutil".

Juventude, aprendam com estes "velhos RC´s" que da tropa só trazem dissabores. Andam a ser enganados.
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Outubro 18, 2007, 03:58:45 pm »
Citação de: "markseia"
Camarada Ranger, sei bem o que passas-te... a minha historia é um pouco diferente, mas acabamos ambos na rua sem "respostas" daquela que foi a instituição que servimos com muito sacrifício. Ser também OE era um sonho para mim, negado sucessivamente pelos meus comandantes que "despachavam" ser eu um Sargento "imprescindível á UN".

Outros que como nós, fazem cursos nas tropas especiais, lembram-se ainda que o único dia que choraram na tropa foi quando receberam a boina!!! no arre-macho parece que se chora todas as semanas.. enfim...
Nestes 10 anos de tropa chorei 2 vezes... quando recebi a minha boina vermelha e quando me vim embora...

Na realidade, por uma quezília com um oficial, filhinho de general, acabei por apanhar 3 dias de detenção por faltar a um passeio... Tentei de todas as formas provar que aquela situação foi premeditada pelo senhor, mas nada do que disse e PROVEI foi tido em conta. Acabei por ter de "aceitar" os dias de detenção, o que impossibilitou para sempre a minha continuidade no Exercito, sendo proibido até de ser candidato à ESE. As chefias nem sequer querem saber quem tem razão. Da-se mais crédito a um oficial, que por todas as UN onde passa, é ponto de instabilidade, de mau companheirismo, e que apenas participa a torto e a direito do pessoal. Terá credito este senhor, que por falta de formação se impõe pelo RDM?? um senhor que no seu curriculum conta para aí com 15 participações contra inferiores hierárquicos??.. a razao é sempre ele quem a tem... diz o RDM e ele aproveita-a para se impor. com participações atraz de participações.
Para mim um comandante de companhia que é o primeiro a desistir de uma missão: porque nao aguenta a pressão... Nunca na vida teria crédito algum no exercito... para mim deixou de a ter e 2 meses depois participou de mim... disse á boca cheia que haveria de participar de mim porque eu tinha um carro melhor do que o dele....
A minha maior vergonha foi servir este trolha...

Nao me desviando do assunto do Afonso, digo que realmente os RC são apenas mólho para as paradas militares...
Apoio-te em quase tudo que dizes, se bem que tenho outro ponto de vista sobre determinados aspectos.
Como Sargento RC "COMANDO" já fui igualmente contactado por algumas empresas, que achei duvidosas...
Agora apenas penso como marido e pai que sou.
Senti-me totalmente abandonado quando saí do Exercito, não sabia fazer muito mais daquilo que tu tens na tua apresentação. Ter conhecimentos de acções de tropas especiais é de facto muito perigoso, se postas ao serviço de entidades que nos oferecem verbas avultadas, para que nós trabalhemos para eles... mas também nunca digo que está for de hipótese não trabalhar para uma destas organizações.

A verdade é que o meu Exercito não quer saber de mim/ti/ou de voçes RC´s, sei apenas que troquei 10 anos da minha vida por um pontapé no cu.
O que mais me custava era ir ao Centro de Emprego... sentia-me inútil.
Fui sargento nos Comandos, mas na prática tê-lo sido não valoriza em nada a minha vida, quando quero procurar emprego. Que equivalência me dá isso?? Nenhuma. Nem nisto tenho valor. O exercito não me passa um diploma que tenha valor para qualquer efeito...  Ter sido Sargento ou Oficial RC nada vale...

Essas leis de incentivos, são um engano para todos quantos são RC.
O exercito nao cumpre, nem faz cumprir, no caso dos concursos ás forças de segurança.
As queixas aos orgãos, como casa militar do PR, MDN, EME e outros, nunca têm resposta.. ou se a têm é "inutil".

Juventude, aprendam com estes "velhos RC´s" que da tropa só trazem dissabores. Andam a ser enganados.


Markseia,

Como é que ficou a questão do teu concurso à GNR? A situação da tua idade como é que ficou? Tinhas ou não razão? A questão aqui no forum ficou em aberto porque "desapareceste", lembraste? http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... t=markseia

Quanto ao teu problema com o Oficial, tiveste mesmo azar por apanhares uma besta desse tamanho, lamento.

Antes de concorrer ao RC o potencial candidato tem que ter noção que o contrato com as forças armadas tem um fim. Se é justo ou não, ... são os politicos que o definem, não a instituição militar.

Podes também informar neste forum sobre quais as tuas qualificações académicas quando ingressaste no RV/RC, quanto ganhavas por mês e quanto ganhaste nas quatro missões internacionais em que participaste, bem quanto recebeste de subsidio de reintegração. Acho que é uma informação que um velho RC também devia passar à Juventude que está a pensar no RC.

Ficamos a aguardar então por essa informação ...

abraço
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Outubro 19, 2007, 06:02:20 pm »
Ja o fiz aqui antes... camarada Major... no tópico: Arriscar ou não?
Mas como disse, não sirvo de exemplo... pois as leis da prestação de serviço em RV/RC mudaram tudo... agora já não se chega ao meu posto (o ultimo: 1ºSar de 2º escalão), parece que já não têm 2 duo décimos de indemnização e acho que têm de escolher entre o desemprego ou o subsidio de reintegração.. por isso acho justo que agora se reclame por igualdade de tratamento... numa lei que "FOI" DE INCENTIVOS  e agora é ao contrário.

Citação de: "markseia"
Sim lazaro tem toda a razão, nem tudo é mau eu próprio o vou dizendo por aqui...
A mim só me restou agradecer todas as oportunidades que me foram dadas enquanto servi o exercito, toda a confiança que em mim depositaram para comandar homens nas missões e toda a consideração que tiveram por mim os meus camaradas, que comigo serviram durante este tempo de serviço.
Fiz grandes amizades como qualquer um de nós o fez em tempo militar... que duram e durarão...
Agora lhe garanto, que foram mais as vezes que me "cortaram as pernas" do que aquelas que me deixaram fazer um curso do meu interesse. Aliaz o único foi mesmo o de Comandos, que já fiz quando me faltavam 2 anos pra vir embora.. o ÚNICO EM QUASE 10 ANOS..
Não serei o melhor exemplo uma vez que cheguei a 1ºSargento coisa impossível neste novo sistema.
Fiz uma missão como Furriel, outra como 2ºSargento e duas como 1º Sargento e sim ganhei bom dinheiro nas missões!!! no total devo ter ganho nas missões uns 10 mil contos e ainda no subsidio de reintegração 5 mil contos. Fui um privilegiado!!!
No entanto ao dizer-vos isso, nunca poderei servir de tabela pra um qualquer aspirante ao serviço militar, pela condicionante do posto e das Unidades onde servia. Nem todas as especialidades vão ás missões... e no início destas missões rodava-se por 3 ou 4 unidades, e iam sempre os mesmos de 2 em 2 anos- precisamente o que aconteceu comigo!!
Hoje em dia será bem mais fácil ir a uma missão, pois é coisa que não falta ao nosso exercito.
Também lhe digo que se não fossem estas missões... poucas pessoas lá apareciam.
No dia em que estas acabarem, acaba-se os praças no Exercito!!! Por isso se voltou ao Kosovo e se voltará á Bosnia daqui a 2 anos... e quiça Timor !!



(e sobre isto que escrevi neste topico...como eu previa... lá voltamos à Bósnia se bem que com a GNR... e Timor...)


Agora ...do que me lembro...
Eu, aquando da minha ida à inspecção com 18 anos, levava ja o certificado com o 12ºano completo.
Entrei por isso pr o CFS-SEN na EPI em 1995 com 19 anos, se bem que alguns igualmente com o mesmo 12ªano completo foram pr o CFO.
Ganhava o tal "pré" que nao pagava sequer uma viagem de autocarro e comboio, de casa até Mafra (400km).
Depois do curso fui colocado em St Margarida como 2º Furriel e naquela altura nem me lembro quanto ganhava, mas já dava para as viagens... (a 200km de casa) melhorou, e meti o RV em St Margarida...
(vou procurar as folhas de vencimento e dar o valor exacto do que recebi em cada posto.. se as encontrar...)
Aqui na BMI fiquei até ser 1º Sargento
Fiz 3 missoes
1 como Furriel
1 como 2ºsargento
1 como 1ºSargento
Depois fui pr os COMANDOS
Fiz mais uma missão.
O que ganhava nas missões era qualquer coisa como, o ordenado de cá mais o subsidio de 60 ou 70 euros por dia, dependendo do posto que tivesse na altura. Não sei precisar mas acho que ainda guardo as folhas de vencimento.. e que ainda continua a ser essa a tabela hoje em dia...penso eu!!


Aos novos aspirantes a RC digo que passei grandes momentos da minha vida ao serviço do exercito:
Conduzi viaturas nossas e de outros exercitos como M113 e quase todos os blindados desta classe, V150, Panhards, Hummves, Leopard´s, V200-Chaimites, willys, as famosas casal 125, DAF, Iveco, Mercedes, UMM, moto4, Land Cruisers...
Andei de CC M60, Leopard, de Recover, andei de helicópteros Halowhet, Puma, Blackwack, Bell, Augusta, Mi 8, Chinnook...
Estive em Aviano na semana de ataques a Belgrado e vi de perto os espectaculares caças americanos... a sairem para os ataques e a volatrem pr "recarregar" baterias..
Fiz intercambios/exercicos conjuntos com americanos, espanhóis, italianos, dinamarqueses, ingleses, brasileiros e turcos(excelentemente equipados), franceses alemães e mais alguns... disparei as armas deles, usei os seus equipamentos, andei nas suas viaturas...
Fiz rapell, slide, funicular, ventral, pararelas, tarzam, escaladas, saltei de pontes, barragens, helicópteros, torres, escarpas e paredes...
Dei tiro.. muito tiro...Disparei Tow, Law, .50, .30, 9mm, armas 7,62, armas 5,56,Uzi, Galil, Sig, Walther, Famas, M16, Makarov, FBP, morteiro, morteirete, Karl-Gustaff, granadas : de mao ou em HK79 ou em St-Barbaras...
Fiz sobrevivência (comi silvas, urtigas, raízes, bichinhos, fiz pão, filtrei agua, cozi batata em saco de plástico, fiz café em garrafas de plástico..)
Fiz progressões e assaltos e patrulhas apeado, motorizado blindado, de botes, de moto4, aerotransportado..
Desminagem, escoltas, força de reacção rápida..
Cerco e busca
Fiz Prisioneiros de guerra, muitas marchas, muitas corridas continuas, muitos fart-lecks, mar-for...rastejei...
Construi engenhos explosivos, detonei "bombas", rebentei portas, paredes
Fiz inúmeros exercícios na BMI onde fui a flecha de batalhão e de brigada (muito estatuto cá pro RC!!!), muitos dias de mato, de camuflagem, de assaltos, patrulhas, progressões, escalões e desembarques.. exercicios conjuntos da BMI espectaculares com todas aquelas "maquinas" de lagartas em movimento..."BMI on Tour", orions, rosas bravas,
Pistas de obstáculos militares (ai Jesus... a pista de combate dos Comandos em St Guida!! que sacrifício), pentatlo,  pista molhada, pista de silencio.. corda rápida
joguei futesal pela equipa do Campo Militar de Sta Margarida  nos campeonatos do exercito
Tive Cartografia, provas topográficas e de orientação... com carta, sem carta, por bossula, com GPS...

Os momentos maus... foram sempre superados pelos bons momentos, se bem que eu sou visto, apenas por um único dia mau em 10 anos de serviço em que me lixei pr sempre...

Adquiri muitos conhecimentos

Dei muita instrução

Ganhei 5 medalhas, 2 louvores, 4 referencias elogiosas e 1 punição

Mas fundamentalmente SOU FELIZ PORQUE FIZ MUITOS MUITOS MUITOS AMIGOS e amigas!


Quanto ao concurso da GNR até hoje nunca fui sequer informado de nada.. nem sequer uma nota a dizer que tivesse sido eliminado... muito menos me explicam a razão de tal silêncio... Remetem-se ao silêncio.. típico das nossas chefias militares...
Ja não tenho tempo para aturar estes "senhores dos anéis" com argumentos ocos e palavreado burguês que nem eles próprios sabem o significado... resigno-me a pensar que de alguma forma a minha situação contribuiu para abrir os olhos pr algumas injustiças.
Agora tenho uma filha para criar e uma casa pra sustentar.
Fiz pela vida... tenho uma licenciatura para fazer e muito trabalho todos os dias.
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Outubro 19, 2007, 06:03:30 pm »
Desculpem o tamanho dos meus tópicos...   c34x
« Última modificação: Outubro 19, 2007, 06:07:23 pm por markseia »
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Outubro 19, 2007, 06:53:06 pm »
Citação de: "markseia"
Desculpem o tamanho dos meus tópicos...   c34x


Acho que disseste o suficiente.

Quanto à GNR, acho que podes/podias fazer melhor para esclarecer o assunto, mas tu é que sabes ...
 

*

Ricardo

  • Perito
  • **
  • 359
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Novembro 02, 2007, 04:53:30 pm »
O que é STROBE?
 

(sem assunto)
« Responder #37 em: Janeiro 27, 2008, 04:53:55 pm »
e por isso que o pessoal E.O.D. do exercito e todo dos quadros...
mas esta e uma grave falha do sistema, um gajo dedica anos de vida a servir a patria e depois e chutado pelo estado... ainda por cima agora os civis podem concorrer a gnr... devia ser so militares e depois se necessario completavam as vagas com civis... sempre era uma opçao profissional para os militares, para nao falar que a instruçao de combate poderia ser muito util como policias
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Abril 01, 2008, 07:48:05 pm »
Isto está a ir de mal a pior!

Policia com sindicato, a GNR com mais não sei quê ou quantos, forças armadas  etc. etc.

É só reacionarios!

Um Abraço.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5403 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9427
(sem assunto)
« Responder #39 em: Abril 01, 2008, 09:53:51 pm »
Meu Caro, a maior parte dos Países Civilizados tem Sindicatos de Policia.

Para as condições miseráveis a que alguns se sujeitam, os custos que têm de acarretar em serviço (sabia que têm de pagar a farda do seu bolso, em caso de ficar danificada em acção...que têm de pagar o conserto do carro-patrulha se tiverem um acidente?...só 2 exemplos)

Para tão brava gente que tem de defender a sociedade (e está de mãos atadas, pois pobre do policia que der um tiro num criminoso...), acho que têm todo o direito.

Sem contar com o desprezo que lhes movem os Juízes e os Tribunais...quantas vezes ainda estão os agentes a preencher papeis, já o gatuno que detiveram foi posto cá fora por um Juiz, e ainda se vai rir na cara deles?????
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8508
  • Recebeu: 1611 vez(es)
  • Enviou: 661 vez(es)
  • +925/-7194
(sem assunto)
« Responder #40 em: Abril 01, 2008, 10:31:40 pm »
Citação de: "P44"
Meu Caro, a maior parte dos Países Civilizados tem Sindicatos de Policia.

Para as condições miseráveis a que alguns se sujeitam, os custos que têm de acarretar em serviço (sabia que têm de pagar a farda do seu bolso, em caso de ficar danificada em acção...que têm de pagar o conserto do carro-patrulha se tiverem um acidente?...só 2 exemplos)

Para tão brava gente que tem de defender a sociedade (e está de mãos atadas, pois pobre do policia que der um tiro num criminoso...), acho que têm todo o direito.

Sem contar com o desprezo que lhes movem os Juízes e os Tribunais...quantas vezes ainda estão os agentes a preencher papeis, já o gatuno que detiveram foi posto cá fora por um Juiz, e ainda se vai rir na cara deles?????


É tudinho resultado da percepção dos abrileiros da autoridade como agentes da opressão. E isso também se vê na crise da educação.
Além disso, curiosamente são os abrileiros que fazem leis que, em vez de dar liberdade aos cidadãos, responsabilizandos-os, preferem libertar-se.. de responsabilidades, proibindo.

Quero o melhor para os agentes de segurança. Tal como melhores leis.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Abril 02, 2008, 07:09:21 pm »
Com esta minha afirmação, não estou contra os "policias", como me acusam!
Nem a favor da anarquia generalizada, subentenda-se que prezo muito a lei e a ordem.  
Por esse motivo estou a lembrar, que essa foi profissão que escolheram voluntariamente!
Se não queriam, "não comiam" (como diz o caro Rebelde).
Juraram fidelidade a bandeira, aceitaram ser militares (refiro-me claro ao RDM) e ou militarizados, como tal...

Um Abraço.
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #42 em: Abril 02, 2008, 09:33:09 pm »
Ranger Rebelde

Agora com a Europa do Tratado de Lisboa, vai poder emigrar como militar para qualquer exercito que lhe pague :wink:

Coloquei um topico especial.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #43 em: Abril 02, 2008, 10:18:47 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
E por ser a profissão que se escolhe há que "comer e calar" todas as alterações injustas que vão sendo efectuadas a meio de "contratos"? Refiro-me a esta situação específica, porque foi o que sudedeu a partir de Setembro de 2007 com os Militares em RV/RC ao alterarem as regras a meio do "jogo"... é o mesmo que assinar um contrato qualquer e depois vem alguém dizer que as cláusulas foram alteradas a desfavor do 2º contraente, restando a solução, "ou paga, ou lixa-se"!!!

Só desejo que a sua entidade patronal, se a tiver, nunca lhe faça o que os (des)governantes incompetentes de Portugal têm vindo a fazer às Forças de Segurança Pública e toda a Família Militar, sem excepção. Felicidades!


Não estou a olhar para a justiça ou injustiça das alterações, mas assim era impossível alterar seja o que for...
Acho que raras devem ser as profissões/patrões que não viram nos últimos anos o "contrato" mudado - Estado ou privado.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5875
(sem assunto)
« Responder #44 em: Abril 02, 2008, 11:24:12 pm »
Citação de: "Lancero"
Citação de: "Ranger Rebelde"
E por ser a profissão que se escolhe há que "comer e calar" todas as alterações injustas que vão sendo efectuadas a meio de "contratos"? Refiro-me a esta situação específica, porque foi o que sudedeu a partir de Setembro de 2007 com os Militares em RV/RC ao alterarem as regras a meio do "jogo"... é o mesmo que assinar um contrato qualquer e depois vem alguém dizer que as cláusulas foram alteradas a desfavor do 2º contraente, restando a solução, "ou paga, ou lixa-se"!!!

Só desejo que a sua entidade patronal, se a tiver, nunca lhe faça o que os (des)governantes incompetentes de Portugal têm vindo a fazer às Forças de Segurança Pública e toda a Família Militar, sem excepção. Felicidades!

Não estou a olhar para a justiça ou injustiça das alterações, mas assim era impossível alterar seja o que for...
Acho que raras devem ser as profissões/patrões que não viram nos últimos anos o "contrato" mudado - Estado ou privado.


Olha eu :idea:
Potius mori quam foedari